O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Giovanna.Pinhotti 18/12/2022

Afinal, o alienista é o alienado?
Um clássico do Machado de Assis, O Alienista, vai contar a história de um fascinado pela loucura humana, o Dr. Bacamarte, médico especialista em doenças mentais - chamado de alienista - que se muda para Itaguaí para construir uma casa de orates - um hospital psiquiátrico. Obstinado e focado, o ilustre Doutor vai pesquisar sobre a loucura nessa pequena cidadezinha e nada vai impedi-lo.
A loucura e o juízo, quem é o alienado e o alienista, moral e razão, vão ser questionados nessa obra. No fim, se questiona sobre todas essas coisas e além!
É uma grande obra, muito atual, por mais que assuste sendo um clássico, vale muito a pena conhecer a história.
Gostei muito, meu segundo contato com o autor e posso afirmar que ler Machado é uma experiência proveitosa e todos deveriam vivenciar. Me envolvi com o enredo, por mais que achei um pouco confuso a história, foi um ótimo livro!

~ Trechos
? ?Verdade é que, se todos os gostos fossem iguais, o que seria do amarelo??

??? Nada tenho que ver com a ciência; mas se tantos homens em quem supomos juízo são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista??

??mas pode entrar no ânimo do governo eliminar a loucura? Não. E se o governo não a pode eliminar, está ao menos apto para discriminá-la, reconhecê-la? Também não; é matéria de ciência.?

Thiago Araujo 09/08/2021

Machado em estado puro
A cabeça de Machado de Assis, levando em conta a época em que viveu, e até os dias atuais, é muito diferenciada.

Aquele sarcasmo crítico que só ele tem impressiona em cada obra.

O Alienista é uma dessas que deixa a gente embasbacado com o desenrolar da narrativa. Alguns risos são garantidos.

Rompantes de soluções que beiram o absurdo, mas que fazem sentido, isso é Machado em estado puro, sem mais.

Cada vez que leio uma de suas obras, fico mais grato pelo legado de gênio brasileiro. Que bom é ler Machado no momento certo de nossas vidas. Machado não deve nunca ser uma obrigação e sim um desfrute!

Katia Rodrigues 18/11/2021

Quem é normal?
A loucura é um tema que gera interesse em cientistas, filósofos, escritores, etc... Machado também se interessou pelo tema e levou-o às últimas consequências em O alienista, conto no qual satiriza a prepotência da ciência da época e demonstra as íntimas relações entre normalidade, loucura e poder.

"Destoar do padrão de estabilidade social é o sintoma-critério para que o indivíduo seja apartado do convívio social. Os métodos de aferição dos limites entre razão e loucura propostos pelo médico revelam-se narrativas de nivelamento do Outro", texto presente no posfácio do livro.

Até porque os critérios de loucura variam de acordo com a sociedade, com seu modo de produção e seus valores.

Ig: @ingrisias

Nati 14/01/2022

O alienista (como chamaríamos os psiquiatras hoje) é o protagonista dessa obra que traz no título essa figura. Contudo, aqui não estamos falando de qualquer alienista e sim de Simão Bacamarte, que por seu amor a ciência e ao progresso decidi trazer uma inovação sem igual para a vila de Itaguaí, a Casa Verde, uma instituição para segregar socialmente os alienados (portadores de doenças mentais).

Essa pequena noveleta vai narrar desde a instituição da Casa Verde até o fatídico final da saga de Simão Bacamarte em expurgar a insanidade de Itaguaí. Essa saga do visionário médico é narrada por um narrador muito irônico que dar o tom divertido e ácido a medida que esse descreve o que as crônicas da cidade relata sobre tal período. Esse período não só vai incluir o progresso do médico e suas pesquisas, mas também as relações sociais e políticas da época com aquele tão característico desvelo da alma humana que é característico da obra de Machado.

O médico que vai julgar o que é normal e o que não é e aprisionar os anormais na Casa Verde, nesse mesmo processo vai descobrir algo básico sobre o ser humano e mesmo assim vai continuar cego e sua cegueira o levará até as últimas consequências.

Essa edição da antofágica é uma obra de arte a parte com essas ilustrações maravilhosas e um texto primoroso como sempre.
sara 15/01/2022minha estante
esse livro é genial!!

Karoline67 18/05/2021

Reler Machado ?
Eu já tinha lido esse conto, mas quis relê-lo e sinceramente: foi uma experiência incrível. Bacamarte vence qualquer preguiça: a sátira é divertida, inteligente, irônica... Tudo que faz Machado ser delicioso!
jordanaverissimo 18/05/2021minha estante
genial, apenas

Reader Za 26/07/2022

A casa verde
Um médico que de tão focado em seus estudos e fiel a ciência (de sua época), acaba enlouquecendo ou será que apenas ele não está louco ?

Ele se enxerga apenas como alguém a frente de seu tempo, tão inteligente que não pode ser compreendido, ou tão maluco que não pode ser impedido, nem por uma revolução popular !!

Como era de se esperar, mais uma obra de Machado que releio e me surpreendo com sua acidez nas críticas sociais e que ainda se aplicam a nossa sociedade. A escrita fluida inteligente e sempre na medida certa.

