Contos Russos

Contos Russos Ivan Turguênev...

Resenhas -

Letty 21/06/2020

Achei a leitura do primeiro conto bem lenta, achei a história bem arrastada. Porém o segundo conto me prendeu bastante. A leitura do segundo conto foi rápida e empolgante. Recomendo!!

Isadora1232 25/10/2020

O livro é composto por duas novelas traduzidas direto do russo por Oleg Almeida: "O Primeiro Amor", de Ivan Turguênev e "Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk", de Nikolai Leskov.

A primeira, uma narrativa realista e crua sobre as desventuras de um garoto de 16 anos apaixonado por sua vizinha, princesa Zinaída. A história segue um ritmo próprio, mais lento, porém em nada desinteressante.

Por sua vez, "Lady Macbeth no Distrito de Mtsensk", como o título bem denuncia, é um relato mais brutal sobre a história da esposa de um comerciante, que vive uma vida confortável e tediosa, presa num casamento infeliz, até o dia em que é seduzida por um trabalhador da região. Ao se cruzarem, os caminhos dos personagens são levados a um destino violento e trágico que faz jus à menção shakespeariana em seu título.

Apesar de serem expoentes das escolas do realismo e naturalismo russo do Século XIX, as novelas encontram um ponto comum na intensidade da descrição dos fatos, pensamentos e sentimentos dos personagens. Aqui, tudo é sempre muito intenso.

A edição, pra mim, foi a maior surpresa. A Martin Claret caprichou demais nessa versão linda, bem traduzida e acessível. Indico, especialmente a novela de Leskov, como primeiro contato com a literatura russa.
Andre.28 25/10/2020minha estante
Que resenha ótima Isadora! ??

priellendias 21/04/2021minha estante
Resenha ótima mesmo!

Jessica 09/05/2023

Contos rápidos e práticos!
Temos aqui um livro com dois contos: iniciando com Ivan Turguênev com "O primeiro amor", o conto é um pouco arrastado e até cansativo, mas não deixa de ser interessante. O segundo conto é "Lady Macbeth do distrito de Mtsensk" de Nikolai Leskov e esse a proposta é bem diferente, muitos acontecimentos e tudo se passa bem depressa. Esse livro trouxe outra perspectiva de contos. Recomendo.

Felibalex 03/06/2021

Um pouco dos gênios russos
Quando você se propõe a ler literatura russa você já sabe o que esperar: grandes obras. Os dois contos trazidos nesse livro apresentam aquele mesmo universo agrário que é tão famoso nos textos de autores russos, porém com novos tipos de estórias que eu ainda não tinha encontrado nessas obras. Se você é gosta de literatura russa, indico a leitura. É bem agradável, e te prende.

LendoemAlfheim 19/05/2020

O complicado amor russo.
"Dessas lágrimas, através da tristeza suscitada ora por um verso melodioso, ora pela beleza da arte, brotava, feito relva primaveril, a jovial sensação de uma jovem, efervescente vida." Se não tal pensamento qual outro descreve a aventura amorosa relatada pelo jovem Vladimir? Durante o seu relato aos amigos sobre como se deu o seu primeiro amor, não polpou dedicação ao relata-lo. Assim, ao decorrer dos acontecimentos acabamos nos apaixonando com Vladimir, não apenas vemos claramente o nascimento de um primeiro amor, também sentimos todos os seus efeitos. Nós nos pegamos facilmente caminhando ao lado do personagem, impulsionados pela curiosidade ou para simplesmente fugir da inconstância de tal sentimento. Nesse romance são demonstradas as mais variadas faces do amor e as suas mais diferentes dores, a cada instante redescobrimos ou descobrimos como é se apaixonar, e o gosto da descoberta que parece oscilar entre doce e amargo, com uma velocidade que só a nossa mente humana é capaz de orquestrar.
Semiônovitch em seu conto vai de encontro ao Serguéievitch, uma vez que seu conto também trabalha a vivencia de um mesmo sentimento. "Aliás, não havia mais para ela nem luz nem treva, nem mal nem bem, nem tristeza nem alegria: ela não entendia coisa nenhuma, não amava a ninguém, inclusive a si mesma." Ainda procuro palavras para resenhar tal conto uma vez que, novamente mostra as ações de um sentimento tão intenso na mente humana. Não há razão de existir se não se pode amar. Parece esse o ponto de partida do autor ao criar tal conto e além disso, esse pensamento que deu vida a Katerina. Existe a vida antes de provar o amor, mas oque vem depois?

Thainá @thaii.limab 09/07/2022

Trágico
Acho que a ideia dos dois contos é a mesma: não se pode confiar em ninguém.
E no segundo conto ainda reforça a ideia que você vale o que tem, a partir do momento em que deixa de ter, te descartam.

@freitas.fff 10/05/2021

O perturbador amor russo de época
Confesso que esperava mais, em se tratando de um conto de Turguênev, consagrado pela sua belíssima obra "País e Filhos", e ainda sim é bom ler sempre um pouco mais do autor, ver a sua evolução. O que não se pode negar é perfeição poética com escreve seus contos.

Já o segundo conto do Tomo, de Nikolai, traz uma história perturbadora e trágica de uma paixão cheio de detalhes sórdidos que conseguem prender o leitor pela expectativa, por querer saber o limite de cada personagem.

