Noir Carnavalesco

Noir Carnavalesco Ian Fraser

Resenhas - Noir Carnavalesco

lucasandrade 05/04/2024

O fantástico pula carnaval
Um livro sensacional, com leitura fluida e que a cada hora vai ficando mais instigante. Você acaba lendo numa velocidade tão rápida que quando vê já chegou ao final do livro.

Nics 18/07/2022

Ótima leitura!
?Noir Carnavalesco? é um livro gostoso de ler. A escrita flui com tranquilidade e vc logo se acostuma com o ?baianês? do Bartolomeu, que só deixa tudo melhor. É como se estivéssemos dentro da cabeça dele.

O enredo e a história foram incríveis. Percebi que o tema do folclore brasileiro me encanta 100% e a maneira como é trabalhado no livro é muito legal!

Leitura muito recomendada.

Fagner 03/02/2022

Maravilhoso
História simplesmente épica. A literatura nacional é maravilhosa, e esse é um dos maiores e mais promissores autores que temos. Axé.

Mateus Braga 19/11/2021

Já sou fã - não só da escrita - do Ian há algum tempo, desde quando descobri a campanha de financiamento do primeiro Araruama.

Tive um pouco de receio quando surgiu a campanha de Noir Carnavalesco pq a fantasia contemporânea não é gênero que me chama muito a atenção normalmente, mas resolvi apostar pelo que já conhecia de sua técnica.

E de fato não me arrependi. Ian consegue transitar entre gêneros, com tons de prosa até diferentes (aqui é nítida a "pegada" Noir com toques cômicos e referências a cultura pop, ainda mantendo seu maior empenho no campo do folclore), e ainda soar como um escritor do gênero há longa data.

Não dei 5 estrelas pq tem um detalhe no final da história que me incomodou um pouco (que não desmerece a obra de forma alguma), mas que me impediria de dar nota máxima.

Já falei isso pra ele, e deixo aqui registrado. O que o Ian Fraser lançar, eu tô comprando e vou ler já sabendo que vai ser boa coisa.

Jards 02/11/2021

Uma mistura de vários gostos do Brasil no calor de Salvador
Me lembra a obra Deuses Americanos, mas trazendo o clima e sabor do Brasil. Mas diferente da citada, as entidades místicas estão mescladas na sociedade, não escondidas, o que traz uma dinâmica muito interessante para esse universo fantástico. A trama também é muito instigante, junto com os flashs da história do protogonista.

Ricardo Santos 03/08/2021

Noir Carnavalesco não é baratino
Para um soteropolitano como eu, este romance é uma brisa no rosto. É sempre bom ler histórias de maior fôlego passadas em Salvador. Ainda mais dentro do gênero especulativo.

Na Bahia, a profusão de contistas, crônicas, romancistas e poetas é notória, premiada e celebrada. Temos grandes romancistas, encabeçados por Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro. Mas, por incrível que pareça, há menos narrativas longas passadas em Salvador do que gostaríamos, do que a cidade e seu povo merecem. Inclusive, existem autores e autoras de outros estados e até estrangeiros que se arriscam na empreitada, com maior ou menor sucesso.

Então como é bom ver a linguagem e jeito do baiano serem tão bem retratados por um filho da terra. E que lugar melhor para abrigar o fantástico nacional do que a Salvador do sincretismo?

Numa mistura do ancestral com o moderno, Ian Fraser nos oferece uma narrativa policial bem brasileira cujo detetive é tão malandro quanto os vilões. Na verdade, o protagonista é aquele anti-herói miseravão, porém de coração mole.

Mas a maior atração do livro é a baianidade viva em cada página. É acompanhar as aventuras do boto detetive Memeu, em sua linguagem tão particular, tão cara para quem é nascido e criado em Salvador. Além de nos identificarmos com os lugares, os personagens, as cores, os gostos e os cheiros locais.

Noir Carnavalesco, vencedor do prêmio ABERST de melhor romance policial de 2020, não é baratino. É à vera. E, quem for de fora, vai aprender baianês "brincano".

Felipe Alado 17/07/2021

Fantasia Brasileira Raiz
Que divertido ler uma história repleta de personagens das nossas lendas e folclore brasileiro. E que surpresa ao perceber que sei muito pouco sobre grande parte dos personagens folclóricos apresentados. Me despertou a vontade de conhecer mais a fundo este mundo.

