Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade

Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade Yuval Noah Harari

Resenhas - Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade (Breve Companhia)

Adriana1090 01/04/2020

Para refletir...
Neste momento de pandemia, o autor ressalta a importância de líderes que nos inspirem, e também, a necessidade de nos unirmos (cada um na sua casa) para que possamos combater esse vírus.

Diogo Ramos 26/07/2022

Novamente a cintilação de Harari
Leitura essencial para o momento contemporâneo em que estamos, por uma das mentes mais brilhantes do século, de forma sucinta e precisa, pois o óbvio nessa época não parece tão óbvio assim.

ToniBooks 23/11/2021

O Yuval acendeu a luz.
O que seria pior do que uma pandemia? Nesse artigo escrito em maio de 2020 para a revista Times, o renomado historiador israelense Yuval Noah Harari, autor de best-seller's, afirma que mais danosa que uma doença de alcance global, seria a falta de habilidade dos governantes para lidar com o problema. Numa tacada certeira, Harari sintetiza todo o imbróglio de informações veiculados por todas as plataformas de informações. Quem disse que é fácil enxergar o óbvio. ????? ????

Luiz 24/03/2021

Um ensaio sobre a atual pandemia de Covid-19, com reflexões sobre como a cooperação internacional é a melhor solução pra superação desta crise.

Thaí 12/09/2023

Já faz tempo que li.

O historiador israelense Yuval Noah Harari argumenta neste artigo que muitas pessoas culpam a globalização pela epidemia do coronavírus e afirmam que o único jeito de evitar novos surtos dessa natureza seria desglobalizar o mundo. Contudo, embora uma quarentena temporária seja essencial para deter esses surtos de doença, o isolacionismo prolongado entre as nações conduzirá ao colapso econômico sem oferecer qualquer proteção real contra doenças infecciosas. Muito pelo contrário. O verdadeiro antídoto para epidemias não é a segregação, mas a cooperação.

David 08/04/2020

Harari...
"Para derrotar uma pandemia, as pessoas precisam confiar nos especialistas, os cidadãos precisão confiar nos poderes públicos e os países precisam confiar uns nos outros. Nos últimos anos, políticos irresponsáveis solaparam deliberadamente a confiança na ciência, nas instituições e na cooperação internacional. Como resultado, enfrentamos a crise atual sem líderes que possam inspirar, organizar e financiar uma resposta global coordenada."

Raquel.Fagundes 04/04/2021

Breve, interessante e necessário
Em ?Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade?, o autor propõe reflexões sobre a atual pandemia traçando breves paralelos com as que aconteceram anteriormente. Yudal é objetivo durante todo o ensaio e também discute o papel de líderes políticos e da humanidade, de um modo geral, na superação do que estamos vivendo. Para ele, o melhor caminho para erradicar pandemias como essa é aquele que se guia através do conhecimento científico e da cooperação.
Aqui vale uma reflexão, no contexto brasileiro, sobre como nossos líderes vem reduzindo a importância de estratégias pautadas na ciência, comentando coisas como ?é apenas uma gripezinha?, se recusando a seguir recomendações básicas e orientando a população a fazer o mesmo. Certas medidas são urgentes e não devem ser diminuídas dessa forma. O livro é pontual nesse sentido.

?O verdadeiro antídoto para epidemias não é a segregação, mas a cooperação.?

Polly 24/01/2021

Na Batalha contra o Coronavírus, Faltam Líderes à Humanidade: merecia mais páginas (#155)
Em um texto de poucas páginas, Harari reflete sobre o que é passar por uma pandemia sem uma forte liderança mundial. Nunca estivemos tão preparados tecnológica e cientificamente para enfrentarmos uma doença tão desafiadora como a Covid-19, mas infelizmente ainda estamos longe do amadurecimento político e social necessário para isso. As novas velhas necropolíticas dominam o planeta de norte a sul, de leste a oeste, e ameaçam a existência humana, não só diante do já não tão mais novo assim coronavírus, como de outras questões importantíssimas para nossa permanência nesse planeta.

