Aos Olhos da Morte

Aos Olhos da Morte Marcelo Amado

Resenhas - Aos Olhos da Morte

Lino França Jr. 19/08/2010

A morte por todos os ângulos.
"Aos olhos da morte" é uma verdadeira montanha-russa de emoções e sentimentos.
Medo, dor, sofrimento e horror contrabalanceando com romance, paixão, desejo e saudade. Tudo no ponto certo.
M.D. Amado equilibra todas essas sensações com maestria para abordar um tema tão complexo como a morte.
Recomendadíssimo !!!

Heidi Gisele Borges 27/08/2010

Aos olhos da morte – apresentação de Georgette Silen, autora de Lázarus e prefácio de Rober Pinheiro, autor de Lordes de Thargor – traz a morte em diversas formas, afinal, quem pode garantir que ela tenha apenas uma aparência ou que se apresenta da forma clássica descrita em histórias comuns, com vestes negras e foice? Somente saberemos quando chegar a nossa vez de encontrá-la, e ainda assim, não teremos a certeza se ela aparece para nós como surge para os demais.

Enquanto isso, podemos encontrá-la em trajes distintos, no conto em que dá título ao livro a beleza da morte apaixonada, necessitada de seu amor por perto, dando-lhe a visão de um mundo perfeito, com seus sonhos realizados, porém irreais, tendo somente isso para lhe oferecer e mantê-lo próximo; sentir a agonia eterna de pensar, repensar no caminho escolhido ao dizer “sim” quando pressionado pelos falsos amigos, apesar de ter opções, a mais fácil e cômoda prevalece, então será sempre responsável por isso, e terá de ver, rever... em O inferno não é como você pensa.

Algumas vezes podemos desejar ser a morte ou encurtar o tempo para encontrá-la tão intensas são algumas descrições. Como no conto mais surpreendente O som da morte, em uma página, pois não necessitaria mais do que isso, mostra o impacto da maldade humana contra toda e qualquer forma de vida. Uma das mais belas e tristes narrativas, sem dúvida.

Em Cabelos pôr-do-sol a dúvida, o medo, a morte prematura e também tardia permite o fim do sofrimento de uma pessoa e o início – por vezes quase eterno – da angústia de outra.

No conto Suzana, uma advogada responsável por libertar seus clientes corruptos, e condenar inocentes, por não ter escrúpulos e desejar ascender financeiramente, em sua nova condição percorre a cidade guiada por um ser misterioso que mostra o efeito de cada ação quando ainda era viva.

Alguns personagens, seja a morte ou suas vítimas, parece que já conhecemos, talvez porque algumas idéias sejam tão corriqueiras em nossas vidas, que algumas histórias cremos ser parte de nós.

“Mas o som da morte nunca mais sairia de meus ouvidos. E isso se repete até hoje, a cada hora, todos os dias”.

*****
Mundo de Fantas no mundo dos livros

Luciana Fátima 20/10/2010

A morte como ela é?
Que Marcelo Amado é um cara fascinado por coisas esquisitas, não é novidade! Criador de um site chamado “Estronho e Esquésito”, ele se dedica – há vários anos – à Literatura; não só à produção, mas, também, à divulgação da arte de escrever. Com blogs, revistas digitais, livros, e tudo mais que tiver à mão, esse mineiro faz acontecer no mundo literário nacional. E é com seu mais recente trabalho que ele mostra toda sua atração pela única certeza que temos na vida: a Morte!

“Aos olhos da Morte” é uma coletânea de contos cuja temática está expressa no título. A Morte está presente em todas as histórias, das mais diversas formas; de acordo com a fértil imaginação do autor. Às vezes cruel, às vezes sutil... Mordaz, sexy, misteriosa, nostálgica... nem sempre uma figura palpável. Quase sempre uma presença, um sentimento, uma impressão fugaz.

Seria esta a visão de Marcelo sobre a morte? Ou talvez uma leitura da realidade pelos olhos daquela que acompanha o mundo dos vivos... Como ele mesmo afirma: “A morte é algo fascinante em vários sentidos”. Ainda que se aproprie de um corpo humano para viver um amor gay, ou mesmo quando, curiosamente, coloque uma calcinha lilás para ir à balada!

