Origens da Fundação

Origens da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Crônicas da Fundação

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcelo.Pedroni 01/03/2024

Com chave de ouro (ou bem perto)
Um final muito digno de uma das melhores séries de ficção científica que já li.
Acredito que alguns pontos ficaram soltos ou meio simplificados demais, mas em geral é um encerramento muito bom.
Muito interessante ver como o protagonista cresce até se tornar o que é, na trilogia inicial.
Desmistificando a figura de "deus" que temos no início da trilogia, mas sem desmerecer sua grandiosidade.
Outro ponto chave é o link que estabelece com outras obras que escreveu, de maneira brilhante, sutil, criando um universo expandido que apenas te faz querer mais e mais!

Beatriz3345 23/02/2024

Ficção perfeita
Esse é o tipo de ficção que a gente se sente completamente imerso naquele mundo, e não consegue parar de ler. Apesar de ser uma ficção científica escrita em 1992, 32 anos atrás, o livro trás muitas analogias aos dias de hoje. Isaac Asimov foi mais uma vez brilhante com a história e o seu desenrolar, com uma escrita leve e de fácil compreensão, amei! Estou ansiosa para ler o próximo do mundo fundação.

Gustavo195 30/01/2024

Livro de desfechos, começo meio lento, mas desenvolve bem os acontecimentos e relacionamentos construídos e tem ótimos clímaxs

ViniciusTorresO 08/01/2024

UM BOM LIVRO LIDO NA ORDEM ERRADA, TALVEZ?!
Sinto que deveria ter lido esse livro na ordem cronológica junto com o prelúdio a fundação. Mas é um bom livro e foi um encerramento de uma grande saga, apesar de ter alguns defeitos na caracterização de personagens, sendo todos muito parecidos, pra não dizer iguais, os livros seguem surpreendendo até o final, uma maravilha de enredo, e algumas reviravolta muito encaixadas.

Tuler 11/10/2023

Obra literária
Muito bem escrito como já é de praxe quando se fala dr Isaac Asimov. Toda a trama arquitetada pelo autor é incrível, trazendo referências constantes dos livros anteriores, é uma sensação sem igual mergulhar nesse universo escrito por Asimov.

Lunardi 09/10/2023

Só leia se você comprou o box já
Apesar de ser o volume de fundação com mais arcos dramáticos de personagens, Origens é extremamente enfadonho e ascescenta quase nada para o lore da serie. Um livro extremamente tedioso e prolixo, qualquer conflito real se resolve em poucos capítulos e a maior parte do texto é sobre disputas administrativas tediosas.

Luiz.Goulart 08/10/2023

O "bom velhinho" e sua fórmula
Após ter lido os três livros originais da série Fundação de Isaac Asimov e os dois volumes que antecedem a saga, estou pronto (mas não tão animado) para os dois volumes que concluem a história. Este foi o 8º livro do “bom doutor” que li e Asimov é indiscutivelmente uma fera na ficção científica, mas não tem um texto muito elegante. Notei certa fórmula que incomoda com excesso de adjetivos e de advérbios de modo e diálogos desnecessários. A exigência de leitores e editores levaram o autor a escrever os livros Prelúdio e Origem da Fundação que não acrescentam nada à trilogia original que já não era tão especial assim, mas que é um sucesso editorial e uma unanimidade pela crítica mundo afora.

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/5248677325871008951

Matheus1028 30/09/2023

Jornada memorável
E então acabou...
Essa foi uma grande jornada, memorável com certeza!

Esse livro teve um ar de melancolia para mim, por ser o último e principalmente pela questão de alguns personagens que "se foram"...

É incrível ver como tudo culminou para chegarmos ao surgimento das Fundações. Hari Seldon será sempre lembrado, assim como Isaac Asimov, um gênio criando outro.

Até mais Fundação...
Rafaela.Moura 30/09/2023minha estante
Estou lendo Eu, Robô e já sinto que terei que comprar mais livros do Asimov ?

Matheus1028 30/09/2023minha estante
Sim! Pretendo ler tudo dele também ?

