Olhando a vida de pernas pro ar

Olhando a vida de pernas pro ar Cláudia Chapier

Resenhas - Olhando a vida de pernas pro ar

Fabi | @ps.leitura 03/05/2020

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Olhando a Vida de Pernas pro Ar é um lançamento nacional e Young Adult da editora Novo Século, que vai contar a história de Juliana e seus dilemas adolescentes.

Falta pouco para Juliana chegar aos 15 anos e sua vida virou completamente de pernas pro ar nos últimos meses: ela descobriu sobre o amor, deu seu primeiro beijo, usou seu primeiro sutiã, pulou e gritou muito em seu primeiro show; mas junto com o isso, veio o seu primeiro porre e a sua primeira decepção.

Apesar de tudo isso, Juliana não mudaria nada, afinal, a adolescência é a melhor fase de sua vida e junto com seu melhor amigo Sandro, sua turma da escola e seus pais super descolados, ela vai enfrentar todos os dilemas de uma forma leve e até mesmo, descontraída.

Um livro super leve!
Já dá para imaginar pela capa e a premissa do livro que a leitura é bem leve, né? E é mesmo! Com o propósito de conquistar um público mais jovem, sem dúvidas a autora Cláudia Chapier soube como fazer uma história divertida, cheia de dilemas adolescentes e que muitos vão se identificar.

O livro é narrado na visão da personagem Juliana e ela conta todos os seus dilemas de uma forma descontraída, tirando sarro das situações pela qual enfrentou e leva tudo numa boa. Isso me fez pensar que na minha época de adolescente, eu criava um drama para cada problema e aqui, a personagem vê sua vida toda bagunçada, mas ainda busca determinação para enfrentar tudo de cabeça erguida.

Tive apenas um problema ao longo da narrativa...
Quando comecei a leitura de Olhando a Vida de Pernas pro Ar, eu já sabia o que iria encontrar. O problema que ao longo dos capítulos, fiquei confusa com a idade da personagem. Apesar da premissa apresentar que ela estava prestes a fazer 15 anos, eu não consegui identificar isso em suas atitudes. Muitas vezes até a achava mais jovem.

Mas um ponto que realmente me fez questionar foi o primeiro porre. Não sei se eu sou ultrapassada ou o que, mas uma adolescente, com menos de 15 anos, enchendo a cara?! Isso não me agradou muito.

Em cheio para o público-alvo.
Apesar do meu probleminha citado acima, não é nada que atrapalhe a leitura. É algo que realmente achei necessário fazer uma ressalva e alertar para aqueles que buscam uma leitura mais jovem para seu filho.

Exceto isso, Olhando a Vida de Pernas pro Ar é uma obra engraçada e que atinge o público jovem em cheio! Mas também atende os apaixonados por um Young adult, chick-lit e que buscam uma leitura para curar aquela ressaca literária ou passar um tempo.

site: https://www.psamoleitura.com/2020/04/resenha-olhando-a-vida-de-pernas-pro-ar.html
Dan 21/11/2020minha estante
Adorei sua resenha. Quando li o título pensei em comprar para minha afilhada, mas a parte sobre o porre me desanimou um pouco.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Super fofinho uma graça de leitura, a pessoa lê em um dia super amei super recomendo muito muito bom mesmo

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

MãeLiteratura 21/05/2020

Delícia de livro!
Que delícia de livro! Narrado em primeira pessoa, nesta trama, ou diário, vamos conhecer e acompanhar o universo da Juliana. Que gostoso acompanhar sua rotina. Me peguei sorrindo, concordando e mexendo a cabeça, em várias passagens, rindo, relembrando e até me emocionando com esta menina cheia de vida.
Interessante perceber que apesar adorar e estar acostumada a ler muito livros juvenis, percebi que nesta leitura me identifiquei tanto enquanto mãe, quanto enquanto filha. Durante a leitura, quando Juju narra sua mãe penteando seu cabelo, relembrei passagens exatas de quando minha mãe penteava o meu e o sofrimento que eram estes momentos, eu detestava! E ao mesmo tempo que me identifiquei muito com a mãe da Juju. Uma mulher bacana, companheira, que quer o melhor para a sua família. O pai da Juju também é muito interessante, um jornalista de sucesso, que tem um filho mais velho do primeiro casamento. Todos se dão bem e convivem numa boa. Uma família cheia de afetos, muitas emoções, alguns perrengues e muito amor.
Juju é uma menina de 14 anos que começa a descobrir e vivenciar emoções como a primeira paixão, o primeiro rolê, o primeiro porre. Ela se dá bem com os amigos e tem uma vida normal, cheia de descobertas, dilemas e dúvidas, como toda garota da sua idade. Gostei da forma como a autora mostrou o relacionamento da nossa mocinha com os pais, com os amigos e com os possíveis namorados. Dois capítulos se destacaram na minha leitura. Um deles mostra um show que Juju vai com a mãe e a prima Lau e o outro, a viagem à Itália. Eu viajei junto! Também me chamou a atenção a sensibilidade da autora ao mostrar detalhes sutis nos relacionamentos de Juju, como o afastamento e a reaproximação da prima Lau (Juju e ela, sempre se deram super bem, se afastam e depois retomam a proximidade por conta da diferença de idade entre elas).
A capa do livro me conquistou de cara, achei linda, cheia de significados e detalhes fofos, assim como a linda combinação das cores. Edição cuidadosa e bonita da Novo Século, ótima revisão e diagramação. A escrita da Claudia é leve, fluida, interessante e ao mesmo tempo leva à reflexão. O livro tem um ritmo muito legal, é um livro curto, o que é ótimo pra moçada não desanimar da leitura, mas ao mesmo tempo, é intenso, tem muita coisa bacana. Juju é tão antenada que ganhou um Instagram real para ela, cheio de dicas e de fofuras.
Que delícia de texto.Eu sempre ressalto que adoro livros escritos por jornalistas e este aqui só reforça meu gosto. Claudia, jornalista, construiu um livro delicioso, que agradará leitores de todas as idades. Conheça Juju e sua turma, você também vai gostar, é um livro muito gostoso e bem escrito. Super recomendo.