Um livro cheio de histórias sensíveis e divertidas sobre um assunto que poderia ser pesado para muitos. Mas M.D.Amado sabe envolver o leitor de forma que ele não largue o livro enquanto não virar a última página. Parte esta em que, aliás, se resume a mensagem mais importante: “A única coisa que Ela não pode roubar, não pode evitar, não pode ceifar são as nossas lembranças”. O desabafo de Marcelo sobre a morte de um amigo me fez pensar em todas as pessoas queridas que foram levadas por Ela e lembrei-me de tantos bons momentos... talvez isso nos faça viver mais intensamente os bons momentos; afinal, isso é tudo que os resta ao final!

Will 25/08/2010

Uma viagem para além do véu.
Sempre achei algo deveras pretensioso montar uma antologia de um só autor e, neste caso, ainda mais ousado, levando-se em conta o tema. Entretanto, como não poderia deixar de ser, M.D. Amado provou sua competência e talento literários montando uma antologia que não pode ser classificada abaixo de excepcional.
Não há como contestar a habilidade do autor ao abordar de tantos ângulos o mesmo tema e ainda se manter envolvente e original em cada conto. Admito, tenho meus contos favoritos, outros nem tanto, mas se torna impossível não apreciar a todos com a narrativa encantadora.
O livro corre suave podendo ser lido em apenas "uma sentada", embora, no final, deixe-nos com a certeza de será lido novamente, tendo para sempre um lugar de destaque em nossas estantes. Admiro o autor por ter a coragem de, por diversas vezes, se expor nos contos, dividindo conosco não só o tema, mas também muito de si.
Nas palavras do autor, a morte adquire o que a muito perdeu na nossa sociedade: a humanidade, a naturalidade e, porque não dizer, a sensualidade. O livro nos encontra perdidos em nossos medos a respeito da morte, mas nos deixa (se é que algum livro realmente nos deixa) tranqüilos a cerca de algo que pode, no fim das contas, não ser tão ruim assim.
SUPER RECOMENDADO.

Tânia Souza 10/10/2010

Aos Olhos da Morte - M.D.Amado

Resenha de Tânia Souza

O que é a morte? O que é a vida? Até que ponto estes caminhos tão entrelaçados e ao mesmo tempo, tão opostos, permitem ao ser humano desvendar os segredos do desconhecido? Pois em 21 contos, o enigma da morte e seu cortejo de emoções parece desvendado, ora entre sombras, medo e dor, ora com leveza, um traço de poesia e encanto na narrativa de M.D Amado. Um livro que pode comover, alertar, assombrar, encantar e causar sorrisos, pois escrever sobre a morte é escrever também sobre sentimentos reais.

Cada leitor há de fazer a sua viagem literária em Aos olhos da morte e M.D. Amado, do site Estronho e Esquésito, é o autor que nos convida a esta instigante viagem. Nas histórias que acompanhamos neste livro, mesmo sendo uma das certezas do homem, ela é surpreendente. A morte que inquieta, instiga, apavora e dói... que já inspirou tantos poetas... que pode chegar de repente, como uma visita inusitada, ou há muito esperada. E de repente, somos convidados a ver todas essas faces sob outro prisma ao ler o mundo Aos olhos da Morte.

A narrativa de M. D Amado sempre me surpreende. Em Aos olhos da Morte, os contos sugerem cores, sons e cheiros: há certo lilás surgindo entre as letras; ah, e os sons da morte, convidativos, suaves, ou rudes e intensos como as mais desesperadas melodias? Depois, são os aromas e sabores que vão do sedutor ao repugnante em um caminho sinestésico do qual é difícil não se deixar envolver.

E que historias são essas, todas marcadas pela morte? Variações sobre um mesmo tema, de forma equilibrada e interessante. Eu li cada conto em momentos e dias diferentes, e a cada leitura, algo de novo. Não vou detalhar os contos, deixo esse prazer ao leitor, apenas vou comentar o primeiro e o último texto do livro.

