Bhagavad Gita

Resenhas - Bhagavad Gita

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fabio Shiva 25/01/2018

Haribol!
Que lindo e abençoado dia, este em que termino de ler, pela sétima ou oitava vez nesta presente encarnação, o maravilhoso Gita! Simplesmente não me canso do imortal diálogo entre Bhagavan Krishna, o Senhor da Yoga, e Arjuna, exímio arqueiro e melhor dentre os Bharatas, quando ambos se encontravam com seu carro de combate situado entre os dois poderosos exércitos dos Kauravas e dos Pandavas, no sagrado campo de Kurukshetra!

Na verdade, a cada vez que leio o Gita, só aumenta a minha vontade de ler de novo e de novo. Talvez, com a graça de Deus, chegue logo o dia em que nenhum outro livro me interesse, e que apenas o Gita sacie a minha grande sede de conhecimento.

Para quem ainda não conhece o Gita, recomendo muitíssimo a bela adaptação cinematográfica do Mahabharata feita por Peter Brooks (https://youtu.be/yhqkRGISQr8) e a versão seriada feita na própria Índia (https://youtu.be/1fxwSd0AhEk).

Por sincronicidade, no instante mesmo em que escrevo estas linhas recebo de volta o autorretrato “A Meditação do Homem Raposa”, que pintei anos e anos atrás para registrar, com maravilhamento e assombro, a minha primeira vivência espiritual marcante. Maravilha ainda maior, e gratidão sem limites, é poder olhar para trás e perceber que algum tanto já se caminhou. Isso me dá esperança e força para seguir adiante.

Haribol!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
João Mamedes 25/01/2018minha estante
Excelente resenha, Fábio. Terminei hoje minha primeira leitura do livro, pouco mais de 5 horas de leitura, não achei que seria tão fluída como foi. Recomendo o livro "O Ardor", de Roberto Calasso, pela Companhia das Letras, sobre a cultura ritualistica védica, abraço.

Fabio Shiva 27/01/2018minha estante
Valeu pela indicação, caro João! Estou atualmente traduzindo os comentários de Yogananda ao Gita, caso queira receber é só me passar seu email ok! Haribol!

Carolina 08/02/2018minha estante
Eu gostaria de receber os comentários do Yogananda, por gentileza - carolina.teosofia@gmail.com

Fabio Shiva 15/02/2018minha estante
Oi Carolina! Já enviei para seu e-mail! Boa leitura!

Carolina 15/02/2018minha estante
Muito obrigada, Fabio!

Fabio Shiva 18/02/2018minha estante
Bem-vinda querida! Namaskar!

Aline.Garcia 02/03/2018minha estante
Olá! Também gostaria de receber os comentários do Yogananda, se puder me enviar meu email é lilignetto@hotmail.com

Fabio Shiva 02/03/2018minha estante
Bem-vinda Aline! Já enviei ok! Boa leitura!

Aline.Garcia 03/03/2018minha estante
Recebi! Muito obrigada!

Fabio Shiva 04/03/2018minha estante
Viva! Boa leitura!

Stephanie 17/02/2021minha estante
Olá, qual edição você mais recomenda?

glaucia 14/10/2009

Livro de cabeceira
Estudo eterno. Já li e reli diverssas vezes e continuo lendo.

A cada vez uma compreensão diferente, um detalhe que acaba por fazer sentido se refletido em épocas diferentes da minha vida.

Adriano 03/04/2010minha estante
concordo com vc é um livro que deve ser lido e relido várias vezes

Samy Yamamoto 19/08/2016minha estante
Esse é um resumo da obra né? Porque o livro que tenho aqui tem 1066 páginas.

Roberto 13/11/2022minha estante
Sem dúvida, um super clássico. Espiritualidade é fundamental para mim. Li duas vezes, e quero ler mais.

Clio0 21/07/2023

"Eu sou o início, o fim e o meio."

Se essas palavras lhe soam familiares, é porque as religiões ocidentais em suas raízes ainda pré-babilônicas foram fortemente influenciadas pelas religiões orientais e Bhagavad Gita, ou os ensinamentos de Krishna, apresenta temas muito conhecidos para os judaico-cristãos.

O Brahmanismo, como apresentado aqui, não tem como característica o deus-uno, mas um do qual tudo faz parte. Em certa passagem, afirma-se que aquele que venera outros deuses também o venera, pois eles nada mais são do que parte dele - uma forma inteligente de abarcar uma região conhecida pelo politeísmo.

Há uma boa parte de pregações como perdão, amor ao próximo e a fé verdadeira - esse último paradoxal com o texto inicial, fazendo crer que foi um posterior adendo quando a fé tornou-se algo mais sacerdotal. Outras observações mais pesadas referentes às malignidades e como não podia deixar de ser, o ateísmo, também se encontram deslocadas, mas nada que perturbe a leitura.

Em seu conjunto, é uma obra bonita que provavelmente soa mais poética em sua língua original, no entanto, para os fans de Raul Seixas e Legião Urbana, é impossível ler certas partes sem cantarolá-las.

Pode servir como estudo, mas recomendo pela beleza e curiosidade.
Alberto Heleno 22/07/2023minha estante
Perfeito o seu resumo.
Como fã de Legião Urbana, mas principalmente de Raul Seixas me deleitei na leitura, mas principalmente no conhecimento que antecede em muito as práticas e pregações judaico-cristãs.

