Bodas de Sangue

Bodas de Sangue Federico García Lorca

Resenhas - Bodas de Sangue

cristian.seling 22/04/2024

Primeiro livro de teatro que leio, não sei se foi pelo gênero, pelo conteúdo ou ambos, mas não achei o livro interessante.

Reccanello 12/03/2022

...ou pela força!
Nunca gostei muito de ler teatro, mas, de qualquer forma, essa foi uma história muito boa, que poderia facilmente ser transplantada para a Sicília ou para os sertões desse Brasilzão sem porteiras: a exaltação da honra e o uso da violência como solução estão arraigadas na alma do homem interiorano, que confunde isso com demonstração de força. Enquanto pensar assim, situações como a da peça nunca deixarão de se repetir.
Mauro 14/03/2022minha estante
Ss. Honra e tradição.

helna.lir4 24/04/2022

Por ser uma peça de teatro a leitura acaba sendo mais lenta e densa, mas não me senti muito envolvida na trama ou nos versos, por mais que enxergue o evidente potencial para os palcos.
Quero assistir à uma montagem da peça, mas a leitura não me fez tão satisfeita.

Vanessa 04/10/2009

O texto é de grande intensidade emocional. As personagens vivem num mundo rural apresentado como sendo de grande violência e em que o recurso ao assassinato faz parte do quotidiano daquela gente. Nesse mundo, qualquer migalha de chão é quanto basta para distinguir o nível social das pessoas e os casamentos fazem-se a partir dessa distinção e da noção de que devem somar partes equivalentes e não distintas. Não sei até que ponto este texto ilustra a realidade mas com ele, certamente, Lorca quis denunciar práticas que considera injustas e desadequadas.

O enredo é, mais ou menos, este: uma rapariga vai-se casar. Já estivera noiva de outro (Leonardo) mas, tudo indica, fora ela a romper o noivado, apesar do forte sentimento que nutrem um pelo outro. No dia do casamento da rapariga, os dois não resistem e fogem. Naquele momento são os dois casados, e a humilhação feita paga-se com sangue. O excerto que se segue é o diálogo entre ambos, uma vez consumada a fuga. É Lorca a deitar a sociedade espanhola no divã do Dr. Freud.

Dinho 25/12/2011

Amor e a morte
Bodas de Sangue é uma peça de teatro de Federico García Lorca. Baseada em fatos reais ocorridos na Andaluzia, Espanha, foi escrita em 1933 e conta a história de uma noiva que foge no dia do seu casamento, provocando uma tragédia em duas famílias, a do noivo e a do amante. Dois jovens se apaixonam mas são impedidos pelas suas famílias de ficarem juntos. Então Leonardo se casa com uma prima da noiva e tem filhos e ela está de casamento marcado com um jovem agricultor. Os noivos e as respectivas famílias, preparam-se para a celebração do casamento. No dia das bodas aparece Leonardo, ex-namorado da noiva, que nunca a esqueceu e decide seduzí-la. Em meio aos preparativos do casamento, a noiva e Leonardo fogem, e desencadeiam uma série de perseguições pelo deserto espanhol. A peça fala sobre a vida e a morte, mostra a paixão, o amor tentando vencer a morte, os obstáculos e o encontro fatal entre os dois rivais que desejam a mesma mulher. Um triângulo amoroso que termina em tragédia.
A peça fala de amor, desejo, traição, separações e da morte com maestria, é uma obra prima.

Víctor Morais 23/04/2023

Trilogia Rural: Welcome to the mato!
Oh boy. Eu assino o Clube de Literatura Clássica, e eu já tenho quatorze livros da coleção. Quando saiu A Trilogia do Lorca, eu me animei muito. Pois essa trilogia chegou, no mesmo tempo que uma companhia de teatro chegou na minha cidade, e isso não é fic.

Enfim, fui ler. Então vou dizer o que achei de cada peça:

Bodas de Sangue: Foi a que eu menos gostei. É a que tem mais diálogos vagos, que é mais aberta para interpretação, a mais fantasiosa. Então pra essa, eu dou duas estrelas e meia.

Yerma: Eu Amei com A maisculo essa peça. Yerma simplesmente conta a história de uma mulher que quer engravidar, pronto, e essa a premissa base. Só que aí, vai tomando uma proporção de absurdo... Dou Quatro estrelas e meia. Só porque o final é meio questionável.

A Casa de Bernarda Alba: Que peça boa viu menina. Toda a ambientação de casarão, de família rica, de senhora em luto, me dá uma vontade imensa de ver essa peça num teatro. Todas as irmãs são detestáveis e amáveis ao mesmo tempo. Dou Quatro estrelas e meia, só porque uma personagem que eu queria que morresse não morreu.

Enfim, essa trilogia foi realmente boa, e obrigado ao CLC por trazer ela em um livro só.
Vitória 01/05/2023minha estante
O título da resenha ???? welcome to the matooo. Estou lendo o primeiro e até agora gostei, animada pros outros dois. Edição do clube está muito boa.

