O Alienista

O Alienista Stephenie Meyer

Resenhas - O Alienista

Peterson 04/04/2021

Envolvente do começo ao fim.
Uma obra escrita de forma espetacular por Machado de Assis. Fácil de ler e de ser compreendida.

JAlia 19/06/2022

Sanidade
O alienista é uma obra curta e engraçada que reflete, por meio da obsessão científica, teorias deterministas.

Bia 23/06/2020

O alienista é uma obra com humor sagaz de Machado de Assis. Abordando a historia do médico Simão Bacamarte que decide abrir um sanatório, chamado de a Casa verde, conforme a história avança ele começa a colocar mais e mais pessoas com manias e estranhezas que ele considera fora do normal, de forma que no final há mais pessoas dentro da Casa Verde do que na cidade de Itaguaí. A partir desse ponto temos uma discussão do que é loucura e do que é da ordem do racional. Um conto rápido, divertido e interessante. Leitura para um dia, mas que traz temas interessantes

Welber 01/07/2023

O alienista
Afinal, quem realmente era louco? Ainda fica essa pergunta. Na verdade acho que la no fundo todos tem um pouco de loucura.

FabioMartineli 28/08/2022

Um exemplo do porquê os clássicos são chamados: "clássico".
Um conto muito gostoso de ler, onde, apesar de não ser o objetivo, é capaz de extrair boas risadas com algumas situações.
Indico a todos!

Rildery 30/11/2021

Grande Machado!
Primeira vez lendo essa novela clássica da literatura brasileira, estou muito satisfeito com essa leitura curta e divertida. O autor conseguiu construir os personagens e o ambiente em poucas páginas, porém com uma maestria inigualável. Recomendo muito a leitura pela edição da Antofágica.

wendelwonka 24/07/2022

Maravilhoso
Cade vez que eu pego um livro do Machado pra ler eu me pergunto pq demorei tanto tempo! Leitura rápida e divertida :D

Duda 27/05/2022

O alienista
Uma novela de Machado de Assis, onde um médico ultrapassa os limites para comprovar suas teorias na cidade de Itajaí.

RayLima 24/08/2023

A ?balada do louco? machadiana
O Alienista é um conto de Machado de Assis publicado originalmente em 1882, é considerado a primeira obra realista em língua portuguesa. O conto, apesar da linguagem característica da época, consegue se manter atual por trazer reflexões sobre como se dão as relações sociais e os interesses políticos na sociedade brasileira.

O frio e estudioso Simão Bacamarte, um homem à frente de seu tempo, decide se dedicar inteiramente à pesquisa das doenças psíquicas. O médico então funda a Casa Verde, primeiro hospício de Itaguaí. Em sua busca de entender a mente humana, Bacamarte começa a internar as pessoas sem ter um critério claro, fato que logo aterroriza a população que decide se inflar contra o médico.

Com bastante humor Machado de Assis vai usar a ironia para explorar a fina linha que separa o que é normal do que é loucura. A meu ver o intuito do autor não era dizer quem era ou não o louco da história, mas exatamente questionar essas certezas. Nada é absoluto, nada é preto no branco, na vida existem nuances que a ciência de Bacamarte não é capaz de supor ou entender.
Fabio 25/08/2023minha estante
Adorei a resenha, Ray!
Como sempre, belíssima resenha!

RayLima 25/08/2023minha estante
Obrigada, Fábio ?

Bea 30/06/2021

Machado nunca decepciona
Esta crônica segue o alienista Simão Bacamarte na sua ?saga? para descobrir o que era a loucura e, assim, achar a sua cura. É uma história que faz uma crítica à confiança exagerada dada a ciência no período retratado. Como todo livro de Machado, é surpreende e traz um grande teor crítico. Recomendo muito!

Ni 19/08/2023

O alielouco
No final, foi um ótimo debate sobre quem é verdadeiramente doido e o perigo de se sentir no poder de decidir o que uma pessoa è ou não.