O primeiro conto do livro apresenta-nos de fato aos olhos da morte, uma narrativa fascinante, sobre a qual me arrisco - afinal sou leitora, não crítica literária - a ver um caminho metalinguístico no que se refere ao próprio ofício do escritor fantástico, no que traz do papel imortalizante da literatura. Escrever é vencer ou unir-se à morte e nas primeiras páginas, podemos perceber essa verdade.

Mas também as sombras têm força nessas histórias e em cada conto que surge, a morte pode vir representada no inferno, na idéia do eterno retorno, no castigo, nas culpas, nos arrependimentos derradeiros pelos riscos que não foram ousadas, pelos abraços e declarações guardados no silêncio. Estes assustam e também comovem. Há a batalha entre o amor e a morte, a morte que ama, a morte em vida, a morte negada, a morte frente à culpa, aos pecados de cada coração, ao desejo de fugir da realidade... brincando com dogmas, mitológica, obcecada, surreal... Esperada ou temida, pode ser terna, meiga, sedutora, cruel, terrível.

O ultimo texto do livro “A morte como ela é”, é um dos textos mais bonitos e verdadeiros sobre viver e morrer neste mundo tão complexo no qual vivemos. Mas se este é um livro sobre a morte, como pode ser também tão cheio de vida? Pois são justamente estes opostos que se buscam e um dia se encontram em cada um de nós, viver e morrer, morrer e viver, seja metaforicamente, seja da forma mais real possível, é humano, é universal. Assim como o é este Aos olhos da morte. Em todas as suas nuances, a morte é extremamente bem representada nos contos.

Faça sua escolha: ao som de The 69 Eyes ou silenciosamente, em meio a uma multidão nos grandes centros, mergulhado em águas tranquilas ou em uma estrada vazia, arrisque-se e leia a realidade tecida neste universo fantástico a sua disposição nestas páginas.

Título: Aos olhos da morte
Editora Literata / Selo Estronho

ONDE COMPRAR

* Loja Estronha;
* Livraria Cultura online;
* Em Praia Grande, SP - Livraria Nobel, Av. Presidente Costa e Silva, 532 - Boqueirão
* VISITE O SITE OFICIAL DO LIVRO - www.mdamado.com.br/olhos

Peter Menegat 17/10/2010

O Encanto da Morte
A Morte, esse paradigma humano, esse mistério que nos intriga, é incompreensível para as nossas limitadas e medíocres mentes que inconscientemente desejam a imortalidade, queiramos, aceitamos ou não, esse desejo faz parte de nosso instinto, parte de todos nós.
A Morte, que me olha e que me deseja desde o meu primeiro instante de Vida, desde que nasci, passo a Viver e ao mesmo tempo indo ao seu encontro, a cada dia, a cada segundo, Vivendo e Morrendo.
A Morte, que inspira meus versos, desde que perdi um amigo muito querido, um verdadeiro amigo que foi ao seu encontro de forma triste, trágica e assustadora. E desde que descobri a minha Alma de Poeta, incompreensível a mim mesmo e sensível as emoções, sentimentos, fatos e tragédias de nosso corriqueiro e monótono cotidiano.
A Morte, que é implacável, insana e insaciável, terrível e horrenda muitas vezes, trágica noutras situações, que provoca o medo e ínsita o temor.
A Morte, que leva ao nunca mais, ao desconhecido. Todos sem exceção, que se encontrarão noutro tempo, noutra Vida talvez.
A Morte que traz a dor e o choro, que traz a comoção, a revolta e o repúdio a Injustiça, é a mesma Morte que traz a esperança, de ser possível algo mais, uma Vida além do que conhecemos.
Marcelo D. Amado nos mostra uma nova visão, o outro olhar, o outro lado da Morte, que sente todas as emoções e sentimentos Humanos, tão confusos e incompreensíveis a nós mesmos, amando, sonhando e sofrendo a cada Vida arrancada, tirada de nosso mundo.
Eu confesso que, depois de perder o meu querido amigo em um trágico e triste acidente, fiquei com muito medo, exalou o temor sobre a Morte que eu desconhecia de mim mesmo, mas após ler o livro de Marcelo Amado, passei a ver a Morte com outros olhos, não temendo mais a Morte em si, mas sim, ainda, um Medo da forma, da maneira de Morrer, em uma tragédia, com muita dor, angústia e sofrimento por exemplo. E também passei a aceita-la conscientemente, embora no meu âmago profundo, inconsciente ainda implore pela imortalidade, pela Vida terrena, eterna.
Por tudo isso, eu recomendo esse livro! É muito bom, é muito massa! :D
Mas por favor, leia-o antes de Morrer. Pois talvez depois, não possa ser mais possível hehehehehehe
E tem mais uma coisa, não tente fugir da morte, é impossível, pois mais cedo ou mais tarde, você correrá loucamente para os seus braços, seus beijos gélidos e o calor de seu corpo pálido e frio.