Japam Martins 27/08/2023

O Gran Finale
Após ler 7 livros de, não só na minha opinião, a melhor série de ficção científica de todos os tempos (li isso durante anos nas contracapas) eu concordo muito com essa afirmação, não que eu me lembre totalmente de todas as histórias de todos os sete livros pra fazer essa análise crítica, porém nunca vou esquecer o quanto me diverti e até mesmo aprendi lendo não só essa série como todos os livros do Isaac Asimov, que então ligados pelo mesmo universo,
O livro termina com um "gostinho de quero mais", provavelmente pelo autor ter morrido depois de lançar esse livro e talvez ele pensasse em escrever outros (teorias da minha cabeça), porem foi um final que me satisfez, principalmente pela história ter dado uma volta completa, se ligando ao início do primeiro livro, Fundação.
Mesmo com a falta de um resumo do último livro no inicio e alguns capítulos chatos, repetitivos e arrastados, o livro é um dos melhores da série, e que não tem sua qualidade abalada por esse pequenos defeitos.
Se você estiver interessado numa série de livro ótima porem gigante e que já acabou... boa sorte com esse vício.

Emanuel 18/08/2023

Depois da trilogia original esse foi o que eu mais gostei. Não tem tanta coisa acontecendo, mas cada parte lida com um personagem diferente e uma fase diferente da vida do Seldon que foi muito legal de acompanhar. Ele é um bom protagonista. É carismático, esperto, amoroso, um bom pai, bom esposo, bom avô, bom líder, e tudo isso contribui e justifica o aspecto mitológico que ele assume depois. A única coisa que me pegou foi que o império durou de forma estável durante 12 mil anos, mas se desintegra em 40. Ok que ele já apresentava sinais, mas é muito discrepante esses períodos kkkkkkkkk. Pra mim já não era lógico durar esse tempo todo com o tanto de intriga que acontece e acaba de forma muito rápida, sei lá. Achei abrupto.

Sr.Cordeiro 29/07/2023

Erros e acertos do escritor
A criação e uso da psico história me moveu até aqui, foi um pouco decepcionante não desenvolver um pouco mais essa parte. Porém me manteve muito atento na história, o fato de apresentar Seldon com seus problemas humanos, suas falhas de caráter, seus temores, acabou me prendendo e me conquistando. Recomendo ler até o final.

Marcelo.Castro 24/07/2023

Desnecessário
Último volume da "expansão" da trilogia base da Fundação e, assim como nos demais livros do universo expandido, inevitável a sensação de que estamos diante de um livro desnecessário. Não que isso torne o livro ruim. A história é boa, mas, fundamentalmente não traz nada de essencial para a história geral, apenas alguns acréscimos e curiosidades, além de acertos para a pretensão de Azimov de colocar toda sua obra dentro do mesmo universo e linha de tempo. Para quem gostou muito da trilogia base, e quer passar um pouco mais de tempo nesse "mundo", é válido. Mas, repito, nada essencial.

Marcos774 11/07/2023

O final de tudo!
O último livro da ordem de lançamento da saga Fundação, e pra mim, se tornou sem dúvida um dos favoritos.

O livro segue os acontecimentos do anterior, em toda a luta de Hari Seldon em busca de estabelecer o plano que salvará o futuro da humanidade. No entanto, esse tem um peso emocional muito maior do que o anterior, pois vemos os anos passarem, e o Hari ficar cada vez mais velho, enquanto parece que o seu sonho de estabelecer a psicohistória fica cada vez mais impossível.

Foi fantástico presenciar toda a luta e empenho do Hari. Esse livro é maravilhoso, e sem dúvida alguma é um dos melhores de toda a saga.

Raphael Trivelati 23/06/2023

A História de Hari seldon
O livro conta a história de vida do personagem principal da trilogia fundacao. Em alguns momentos pare ter um pouco de pressa para dar conta de criar a narrativa para tantos fatos e elementos que permeiam a história da fundação. No mais é um bom livro...

1 | 2 | 3 | 4 | 5