O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

gust_f3rreira 02/11/2020

Alienista ou Alienado?
Seria a loucura um lugar? um asilo? seria um município? Na obra machadiana "O Alienista" somos convidados a questionar os limites da ciência. Simão Bacamarte, um renomado e conhecido médico, inicia, na pequena cidade de Itaguaí, uma pesquisa cientifica sobre LOUCURA, no entanto, é abruptamente questionado pela população, seus métodos e modelos para escolher e, assim, datar quem seria seus pacientes. Essa obra nos mostra, sobretudo, que os loucos são todos aqueles que compõe uma sociedade e, que a apropriação do conhecimento pelos mais hábeis e influentes, não pode se transformar em uma verdade absoluta inquestionável.

jujubes 06/09/2022

ruim
A escola obrigou pra fazer um trabalho.
A escrita é bem difícil entender pq como é um livro antigo tem termos que não são mais usados hoje em dia e fica de difícil compreensão.

Marcus.Dionizio 23/05/2021

Sensacional
Leitura fluida, muito inteligente, super divertida. Machadão é realmente um gênio. Loucura e sanidade apresentam uma linha tênue na visão do autor. E será que nao é super tênue mesmo?

Grande clássico, vale demais a experiência.

Marcinhow 10/05/2021

Ciência. Loucura! Sanidade?
Afinal o que é ser louco? Será que é possível criar uma linha que separe de forma imparcial e objetiva a loucura da sanidade?

Tais questionamentos estão intrínsecos à alma dessa novela machadiana.
As atitudes de Simão Bacamarte me fizeram refletir no que eu acredito ser loucura, e acredito que quem tiver contato com essa obra, deveria fazer o mesmo.

Para os que querem ler, mas costumam ter medo de palavras difíceis, a minha dica é tentar não focar no significado daquelas palavras em si, mas tentar entender as sentenças como um todo, descobrir o que o autor está dizendo pelo contexto, mas anotar ou sublinhar a palavra e só depois olhar seu significado no dicionário, assim a leitura não fica cansativa e seu vocabulário crescerá.

Wolsey 23/01/2021

Clássico palatável
Uma reunião de quatro contos e de O Alienista, cuja leitura não flui como de hábito devido à linguagem da época. No entanto, O Alienista é uma obra fantástica! De humor crítico apurado, traz uma profunda reflexão social e do comportamento das massas habilmente manipuladas e da volatilidade da moral quando em confronto com o sabor do poder e da influência.
A grandeza do primeiro título apaga um pouco os demais, mas Um Homem Célebre e Conto de Escola também merecem sua créditos pela análise da situação relatada em ambos.
É difícil enfrentar os clássicos da literatura pela forma da escrita, pior ainda se for indicação acadêmica ou escolar. Porém, lê-los sem exigência transforma a experiência.
Ainda assim, com todo o respeito, vou dar um tempo nos clássicos da literatura brasileira.

Muninn - IG @corvosdeodin 23/12/2020

O Alienista é simplesmente genial! Machado de Assis aborda um tema que ainda hoje é considerado controverso: a loucura. As críticas e o sarcasmo presentes aqui estão na medida certa.

site: https://www.instagram.com/p/CDRgt6Bno1d/

Julia 08/03/2022

?Mas deveras estariam eles doidos, e foram curados por mim, ou o que pareceu a cura não foi mais do que a descoberta do perfeito desequilíbrio do cérebro??
Beatriz 08/03/2022minha estante
Uma das minhas citações favoritas! :)

Tiagofas 25/07/2020

Um clássico
Leitura rápida e fluída, muito boa a trama. Recomendo fortemente. Literatura nacional de primeira qualidade.

Jefferson Vianna 06/11/2020

De gênio e louco todo mundo tem um pouco...
Como bem disse Augusto Cury: “De gênio e louco todo mundo tem um pouco”. Com quantos doidos se faz uma cidadezinha? Este livro é sem dúvidas um dos maiores clássicos da nossa literatura. ”O Alienista”, novela escrita por Machado de Assis é uma obra curta, publicada em 1882, uma espécie de sátira e critica social. Neste livro, conhecemos Simão Bacamarte, um médico psiquiatra, que vendo a necessidade de tratar os loucos da cidade de Itajaí, decide construir a “Casa Verde”, um hospício/manicômio para internar aqueles que apresentam indícios de loucura. Ao longo da trama, Bacamarte, o Alienista, faz a internação de inúmeras pessoas, muitas delas são vistas como “normais” pela sociedade, o que desencadeia um protesto. “Afinal, o que é ser louco?” Boa parte da população de Itajaí passa então a questionar as atitudes do médico, ou seja, temem ser internadas por consequencia de suas teorias absurdas. Após cometer alguns enganos e avaliar algumas atitudes equivocadas, Bacamarte percebe que suas teorias parecem não se aplicar tão bem na prática, como na teoria e neste impasse entre a sanidade e a loucura, questiona-se, colocando em dúvida a sua própria sanidade. Afinal, o fato de ser diferente não quer dizer que se é louco. O cenário, as descrições e os personagens são emblemáticos e não é a toa que este livro está entre um dos mais aclamados da literatura brasileira. O final é simplesmente sensacional. Esta edição está maravilhosa e conta com algumas ilustrações inéditas de Candido Portinari. Leitura recomendada.

