Bhagavad Gita

Resenhas - Bhagavad Gita

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

joseaugusto.lara 02/04/2024

Uma jornada da alma
Sem dúvida uma das maiores e mais profundas obras da Humanidade. O épica narra a batalhada entre duas famílias pela cidade de Hastinapura. Kurus (materialistas) e Pandavas (espiritualistas) referência à batalha que ocorre no coração de todos ser humano. Bhagavad Gota é sobre mim e você. Leia e reflita.

Amal0 31/03/2024

Uma jóia, muito lindo de ler e eu recomendo.
São muito reflexões e conhecimentos, não tem como não repensar em como viver melhor e com sabedoria.

Andrea265 20/03/2024

O livro retrata de forma figurada a batalha que todos nós travamos internamente: a batalha entre o bem e mal. É um clássico da literatura espiritual e filosófica mundial.

Thaisinha 13/02/2024

A canção sublime
Apesar de ter lido uma versão curta da original, não foi uma leitura fácil.

Muita simbologia e descrições subjetivas.

Mas a escolhi para começar o ano com pensamentos que possam me direcionar num rumo certo. Para ser a inspiração.

E sim, acertei em cheio.

Indico para todas as pessoas, principalmente os leitores afincos, que leiam este livro e sintam a energia de uns dos mais antigos contos filosóficos que existem.

Agora entendo o porque de muitas pessoas indicarem este livro.

Não podemos nos esquecer de nosso valores, que eles devem ser íntegros, de bom caráter e que haja luz de Deus, seja qual Deus você preferir. Mas se há fé, há esperança.

Joel Premiani 27/01/2024

Obra incrível
Finalizei a leitura desta obra incrível e observei que muitos leitores já elaboraram ótimas resenhas aqui no SKOOB. Deixo, portanto, umas poucas observações: A experiência foi incrivelmente fascinante, não apenas por se tratar da porção mais famosa e reconhecida da monumental obra indiana, o Mahabharata, mas também por estabelecer paralelos irresistíveis para os leitores da Bíblia.

Ao longo das 194 páginas, Rohden destaca dezenas, talvez centenas, de pontos de convergência entre os ensinamentos de Krishna e as mensagens bíblicas. Essa intertextualidade é tão marcante que o autor não hesita em fazer inúmeros apontamentos e comentários ao longo da obra, sublinhando essa notável afinidade.

Essa leitura se revela crucial não apenas para entusiastas das tradições religiosas indianas, mas também para estudantes de religião e Ciência das Religiões. O Bhagavad Gita não apenas nos oferece uma visão profunda da filosofia hindu, mas também desencadeia reflexões que ressoam surpreendentemente com as narrativas bíblicas, proporcionando uma experiência enriquecedora para qualquer leitor interessado em explorar as conexões entre diferentes tradições espirituais.

renattomd 12/01/2024

O texto traz uns pontos de reflexão espiritual e filosófica bem interessantes. Esta edição tem uns errinhos (em especial de crases), mas as notas de rodapé enriquecem muito a leitura.

Gabriel Seixas 08/01/2024

Começando o ano com uma releitura filosófica
Falar desse livro não é tarefa fácil. Primeiramente, porque o seu entendimento muda conforme os anos vão passando. Quando li pela primeira vez, em 2017, meu momento de vida era outro. E consequentemente o que aprendi com a leitura foi mais raso do que agora, 7 anos depois. Segundo, que para fazer uma análise, resenha, resumo ou elaborar qualquer comentário sobre essa obra com qualidade e maestria é necessário um profundo conhecimento de história (principalmente indiana), religião, filosofia e por aí vai. E claramente eu não tenho nenhum desses conhecimentos em profundidade. E antes mesmo de começar a escrever um pouco aqui, assisti à análise pelo olhar da Lúcia Helena Galvão, da Nova Acrópole. Por isso, de antemão, já aviso que o meu conteúdo será mais superficial e estritamente concentrado no meu entendimento e minha visão e opinião sobre o que tem na obra. Vamos lá.

Para mim, a mensagem que mais apareceu ao longo de todo diálogo foi: “não faça nada esperando algo em troca, simplesmente faça, pois é o seu dever neste mundo". Por diversas vezes, em diferentes formatos, Krishna diz isso para Arjuna. É o trabalho de uma vida desapegar dos frutos do trabalho. E a ansiedade que isso gera é enorme, a gente sempre busca esse reconhecimento, o que se torna um ciclo sem fim. E atualmente em nossas vidas, nada mais são que procurar desacelerar e baixar o ritmo dessa ansiedade que bate na nossa porta todos os dias. Esta obra nos mostra que refletir sobre o nosso caminho até o ponto de descobri-lo é a melhor coisa que a gente pode fazer pela gente mesmo.

Não considero uma leitura leve, pois precisa estar bem concentrado para pegar alguns detalhes. Não consegui ler final do dia, escolhi períodos pela manhã ou início da tarde. Com o tempo a gente vai aprendendo nossas melhores horas de concentração para poder aproveitar melhor a leitura, o que faz toda diferença no aprendizado e retenção.

