O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

nath191 23/10/2021minha estante
Esse livro é tão Incrível!!!!

martinssa 24/10/2021minha estante
Simm

Milenia 03/06/2020

Um velho clássico
Mais do que ler uma história clássica de Machado, esta edição da Antofagica busca novo fôlego à história com uma composição bem atrativa de ilustrações, prefácio e posfácio muito bem escritos e construtivos, bela capa e um novo conceito para um clássico.

Lulu 17/07/2023

Depois de ler bastante nessas férias, agora que elas estão acabando estou optando por conhecer melhor os livros clássicos. Comecei por esse.
Não é uma história ?uau que coisa incrível e empolgante? mas é legal, divertida (mais ou menos), com diálogos interessantes? e é isso.

Pedro Henrique 11/02/2021

"Quem nos afirma que o alienado não é o próprio alienista?"
O Alienista é um conto escrito pelo nosso genial Machado de Assis e é, sem dúvidas, uma obra prima da literatura nacional.

Nele, um renomado médico, dr. Simão Bacamarte, considerado o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas, resolve impulsionar a criação de um hospício, a Casa Verde, para tratamento dos "doidos" da cidade de Itaguaí.

A criação é aprovada pela Câmara dos Vereadores da cidade e, então, começa a abrigar os que necessitavam daquele lugar.

A trama se desenvolve com muitos sendo internados na Casa Verde, até que, num dado momento, "não se sabia já quem estava são, nem quem estava doido" na cidade.

Ao fim de tudo, o próprio alienista resolve recolher-se à Casa Verde, restando à nós, leitores, a seguinte pergunta: quem, afinal, era realmente doido?

Júlia 17/01/2021

"Quem nos afirma que o alienado não é o alienista ?"
Machado mostrando mais uma vez o quanto é brilhante.
Outros leram da vida um capítulo, tu leste o livro inteiro.

sofi 19/11/2023

O que é a loucura?
Confesso que nunca fiz uma leitura completa de Machado de Assis, só enrolei com os clássicos durante o meu ensino médio e me arrependo um pouco, mas também acho que é muito difícil ter interesse em certos livros durante uma fase tão energética da vida (meu caso).

Eu AMEI ler O Alienista e foi uma ótima escolha como primeira releitura de Machadão. Apesar das expressões características da época a Antofágica fez um trabalho impecável (como sempre) com as notas de roda pé.

Simplesmente incrível as reflexões criadas torno da linha tênue do que é sanidade e loucura, de como o Alienista aborda sua pesquisa e, no fim, percebe em si mesmo os motivos que utilizava para internar outros.

Clássico, cômico e com um ?que? de sessão da tarde.

4.5/5

Laura 08/09/2021

Antofágica, muito obrigada por essa edição tão completinha, sem ela eu teria odiado o livro, certeza kkkkk.

Esse foi meu primeiro contato com um romance do Machado de Assis e talvez não tenha sido a melhor escolha para começar. Não que tenha sido uma experiência horrível, mas talvez eu tenha criado certas expectativas.

Ter lido nessa edição me ajudou a aproveitar mais a leitura. No início, fui adentrando muito bem na história, nos acontecimentos e no rumo da narrativa, no entanto, mais pro final, não consegui entender alguns momentos, o que me fez perder o interesse pelo desfecho, sem buscar entender muito o que estava lendo.

Os textos de apoio salvaram a minha leitura, me ajudando a compreender o contexto no qual o livro foi escrito e quais eram as principais intenções de Machado para a obra. Acredito que o que mais me chamou a atenção foi a reflexão que o livro deixa: "são os outros que são loucos ou sou eu?", assim como a importância do enfoque na subjetividade das outras pessoas, fugindo da sistematização.

Emi 28/04/2021

O que mais me chamou atenção no livro foi a
Sátira ao cientificismo da época, o que é gozado comparar com hoje em dia em que se vive um momento de rejeição à ciência no Brasil, vide a relutância à vacina contra o covid-19.