Mariana Dal Chico 26/12/2021

Esse ano tive vários retornos para um dos meus autores favoritos: Machado de Assis.

Reli “O Alienista” para o minicurso “O Brasil de Machado de Assis”, com o professor André Aires

Não é segredo que a característica do Machado de Assis que mais me atrai é a ironia fina, humor inteligente - daqueles que se você não se atentar, pode passar direto por ele -, e nesse livro, encontramos a sátira, que deixa a leitura divertida apesar do peso dos temas abordados.

O alienista, é aquele que trata de indivíduos com transtornos mentais e nosso protagonista é o único detentor da sabedoria acadêmica em sua cidade, o que o deixa em uma posição de autoridade e encontramos seu contraponto no Barbeiro - profissão que já foi quase como a de um médico popular.

“Isso de estudar sempre, sempre, não é bom, vira o juízo” p.32

Bacamarte identifica os vícios - dom da intriga, desonestidade e ostentação, decadência esbanjadora, bajulação oportunista, oratória vazia, demagogia irrefletida -, nas pessoas e as interna na Casa Verde como loucas.
E aqui vem o tema central: a loucura e normalidade.
O que é loucura? Quem pode determinar que outra pessoa está louca? A excentricidade pode ser considerada loucura?

Outros pontos importantes na narrativa surgem das perguntas acima: tirania x democracia, saber acadêmico x saber popular.

Machado nos presenteia com essa novela poderosa, que me causou indignação conforme sua narrativa avançava. A sensação de impotência diante da tirania de alguém em posição de poder é um dos sentimentos mais opressores e que por consequência me trouxe inúmeras reflexões. A lente de aumento jogada pelo autor na política pública de saúde ainda se faz necessária mesmo após quase 140 anos.

site: https://www.instagram.com/p/CX9QLgELplu/

Tainá Reis 05/06/2020

Texto fluido, leve e engraçado. Quebra todos os paradigmas de que clássicos são difíceis de ler.
Recomendo especialmente aos que querem retomar ou iniciar a leitura de obras fundamentais da Literatura Brasileira.

Carine 14/12/2020

Leitura de O Alienista
?Nada tenho que ver com a ciência; mas, se tantos homens em que supomos juízo são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista??

Essa frase tirada da novela de Machado de Assis pode exprimir muito bem todo o intuito da obra.

Quem está apto para definir sanidade e loucura? Quem pode reconhecer a loucura, defini-la e decidir internar uma pessoa com tal pretexto? De acordo com obra não se sabe!

Quando pensamos no livro ?O alienista? não podemos falar das doenças mentais reais, acho que nem mesmo o autor quis entrar nesse mérito, na obra vemos de forma quase sátira e humorista que qualquer um pode ser considera ?louco?, depende-se apenas de quem o julga. E mais, quando esse julgamento parece descabido para todos, menos para o julgador, não é aí que podemos reverter toda uma realidade e começar a questionar o próprio julgador como louco? Afinal, todos são loucos, menos nós!

Nosso principal, Simão Bacamarte, é tido como uma figura de grande conhecimento e logo se torna um dos maiores representantes do ramo psiquiátrico no Brasil.

Em pouco tempo podemos perceber que qualquer comportamento fara da caixinha (seja da época ou do próprio medico) é considerado loucura.

Em meio a várias situações descabidas e contraditórias vemos Simão Bacamarte tentando, de alguma forma, entender a psique humana, mesmo que em vão.

O livro que pode ser considera um conto ou uma novela e trabalha com humor temas que na época (e ainda hoje) são mistérios para o público em geral.
almeidalewis 15/12/2020minha estante
Curiosamente estou ouvindo um áudio book dessa obra.gostando muito ??

Wiulayne.Souza 17/01/2023

Uma verdadeira crítica à sociedade.
É incrível pensar que em 1800 um escritor conseguiu escrever uma história que retrata tanto o século XX e XXI.
Muito bom!