VLW Marcelo!
Abração e muito sucesso!

Peter Menegat

Ray 29/01/2011

Resenha Aos Olhos da Morte para o blog Livros Me Mordam
Como você sente a morte? O que você pensa dela? Selvagem? Triste? Má? Esqueça. É sério. Esse livro te abre a mente e mostra que a morte não é esse bicho de sete cabeças que nossa vovó nos conta, mas que ela pode ser uma baita gostosa. Hahaha.
Amado é uma pessoa muito próxima a mim. Nos damos bem, nos queremos bem e eu o admiro muito. Daí pesa criticar o livro dele. Ô, se pesa! Vamos à historinha de como conheci o autor e como seu livro chegou a mim.
Twitter, ó twitter. Comecei a seguir a Editora Estronho e num belo dia com meu espírito pidão, entrei em contato com o Marcelo para oferecer uma parceria numa promoçãozinha do blog que eu participava. O louco aceitou e ainda por cima me mandou dois livros. Eu nem podia acreditar. Quase tive um ataque do coração pela disponibilidade e confiança que ele me ofereceu. Muitos dias depois os livros chegaram (correios. hunf.) e depois de terminar outras leituras, me dediquei a ele. Em poucas horas num espaço de dois dias terminei o livro, sempre comentando com o próprio sobre minhas impressões das histórias.
‘’Aos Olhos da Morte’’ é uma coletânea de 21 contos onde o figura do Marcelo nos mostra as diferentes facetas da temida senhora. Sexy, gostosa, bonita, amigável, velha conhecida ou até mesmo julgadora. De qualquer forma a morte vem e vai te levar.
Entre risadas, choros e até vergonha eu vivi e senti todas as histórias contidas ali. Com sua narrativa e de linguagem extremamente sinceras, o texto me cativou e me fez entender porque o autor fala com tanta naturalidade sobre um tema que ainda arrepia a nuca e molha os olhos de muitas pessoas. Amado escreve de forma única e não força o leitor a encarar a morte de outra forma, quando você fecha o livro já não é mais a mesma pessoa. Ao colocá-lo na estante senti uma dorzinha no peito e pensei: ‘’É. Esse é um daqueles livros que mudam a vida da gente quando lidos na hora certa.’’
Lidar com a morte não é sempre igual. Ela não é cruel ou amável com todos. A morte é o que você merece e acredita que ela seja. Se, durante sua vida, você olhar para a morte com ternura e tranqüilidade é assim que ela virá, talvez se torne até um alívio. Mas você a temer e repudiar, ela vai esmagar sua alma, será como uma tortura sem fim. Isso sem falar em como é pra quem fica. Para os vivos a morte, quase sempre, é sinônimo de medo. Mas o que pensam os mortos? O que pensa a própria morte?
O diferencial desses pequeninos e deliciosos contos são os pontos de vista de que partem. Do morto, do vivo, do assassino, do coveiro que também morre. Pois é. Depois dessas páginas, meus olhos já haviam lido e minha imaginação visto coisas completamente diferentes. Acreditem. Esse livro muda as pessoas com apenas 122 páginas.
‘’Aos Olhos da Morte’’ foi impresso numa parceria entre a editora Estronho e a editora Literata. Procure o autor, leia seu livro e se surpreenda com o novo olhar que você vai ter dali pra frente.
Amado, você está de parabéns. Seu livro é um de meus favoritos.

