Bhagavad Gita

Bhagavad Gita Krishna...

Resenhas - Bhagavad Gita

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Clio0 21/07/2023

"Eu sou o início, o fim e o meio."

Se essas palavras lhe soam familiares, é porque as religiões ocidentais em suas raízes ainda pré-babilônicas foram fortemente influenciadas pelas religiões orientais e Bhagavad Gita, ou os ensinamentos de Krishna, apresenta temas muito conhecidos para os judaico-cristãos.

O Brahmanismo, como apresentado aqui, não tem como característica o deus-uno, mas um do qual tudo faz parte. Em certa passagem, afirma-se que aquele que venera outros deuses também o venera, pois eles nada mais são do que parte dele - uma forma inteligente de abarcar uma região conhecida pelo politeísmo.

Há uma boa parte de pregações como perdão, amor ao próximo e a fé verdadeira - esse último paradoxal com o texto inicial, fazendo crer que foi um posterior adendo quando a fé tornou-se algo mais sacerdotal. Outras observações mais pesadas referentes às malignidades e como não podia deixar de ser, o ateísmo, também se encontram deslocadas, mas nada que perturbe a leitura.

Em seu conjunto, é uma obra bonita que provavelmente soa mais poética em sua língua original, no entanto, para os fans de Raul Seixas e Legião Urbana, é impossível ler certas partes sem cantarolá-las.

Pode servir como estudo, mas recomendo pela beleza e curiosidade.
Alberto Heleno 22/07/2023minha estante
Perfeito o seu resumo.
Como fã de Legião Urbana, mas principalmente de Raul Seixas me deleitei na leitura, mas principalmente no conhecimento que antecede em muito as práticas e pregações judaico-cristãs.

Jojo 23/07/2023minha estante
Eu literalmente cresci nessa religião com a minha vó sempre lendo e me contando as histórias, eu tenho um apreço sem fim pela filosofia (mesmo que não seja completamente adepto

CJOSE1 22/01/2024minha estante
Em que momento há alguma ilusão às canções da Legião Urbana? Pode citar um exemplo? Pfv.

glaucia 14/10/2009

Livro de cabeceira
Estudo eterno. Já li e reli diverssas vezes e continuo lendo.

A cada vez uma compreensão diferente, um detalhe que acaba por fazer sentido se refletido em épocas diferentes da minha vida.

Adriano 03/04/2010minha estante
concordo com vc é um livro que deve ser lido e relido várias vezes

Samy Yamamoto 19/08/2016minha estante
Esse é um resumo da obra né? Porque o livro que tenho aqui tem 1066 páginas.

Roberto 13/11/2022minha estante
Sem dúvida, um super clássico. Espiritualidade é fundamental para mim. Li duas vezes, e quero ler mais.

g.abo 14/04/2024

O Bhagavad Gita contém 700 versos e faz parte do "Mahabharata", antiga escritura indiana que retrata, de forma histórica e mística, a conquista da grande Índia pelos povos Indo-Europeus. O livro traz como personagens principais o príncipe Arjuna e o deus Krishna que, em meio a uma das muitas batalhas por posse territorial, iniciam um diálogo transcendental que explora tópicos como destino, dever, moralidade e o propósito da vida. A obra reflete muita sabedoria espiritual e filosófica por conta de sua mensagem sobre a busca do conhecimento interior com ênfase na guerra do homem contra si mesmo.

13marcioricardo 14/07/2023

Inspiração das religiões ocidentais
Na minha busca para compreender melhor este mundo e a humanidade, resolvi ler algumas obras fora do cânone ocidental, das quais esta se inclui.

Não houve grande surpresa, achei tudo o que contava encontrar. Em primeiro lugar, vários padrões de outras grandes religiões que vieram depois e que nos são tão chegadas.

O sequestro da verdade, das virtudes, do amor, da moral e até da razão e do poder. Tal como nas outras, estão todos lá. A vida depois da morte, uma santíssima trindade e até a reencarnação. Ajoelhe-se, seja humilde e obedeça.

Mas, quando a gente se atenta nos pormenores, veremos que nada há de divino. Tudo é humano, demasiado humano. Krishna, uma espécie de Jesus lá do lugar, advoga que é tudo e que tudo fez, incluindo o sistema de castas.

Ora o sistema de castas, que existe até hoje, serve apenas a alguns e não a todos. É uma forma de subjugar as pessoas e que lhes diz o que podem ser, consoante a família onde nasceram. Evidentemente, é uma ninharia que não se coaduna com um Deus, mas que serve muito bem a quem te quer dominar.