Isabella Rodrigues 04/07/2021

Só para resumir o livro com citações do próprio Bartolomeu:
"Para o mundo que eu quero descer agora, meu louro. Que história maluca do caralho é essa?"

"A vida é um jogo de aposta. Fazer o quê, né, não?
Vamos que vamos, e rumaládisgraça."

Maria4556 03/04/2021

Que livro gostoso de ler.

Ileana Dafne 16/01/2021

Prêmio merecidíssimo
Eu vi esse livro como projeto no Catarse e li um pouco sobre ele antes de dar meu apoio (ter uns amigos que confio no bom gosto apoiando também ajudou um bocado). Então eu sabia mais ou menos do que se tratava a história, mas não conhecia o autor e não havia lido nada dele de modo que estava nadando em águas desconhecidas.
O projeto deu certo, foi financiado e tava indo tudo bem até que chegou a pandemia e isso acarretou o atraso em tudo, gerando ainda mais expectativas em minha pessoa rsrsrsr
Nesse meio tempo o livro recebeu o III prêmio ABERST na categoria Narrativa Longa Policial e as expectativas alcançando níveis altíssimo e posso afirmar que cada um foi plenamente alcançadas, o livro é muito bem escrito, a forma como o Fraser desenvolve a trama é fenomenal, nos faz entrar de cabeça nas aventuras do detetive mais inusitado e inesperado, um boto que largou a vida em Amazonas e foi para a Bahia, num mundo onde o fantástico convive com o real e os seres antes somente da imaginação ganham vida, pois o tecido da realidade que separava o fantástico do real deixou de existir, temos uma investigação em que nada deve ser tido como impossível nesse enredo onde o folclore está mais vivo do que nunca e não conseguimos largar o livro até sabermos o que aconteceu, quem fez o que e como tudo se deu. A cada plot twist ficamos sem fôlego e empolgados por saber mais, ter mais dessa história! E que final satisfatório! Não cheguei nem perto de desvendar nada, adorei isso, ser pega de surpresa, já que é bem ruim lermos livros de mistério e antes de chegar perto do fim, conseguimos adivinhar tudo.
Agora com certeza pretendo conhecer os outros livros do autor o quanto antes.
Hebert Braz 08/07/2021minha estante
Leia Araruama dele. É uma obra prima.

Ileana Dafne 15/07/2021minha estante
Eu pretendo. Só ouvi elogios.

Alexandre 27/12/2020

Um clássico da fantasia brasileira
Ian Fraser nos diverte bastante nessa narrativa tão soteropolitana e fantástica. É possível sentir os cheiros, ouvir os sotaques. Personagens incríveis e tão reais que me imagino topando com eles pela Avenida Sete e tomando umas nos botecos do Dois de Julho.

giio 28/11/2020

Livro bom demais
Caraca, muleque! Eu tinha esse livro faz mais de ano. Tava em PDF e eu não sou fã de ler no computador. Dia desses tava limpado umas pastas, achei esse arquivo perdido, li meia dúzia de páginas e pronto, não tem como parar de ler. O livro é excelente, divertidíssimo, muito irreverente e intrigante.

A partir do momento em que a investigação se estabelece, não dá pra parar, é tudo muito divertido. É impressionante.

Gosto de séries fantástica, Supernatural, Lost Girl, Grimm. Esse livro tem uma pegada desse tipo, mas também agrada quem curte apenas um bom romance policial. E o contexto, meus amigos, é totalmente brasileiro. Eu desconhecia 98% dos seres que aparecem, cada página era uma surpresa maravilhosa.

É o típico livro de se dar de presente pra pessoas. É engraçado, divertido, curto, colorido, bem brasileiro, tem romance, tem ação, tem enredo bom, caprichado, mistério que faz sentido e final bom.

Nota 11. Virou uns favoritos dá vida. Simplesmente precisa virar uma série.
(por algum motivo, os personagens me lembraram 'a múmia' de 1999)

@biblio.sah 15/09/2020

We are Bahia!
Ler esse livro conhecendo Salvador é uma experiência sensacional, como se você estivesse presente na história. Que policial, meus amigos! Me prendeu do início ao fim. A experiência de ler o livro físico deve ser linda, pois a diagramação, as imagens, tudo é muito bonito.

Crônicas Fantásticas 15/09/2020

Noir Carnavalesco
Resenha por Brena Gentil

Título: Noir Carnavalesco | Autor: Ian Fraser| Editora: Pyro | Gênero: ficção, noir, literatura brasileira| Nota: 5,0 / 5,0

“Se Sodoma e Gomorra tombaram com fogo e enxofre, aqui, meu louro, as belas e as feras dançam requebrando até o chão e o juízo final é banhado com pequenos pedaços de papel reciclado.”

