Viver, A Que Se Destina?

Viver, A Que Se Destina? Mario Sergio Cortella

Resenhas - Viver, A Que Se Destina?

1 | 2 | 3 | 4

Carla.Parreira 22/02/2024

Viver, A Que Se Destina? (Mario Sergio Cortella e Leandro Karnal). Cortella e Karnal abordam em nove breves capítulos diferentes questões, tais como: a origem da vida; limites da liberdade; motivos por trás de atos extremos; influências em nossa trajetória; talento, vocação ou esforço; perspectivas sobre possibilidades e destinos; e reflexões sobre escolhas e circunstâncias além do nosso controle. Eles destacam a complexidade dos fatores que moldam nossa existência e a busca contínua por respostas em meio a incertezas. Os autores ressaltam que somos produtos de nossa história, mas essa história não define totalmente quem somos, gerando contradições e interpretações diversas. No primeiro capítulo, "Eu não pedi para nascer", eles exploram os múltiplos significados desse enunciado, desde a negação de responsabilidade até a reflexão sobre nossa liberdade e comprometimento com a realidade vigente.

No segundo capítulo, intitulado "Até que ponto somos livres?", Cortella e Karnal nos convidam a refletir sobre o conceito de liberdade. Questionam a extensão e as condições do nosso livre-arbítrio - em que medida estamos verdadeiramente livres para escolher, decidir e seguir nossos caminhos desejados. Exploram a ideia de que a existência está intrinsecamente ligada a lidar com desafios e obstáculos diariamente, em diversos contextos sociais, econômicos, geográficos e culturais. Os autores sugerem que a tragédia pode aumentar nossa liberdade, pois em momentos difíceis as escolhas se tornam menos previsíveis, desafiando-nos a lidar com o desconhecido.

No terceiro capítulo, intitulado "Por que algumas pessoas se matam?", Cortella e Karnal abordam as razões por trás do suicídio. Discutem que o sofrimento intenso, seja de natureza religiosa, política, emocional ou psicológica, pode levar algumas pessoas a optar por tirar suas próprias vidas. Enquanto algumas lutam diariamente pela sobrevivência e não têm tempo para contemplar essa opção, outras se veem imersas em preocupações mais urgentes, como a busca por comida. Os autores exemplificam essa realidade com o contexto do mendigo, destacando como a luta pela sobrevivência pode desviar o pensamento de pensamentos suicidas.

No quarto capítulo, "O que nos trouxe até aqui?", Cortella e Karnal exploram como nossa história social molda nossas escolhas e trajetórias. Analisam como atribuímos significados às nossas experiências, decisões e preocupações, influenciados pela historicidade de nossas práticas sociais. Os autores citam eventos marcantes na história para ilustrar como esses fatores históricos moldam nosso presente, enfatizando a complexidade e contradições inerentes à nossa trajetória.

O quinto capítulo, "Dom, vocação ou esforço?", aborda o desenvolvimento humano, talentos e habilidades como resultado de dom ou vocação. Os autores destacam que o sucesso requer esforço individual, dedicação e prática, além de ressaltarem a importância de imprimir nossa própria marca, responsabilidade e disciplina em nossas atividades, especialmente no âmbito profissional.

O sexto capítulo, "Nada é possível; tudo é possível", discute a dualidade entre o potencial infinito e as limitações que enfrentamos. Os autores exploram a ideia de que, embora não possamos ser tudo, somos capazes de nos tornar diversas coisas ao longo de nossa jornada. Destacam a importância de construirmos nossas trajetórias, lidando com escolhas e circunstâncias que fogem ao nosso controle, mas que nos moldam nas interações sociais e históricas. Refletir sobre o propósito da vida nos leva a considerar as diferentes direções que tomamos e redefinimos ao longo de nossa existência.

No sétimo capítulo, "Menos inspiração, mais transpiração: Há destino?", os autores abordam a ausência de certezas e determinismos nas escolhas que fazemos. Enfatizam a importância de estarmos preparados para as oportunidades que surgem, ressaltando a necessidade de nos esforçarmos e nos dedicarmos para alcançar nossos objetivos. O ser humano é instigado a pensar, planejar e replanejar suas rotas, buscando escapar do previsível e do convencional, e assim, vivenciar, aprender e se desenvolver.

No oitavo capítulo, intitulado "Somos quem escolhermos ser", os autores nos convidam a refletir sobre as escolhas que fazemos e as consequências que acarretam. Destacam que cada escolha, feita com inteligência, traz consigo desafios e aprendizados. As decisões que tomamos moldam nosso caminho e nos levam a deixar algo para trás enquanto abraçamos novas possibilidades. As escolhas, mesmo individuais, contribuem para a construção do nosso eu e das relações com o outro, em um constante diálogo que permeia a vida.