Assim como o Sagan, Harari nos lembra que fronteiras já não fazem muito sentido se pensarmos na nossa realidade. Somos uma humanidade só e, se quisermos sobreviver, precisamos estar juntos nessa. O Harari merecia muitas mais páginas. As ideias contidas nesse livreto mereciam ser melhor desenvolvidas. Este livreto merecia tornar-se um livro algum dia. As questões nele contidas vão muito além do drama da covid-19, são questões elementares para a nossa sobrevivência, com o adicional de se apresentar em linguagem acessível. Harari precisa ser mais lido.

Leiam!

Diego.Bruno 18/06/2020

Uma boa reflexão
Diante das incertezas da pandemia do covid-19, o autor mostra como o exercício se reflexão sobre o dinamismo da liderança é necessário de forma urgente.

Japa 11/06/2020

Harari sempre preciso.
Uma leiturinha rápida, sobre um tema tão atual. Você lê em 30 minutos no máximo. Muito válida para refletirmos mais sobre o cenário atual.

Luiza 16/05/2021

muito interessante e informativo. a forma que o autor traz a tona o passado e mescla com o presente me cativou muito. todos deveriam tirar um tempinho para ler isso.
lucas 16/05/2021minha estante
Eu amo a escrita do Yuval. Recomendo ?Sapiens? dele. Os ensinamentos que esse livro carrega são excepcionais!

Luiza 16/05/2021minha estante
eu gostei demaisss da escrita dele!! muito obrigada pela recomendação, vou ler sim!

Juan 14/10/2021

Juntos somos mais fortes.
O artigo mergulha no passado para entender o presente e ajudar no futuro. Uma leitura rápida, porém não rasa, sobre a pandemia, trazendo um apanhado de fatores históricos entre pandemias ao longo do tempo e a visão do Yuval Noah sobre o combate a Covid-19, relacionando Estado e habitantes.

Bacurau 23/05/2020

Batalha contra um vírus ou contra nós mesmos?
Leitura rápida, objetiva e sensacional. Alô Bozo e boiada: LEIAM! #circleenviar
Jojo 23/05/2020minha estante
Harari é bonzinho. Rsrs

Bacurau 23/05/2020minha estante
Sim kkk

Alberto 18/06/2022

Ensaio sobre a COVID
O texto é bem curto e foi escrito logo no início da pandemia. Interessante que ao ver agora, depois de mais dois anos, mostra como o autor estava bem a par do que estávamos passando, mesmo que estivéssemos tão perdidos. Acredito que um dos maiores problemas que tivemos, e ainda temos, pode ser resumido num trecho do livro:

"Hoje, a humanidade enfrenta uma crise aguda não apenas por causa do coronavírus, mas também pela falta de confiança entre os seres humanos. Para derrotar uma epidemia, as pessoas precisam confiar nos especialistas, os cidadãos precisam confiar nos poderes públicos e os países precisam confiar uns nos outros. Nos últimos anos, políticos irresponsáveis solaparam deliberadamente a confiança na ciência, nas instituições e na cooperação internacional. Como resultado, enfrentamos a crise atual sem líderes que possam inspirar, organizar e financiar uma resposta global coordenada."

Ele também faz alguns comparativos com outras pandemias, como o ebola e a varíola, da qual ele comenta o seguinte:

"Nos anos 1970, a humanidade conseguiu derrotar o vírus da varíola porque todas as pessoas em todos os países se vacinaram. Bastava que um único país não vacinasse sua população para que a humanidade inteira ficasse exposta ao perigo, pois, enquanto o vírus da varíola existisse e evoluísse em algum lugar do mundo, sempre poderia voltar a propagar-se por toda parte."

O livro é digital e gratuito. Dá para ler pelo Kindle e adquirir diretamente na Amazon. Só pesquisar pelo nome do livro que irá aparecer.

Laiz 27/06/2020

vamos nos unir (cada um na sua casa)
- atenção estudante de relações internacionais leia esse livro
- cooperação internacional iria resolver vários problemas nesse mundo e melhorar a vida de todo mundo não só em termos de pandemia mas vocês só pensam no umbigo solar de vocês e não estão prontos para essa conversa