LG 18/11/2020

Manual para a vida
A primeira vez que ouvi falar desse livro foi em uma aula de Filosofia na Organização Nova Acrópole, na época eu era um fanático religioso e tinha muito receio em ler livros de outras religiões. Hoje, novamente de volta a mesma organização, liberto um pouco mais dos preconceitos religiosos, resolvi dar uma nova chance para a leitura. O livro é um trecho do grande épico Mahabharata, que fala sobre a luta entre duas grandes tribos pelo reino. Essas duas tribos possuem uma ancestralidade comum, são parentes, são os pandavas e os kuravas. O Bhagavad-Gita está no meio desse épico e fala sobre um trecho da batalha. Arjuna, exímio arqueiro dos pandavas irá lutar com seu exército contra o exército dos kuravas. Krishna, a divindade hindu é clamada por ambos os povos. Ao chegar Krishna oferece a sua presença ou o seu exército, de forma que ao lado oposto seria correspondente a outra parte. Arjuna escolhe a presença de Krishna - o que representa a presença do sagrado em seus aspectos de vida. Coube aos kuravas, o que o general kurava queria - o exército de Krishna. Arjuna está confiante em sua vitória, mas tem uma fraqueza, não quer matar os membros da sua família, mesmo que isso signifique perder o reino para sempre. Krishna então guia Arjuna para atingir a sabedoria nos versos seguintes do épico. Mais do que uma batalha, o Bhagavad Gita fala sobre a nossa própria luta, a luta das nossas virtudes (Arjuna e os pandavas) contra os nossos defeitos (kuravas). Traz os aspectos de uma vida guiada pela sabedoria, onde nosso karma está em consonância com o Dharma. O livro nos traz como devemos nos portar, como devemos viver a vida material e a vida espiritual. Ensina sobre os benefícios de uma vida virtuosa, bem como os malefícios de uma vida entregue aos vícios e prazeres.

Dan 23/08/2023

Muito bom, mas para ser lido e relido
Um livro muito bom, com conceitos muito bonitos e com uma escrita muito bonita e poética também. Para se assimilar todos os conceitos da obra, ela deve ser lida e relida (várias vezes, na minha opinião).
Não sei se essa versão que li, da Pensamento, é a melhor, mas consegui encontrar muita similaridade com o cristianismo, budismo, taoísmo e até mesmo o estoicismo.

Ely Varella - terapias que iluminam 26/12/2009

Não pode faltar a estante
Este é daqueles livros reduzidos para ler e reler várias vezes durante a vida, como eu faço. Um maravilhoso aprendizado que dispensa comentários. Saboreie toda a riqueza da filosofia oriental.

Adriano 03/04/2010

Eterno
Bhagavad Gîta, podendo ser considerado um “tratado” sobre a moral, a ética e os bons costumes, é um texto épico que faz parte da grande epopéia hindu o Mahabarata. Narra a batalha travada entre os Kuravas, que simbolizam a personalidade corrompida do homem, impregnada do culto ao materialismo e os Pandavas seres superiores de alma pura. Em pleno Campo de Kuru as duas tribos disputam o domínio da Cidade da Sabedoria: Hastinapura.
Outrossim, este livro transcreve a luta interior do homem, representado por Arjuna, para a elevação do seu ser. Neste processo Arjuna, o guerreiro do arco, conta com os ensinamentos de um mestre especial, Krishna, a encarnação da suprema Divindade.
É instigante ler um livro milenar (consta que foi escrito a mais de 5.000 anos) que contém ensinamentos eternos. Recomendo.

Thaisliz 22/03/2020

A mensagem do mestre
Bhagavad Gita faz parte da grande obra da literatura indiana: Mahabharata. Por ser tratar de um trecho muito importante, foi feito um livro a parte, que nos traz a mensagem sobre o diálogo entre o príncipe Arjuna e o Deus Krishna, na qual é conhecido como Bhagavad Gita, ( a mensagem do mestre, a canção do senhor ou a sublime canção).
Nesse diálogo com o divino, é revelado para Arjuna os mistérios do universo, da natureza humana e os processos que envolvem a evolução do espírito. Grande são as palavras de sabedoria que esse livro nos transmite. Deve ser lido por todos que buscam o aperfeiçoamento espiritual, independente da religião.

Heros Pena 29/03/2021

Um livro lindo, para mim, ao lado dos evangelhos, um dos mais belos já escritos, todos deveriam lê-lo ao menos uma vez na vida e por certo o mundo seria um lugar melhor.

Quanto a tradução, essa do Rafael Arrais foi uma das melhores que já li.

Antony.Trindade 29/09/2022

Maravilhoso
Um diálogo entre Krishna e Arjuna em meio a dois exércitos no campo de batalha. Krishna é a representação de Deus, e Arjuna representa o homem em estado evolutivo. Um livro sagrado, filosófico, mítico e histórico. Um dos textos mais importantes para a religião hindu.

Carolina 14/07/2020

Como ser um yogi
Apesar de bastante repetitivo, gostei da leitura pois entendi um pouco da filosofia do yoga.

Karen581 10/06/2020

Sabedoria antiga
O Bhagavad Gita é um recorte de uma grande epopéia hindu retirada dos sagrados e milenares Vedas.
Conta a desolação do guerreiro Arjuna que no meio do campo de batalha vê que os dois exércitos que estão guerreando são seus irmãos de uma lado e seus primos e parentes do outro.
Com tal dúvida e desolação desiste r joga seu arco no chão.
Seu Mestre Krishna o instrui a agir, dar prosseguimento à batalha. Diz: "o que é real, é e sempre será, não pode morrer"...
O que tem de tão importante nesse livro?
A luta entre Pandavas e Kuravas em busca de conquistar Hastinapura é um símbolo e mostra nossa própria batalha interior na busca da Sabedoria.

Saeto 08/02/2022

Incrível
Um texto que relata a conversa entre Krishna e Arjuna, ao qual Krishna compartilha como alcançar o estado de espírito mais elevado. Equilíbrio, renúncia, desapego, tratar as pessoas da mesma forma entre outras. Ensinamentos básicos para uma vida feliz.

S.

Ste 09/02/2022

Esse livro é simplesmente um tapa da cara. Que sejamos todos pandavas, lúcidos para viver a vida plenamente!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6