O Horror de Dunwich

H. P. Lovecraft

Resenhas - O Horror de Dunwich

Mari Vannucci 27/01/2021

Médio.
Comparado a outros escritores de horror como Allan Poe e Conan Doyle, Lovecraft fica muito atrás por não ter esse ?tcham? que os outros esbanjam com facilidade.
Os contos de Lovecraft não tem nada de horror/terror, é tudo voltado mais para ficção e fantasia (o que é um pouco decepcionante porque eu esperava algo que realmente me aterrorizasse).
O conto começou muito bem mas teve pontos - muitos - que foram completamente dispensáveis, o que tornou a leitura um pouco maçante.

Clara 01/05/2012

Nunca leu Lovecraft? Que vergonha!! >:(
Mas tudo bem, sempre é tempo de se redimir de suas faltas, de maneira que aqui vai a dica de uma fã de longa data do moço de Providence: comece por este livro aqui. =)
"O Horror de Dunwich" tem tudo aquilo que faz de H.P. Lovecraft um mestre na arte de contar histórias de horror, medo, pavor, terror e coisas assim, meigas.
Está tudo lá: a cidade decadente do interior de Massachusetts; a família degenerada de membros esquisitões, discriminados pelos demais moradores da cidade; a casa antiga e estranha, que emite sons "blasfemos" e cheiros "pútridos"; os desaparecimentos (ou aparecimentos) inexplicáveis de seres (animais, humanos e inomináveis); os professores e cientistas da Universidade (de Miskatonic, claro) que investigam ods acontecimentos; Arham e o nefando (abominável e execrável) Necronomicon!
Tudo ali, junto e ao mesmo tempo, para seu deleite, pavor e prazer. ;)
Então você diz que gosta de histórias de terror e nunca leu Lovecraft?
Você não sabe o que está perdendo! Dê um jeito de ler essa história, se possível nessa edição da Hedra, que ainda tem apêndice com a "História do (odioso, ímpio e sacrílego) Necronomicon" e o conto "O Sabujo".
Corra! Não perca! =)
G. 01/05/2012minha estante
Bem bacana, Clara!
Vou dar um jeito de ler esse então, já que nunca li Lovecraft!

Clara 01/05/2012minha estante
Leia sim, Gabriel.
É ótimo! =)

Ads 28/05/2012minha estante
Oi. Comecei a ler Lovecraft por causa dos jogos que de suas histórias falam. O primeiro livro que li foi "O caso de Charles Dexter Ward", e logo em seguida li "O chamado de Cthulhu". Você tem algum roteiro de obras desse grande mestre que eu possa seguir? Seria muito grato.

Clara 03/06/2012minha estante
Oi Ads. Apesar de o Lovecraft ter criado toda uma mitologia (a dos Antigos, ou "Old Ones"; a cidade de Arkhan; o livro Necronomicon, etc.) não existe um roteiro a ser seguido pra entender suas histórias, elas podem ser lidas em qualquer ordem. Eu só "aconselhei" este livro porque essa história contêm vários ítens que caracterizaram a obra do Lovecraft. =)

Lia Trajano 25/06/2021

25 de junho de 2021
Suspense bem sombrio, na verdade é um horror mesmo, só não é exatamente violento. Começa com a narrativa meio epistolar como na maioria dos textos dele, mas chegando no final fica uma narração mais tradicional ( com diálogos etc)
Família estranha envolvida com cultos sombrios tem um filho metade humano, metade bode. Seu nascimento intensifica uma série de eventos estranhos na cidade do interior Dunwich.

Vincent 21/01/2022

De dar pesadelos
Se podemos usar essa métrica (dar pesadelos) para avaliarmos esse tipo de livro, então, ele está aprovado.

Silvio.Felipe 09/04/2024

Bi-Zar-Ri-Ce ?
Tudo parece meio macabro e quando você ler mais ainda, tem certeza que é. Ótimas descrições de personagens e ambientes, personagens intrigantes e mostra muito bem o que o autor quer passar pro leitor.

Raul 29/03/2020

O Horror em sua Forma Verdadeira
Fui apresentado à obra de Lovecraft por este cenário tenso e sombrio de "O Horror de Dunwich". A obra nos insere na densa atmosfera do universo criado por Lovecraft, com elementos comuns a todos os seus contos e narrativas. O mistério do sobrenatural sempre à espreita, outra marca de Lovecraft que nos submerge no ocultismo, mesmo sem conhecê-lo.

