Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade

Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade Yuval Noah Harari

Resenhas - Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade

Biah 01/11/2022

Pandemias e política, como estão ligadas?
Uma leitura rápida e capaz de lucidar um pouco os conscientes sobre um momento histórico pelo qual passamos recentemente, fazer-nos entender um contexto maior, e que cada atitude gera uma consequência, e nesse cenário não se tem muitas chances para fazer escolhas erradas!

"Para derrotar uma epidemia, as pessoas precisam confiar nos especialistas, os cidadãos precisam confiar nos poderes públicos e os países precisam confiar uns nos outros. Nos últimos anos, políticos irresponsáveis solaparam deliberadamente a confiança na ciência, nas instituições e na cooperação internacional. Como resultado, enfrentamos a crise atual sem líderes que possam inspirar, organizar e financiar uma resposta global coordenada", no entanto presenciamos um cenário onde a "xenofobia, isolacionismo e desconfiança agora caracterizam a maior parte do sistema internacional".
"Sem confiança e solidariedade globais não seremos capazes de parar a epidemia do coronavírus, e é provável que enfrentemos mais epidemias desse tipo no futuro."

Patrícia 03/02/2022

"Neste momento de crise, a batalha decisiva trava-se dentro da própria humanidade. Se essa epidemia resultar em maior desunião e maior desconfiança entre os seres humanos, o vírus terá aí sua grande vitória."

JK | @analisespitorescas 14/10/2020

Li bem no começo da quarentena.
Um livro sucinto, mas com dicas valiosas e tão antigas...

Henrique 22/08/2020

Ainda não aprendemos com o passado
Originalmente publicado no site da revista Time, trata-se de um artigo que expõe a realidade vivida em pestes já enfrentadas pela humanidade em momentos distintos da história. Ensina que cooperativismo e confiança mútua entre nações é fundamental no processo de manutenção e desenvolvimento dos sistemas de saúde ao redor do mundo.

Fernando Marques 27/07/2020

Muito bom, aprendemos como globalização é importante em uma pandemia.

Thiago Barros 21/05/2020

Rápido e prático
Breve, relaciona situações históricas de doenças virais que atingiram a espécie humana. Coloca como ponto as consequência e vantagens do avanço tecnológicos nos meios de comunicação, transporte e científico. Por fim, enfatiza a importância do sentimento da solidariedade mundial, incentivando um coletivismo entre as nações para o êxito dessa batalha contra o invisível.

gabrielt3norio 12/05/2020

Sucinto
Yuri como sempre direto ao ponto. Breve, porém deixa os pensamentos mais organizados após a leitura.