Víctor Morais 29/06/2023minha estante
O clube nunca erra

Anna 14/07/2021

Realidade e fantasia se misturam nessa obra complexa
Li essa peça para um trabalho de Teoria e Pesquisa e me encantei com o ritmo e enredo. Além das questões técnicas, a utilização metafórica abre espaço para diversas interpretações encantadoras dessa trama.

Everton Gonçalves 29/09/2023

Este foi o primeiro contato com os escritos de Federico García Lorca. Ele figura entre os escritores e dramaturgos mais importantes da Espanha e do mundo, conhecido por suas contribuições significativas para a literatura e o teatro.
Nesta obra chamada de "Trilogia Rural" temos uma coleção de três peças teatrais que exploram temas relacionados à vida rural na Espanha e à complexidade das relações humanas.
"A Casa de Bernarda Alba": é a última peça escrita por Lorca antes de sua morte em 1936. Ela retrata a vida de Bernarda Alba, uma viúva rica e autoritária que tenta manter o controle sobre suas cinco filhas em uma casa opressiva após a morte de seu marido. A peça aborda temas como repressão, desejo, poder e a luta das mulheres em uma sociedade tradicional.
"Yerma": escrita em 1934, segue a história de uma mulher chamada Yerma, que anseia desesperadamente por ter filhos, mas enfrenta a infertilidade. A peça explora os conflitos entre o desejo pessoal e as expectativas sociais, bem como a pressão das normas culturais.
"Bodas de Sangue": escrita em 1932, é inspirada em um evento real de um assassinato cometido por um noivo e uma noiva que fugiram juntos. Aborda temas como paixão, destino trágico e a influência das forças sociais e familiares nas vidas das pessoas.
Essas três peças são frequentemente agrupadas porque todas elas têm a vida no campo espanhol como pano de fundo e exploram as tensões e as emoções profundas que surgem nas vidas dos personagens. Elas são apreciadas por sua riqueza poética, simbolismo e complexidade psicológica.
Lorca foi um mestre em usar o teatro como meio para explorar questões sociais e humanas profundas, e a Trilogia Rural é um exemplo impressionante de seu talento artístico e sua capacidade de mergulhar nas complexidades da condição humana.

Vanessa Vieira 14/10/2010

Bodas de Sangue_Federico García Lorca
O livro Bodas de Sangue, de Federico García Lorca, é na verdade, uma peça teatral trágica, descrita em três atos e sete quadros. A história se passa em dois cenários: na choupana onde vivem a Noiva e o seu Pai, e no casebre onde vivem o Noivo e a sua Mãe, atormentada pela perda do seu marido e do seu outro filho. A trama tem um triângulo amoroso, entre a Noiva, o seu ex-namorado, Leonardo, casado por sinal, e o Noivo.

A história é fabulosa e rica em detalhes. Apesar dos personagens serem poucos, já que Bodas de Sangue foi escrito para o teatro, a trama é envolvente. García Lorca consegue explorar com maestreza a possibilidade do irreal, dando vida a seres inanimados, como Lua e Morte.

Ivan 14/07/2011

Este livro/peça é maravilhoso. Gosto principalmente do personagem Mãe. Pedro Almodovar utilizou em seu filme "Tudo sobre Minha Mãe" uma de suas falas onde a personagem relata a dor de perder um filho. De arrepiar. Recomendo.

Sena 26/11/2023

Essa peça é baseada em fatos reais: os crimes de lavagem de honra com sangue que antigamente eram tão comuns em várias sociedades. Estava até gostando mas o final o autor resolveu personificar a lua e a morte e muda o tom pra um realismo fantástico do nada.

cattjubs 19/08/2022

Vale muito a pena a leitura!
Ganhei este livro de uma colega de quarto no primeiro semestre do ano e vim lê-lo agora. História cativante e triste (se não me engano realmente é classificada como tragédia). Não conhecia o autor, mas lendo a biografia dele no início do livro me interessei bastante. Fico feliz que pude conhecer sua escrita incrível. É uma peça curta e tem aí uma mistura de vários estilos (na biografia você pode entender melhor todas as suas influências), a forma como seu teatro é poético. Vemos aqui que poetas fazem peças maravilhosas! Leitura curtinha e muito agradável, recomendo.

Observação: se você tem o livro físico que nem eu, saiba que ele tem 131 páginas na verdade!

Paulo 02/05/2023

Um Sofrimento Raso
Eu sinto MUITA dificuldade em me conectar com esse tipo de leitura em forma de peça.
Mas as histórias são muito boas, todas elas. Se destacando a última que é a mais envolvente e amarrada com várias artimanhas dos personagens.
Por não me sentir tão conectado, acabei achando todo esse sofrimento muito raso. Escrito de outra forma, poderia ter ficado bem melhor (ao meu ver).

Pretti 26/02/2023

Ok, é um clássico, mas...
Li este livro para um debate no clube de leitura. É um clássico, ok, e o debate levantou diversas questões interessante, o que deixou a conversa muito rica. Mas o livro em si é chato. Meloso, de um romantismo anacrônico. Não gostei.