Dois contos clássicos que representam a mulher russa fora de seu lugar comum contra-correnteza social. Eu não me apaixonei pelo livro mas o recomendo sem compromisso.

Bruno Gordiano 04/06/2021

Leiam escritores russos!!!!
Até onde o amor pode nos levar?

É essa a premissa dessas duas pequenas novelas russas, que abordam o amor como ponto central de sua narrativa.

Mais do que o amor, tais obras tratam sobre outros assuntos caros à sociedade, como ciúmes, possessividade, inocência, entre outros...

É a segunda vez que tenho contato com a literatura russa, e sem sombras de dúvidas, faz juz à alta fama que tem no mundo todo.

Luana.Resende 20/12/2022

Um livro de contos muito interessante!! O primeiro conto, conta a história de Vladimir que é desafiado por seus amigos a contar a história do seu primeiro amor. O segundo conta a história de Katerina uma mulher que sentia q sua vida estava adormecida e após se apaixonar é capaz de muitas coisas por amor.

Paula.Moreira 03/11/2020

Comprei esse livro porque gostei da capa e porque estava na promoção. Que sorte a minha! Descobri uma série de contos maravilhosa! Incrível do começo ao fim.

Izabela 04/12/2021

Excelente!
Nunca tinha lido qualquer autor russo, e este livro de contos foi uma excelente introdução a literatura russa. São histórias simples e com a escrita simples também, muito acessível.
Sobre os contos, ambos trazem muitos dos sentimentos humanos em sua melhor e pior forma. Acaba nos fazendo refletir sobre limites, falta de escrúpulos, experiências amorosas, etc.
Recomendo!!

Vitória Bergamo 28/03/2020

A complexidade do amor russo
Primeiro amor - Ivan Turguêniev (1860)
Com traços do realismo e do naturalismo clássico, a narrativa de Turguêniev é extremamente lírica e dotada de muito sentimentalismo melancólico.
Os personagens, seguindo uma das características russas mais marcantes, são fantasticamente complexos, feito que contribui para os tantos nuances que o conto apresenta em um curto espaço temporal.
O desfecho da obra se distancia dos romances banais e surpreende com as descrições psicológicas da mente humana. Genial, doloroso e fascinante.

"Apanha, tu mesmo, o que puderes, porém não deixes que te apanhem; pertencer a si próprio, eis a manha da vida."

Lady MacBeth do distrito de Mtsensk - Nikolai Leskov (1865)
Aqui o naturalismo clássico ganha um espaço ilimitado e detalha de forma fria e cruel algumas vertentes sombrias do amor. Notavelmente, o nome do conto faz alusão à uma das tragédias principais de Shakespeare do século XVII intitulada "MacBeth", onde uma das personagens principais, Lady MacBeth, é estruturalmente obscura e sombria.
Esteticamente a narrativa trabalha pontos interessantes da mente humana e da complexidade moralista de cada personagem. Faz críticas à submissão da mulher na sociedade européia e à vida provinciana do século XIX, em paralelo nos remete à obra mais famosa do francês Flaubert, "Madame Bovary".

"Eu sinto como ele é, o amor, e como ele me suga, serpente negra, o coração..."

rafinha 18/04/2022

Eu amo literatura russa então no meu caso foi muito interessante me aprofundar em autores conhecidos.
Não é um livro que recomendaria para se iniciar na literatura russa visto que tem momentos em que a história demora para se desenvolver, acho que obras mais classicas e famosas apresentam esse fator de curiosidade no leitor que facilita a leitura

Neylane Naually 17/06/2021

adorei!
Os contos presentes no livro são Primeiro Amor de Ivan Turguênev e Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk de Nikolai Leskov traduzidos por Oleg Almeida

O primeiro amor é um texto de expressão realista, enquanto Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk é de expressão naturalista.

Turguênev escreve uma história que parece simples, mas que mostra sutilmente o fracasso de um sentimento novo para o narrador, o amor. A novela mostra os descobrimentos e a inocência (o personagem tem 16 anos) nesse primeiro contato com o amor.

A novela de Leskov é, na minha opinião, ainda mais surpreendente! Conhecemos Katerina Ilvovna e vemos como a falta de amor e a falta de ocupação acaba destruindo seu auto controle e como a crueldade é tão natural para ela. É assustador e impossível de largar até o final.

Os autores são nomes importantes na literatura russa e eu tô começando a me aventurar mais nesse rumo. Espero que seja algo mais fixo nas minhas leituras a partir de agora!

site: https://www.instagram.com/p/CQJ39aaj4JQ/
Guilherme 17/06/2021minha estante
Há um grupo de leitura coletiva de russos, se quiser participar: Grupo voltado para Literatura Russa.

Ou pesquisar "Lendo Russos" no Telegram.

O próximo é "A Estepe" do Tchékhov.

Patricia677 09/01/2022

Interessantes
Não sabia quais contos compunham esse livro e gostei das escolhas. Porém embora tenha gostado dos dois, achei o primeiro, Primeiro Amor, um pouco cansativo. Mas valeu muito a leitura!
Lady Macbeth li na ânsia de saber o que aconteceria. E confesso que foi meu preferido!
Recomendo a leitura!!!