Vieira 20/01/2021

O alienista
Machado de Assis nos apresenta o dr. Bacamarte, ilustre médico de Itaguaí que, em sua ansia pela verdade da ciencia, enxergava a loucura em todas as pessoas a sua volta. Suas pretensões chegaram ao ponto de desestruturar até mesmo a Câmara da cidade. O povo foi tomado de pânico por receio de ser capturado pelo alienista. No fim, o próprio alienista torna-se vitima de sua propria obsessão.

Leandro 02/07/2021

Já diz o ditado: "De médico e louco todo mundo tem um pouco". Mais um ótimo livro de Machado de Assis.

Iris 07/07/2021

Machado de Assis
"Com o narrador onisciente em terceira pessoa, Machado de Assis consegue mostrar e explorar o comportamento humano além das aparências, expondo com grande ironia toda a vaidade e egoísmo do homem."
Hanna.Figueredo 07/07/2021minha estante
Tou doida pra começar esse livro

Kelly Oliveira Barbosa 19/08/2022

Quem são os loucos?
“Não se sabia já quem estava são, nem quem estava doido.” (26p.)

Faz três semanas que li esse famoso conto do Machado de Assis: O Alienista. A princípio pensei que eu não tinha nada para escrever por aqui sobre ele. Afinal de contas, o que se pode comentar de uma leitura como essa? Digo, um clássico como esse da literatura brasileira? Não que eu tenha reservas de comentar minhas impressões sobre qualquer leitura, mas… partindo do ponto que eu escrevo como uma leitora comum sem qualquer pretensão a não ser de cultivar o meu hobby (sim esse blog é um hobby), pois, o que eu poderia dizer sobre esse conto? Especialmente, nada. Porém, pensando que na leitura, sempre há uma porta de entrada para novos leitores, que podemos ser nós os acessos para ligar autores e livros a leitores, e mais, que se cheguei a ler um autor como o Machado de Assis em minha fase adulta foi por causa de pessoas comuns que partilharam suas impressões de leitura na internet… Bem, talvez vale a pena rascunhar algo.

O Alienista foi publicado em 1882, em “Papéis Avulsos”. Basicamente é um conto sobre a loucura. E como a melhor sinopse temos essas duas perguntas para pensar: “Quem são os loucos?” “O que fazer com eles?” A inquietação que essas dúvidas provocam é o que leva o nosso protagonista, o médico Simão Bacamarte, a causar uma enorme confusão na pacata e acomodada vila Itaguaí.

É uma obra-prima sem dúvida. A capacidade e genialidade do Machado de Assis é de deixar qualquer brasileiro orgulhoso da nossa literatura. E o tema escolhido, que segundo José Carlos Garbuglio, foi uma preocupação constante do Machado, falo da loucura, é um tema para mim dos mais interessantes na literatura. Por isso também, será impossível esquecer-me do enredo desse conto. O que essa leitura causa dentro da gente em dúvidas, percepções, autoconhecimento… é incrível.

Sobre a edição que li, estou deixando algumas fotos abaixo e vale a pena comentar um pouco também. É uma edição antiga, data de 2002, da Editora Ática, no selo “Série Bom Livro”. Essa edição desgastada pelo tempo, veio parar nas minhas mãos através da bondade de um leitor do Blog. Foi um baita presente, pois agora que li reconheço o valor da mesma. Além do conto, na edição tem uma resenha muito boa da obra escrita pelo José Carlos Garbuglio da USP; um texto de apresentação do autor e obra do Carlos Faraco, do qual já li um conto também chamado “Idolatria”; um resumo bibliográfico e um caderno de perguntas para melhor interpretação da obra (muita nostalgia do tempo de escola). Além de ter gostado muito do conto em si, ler nessa edição ainda que desgastada, foi um bónus. Sinceramente fiquei com vontade de adquirir outros volumes dessa série, o que se tiver oportunidade farei com certeza.

site: https://cafeebonslivros.home.blog/2022/08/19/lendo-contos-o-alienista-de-machado-de-assis/