24: Faísca

24: Faísca Pedro Guerra

Resenhas - 24: Faísca

Deby 12/07/2021

Uma montanha russa de emoções
Livro incrível, me fez sentir todas as emoções possíveis dentro de poucas páginas. Toda a simbologia do número 24 torna o livro mágico e te faz querer procurar sinais do universo em todas as pequenas coisas.
Sim, acontece muita coisa dentro de um único dia, mas sendo uma história que se passa em 24h, tudo isso se torna muito mais emocionante e inebriante.
Li ele bem rápido, 2 dias pra ser exata, e quando não estava lendo ficava ansiosa para ler mais. Os personagens são muito bem construídos, complexos e reais, parece que eu conheço eles e que vão bater na minha porta a qualquer momento.

O plot twist final é inesperado, sem pistas do que ia acontecer, o que me deixou desesperada para ler o próximo (48) e ter que parar uns minutos para respirar fundo ao final do livro. Simplesmente espetacular!

@bardoriano 27/02/2021

Intimamente maravilhoso
Só um breve comentário, não uma resenha completa, como normalmente faria, pois descobri que o autor irá relançar e mudar 80% da história.

Se já amei nessa versão, imagina quando ele relançar. É uma leitura rápida, intensa e íntima, onde nos identificaremos com o personagem, após ele voltar ao antigo lar e relembrar e encontrar uma antiga paixão intensa, e em apenas 24h sentirá sentimentos que o fará tão bem, mas muito melancólico e relexivo sobre o futuro.

Só sei que amei muito, me apaixonei e quero mais, porque aquele final, pqp. Ansioso pela nova versão, mas até lá, super indico ler essa também.

Theresa.Cristine 28/07/2020

Tudooo
Sinceramente, um dos melhores livros que eu li esse ano. Os protagonistas são cativantes, esse modo de contar uma história dentro de 24 horas me prendeu muito. É um livro muito rápido de se ler, mas não se enganem porque nem tudo são flores. Recomendo muito pra todo mundo.

Biel 05/06/2020

"Os seu olhos são o meu melhor infinito."
Ele sabe descrever os sentimentos tão bem. Faz muito tempo que não chorava com um livro.

A escrita é muito boa e rápida com um final inesperado. As músicas no incio de cada capítulo, as reflexões, os personagens, tudo nele é feito de uma forma perfeita.

Gabriel 01/06/2020

Uma jornada sensacional através dos tortuosos caminhos do amor.
O livro foi um grande choque para mim (principalmente o final).
Esperava que fosse apenas mais uma simples ficção adolescente sobre jovens apaixonados. Nossa, como eu estava errado! O que digo é porque não se trata apenas disso.
O livro em si traz toda uma reflexão sobre o amor e sobre os nossos sentimentos. A forma como o autor toca o abstrato das coisas é simplesmente incrível. A tentativa dos personagens de lidar com a dor,a angústia, a incerteza e, acima de tudo, com o amor, torna a narrativa totalmente instigante.
O formato diferente no qual o livro foi escrito, ou seja, a questão de ele se passar em apenas 24 horas, também contribuiu para a que eu ficasse cada vez mais instigado a não parar de ler e lê-lo o mais rápido possível.
Por fim, gostaria de destacar o meu apreço pela forma com que o Pedro Guerra construiu tão bem o caráter e a personalidade dos personagens, e também da forma com que ele os desenvolveu. Sinto que esse livro me mudou e que, de certa forma, eu cresci junto do Thomas.
Um livro desses não passa em branco; é uma experiência única que marcou a minha vida e que eu tenho certeza que me fez crescer bastante emocionalmente. Parabéns pela ótima narrativa, Pedro!

Carlos 22/05/2020

O amor.
Que livro sensacional. As metáforas que o protagonista pensa e diz sobre o amor é algo tão bonito.
A história em si é muito boa, o final foi inesperado, brilhante e incrível. Não posso esquecer sobre os trechos de músicas que cada capítulo apresenta, não tem absolutamente nenhum defeito!!!
Mais pessoas precisam ler esse livro, a escrita dele flui e é muito boa. Sensacional.