É sempre um prazer ler Machado de Assis e viajar no tempo e com a inteligência do autor.

maria 25/03/2024

O alienista
A história tem início com Simão Bacamarte, um médico formado em faculdades de renome da época, percebendo a necessidade de um estudo acerca da sanidade mental - um assunto ainda inexplorado no contexto do livro.

Tendo em vista a importância de estudar as faculdades mentais, o médico abre a Casa Verde, a qual funcionava como um sanatório em que Simão Bacamarte levava todos aqueles que julgava como desequilibrados de algum modo. Com o tempo, o médico enxergava em todos uma característica que precisava ser tratada e os levava para a Casa Verde, e isso fomentou revoltas e rebeliões em Itaguaí.

O final foi inesperado e ao longo da narrativa percebe-se contextos sociais da época que podem ser associados ao imaginário coletivo contemporâneo.
Sander.Garcia 05/04/2024minha estante
Eu amei esse.

Tassiane 21/01/2021

Um gênio!
No caso estou falando de Machado de Assis, e não de nosso protagonista, o instável Simão Bacamarte.
Como pode um livro do século XIX parecer tão atual?
"O Alienista" é o que eu chamo de 'livro colorido', porque a cada página eu encontrava um quote interessante ou uma passagem que me fazia refletir e eu precisava marcar com uma cor diferente.
Eu achava que era um livro sobre uma pessoa, no meio comecei a achar que era um livro sobre a loucura, depois achei que o protagonista era louco, passei a achar que era um estudo da mente, me perguntei se eu era sã, se todo mundo é um pouco louco, e terminei sem saber o que é a sanidade, afinal.
Que viagem! Que obra...
nat 21/01/2021minha estante
Sua resenha até me deu vontade de ler! Vou correndo comprar!

Samily.Fagundes 21/01/2021minha estante
Ótima resenha mesmo!

Raquel.Fagundes 21/01/2021minha estante
Adorei sua percepção. Deu vontade de ler. ??

Dyllan.Johnny 13/07/2023

Divertidíssimo
Como sempre Machado nos tirando boas risadas, gostei muito do livro. Uma boa história repleta de críticas sociais.

?Quem nos garante que o alienado não é o alienista.?

Amanda Zanella 22/11/2023

Leitura interessante. Talvez por ser um conto, não tem um aprofundamento nos personagens.
O conto traz a loucura como temática e nos faz questionar sobre quem realmente é louco e por quê?

As ilustrações dessa edição são maravilhosas.

Victor Silva 17/07/2020

"(...)a loucura e a razão estão perfeitamente delimitadas. Sabe-se onde uma acaba e onde a outra começa. Para que transpor a cerca?"
Debora956 17/07/2020minha estante
Adoro esse livro

Henricas14 29/03/2023

O Alienista
Uma pequena obra de Machado de Assis bem interessante sobre a temática de loucura e de sã, o livro demonstra esse debate na figura do alienista Simão Bacamarte ,o qual recebe a missão de curar os cidadãos "loucos" da cidade de Itaguaí, mas como diferenciar eles dos "normais" ?
Rodrigo007 29/03/2023minha estante
O livro critica a fé religiosa na ciência. Machadinho impecável

Carlos Marques 21/08/2012

Há muitos motivos para se ler esta obra de Machado de Assis:

1) É um livro divertido, contém um humor que faz rir ainda hoje, tanto tempo depois de ser escrito.

2) É um livro que pode ser lido em diferentes aspectos. Fala tanto da irracionalidade da ciência, quanto dos desmandos e arbitrariedades políticas, fala dos aspectos morais e da conveniência que guia as mais apaixonadas ideologias e visões de mundo. É uma obra curta, mas muito profunda.

3) Ler Machado é sempre entrar em contato com o fino da literatura brasileira. A riqueza de vocabulário e o estilo gracioso são oásis diante de tanta coisa mal escrita que vemos por aí.

4) Se você nunca leu nenhum livro de Machado de Assis, esse é uma boa obra para iniciar. A história é bem dinâmica, divertida e curta. É um clássico bem mais palatável do que muitos outros que nos são empurrados na escola e que acabam afastando os alunos da literatura nacional.

Machado de Assis é patrimônio nacional, um escritor que pode ser comparado aos melhores do mundo. Todo brasileiro deveria conhecer sua obra.

ricarla0 07/02/2023

li por que o IF pediu
não curto muito clássicos, confesso.
Uma linguagem não tão complicada, mas as vezes confusa e contraditória. Personagens bem escritos apesar de nem todos serem beem detalhados. Plot aceitável (tomei spoiler, por isso não foi grande coisa pra mim). Ai gnt, eh razoavel, recomendo pra qm gosta de clássico.
Lucas.Oliveira 07/02/2023minha estante
O bom que é bem pequeno né? Eu tinha posto ele na minha lista

ricarla0 07/02/2023minha estante
simm, o fato de ser pequeno torna a leitura rapidinha

literaliza 06/01/2023

todo mundo é doido e é sobre isso
Uma das histórias mais leves que já li de Machado, a escrita não é densa e nem arrastada. Traz a questão de um cientista (Simão Bacamarte) que começa a internar todos os moradores da cidade de Itaguaí, aos meros sinais de loucura, Simão as internava, o que não discordo, todo mundo é doido mesmo.
No final, Simão acaba se entregando a própria loucura, afirmando mais ainda, que ta tudo bem ser louco, todo mundo é.