O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

joyboy0 25/04/2024

Paralisia
O meu sentimento ao ler O Processo de Kafka, foi semelhante a uma paralisia do sono, que você tenta escapar a todo custo mas não consegue. É como se você tomasse consciência no meio daquele sonho, tentasse sair a todo custo mas falha a cada momento, causando uma sensação de angústia e inconformidade.

isababy 25/04/2024

Até hoje relatavel
"a razão pode pouco contra a banalidade da violencia irracional" frase da ante capa que me fez gostar do livro, pois ele é bem chatinho, mas até os dias de hoje mesmo um século depois esse livro continua relatavel, principalmente no brasil onde a a lei se contradiz constantemente e é subjetiva, para pobres é uma, para os ricos outra.

Kali 23/04/2024

MUITO bom
O autor te deixa no mesmo patamar que o personagem principal: perdido. uma crítica póstuma (que o coitado não queria que fosse publicada) sobre os nós burocráticos feitos para que não consigamos nos mover em sociedade. aqueles que mais conhecem do processo negam esse conhecimento ate a advogados, quanto mais próximo da resposta, mais perto de perder o processo. uma jornada frustrante em um meio burocrático relevante ate hoje.

Haryadne.Moreto 23/04/2024

Angustiante
Este não é um daqueles livros cheios de acontecimentos com começo meio e fim, é um livro com escrita fácil, mas tão pesado ao mesmo tempo. Kafka te envolve em uma leitura profunda em vários aspectos. A escrita me envolveu de tal forma que foi me agoniando e me perdendo junto com o personagem. É o tipo de livro que você para de ler mas fica pensando sobre as diversas possibilidades e conexões com os acontecimentos que se pode fazer fora do livro.

ValAria34 22/04/2024

Não entendi ???
Gente, eu amei A metamorfose e por mais que fosse, assim como é O processo, com diálogos longos, capítulos imensos, eu achei que A metamorfose fluiu muito bem. O processo pra mim foi bem difícil de se ler, achei cansativo e confuso, mas não é um livro ruim, é Kafka. Talvez depois eu leia novamente com mais calma. O que eu entendi é que fala sobre a luta desse homem pela liberdade, pela sua inocência, um processo do qual ele nem sabe pelo o que está sendo processado. Pessoas e mais pessoas aparecendo em sua vida e falando sobre tal processo, dando ou retirando dele as esperanças de ser considerado inocente. É um livro muito bom, como eu disse, bastante confuso em alguns aspectos, como o relação dele com a empregada.

Wane 20/04/2024

Jantando o sistema criminal
O livro é uma óbvia critica ao sistema criminal num geral, principalmente considerando a época que o livro foi escrito, mas muitas falhas ainda perduram até hoje.
Em minha humilde opinião, o livro é sufocante ao mesmo tempo que em diversos momentos torna-se confuso. Porém, ao descobrir que a obra não foi finalizada, inclusive foi um livro póstumo do qual o autor não queria que fosse publicado acabo que entendo os motivos da narrativa confusa (amigo da onça esse que o homem deixou escrito que queria que tacasse fogo nos manúscritos).
Enfim, é um livro bacana, mas imagino que obra prima não seria se o Kafka tivesse de fato finalizado ele.
PS: o pica de mel que toda mulher que se jogar encima do homem (pior que Dorian Gray)

lala.literaria 19/04/2024

O processo e a burocracia
De antemão, queria dizer que adorei O processo.
Esse livro é, basicamente, sobre a burocracia do poder jurídico e como isso prejudica o cidadão. Josef K. acorda em uma manhã sendo acusado pelo tribunal de justiça e ninguém explica o porquê de isto estar acontecendo. Ao longo do livro, nunca é mencionada a razão pela qual ele foi processado e isso é uma reflexão da realidade de como a burocracia de ações jurídicas estão em um patamar mais elevado de entendimento propositalmente para o indivíduo que está sendo julgado não compreender o que acontece, precisando de diversos intermédios que nem sempre tem a boa vontade de ajudar.
"O processo" mostra a destruição da vida de um homem que foi acusado de um crime, livro que pode parecer inacabado, mas nada o impede de ser uma obra prima.

Clara 18/04/2024

Embora eu tenha gostado da abordagem do processo (literalmente), do acesso à justiça (ou a falta dela), da não observância do princípio da publicidade entre outros, toda passagem de personagens femininos me faziam enojar e revirar os olhos, me deixou super desconfortável, de verdade. Dito isso, Josef sofreu foi pouco.

