LACAN

LACAN Marco Antonio Coutinho Jorge

Resenhas - LACAN

isabellebessaa 28/12/2021

Fiz a leitura do livro de Freud e acabei querendo ler esse de Lacan. Gostei mais do primeiro, mas esse traz uma síntese interessante do que seria o real, o simbólico e o imaginário na teoria lacaniana.

Já quero ler mais livrinhos dessa coleção.

Marcelo 14/03/2022

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
O Livro tem como objetivo apresentar aos leitores pouco familiarizados, uma introdução à teoria psicanalítica lacaniana. Aborda os principais conceitos e um pouco da historia do famoso psicanalista Jaques Lacan.

Quem conhece sabe que Lacan foi um dos mais importantes psicanalistas pós Freud, que criou uma nova forma de entender os conceitos freudianos, acrescentando elementos do estruturalismo, da antropologia e da matemática para uma melhor compreensão e aplicação da psicanálise.

Apesar de ser um livro introdutório, ainda assim não é um livro simples: é necessário pelo menos ter alguma base de conhecimento psicanalítico para entender sobre o tema abordado no livro.

Renata Barreto 28/05/2011

Lacan
É um ótimo livro para quem está iniciando na Psicanálise. Consegue realizar aquilo a que se propõe fazer.

Traz os 'conceitos básicos' de Lacan, fazendo sempre a correlação a teoria freudiana... Consegue 'traduzir' algumas coisas que ficam meio incompreensíveis, principalmente a primeira vista, na obra lacaniana.

Importante destacar que não substitui, de maneira alguma, a leitura do próprio Lacan e de Freud também, mas pode ser utilizado, após este contato, a nível de esclarecimento, ou geração de novas questões a respeito da psicanálise.

Adriana Scarpin 27/09/2015

Lacan é mesmo genial, quase perfeito, quase porque ele escorrega em significação, mas isso é um problema da psicanálise em geral.

Janaína Martins 15/01/2021

Bem condensado
A escrita do livro é bem acessível, mas achei que a proposta dessa coleção fosse de introdução aos assuntos. No livro sobre Freud as teorias foram mais bem explicadas do que nesse caso de Lacan, o que, para um leitor iniciante de psicanálise, pode dificultar o entendimento.

Luíza.Pedroso 01/08/2022

Um ótimo panorama sobre a trajetória acadêmica de Lacan, com conceitos imprescindíveis da psicanálise lacaniana.

Um ótimo livro para quem quer começar os estudos em Lacan

pitypooralfie 03/09/2023

28.05.21

Bom livro introdutório para estudantes de psicologia e interessados pela abordagem lacaniana. Apesar de ser um volume básico com rápidas apresentações e explicações dos diversos conceitos desenvolvidos por Lacan, recomendo uma leitura atenta e cuidadosa, pois várias ideias presentes podem ser de difícil compreensão para aqueles pouco habituados ao universo psicanalítico. Recomendo também procurar conhecer um pouco a obra e as principais ideias de Freud, pois Lacan traça vários diálogos com sua obra.