"Eu sou puro sentimento, amor em exagero que transborda e inunda tudo que está ao meu redor."

bruna 15/05/2020

que escrita incrível.
nem se eu relesse mil vezes eu pegaria todas as referências subjetivas que esse livro oferece.

fora a escrita maravilhosa do autor que me prendeu bastante à narrativa o romance também é muito amorzinho.

mas o que mais me chocou foi o final, se for o que eu estou pensando que aconteceu...enfim, quero o segundo livro JÁ.

Sandra 12/05/2020

Eu amei e odiei esse livro
Se não fosse uma certa parte do livro, eu com certeza daria 5 estrelas. Mas eu entendo o que o autor quis fazer ao colocar a determinada situação na história. Confesso que o final foi totalmente inesperado e eu adorei isso, só falta ter uma continuação, mas eu teria medo de ela estragar a história.
Em fim, a escrita do autor é uma das melhores que eu já li. Ele sempre refletindo sobre o amor e mostrando a cabeça do personagem, e o que o amor faz com os nossos pensamentos.

Rafael Mussolini 15/04/2020

24: Faísca
"24: Faísca" do Pedro Guerra (edição do autor, 2016) é um livro sobre amor. A história se passa em exatas 24 horas, que se mostram como tempo suficiente para suscitar emoções e sensações que aproximam personagens e leitores. Viramos cúmplices de Thomas e Henri, testemunhas de um reencontro com a própria história e com um sentimento que é difícil de descrever, uma vez que cada pessoa vive a paixão e o amor com intensidades e necessidades diferentes.

24: Faísca é para mim mais um exemplo de livro que gostaria de poder ter lido na adolescência. Ver as questões de gênero e diversidade serem representadas com tanta naturalidade na literatura é de grande importância para formação da nossa identidade enquanto LGBTQIA+.

É um sopro de esperança ver obras como essa sendo acessadas por essa nova geração. Pedro Guerra deixa sua contribuição ao escrever uma história que humaniza a relação gay e onde o amor e o afeto é que são os temas principais. É muito interessante também a forma que Pedro resignifica o número 24 que já foi tão usado para disseminação de piadas homofóbicas e pautadas em masculinidade tóxica. Mas é claro que vocês precisarão ler o livro para entender a importância desse número para a narrativa, para além do fato que a história se passa em 24 horas.

Thomas e Henri, se conhecem desde a escola. Thomas se apaixona por ele assim que o vê adentrar a sala de aula como aluno novo. Apesar de não conversarem muito, nem fazer parte do mesmo círculo de amizade, a paixão de Thomas persiste e perdura. Alguns anos se passam e ao retornar para a cidade de Porto Tempestade, um novo começo pode ocorrer para os dois.

Thomas e Henri agora são pessoas diferentes e procurando por coisas diferentes. Por incrível que pareça é o desencontro que promoverá um novo encontro entre eles. Pedro Guerra passa então a fazer reflexões sobre amor, paixão, cuidado, afeto, sexo e as consequências e prazeres que caminham juntos com o fato de gostar romanticamente de alguém.

Enquanto os meninos vão se descobrindo e permitindo se conhecerem melhor, alguns fatos do passado vem à tona e nós como leitores passamos a ter mais informações e a entender melhor o íntimo dos garotos. Assim como também esperamos ansiosamente pelo primeiro beijo.

O livro possui trechos que são inspiradores e que tocam fundo em qualquer pessoa que já se apaixonou alguma vez na vida. Explora o que há de lindo e de patético, de entrega e de negação quando nosso único desejo é mergulhar na vida de alguém.

Em "24: Faísca" torcemos, julgamos, as vezes ficamos com raiva, mas o sentimento que domina é o que espera que tanto Thomas quanto Henri possam primeiramente se amarem em sua individualidade, para então poder se sentirem livres para viver um amor que se mostra universal.