Por fim, no nono capítulo "Eu, por mim", os autores ressaltam a multiplicidade do destino, a complexidade das escolhas e a capacidade de interferirmos em nossas vidas sem controlar tudo. Destacam a importância de nos tornarmos seres mais aprimorados ao longo do tempo, aceitando as perdas e potencialidades que surgem em nosso caminho. A vida é composta por ciclos de recomeços e escolhas, em que nos situamos nas relações dialógicas com os outros, em uma jornada conjunta de aprendizado e evolução constante.

@pedro.h1709 19/02/2024

Viver - a que se destina?
"Fazer a pergunta correta é a alma da Filosofia, muito mais do que a resposta."

O presente livro é uma conversa muito interessante entre Cortella e Karnal a respeito do porquê viver e qual o seu destino. Como exposto na própria obra, questionar sobre o destino de viver já implica na expectativa de que haja um destino, uma razão para o viver. Os autores discutem então se deve haver um sentido ou se a vida pode ser um conglomerado de circunstâncias aleatórias, falam sobre a vontade de viver, se existe um destino ou se há liberdade de escolhas, o que essas escolhas implicam; falam ainda sobre como o sujeito constrói o próprio sentido de viver e terminam com suas formas de entender o sentido da vida. No entanto, como não poderia ser diferente, encerra-se com a percepção de que cada um entende o sentido da vida à sua maneira, particular de cada sujeito.

?Será que quem exerce a liberdade o faz??. Exatamente porque já o é. E quem deseja sê-lo não consegue porque tem aquilo no campo do desejo e não no da prática."

Jéssika 04/01/2024

Filosofia e sentido da vida
Um bate papo entre Karnal e Cortella é sempre admirável. Mesmo que em alguns momentos, eu duvide das minhas capacidades cognitivas. O livro pode trazer percepções interessantes sobre a construção do viver.

Simone 30/12/2023

Cortella
É Cortella, ne? Nao tem como ser ruim, um livro que você termina em duas horinhas, mas é sempre bom reler porque ele remd idas otimas. Apesar de escrever coisas óbvias, ate o óbvio é bom ser relembrado.

nifontana13 01/08/2023

Várias divagações que nos levam ao questionamento pessoal e coletivo sobre tantas questões importantes. Complementando a leitura, houve a palestra discutindo esses temas, também ótima.

CharlesSouto 22/07/2023

Sensacional bate papo que convida ao pensar.
Leve e profundo.

Entre um café e outro cai bem.
Mas só se você quiser.

Carlos.Magnun 28/05/2023

Viver, a que se destina?
Um bate papo entre dois amigos, abordando alguns temas que nos fazem pensar sobre a vida e os caminhos!

milene85 19/05/2023

Livro espetacular! tentei imaginar o diálogo com a voz dos consagrados falando na minha mente - minha primeira experiência com essa estrutura, e da vontade de grifar o livro inteiro! cada página é um surto.
esses caras são foda

Susy 03/05/2023

Achei incrível a forma que conseguem dissertar sobre diversos assuntos, principalmente sobre a visão de diversas culturas, religiões e a própria ciência.

Jonas Felipe 19/04/2023

Uma conversa repleta de reflexões filosóficas.
Bora lá! O livro é muito relevante e descontraído, pois possui uma linguagem de fácil entendimento.

Os autores ao decorrer do texto estabelecem vários questionamentos pertinentes a vida, mas todos são sabiamente contextualizados.

BRUNO799 06/03/2023

Todos deveriam ler
Exelente livro, fácil compreendimento e que nos trás imensas questões a se refletir, um livro pelo qual vale a pena se dedicar algum tempo de sua vida.

Flavia Bevilacqua 04/01/2023

Responsabilidade pelas escolhas.
Este livro é uma conversa entre Cortella e Karnal. No texto eles discutem sobre liberdade de escolha e destino dentro das possibilidades oferecidas. O livro traz mais questionamentos do que respostas, o que leva o leitor a refletir sobre sua responsabilidade sobre sua própria vida. Os textos contém muitas referências e isto nos leva a querer conhecer mais sobre outros temas brevemente mencionados durante a leitura.
A leitura foi fluída. Recomendo este livro.

Karin 13/11/2022

Uma víveres entre dois homens tão inteligentes, cultos e bem humorados é sempre muito proveitosa e tem conceitos para toda a vida.

Mariana 08/11/2022

Esse livro alugou um triplex na minha cabeça, me fez refletir sobre vários assuntos que eu já mais pensaria.
Escrita super fácil de ler.

Everton 03/11/2022

É um livro bem curto no estilo bate papo, parece um pouco uma conversa de bar, a diferença é que existe uma competição para ver quem usa palavras mais rebuscadas ou cita o maior número de referências durante uma frase. Eu prefiro ler textos mais diretos, parece que na intenção de exagerar em floreios da fala o texto fica meio chato de ler.

1 | 2 | 3 | 4