Jojo 23/07/2023minha estante
Eu literalmente cresci nessa religião com a minha vó sempre lendo e me contando as histórias, eu tenho um apreço sem fim pela filosofia (mesmo que não seja completamente adepto

CJOSE1 22/01/2024minha estante
Em que momento há alguma ilusão às canções da Legião Urbana? Pode citar um exemplo? Pfv.

Peleteiro 18/05/2018

Uma lavagem cerebral Old School
Uma lavagagem cerebral das antigas... o livro e sua importância mostram o quanto é fácil se aproveitar do tempo em que vive para impor valores tradicionais através de ameaças escrito por alguém tido como genial. Mais fácil ainda é dizer que quem não gostou não entendeu ou não alcançou e, pior, que somente aqueles que compreenderam alcançarão a salvação. Além disso, para mim, o livro peca por apresentar valores muito católicos. Uma moral universal inquestionável de ?bons modos?. Achei engraçado, eles tratam a perfeição e o ?ser um sábio? como se fosse o sonho de todos, rs. Em meio a isso, tem algumas poucas citações reflexivas, o que torna o livro um pouco mais interessante além do que se quer conhecer apenas por conta da importância que alcançou.
Lucas 28/07/2018minha estante
undefined

Fernanda 02/03/2019minha estante
Você realmente avaliou o Bhagavad Gita como um romance qualquer ou estou sonhando?

Peleteiro 04/03/2019minha estante
Eu avaliei pelo quanto ele me tocou e pelo quão dignas suas ideias soaram para mim, independentemente da sua história, influência ou do tempo em que foi criado... minha avaliação se pauta no que li, ainda que possam existir mil explicações pra justificar isso ou não (o que acho irrelevante ao fim).

Fat212 11/02/2022

Gotas de paz
Ensinamentos para refletirmos. Passos a serem dados na vida. O que deveríamos fazer de acordo com o que falamos e almejamos. Linda leitura.
Rafael Kerr 11/02/2022minha estante

Gabriel.Lima 22/11/2021

Colocar Krishna como autor é sacanagem
Ô povo, como faz pra mudar isso? Nem no pensamento religioso isso está certo. Uma doideira quase digna desses professores de yoga. Krishna como autor é sacanagem.

Nunca tinha lido nada do Maabárata, prazer conhecer esse trechinho. Fiquei espantado quando me deparei com os paralelos (citados pelos tios conspiracionistas) entre esses escritos (de IV a.c) com os evangelhos. De fato, João escreve como alguém que teve contato com esse tipo de literatura. Pedro em suas cartas também. Tenho vontade de ler o poema inteiro para ver se encontro mais evidências.
caio.lobo. 29/01/2022minha estante
O autor devia ser o Vyasa rs.

z..... 19/03/2016

Li para ter uma visão, ainda que simplista, da representatividade da obra. Em linhas gerais, é o poema mais famoso do Mahabharata, tem 18 partes, significa "Canção Sublime" e mostra um encontro entre Krishna e o príncipe Ajurna, em um momento de indecisão deste entre o agir e o não agir ao estar envolvido em uma disputa de poder com seus familiares.

O texto filosofa sobre a ação correta a se empregar, chamada de reto agir, alcançada pelo autoconhecimento, domínio das emoções, dos sentidos, do prazer, com determinação e disciplina. A luta que se apresenta e tenta influenciar o príncipe, por extensão a todos, tem duas pontas: a passividade na aceitação das circunstâncias (algo associado ao medo, o não agir) e a agressividade nas ações (o agir impulsivo, sem conhecimento, dominado pela matéria, emoções).

Obviamente, a obra tem muito a revelar nestes aspectos. Foi o que ficou evidente em minha leitura. Particularmente, recebi com interesse essas concepções e acredito que estejam implícitas em todas as religiões, ou deveriam estar. A parte 13 foi a que me chamou mais atenção pela valorização e caracterização do reto agir. Um florescimento na alma que me lembrou algo do capítulo 13 de I Coríntios, na Bíblia.

Por outro lado, não me identifiquei com conceitos referentes a karma, aceitação de Krishna, reencarnação, evolução da alma em processos ancestrais, que pode passar até por "seres inferiores" nos ignorantes. Não tenho entusiasmo ou fé nessas coisas, e que sejamos felizes e respeitosos em nossas escolhas.
Alberto 05/11/2016minha estante
Gostei da resenha.

Jeffer 22/09/2009

Andrea265 20/03/2024

O livro retrata de forma figurada a batalha que todos nós travamos internamente: a batalha entre o bem e mal. É um clássico da literatura espiritual e filosófica mundial.

LaraF 09/05/2010

Esse livro deve ser lido e relido. A linguagem subjetiva usada em cada pagina, atinge os niveis mais altos da consciencia, fazendo-nos entender principios de forma intuitiva e profunda.

joedson 15/12/2010

BHAGAVAD GITA

em meio à batalha
o aluno sonha seu mestre
e tudo o mais é palha

Carla 24/06/2014

Eu ganhei esse livro em uma fase muito difícil da vida, ganhei de uma pessoa muito especial que me deu esse livro como a resposta do meu pedido de ajuda, esse livro é incrível, deve ser lido durante a vida toda em diferentes fases da vida, acreditem, todas as respostas que você procura está nele e acima de tudo, dentro de você.

Barbara 13/04/2015

obra fantástica!
Esse se tornou meu livro de cabeceira. se quiser ler por simples interesse literário, vc achará arte, se quiser filosofia, vc a achará, conhecer um pouco de outra cultura e enriquecer sua mente vc conseguirá... enfim, n tem como passar por esse livro e n achar algo do seu interesse.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6