#resenhaliteraria #leitura #livros #literatura #poesia #historiaemquadrinhos #graphicnovels #literaturanacional #literaturainternacional #kindle

Daiana 02/01/2024

Os leitores de todo o mundo reverenciam a Bhagavad-gita como o livro mais importante da literatura védica, o vasto corpo de textos em sânscrito que inclui os Vedas e os tem como fundamento. A Bhagavad-gita é em si apenas um pequeno capítulo do Mahabharata, um livro tão extenso que o livro de recordes Guinness o chama de o mais longo do mundo. No entanto, em seus curtos setecentos versos, a Bhagavad-gita destila a sabedoria de todos os Vedas.

Rafael 24/12/2023

Ensinamentos para a vida
A Bhagavad-Gita é um dos livros sagrados mais antigos do mundo, contudo seus ensinamentos ainda continuam válidos para os dias atuais. O diálogo entre Sri Krishna e Arjuna é deverás riquíssimo de elementos filosóficos, alem de ser um manual para elevação espiritual
e o bem viver. Nessa edição da editora Mantra, encontramos um livro de capa dura, muito bem acabado e com páginas pólen. Alem de ser bilingue Sânscrito-Portugues br, a obra possui notas de rodapé e notas introdutórias, facilitando a leitura.

AndrA374 19/12/2023

Excelente
Bhagavad Gita, A Mensagem do Mestre", de Francisco Valdomiro Lorenz, publicado pela editora Pensamento, é uma obra que merece destaque por sua habilidade em desvendar os complexos ensinamentos do texto sagrado hindu. Lorenz, com sua profunda erudição e sensibilidade, consegue traduzir os antigos versos em um diálogo contemporâneo, sem perder a essência e a profundidade dos ensinamentos originais. A narrativa flui naturalmente, permitindo aos leitores, independentemente de sua familiaridade com a filosofia oriental, uma compreensão clara e envolvente. Além disso, a obra se destaca pela qualidade editorial da Pensamento, com um projeto gráfico que enriquece a experiência de leitura. Este livro é, sem dúvida, uma referência valiosa para aqueles que buscam compreender melhor os princípios da sabedoria indiana e sua aplicação na vida moderna.

Douglas14 21/11/2023

#Leituras2023 09/25
Me aventurando por uma área totalmente nova, segui recomendação de um podcast e conheci o Bhagavad Gita - A Sublime Canção da Índia, livro milenar, de cunho religioso-filosófico, tido como uma das obras clássicas da literatura oriental. É denso, escrito em forma de narrativa, exigindo muita atenção. Tenho certeza que só arranhei a superfície do conteúdo profundo que contém, sendo necessárias outras leituras e até estudo sobre a obra para compreendê-la ainda mais. Conforme avança, vai revelando passagens muito bonitas, que promovem um reflexão sobre seus comportamentos e ações. Mesmo reconhecendo minhas limitações na compreensão mais profunda, fica a sensação que tive contato com algo especial.

Dan 23/08/2023

Muito bom, mas para ser lido e relido
Um livro muito bom, com conceitos muito bonitos e com uma escrita muito bonita e poética também. Para se assimilar todos os conceitos da obra, ela deve ser lida e relida (várias vezes, na minha opinião).
Não sei se essa versão que li, da Pensamento, é a melhor, mas consegui encontrar muita similaridade com o cristianismo, budismo, taoísmo e até mesmo o estoicismo.

Alberto Heleno 06/08/2023

Aprendizado e evolução.
O Bhagavad G?t? não é de leitura e interpretação fácil. Há quem acredite que existem 7 tipos de interpretações diferentes e cada uma das 7 depende do nível de evolução espiritual que cada leitor tem e dá forma como a leitura toca cada indivíduo. Não sei em que nível estou, mas digo que curti e aprendi muito com a leitura de cada capítulo, de cada página, de cada verso que li.
Desejo que a leitura de cada um de vcs seja extremamente proveitosa. Digo que não sou mais o mesmo de antes da leitura, assim como a cada página lida, não poderia ser o mesmo de antes.
DESEJO PAZ DE ESPÍRITO, AMOR E LUZ DIVINA NA JORNADA INDIVIDUAL DE CADA SER VIVENTE NA FACE DA TERRA.

Isabelle L. C. 24/07/2023

Eu nunca teria tido contato com este livro caso não estivesse nas recomendações de leitura da Nova Acrópole, escola de filosofia ao qual faço parte. Ele é parte da obra Mahabharat, uma espécie de ?bíblia hindu ?, mas que pode (e deve) ser apreciada por pessoas de todas (ou nenhuma) as religiões.

Por conta de não ter lido este último, tive dificuldade de entender a relação entre os personagens, que são muitos. Porém, fiz um fluxograma rápido para entender melhor (o esquema de personagem pode ser encontrado com apenas alguns cliques na internet).
Ler o Bhagavad Gita foi uma experiência de leitura espiritual, uma vez que busquei consumir apenas um capítulo ao dia, para que pudesse aplicá-lo e refletir a respeito na manhã seguinte. E todos os dias, parecia que era exatamente aquilo que eu precisava ler.

Por ser um épico, possui diversas formas de ser lido, como consta na própria introdução. Eu escolhi lê-lo a partir do ponto de vista do autoconhecimento, e posso dizer que ele cumpriu exatamente o que estava buscando.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6