www.livrosmemordam.blogspot.com

Ana Rodrigues 28/12/2010

A Morte tem muitos olhares
Tenho observado algo nessa nova e impressionantemente grande safra de blogues literários brasileiros é uma reclamação quase que constante por partes dos seus resenhistas/comentadores. Todos eles reclamam de como é dificil resenhar livros de contos.

Curiosamente, eu só tenho essa dificuldade quando o livro é ruim e nenhum conto se salva. Afinal, com tantas histórias ali, pelo menos uma tem que se salvar. Não é?

No caso da coletânea do mineiro M.D. Amado não tive esse problema.

Primeiro, umas palavrinhas sobre o autor. Marcelo Amado é o responsável pelo site Estronho e Esquesito que desde de 1996 vem publicando ‘causos’ estranhos e literatura fantástica na internet.

É, 1996 mesmo. Existia internet naquela época, juro.

Ele prosseguiu com o site aos trancos e barrancos, com pausas e hiatos. Mas o Guardião do Estronho nunca desistiu. E começou a escrever também.

Ano passado, publicou o ebook ‘Empadas e mortes‘ – votado como o melhor ebook de 2009 no prêmio que organizei. O livro serve como aperitivo para a publicação seguinte, que é o ‘Aos olhos da Morte’.

Deu para ver que a irmã mais bonitinha do Morpheus é uma das musas do cara, né?

A escrita é poética, chegando as vezes ao limiar do forçado. Há bons dialogos em alguns dos contos e a construção de cenários é muito boa, consegue levar o leitor a estar na situação.

Na verdade, o grande ‘porém’ do livro é por ser uma coleção de histórias de um mesmo autor sobre um mesmo tema. Isso levar a ter alguns plots e situações repetidos, contados do mesmo jeito, com a mudança de alguns detalhes. Acidentes de carro, por exemplo, são uma dessas constantes, inclusive com algumas descrições muito parecidas. Separados, isso não seria um problema, mas em um livro que os reune isso por vezes cansa o leitor.

Estraga o efeito final? De jeito nenhum. A prosa tende ao poético, como já disse, e por isso tem ritmo, o que acaba conduzindo a leitura. Há personagens carismáticos em situações intrigantes – e a Morte metamorfa, que aparece diferente, por vezes juíza, outras conselheira e até amante. Seu rosto depende do olhar que lhe é dirigido.

Os contos por vezes são mais direcionados a trazer medo, mas alguns tem um tom melancólico e suave, mais voltado a reflexão. Inclusive, em ‘Suzana’, há uma lição de moral mais explícita ao trazer o balanço de vida de uma mulher que viveu sem se preocupar com as consequências finais dos seus atos.

Há histórias de amor entre mortais e a Dama do Fim, relatos dos caminhos que percorremos no pós-Vida, conversas entre amantes que foram separados por ela.

Minha história preferida é ‘Nas areias do Deserto’, que é uma das mais curtas, porém atrai ao recontar uma história conhecida por um angulo bastante peculiar. ‘O som da Morte’ e ‘Um instante de vida’ também se destacam pela segurança da prosa e pela inusitado do que contam. ‘A Igreja’ é contada em forma de causo, concedendo-lhe um tom diferente do resto livro.

Em relação ao contos, o meu ‘porém’ vai para ‘A morte em traços coloridos’, que pede por mais palavras para ser contada. Ficou menor do que deveria, dando a sensação de que não está completa.

Sobre o livro em si, a capa é muito bacana, porém escura demais . Nada de errado nisso, só eu que estou cansada de capas escuras, é pessoal. Ela se beneficiaria se tivesse os detalhes em dourado gravados em relevo – mas isso iria encarecer demais o livro, que pelo conteudo já vale a compra. Para mim, o autor só precisa se libertar de algumas inseguranças. O livro tem quatro depoimentos sobre ele e o seu trabalho, que não seria necessários já que seu texto fala por si só.

