Deus, um delírio

Deus, um delírio Richard Dawkins

Resenhas - Deus, um Delírio

Hedlund 14/04/2024

Ouvi de alguns leitores que o livro estaria desatualizado para os dias de hoje, mas eu honestamente não achei, visto o ataque ontem do Irã em Israel por meio de drones (13/04/2024) e todos os conflitos que duram anos e anos no Oriente Médio por questões territoriais e religiosas.

O autor fala sobre como a religião atrasa a humanidade em termos de avanço científico e até em termos sociais e o quão cruel esta pode ser, principalmente com mulheres e crianças.

A leitura é cansativa e densa, principalmente pelas constantes citações de outros autores, obras e personagens históricos que, pelo menos para mim, deixou a leitura menos fluída.

O livro não irá converter religiosos em ateus, mas torna explícitas muitas inconsistências bíblicas. Contesta a ?necessidade? espiritual humana e além disso, traz noções interessantíssimas de probabilidade e astronomia.

?Que ela nunca acontecerá novamente, é o que torna a vida tão bela? (N.T)

Kdiaax 18/03/2024

Definitivamente esse livro me fez pensar!

O autor expõe sua opinião de forma explícita e didática, colocando a prova se suas convicções são tão consistentes assim.
Foi incrível redescobrir conceitos que já estavam presos em meus pensamentos a anos.
Não estamos sozinhos, somos muitos e não há nada de errado com isso.

Com certeza o Kell de 15 anos se chocaria com minhas atuais opiniões. Isso deve ser crescer.

Guilherme551 30/01/2024

Um livro fantástico como "O Gene egoísta", Dawkins um dos grandes da nossa história científica! Obrigado pelo conhecimento.

Isabela Rosa 12/01/2024

Incrível
Dawkins refuta muitos pontos que somos levados a acreditar sobre a religião usando a ciência como perspectiva. É muito esclarecedor.

Lucas 22/12/2023

Luz nas trevas
Um livro fascinante, profundo, lógico, claro e que não mede palavras para expor os absurdos da religião. Polêmico, consegue derrubar todos argumentos a favor da crença. Mostra-se sóbrio, sensato e, ainda hoje, completamente necessário.

Anderson 21/12/2023

Deus, um delírio
Um livro polêmico para os religiosos, um livro libertador para quem questiona as religiões, Richard Dawkins tem a coragem e nos expor o lado ruim das crenças cegas , as limitações das religiões impõem ao conhecimento humano , muitos falam dos benefícios de se ter uma crença , fé , consolo que trás, poucos tem coragem de falar o lado ruim das religiões, principalmente os monoteísmo , Judaismo , cristianismo , islamismo, suas varias contradições em seus textos , suas propagações de preconceito , ignorâncias, e no fim nenhuma religião prova nada, livros como esse e o de Carl Sagan " O mundo assombrado pelo demônios" , são como velas em um quarto escura , das ignorâncias das religiões.

rafaelgoncalves 15/12/2023

O livro tem diversas passagens óbvias para quem já cultiva um certo senso crítico e pensamento científico mas mesmo assim sua leitura enriquece o repertório intelectual de qualquer indivíduo, seja nos trechos onde Dawkins elucida teorias científicas ou mesmo em passagens mais retóricas e filosóficas.

Para pessoas que creem em algum Deus ou professam algum tipo de fé, as verdades e pontos de vista do autor podem soar muito incomodas. E essa é a razão pela qual o livro deve ser lido.

Acredito ser um livro indispensável principalmente para leitores que estão começando a questionar o papel da religião em suas vidas, assim como para pessoas que foram cooptadas pela falácia do "design inteligente".

Salim 01/12/2023

Resuminho meia-boca
Resumo preguiçoso: começou bem, deu uma caída, depois voltou a ficar interessante e finalizou menos apoteótico do que eu esperava. No frigir dos ovos, um livro estimulante, porém polêmico (óbvio, desde o título!), que eu indico para alguém de "mente aberta", mas não recomendo para alguém "terrivelmente" religioso.

Fabio.Nunes 17/11/2023

Cansativo mas muito válido
Primeiramente Dawkins deveria criar uma versão só para ateus desse livro. Já dava uma diminuída em 50% da sua verborragia, focando no que interessa. Mas claramente é um livro para enfrentar a argumentação de religiosos sobre a questão da existência de deus.

Passadas as mais de 500 páginas posso dizer que é um baita livro, que me ajudou muito a entender lacunas de conhecimento e a construir repertório filosófico.
Entendo que vivemos uma era de ditadura do pensamento mágico, em que se assumir ateu pode provocar violência psicológica de terceiros (se não física a depender do país). Livros assim e autores com esse perfil combativo são importantes para ampliação do espaço de discussão social, retirando a ignorância sobre o ateísmo e ajudando àqueles que se denominam agnósticos a sair de cima do muro e se assumirem de uma vez, perdendo o medo do julgamento social.

