O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Diego.Rates 23/03/2024

Releitura desse clássico Kafkiano
Da primeira vez que li essa obra, não gostei muito do livro, mas isso se devia à diagramação da obra que li. Nessa releitura, optei por ler em formato de eBook, na edição da Antofágica. Apesar de ter perdido alguns elementos visuais que foram incluídos genialmente pela editora, essa versão é bem melhor de ler.

A história dessa obra é extremamente complexa e tecnicamente é uma obra "incompleta", mas agora consegui ter uma melhor compreensão de início, meio e fim, e por mais que sinta que em alguns momentos a narrativa se arrasta um pouco, os elementos clássicos da obra de Kafka se encontram aqui, tornando essa leitura bastante proveitosa.

Guilherme Duarte 23/03/2024

Basicamente Josef K. é notificado de um processo contra ele e a narrativa foca em sua busca para entender o porquê daquilo estar acontecendo e quem pode ser o autor do processo. A narrativa parece fragmentada uma vez que alguns personagens são inseridos para uma função/situação específica e depois somem. Geralmente essas situações estão em cenas que causam desconforto, seja pela ambientação ou pelo desenvolvimento da personagem envolvida. Há uma crescente tensão na narrativa absurda seguindo as tentativas de K. de se encontrar em um aparato jurídico corrupto e burocrático. No mais, a leitura demanda paciência e o seu final pode surpreender alguns.

Marcelle.Paganini 23/03/2024

Eu não sei? da onde vem o tiro ?
Como se trata de um rascunho do autor em um momento de crise criativa, é até fácil entender a mente dele dançando.

Como metáfora?

É quando você recebe um baque e fica paralisado sem saber qual vai ser o próximo movimento do ?adversário?, pq nem é adversário declarado, nem provavelmente se é algo ou alguém. Mas paralisa. E você se vê nos mesmos locais e sentindo as mesmas coisas várias e várias vezes?

Caique 22/03/2024minha estante
Recomendo que leia O Mito de Sisifo, de Albert Camus, ele faz uma breve explicação a partir do ponto de vista do absurdismo, sobre o que seria esse processo, e como ele é absurdo

Camila22 14/03/2024

Impactante e revoltante
Acredito que meu título retrate perfeitamente minha opinião sobre o livro. Incrível e desapontador o quanto um livro de 1924 ainda é atual nos dias de hoje, pleno 2024, um século após seu desenvolvimento.
Apesar de ter achado uma leitura extremamente densa e maçante, visto que exige muita atenção do leitor, achei a experiência proveitosa.
O processo, a história de Josef K., retrata perfeitamente como funciona uma justiça inquisitória, onde não há uma separação clara de poderes, onde não há uma transparência quanto ao conhecimento dos motivos pelos quais o processo está sendo realizado e onde há pessoas corruptas.
Vale a leitura, principalmente, para estudante de ciências jurídicas/direito, mas também para todo aquele interessado em uma equidade em nossas vidas.

?O procedimento penal aparece aqui como um mecanismo de regulação das pessoas, sendo que todas elas estão submetidas a uma teia de relações cujos propósitos lhe são totalmente desconhecidos.?

Mage 14/03/2024

Fragmentos de fragmentos formaram um livro inteiro e isso é impressionante! Por esses motivos as vezes o livro perde um pouco o sentido mas de certa maneira também encanta.

Isabelle 11/03/2024

Um livro agoniante. A todo momento você se sente aflito e preocupado pelo personagem, tão mais confuso que ele. Kafka consegue trazer esses sentimentos a tona como ninguém.

Rebeca 10/03/2024

É um bom livro, mas foi uma leitura difícil eu tentei ler esse livro cinco anos atrás não fluiu tentei agora novamente e acabei obtendo êxito. O final ele puxa mais você para a leitura é um livro digno do autor repleto de críticas sociais.

Silver.Clara 09/03/2024

Eu genuinamente não sei pq ainda tento ler os livros dele. Eu acabo desgastada com um sentimento vazio, parece que tô sendo atropelada a cada página lida.
Sempre começa bem e eu penso ?ah vai ser diferente?, mas não.
A trama é ótima e eu fiquei interessada, mas alguma coisa me domina quando eu leio ele

maduxz 07/03/2024

O processo
Achei um livro muito difícil, entediante e chato.
MUITO CHATO.
Não gostei, esperava mais pra ser sincera.