Afinal, tem que ter muita audácia para colocar a Morte usando calcinha lilás.

Amanda Reznor 29/04/2011

"Chocrível" !!!
M. D. Amado demonstra seus dotes literários através de 21 contos deliciosamente vitalizados com a morte.

Numa linguagem descomplicada e contínua, corremos os olhos pelas páginas como se “rolássemos montanha abaixo”, sensação deliciosa de entrar num texto que não fica “travando” ou encasquilhando a leitura, ou seja, mais ação e menos enrolação!

Além de apresentar histórias originais e bem trabalhadas, Amado nos convida a viajar no colo da morte, sentindo seu embalo suave ou forte, ou das formas mais diferentes que se poderia imaginar.

Meu destaque vai para o conto Da Escuridão ao Amanhecer, texto de tom lírico mais aflorado com uma bela composição de símbolos, para A Sombra e o Anel, interessante conto que faz alusão ao “além da vida”, e para o conto Suzana, história rica que nos prende até a linha final!

Annie 08/09/2011

Um bom livro de contos!
Aos OLHOS DA MORTE veio parar em minhas mãos num mero acaso. Eu já estava com ele na lista de futuras compras e a oportunidade de tê-lo apareceu antes do que eu imaginava, por meio do próprio autor. São contos curtos, dando ênfase à Morte através de seus vários prismas.

Ela conta uma de suas histórias, Ela é comentada por quem a conheceu, Ela se mostra nos acontecimentos diários de quem vence o tic-tac do que se entende por vida. Aqui a Morte julga, é julgada e se aproxima do leitor com diversas facetas, permitindo uma vez ou outra que sua presença seja não só convidativa, mas desejada.

Ela se vê frágil quando se apaixona, se sente culpada quando abandona o dever de cortar o laço de alguém, muda toda uma cadeia de eventos, se diverte sadicamente na inquietude dos espíritos e na ignorância dos vivos. Ela vem suave e delirante nos sonhos de alguns e os carrega gentilmente deixando uma agradável lembrança. Em outros casos a Morte rasga num rompante e deixa perdida sua vítima.

São 21 contos interessantes de se ler. Como sempre a gente acaba tendo alguns favoritos. Entre os que eu mais gostei estão ‘O Inferno Não é Como Você Imagina’ (que começa como uma rotineira descrição de atividades aparentemente comuns e em 2 parágrafos o caos se instaura repentinamente, tendo um desfecho muito legal), ‘E Agora Estou Aqui’, ‘Caminhos’ (onde você é induzido em breves momentos a ter pena do algoz), ‘O Fim de Um Sentimento’ (ironicamente ocorrendo na morte como na vida), ‘Da Escuridão ao Amanhecer’...existem no mínimo mais 5 que eu gostei DEMAIS (‘Suzana’ na minha opinião é perfeito!).

Não é uma leitura aterrorizante da Morte, tão pouco caricata ou banalizada. É fluída e cheia de cotidianas passagens. O livro foi publicado em 2010 pela Editora Literata, tem a apresentação de Georgette Silen e o prefácio de Rober Pinheiro, mas é infelizmente pouco conhecido. Vale a pena dar uma conferida e você pode encontrar ele por R$20,00 na Livraria Estronho e ainda ganhar pontos no programa de fidelidade da livraria.

Mais informações sobre o livro: http://editora.estronho.com.br/index.php/aos-olhos-da-morte

Psychobooks 27/12/2010

Morte é sempre associada a temas mórbidos e, é impossível evitá-la.

Muitos temem a morte, outros a vêem como um recomeço, o fim de um sofrimento… Mas afinal, o que vem depois da morte? Impossível saber muito menos especular sem levantar questões doutrinárias.

M. D. Amado, criou um livro com 21 contos tendo como tema base a morte.

Confesso que iniciei a leitura com um pé atrás, afinal que tema mais estranho para uma pessoa se fixar.