Vilamarc 11/07/2021

Dispensa apresentação
Só quero registrar aqui que essa edição mini de O Alienista da Editora Antofágica é um presente aos bons leitores.
Seu tamanho provoca um sentimento afetivo.
Sua cor rosa a diferencia ressaltando de cara o projeto gráfico baseado nas ilustrações para a obra feitas por Cândido Portinari, que acompanham as aberturas dos capítulos e de vários episódios. Simplesmente maravilhosas.
Tudo é de muito bom gosto, desde as fontes tipográficas à paginação.
Os três textos de acréscimos sobre a obra muito pertinentes.
Debora 11/07/2021minha estante
Pq vc me faz querer as edições assim?? Rs

Vilamarc 11/07/2021minha estante
Porque é muito gostoso ler numa edição caprichada. É uma viagem na primeira classe.

Debora 12/07/2021minha estante
Excelente resposta!

Vilamarc 12/07/2021minha estante
Rsrsrs

EloiiseBridgerton 15/12/2021

Interessante
Comecei a ler "o alienista" por recomendação, e foi meu primeiro contato com uma obra machadiana.
A obra gira em torno da história de Simão Bacamarte, o nosso querido alienista, um médico bastante respeitado...
Imaginei até que iria ser chato, por ser um clássico (esses preconceitos), porém, estava totalmente enganada, é um conto/novela bem interessante com bastante ironia, que com certeza consegue te tirar várias risadas. O final é totalmente inesperado, eu pelo menos não esperava por aquilo. É um livro que leria novamente, por ser tão incrível e conseguir falar sobre a loucura de uma forma tão leve.

Somos todos malucos. Quem não quer ver malucos, deve quebrar os espelhos.
Voltaire
pdr 15/12/2021minha estante
gostei muito desse livro também, além da crítica principal, há outras observações profundas de Machado na obra.

Karla 09/06/2022

Machado de Assis deveria ser um elogio. Essa edição com notas de rodapé faz toda a diferença. E o enredo? Muito bom!!! É fluido e prende a gente na história.
Mendonça 09/06/2022minha estante
Adoro! O Alienista obra atual, apesar do tempo

elainegomes 27/12/2020

De médico e louco todo mundo tem um pouco!!!
Machado fez sua crítica à sociedade da época, e como não evoluímos, serve de crítica até os tempos de hoje.
Texto divertido e muito inteligente
Super recomendo

Isabela 18/03/2021

Quem nos garante que o alienado não é o alienista?
O alienista foi publicado originalmente na forma de folhetim entre 1881 e 1882 e faz parte da produção machadiana considerada Realista.
Nessa pequena história acompanhamos Simão Bacamarte, ilustre médico que se dedica ao estudo das patologias cerebrais. Instalado em Itaguaí, interior do Rio de Janeiro, funda a Casa Verde, uma espécie de hospício que logo encontra-se atulhada das mais diversas personalidades que servirão de cobaias as experiências científicas do doutor. O contínuo recolhimento à Casa de pessoas que, em verdade, não apresentavam, de fato, patologias cerebrais faz insurgir revoltas populares e episódios cômicos que levam a própria declaração do médico de estar ele mesmo sofrendo de um terrível mal mental e, por fim, recolhendo-se voluntariamente a Casa para poder estudar a si mesmo.
Machado de Assis nos fornece uma narrativa cheia das suas famosas ironias e sarcasmos, com uma riqueza de detalhes dos personagens e tudo moldado pelo humor. Apesar de contar quase 150 anos, O alienista é ainda uma história atualíssima que demonstra o estigma que as doenças mentais carregam ainda hoje.

Gio ! 21/03/2021

O Alienista
Livro curto mas que nos faz refletir bastante sobre a ideia de julgar e apontar erros em outras pessoas quando na verdade o errado (louco, no caso do livro) é você próprio.

gust_f3rreira 02/11/2020

Alienista ou Alienado?
Seria a loucura um lugar? um asilo? seria um município? Na obra machadiana "O Alienista" somos convidados a questionar os limites da ciência. Simão Bacamarte, um renomado e conhecido médico, inicia, na pequena cidade de Itaguaí, uma pesquisa cientifica sobre LOUCURA, no entanto, é abruptamente questionado pela população, seus métodos e modelos para escolher e, assim, datar quem seria seus pacientes. Essa obra nos mostra, sobretudo, que os loucos são todos aqueles que compõe uma sociedade e, que a apropriação do conhecimento pelos mais hábeis e influentes, não pode se transformar em uma verdade absoluta inquestionável.