Ariella11 17/04/2024

A sensação de ler esse livro é precisamente CLAUSTROFÓBICA!
Durante os primeiros capítulos da obra tenho a impressão de partir de lugar nenhum, completamente desorientada. Para, por fim, chegar a lugar algum.

De certo que existem vermes de crítica ao sistema capitalista, burocrático e autoritário que se passa o cenário de um desenvolvimento independente de qualquer razão lógica da acusação vivenciada por Josef K. Mas tal exposição se deu de forma tão subjetiva e incompleta quanto cansativa nas infinitas descrições inconclusivos de um processo desconhecido.

Particularmente, me esforcei bastante para conseguir concluir uma leitura que para mim foi maçante e atravancanda, confundindo-se com a burocracia enfrentada pelo protagonista da obra que parece prender e confundir até mesmo o próprio autor, visto que o mesmo não chegou a concluir o trabalho.

Acredito que para se chegar em associações contemporâneas e bem articuladas com o presente é necessário um empenho incomensurável que ultrapassa pelo menos em princípios as possíveis conclusões extraídas de ?O processo?.

Dito isso, me reservo de detalhar outras demais críticas de insatisfação a obra e concluo aqui meu parecer.

Nicole710 16/04/2024

Não gostei muito
Achei tudo muito confuso no sentido negativo da palavra, me pareceu que havia algum conteúdo oculto que eu não consegui captar, não me entreteve e não me criou grandes reflexões.

Alexandre448 15/04/2024

Bom!
O livro possui lapsos temporais, oq faz a história ficar confusa em certos pontos. No entanto, sua proposta é bastante interessante e traz uma crítica bem atual acerca do judiciário. RECOMENDO!

melo 14/04/2024

O Processo
"O Processo" de Franz Kafka é um livro extraordinário que faz uma denúncia da perseguição dos regimes autoritários. Ele retrata a opressão de inocentes e o processo sigiloso e corrupto sustentado pelo Estado, em que Josef K se encontra preso em uma situação agonizante, a qual ele está sendo acusado e processado, mas não sabe pelo que o processaram e quem o fez.
Dessa forma, a trama promove a reflexão sobre o autoritarismo e, conseguimos ligar, até mesmo, ao Regime Militar no Brasil em 64. Além disso, Kafka também denuncia a corrupção dentro da burocracia e faz citações sobre a lei e o seu funcionamento. Em certo momento, inclusive, é dito que a lei é uma na teoria, mas outra na prática.

A escritura de Kafka pode ser confusa e acredito que, pelo repertório e desenvolvimento da história, esse livro é ainda mais complexo. Contudo, ainda sim, ele promove a reflexão por parte do leitor.

Querendo ou não, há livros muito mais agressivos e cruelmente realistas sobre os regimes autoritários, porém "O Processo" de Kafka demonstra um lado interessante dos inocentes, apresentando a solidão e a alteração no mindset do protagonista.

Gustavo.Henrique 14/04/2024

Um suspense angustiante, seria a sensação ao acompanhar toda a trajetória de josef k, a forma como conceitos de justiça e moral sao abordados de maneiras sutis e metafóricas só enriquece ainda mais a narrativa, o espaços claustrofóbicos no livro imprimiam no leito a angustia do personagem, a ansiedade com a qual o mesmo encara seu processo era reproduzida em nos pela falta de informação. Um livro extremamente imersivo, no entanto, é uma pena nao ter sido finalizado pelo autor, poderia ter sido ainda maior se isso tivesse acontecido.

slytlena 14/04/2024

Não sei se gosto ou desgosto
O livro começou bem interessante, mas na metade se tornou extremamente arrastado e cansativo de ler. Eu diria que os dois primeiros capítulos são bons, o terceiro e o quarto são tranquilos e depois só fica interessante de novo no nono e décimo.
Demorei um tempo demais pra finalizar e estava quase abandonando, mas fui forte e corajosa e terminei pra poder ter uma opinião sobre.
Não é um livro ruim, mas por se tratar de muita burocracia ele se tornou muito confuso pra mim (e é muita burocracia MESMO). Não são muitos personagens que aparecem, mas a grande maioria são chatos e eu ganhei antipatia por eles.
Estou inconformada com o final, porque passei por muita dor de cabeça pra terminar esse livro que nem é grande, esperando um final decente, pra receber essa tristeza na minha cara.
Bom, pelo menos esse livro tem um final. ?
Eu não recomendo pra quem gosta de leitura fluida e histórias com cenários dinâmicos, se não o coitado vai sofrer. Se você gosta de livros parados e que exigem muita concentração e raciocínio pra entender, é uma boa deixa.
slytlena 22/04/2024minha estante
Agora descobri que não tem final e tudo fez sentido