Imaginei que haveriam contos relatando as mais diversas formas de morte, mas as mortes ‘morridas’ mesmo.

Mas lendo esse livro, em especial o conto “A morte não pode amar” percebi que morte não é somente quando ‘morremos’ somos enterrados, cremados ou seja lá o que for. Mesmo vivos, podemos morrer, não fisicamente, mas espiritualmente.

Ok ok, tá ficando confuso e piegas o que tô dizendo, então vou mudar o foco. rs

Talvez a morte marque o fim de nossa existência, e há várias formas desde as mais trágicas, as mais corajosas e apaixonadas, mas no fim só há uma certeza: A morte é INEVITÁVEL, talvez adiável, mas um dia, chegará sua vez!

Você tem medo de morrer?

Gostou? Acesse:

danilo_barbosa 21/02/2011

Veja as várias faces da Dama de Negro
A humanidade sempre teve uma relação intrínseca com a morte. Alguns a veem como a libertadora, outros como a destruidora das nossas felicidades. Mas como ela na verdade influencia nosso modo de ver o mundo?

Pois é, M. D. Amado resolveu colocar no papel em contos o seu fantástico fascínio pela grande Ceifadora e, entre as páginas de Aos Olhos da Morte de (Estronho, 122 páginas), você percebe que sua presença pode não ser tão temida, feia e fria quanto esperávamos.
Com um tema tão complexo, o autor consegue criar de forma rica e poética um contato ímpar com a finitude e os sentimentos de perda e transformação que a morte nos coloca. Você se apaixona, sorri se choca ou fica horrorizado tantas vezes que é impossível prever o que virá na próxima linha.
Apesar de um livro curto, seus 21 contos mostram uma variedade imensa desta passagem para o outro lado. Podemos ver desde uma morte personificada numa linda dama sedutora até um triste desencarne traumática. Contemple as doces venturas do céu ou ouça os gritos do seu inferno particular. Nas páginas deste livro, todos os seus maiores desejos ou medos sobre a morte podem ser possíveis.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

ArenaFantástica 10/03/2011

ARENA FANTÀSTICA - Resenha: Aos Olhos da Morte
Ironias a parte, Aos Olhos da Morte é uma coletânea de contos do autor mineiro Marcelo Dias Amado na qual ele apresenta as diversas formas de se encarar a morte, e de, por vezes, como ela encara você. Com uma narrativa leve e fluente, o livro é agradável e bem escrito, demonstrando o talento e a técnica do autor em cada um dos contos. Com pontos de vista e personagens controversos o livro atinge todos os públicos, embora pela temática de alguns dos contos eu não o sugira para menores de… hum… 15 anos.

Seja como uma garota de calcinha lilás, ou como um julgamento de nossas vidas, Amado nos aproxima e nos revela os muitos mistérios que a “ceifadora” nos...

LEIA MAIS EM:

OU

arenafantastica.com

Literatura 15/12/2011

Veja as várias faces da Dama de Negro

Pois é, M. D. Amado resolveu colocar no papel em contos o seu fantástico fascínio pela grande Ceifadora e, entre as páginas de Aos Olhos da Morte (Estronho e Editora Literata, 122 páginas), você percebe que sua presença pode não ser tão temida, feia e fria quanto esperávamos.

Bem, como não sou de soltar spoilers, colocarei em destaque três contos que mais me chamaram a atenção, ok? Apesar de ser difícil escolher algum conto em específico aqui, tentarei mostrar para vocês o que esperar deste livro delicioso...
Primeiro, eu recomendo Aos olhos da Morte. O conto que abre esta antologia e da nome ao livro é uma singela homenagem do autor ao seu objeto de desejo mais secreto. Aqui ele se encontra com a morte e de uma maneira intimista, dá um tom de humanidade e sentimentos a nossa temida dama, que são de uma delicadeza maravilhosa. Não tem como não se dividir entre a paixão e o horror nesta obra.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Peter Menegat 23/02/2014