site: https://www.maeliteratura.com/2020/05/eu-li-olhando-vida-de-pernas-para-o-ar.html

Ana Paula 04/03/2021

Juliana uma adolescente de 14 anos vai contar sobre sua vida, descobertas, primeiro beijo, primeira desilusão. Uma história tipicamente adolescente.

Andy Santana 27/02/2021

Bom para: Um Primeiro Livro
O primeiro beijo, a primeira paixão, o primeiro sutiã, a primeira desilusão de Julia. Lendo assim, até parece um comercial para adolescentes, mas na verdade é a história de uma adolescente de 14 anos, que fala de suas primeiras histórias e do ritmo colegial no livro “Olhando a Vida de Pernas Pro Ar”.

Voltado ao público teen, Cláudia Chapier escreve de forma como os jovens deveriam se comunicar atualmente, o que peca na escrita, pois às vezes se parece como um adulto se passando por alguém mais jovem, que pouco convence.

Entretanto a história de Juju é nostálgica, principalmente para quem se encontra na casa dos 30 e poucos anos, pois as memórias da época do colégio estão adormecidas, assim como a ressaca pós-festa de sexta-feira a noite e os grupos de amigos antes das aulas. As conversas importantíssima e os segredos de estudos, todos estes tópicos estão na vida da garota que se apaixona e que não quer fazer planos, mas sonha acordada com seu futuro namorado.

A história é leve, descontraída e de fácil leitura, sem muitas expectativas o livro cumpre o prometido: entreter. O último capítulo, se faz desnecessário, onde a personagem relembra um viagem à Itália em família, fica parecendo que foi usado para complementar as páginas restantes.

Para quem gosta de um romance leve e sempre pretensões, é uma ótima forma de discutir certos assuntos com filhas mais novas, ou até mesmo, incentivar o gosto pela leitura dos jovens estudantes.

Mais resenhas no site: www.sodapop.com.br

site: http://www.sodapop.com.br/resenha-olhando-a-vida-de-pernas-pro-ar/

Juh 01/08/2021

É um livro pequeno dá para ler rapidinho tem uma leitura leve e fácil. Não é meu tipo de leitura favorita, mas é legal

Mary - @mundo_literario.mary 16/10/2022

Gostei da leitura.
Juliana é uma adolescente prestes a fazer 15 anos, ela tem uma vida maravilhosa, tem amigos verdadeiros e uma família incrível. Ela estuda em uma escola sem preconceitos e recentemente esta vivendo muitas aventuras.

Juju irá se apaixonar por Cacá, um garoto que chegou recentemente na escola vindo de Edimburgo, e com ele realiza o seu grande sonho, ter o primeiro beijo.

O problema é que esse gatinho ignora o fato e deixa a nossa protagonista a ver navios. Muitos outras situações acontecem na vida de Juju como: o primeiro rolê com os amigos, e o primeiro porre.

É nesse último quesito que o livro perdeu pontos pra mim, porque eu achei um pouco errado ter um capítulo sobre uma "criança" de 14 anos enchendo a cara e chegando em casa praticamente carregada.

Sei que pra muitas pessoas isso é normal, mas como isso não é comum no meio em que convivo achei um pouco exagerada essa parte.

Tirando esse fato, o livro é muito bom e bem escrito, Juliana é uma personagem maravilhosa e bem divertida, mas pra mim o meu maior amorzinho é o Sandro que é amigo da Juju e é gay, sério eu preciso de um Sandro na minha vidar urgente, ele é bem auto astral e carismático, simplesmente amei ele.

Maria 21/05/2023

3 estrelinhas e meia
Gostei bastante, mas não é nada UAU!
A história da Juliana é legal, bem oque nos adolescente passamos, mas é curtinha, nem da pra se conectar tanto, sem falar que não achei muito coeso os capítulos?tirando isso a leitura vale a pena, vc lê super rápido!