Oscar8 21/04/2013

Obra prima de Lovecraft
Dentre toda a vasta literatura de HP Lovecraft, O horror de Dunwich é a minha obra preferida.
Possivelmente é a obra onde mais aparece o famigerado e sempre copiado livro Necronomicon (A imagem da lei dos mortos).
Uma mulher albina que vive reclusa com o pai maluco, que tem fama de bruxo, dá a luz a um menino de pele morena e feições de bode.
Esse é o começo do evento que assombrará os habitantes da pequena cidade de Dunwich.
Um clássico do terror e obra para ser lida e relida de tempos em tempos.
A edição da Hedra é ótima, pois além do título que já vale ouro ainda trás uma ótima introdução de Guilherme da Silva Braga e ainda tem como bônus: 'História do Necronomicon' (imperdível); O conto: 'O sabujo' terror de primeira linha, onde é citado pela primeira vez o Necronomicon. E ainda correspondência de HPL com Clark Ashton Smith e com Robert E. Howard (O criador de Conan, o bárbaro).
Lucia 03/10/2016minha estante
Otima resenha Oscar, bem isso...Acabei de reler e realmente, Lovecraft sabe tudo sobre terror...

França7 08/01/2023

Achei um bom conto, mas desnecessariamente expositivo, dá muitas respostas pra perguntas q n foram feitas, os diálogos nd naturais incomodam um pouco, mas nd q atrapalhe por completo o desenvolvimento da história:)

Bell Prince 05/06/2023

Esperava muito mais terror, porém não teve o impacto qie eu esperava.
Porém a história é razoável, apesar de algumas características citadas serem um pouco confusas.

_Du_ 11/01/2024

Excelente
Após umas 10 páginas eu vi que já tinha em algum momento começado a ler esse conto... Mas não lembrava do final, então continuei e o final foi ótimo. Não lembrei do final em momento algum, então acho que não tinha finalizado.

É uma história digna do Lovecraft, gostei muito. Vai estar no meu top Lovecraft.

Lucy 20/10/2023

A edicao...
Eu já tinha lido um dos contos, o que me interessou foi o que dá título o livro e as cartas.
Valeu a pena, achei bástntw interessante o fato de me indicarem essa leitura no mesmo momento em que li o apanhador de sonhos.
Kimg é bebedor da fonte lovecraftina e aind mais ao se falar de paranormal, alienígenas e questoes genéticas...

Bruno Henrique 03/12/2023

Lovecraft é muito bom em criar uma atmosfera de terror. Esse foi o melhor conto que li dele até então. Achei bem mais interessante que o próprio conto do Cthulhu. Tudo aqui é mais sinistro e envolvente.

Isabella 02/04/2023

O Horror de Dunwich
O nascimento de Wilbur Whateley abala a rotina dos moradores da pacata Dunwich e joga a cidade em um vórtice de estranheza à medida que o bebê cresce em velocidade anormal e demonstra obsessão por livros antigos, línguas mortas e criaturas cósmicas mais velhas do que o próprio mundo. É só quinze anos depois, quando Wilbur já se tornou um gigantão assustador em busca de uma fórmula no temido Necromicon, que o mistério vai ser revelado. Mas por que precisa de uma edição específica do livro, se já tem um exemplar, herdado de seu avô? Em seu gabinete na Universidade de Miskatonic, o bibliotecário Henry Armitage percebe e procura um modo de impedir o horror inominável que está à espreita. Mas será que os livros bastarão se Wilbur Whateley conseguir terminar seu ritual de invocação sobre as colinas de Dunwich?

Esse foi meu primeiro livro escrito por um escritor clássico e antigo. Li por causa de trabalho de escola. Não gosto muito desse tipo de livro, por conta da forma da escrita para mim é muito enrolada fala muito informação e eu não gosto muito não, gosto de uma escrita mais objetiva. A história é legal tirando a grande descrição e a escrita de 3° pessoa.

Matheus656 31/01/2024

Incrível
Obrigado, editora Chaosium pela indicação. Estou cada vez mais ansioso para jogar Chamado de Cthulhu conforme eu vou lendo as obras do Lovecraft.