Noir Carnavalesco é uma história de investigação em pleno carnaval. Num mundo em que convivemos com boitatá, pisadeira, loira do banheiro, curupira, etc, quem pode ser melhor que um boto para bancar o detetive?

1994, o tecido da realidade se dissipou e os seres folclóricos do mundo oculto passaram a coexistir com os humanos. Ao advento da constituição de 97, os pajelantes passaram a ser tratados como cidadãos com RG e CNH e tiveram que se submeter a nossas leis e restrições.

2017, Bartolomeu Osório é um boto que agora mora em Salvador, e até adota o jeitinho malandro e cheio de gírias e sotaque da terrinha. Ele abdicou de suas pajelanças, arrependido por seus atos de quando vivia em Manaus, mesmo assim se sente confiante para exercer a função de detetive especializado em casos relacionados a seus semelhantes. Para ajudá-lo em situações perigosas, conta com o amigo policial, Eduardo.

A amizade com Eduardo leva Bartolomeu ao caso que acompanharemos no livro: o sumiço de Verônica Marte, filha do Eduardo. Verônica é uma adolescente recatada, sem complicações aparentes, mas que tem fascínio pelos mitos folclóricos. Bartolomeu aceita investigar o desaparecimento da filha do Eduardo; ele jamais imaginaria que esse episódio está relacionado ao assassinato de um barba-ruiva que era deputado estadual da Bahia.

Durante essa aventura, narrada em primeira pessoa pelo Bartolomeu, vamos desvendar vários mistérios dos pajelantes. Mêmeu, para os mais íntimos, é um boto cheio de axé em si, sarcástico, irreverente e com seu próprio código moral; fazia tempo que eu não tinha um crush literário. Chamou-me a atenção como o Ian Fraser nos faz sentir próximos desse mundo que ele criou, principalmente nos diálogos, bastante verossímeis. Ele traçou um paralelo com a discriminação comum em nossa sociedade ao abordar a coexistência entre lenda e realidade. De forma sutil, sem atrapalhar toda a diversão e eloquência da leitura, a obra traz referências históricas, políticas e artísticas. Um caso relevante para mim é o do curupira motorista do UBER e do Urué dono de bar… que alternativas temos quando necessitamos recomeçar a vida do zero? Ser uma entidade mística é relevante quando se tem que viver sob as regras dos humanos?

O projeto de diagramação de Noir Carnavalesco está lindíssimo: os capítulos iniciam com trechos de músicas típicas da Bahia; as ilustrações, cartilhas e recortes jornalísticos tornam a leitura dinâmica. Além disso, o livro terá capa dura!

“Bem, pra falar a verdade mesmo, eu não me sinto nada péssimo. Mas bem que eu gostaria de me sentir. Fica melhor assim, não? Mais nobre, heroico. Tô é mais pra vilão de novela do que pra mocinho, acho. Talvez não vilão, se eu for honesto comigo mesmo, mas, com certeza, aqueles cafajestes que andam com os três últimos botões da camisa abertos, mostrando os pelos do peito. É, acho que é isso que eu sou: um Cigano Igor que sabe atuar. E ele era cafajeste? Não me lembro. Canastrão, pelo menos, eu sei que era.”

Quer conhecer mais Bartolomeu Osório e saber o resultado dessa empreitada? Apoie Noir Carnavalesco no Catarse e torne esse livro realidade. Lá você encontrará várias opções de apoio. Tem mimos para todos os gostos: cartaz, aviso de porta, postal, porta-copo, marcador de página. Tem também opções para levar junto o clássico “Os Salgueiros”, lançado pela Pyro Editora, e os volumes I e II da saga Araruama, as obras de maior sucesso do Ian Fraser. Clique aqui para ler a resenha que fiz de Araruama – O Livro das Raízes. Eu já apoiei outras campanhas do Ian e posso afirmar que ele faz tudo com muito carinho e dedicação. Se você ainda não conhece esse autor nacional, vale a pena pegar o pacotão. E tem mais?

Tem mais sim, meu rei. Se a campanha alcançar a segunda meta estendida, todos os apoiadores que escolheram livro físico irão receber um pôster do Saci feito por Will Chamorro!

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2019/05/27/noir-carnavalesco/