Para mim foi uma leitura necessária, o livro só poderia ter sido menor rsrs.

manumoura18 15/11/2023

Destaques preferidos
"Há algo de infantil na ideia de que outra pessoa tem a responsabilidade da dar sentido e objetivo a sua vida (...) Alguém tem de ser o responsável por meu bem-estar, e alguém tem de ser culpado se eu me machuco."

"Falsas crenças podem ser tão reconfortantes quanto as verdadeiras, até o momento da desilusão."

A Leitora Compulsiva 05/11/2023

Seres humanos e seu constante delírio de um "criador"
AVALIAÇÃO: ?????

Decididamente, a leitura desse livro veio a partir do feed de leitura da Carla Flores. Simplesmente vi um trecho que ela tinha publicado e me chamou a atenção, então começamos a discutir nos comentários da publicação dela sobre como a religião afeta de forma negativa nosso mundo atual.

Obrigada Carla; estou feliz em estar seguindo você e vendo suas leituras ? que são excepcionais.

Sigam ela aqui no Skoob, caso se interessarem:

Agradeço, em segundo lugar e da mesma forma, a minha amiga Joan lá do Grupo de Leitores; elas simplesmente topou ler o livro comigo, terminou até mesmo antes e compartilhou ótimos debates comigo no grupo.

Obrigada pela sua presença reconfortante durante a leitura, amiga; espero podermos ler mais coisas juntas!

Visitem o perfil dela também, se quiserem:

Mas voltando a 'Deus, Um Delírio', posso dizer que o livro propõe um debate interessante sobre a existência ou não de Deus e as consequências disso. O que não faltam são livros que debatem o tema: desde religiosos defendendo a existência e cientistas questionando tudo com pesquisas.

Mas você não vai achar um livro tão bem-humorado ? e seriamente acadêmico ? para falar do tema como o livro do Richard Dawkins.

O DIFERENCIAL DO LIVRO

Logo que iniciei a leitura, senti que estava no lugar certo. O Richard me fez sentir em casa ao propor o debate como se estivéssemos na sala de estar da casa dele, tomando um café. Por mais que ele use uma linguagem científica complexa e teorias matemáticas, ele facilita essa linguagem para que leigos entendam o que ele está dizendo.

E ele já abre o livro dizendo como a religião odeia ser discutida. Você pode falar mal de uma série, de livro que não gostou, ou um filme péssimo. Mas de Deus? Jamais. Deus não pode ser questionado porque se você fizer isso, as religiões classificam como ataque e falta de respeito. Richard, então, abre a discussão questionando esse respeito exagerado:

"Estamos acostumados a não questionar ideias religiosas, mas é muito interessante como Richard causa furor quando o faz! Todo mundo fica absolutamente louco, porque não se pode falar dessas coisas."

"A religião tem determinadas ideias em seu cerne que denominamos sagradas, santas, algo assim. O que isso significa é: "Essa é uma ideia ou uma noção sobre a qual você não pode falar mal; simplesmente não pode. Por que não? Porque não, e pronto!"."

Assim como Richard, acredito que isso é a mais pura idiotice. Absolutamente tudo deve ser discutido ? essa é a missão da ciência. Pedir para um cientista NÃO falar sobre determinado assunto me parece mais uma pontada de insegurança ? como se religiosos tivessem medo dos cientistas conseguirem provar que Deus não existe.

[Ao meu ver, se você conseguiu acreditar MESMO que uma mulher completamente virgem engravidou sem ter tido relações sexuais, consegue acreditar igualmente nas palavras de um cientista tentando te alertar que isso talvez possa não ser verdade. A diferença é que o cientista tem como te provar que mulheres não engravidam sem relação; já a bíblia, não tem qualquer evidência para provar o contrário.]

Após iniciar com essa discussão muito necessária, Richard passa a questionar o extremismo das religiões e suas guerras.

Se Deus(es) existe(m) ? e não estamos falando apenas do cristianismo aqui, vamos incluir mitologia grega e islã também ? o que mais os contradiz é o próprio povo que os segue. Cristãos que atacam diretamente pessoas homossexuais e induzem constantemente um sentimento de culpa em seus seguidores; padres que estupraram crianças devido ao pacto celibatário forçado, que a religião os obriga a seguir; muçulmanos que decepam pessoas que NÃO acreditam em Maomé; e muitos países do Oriente Médio que levantam nossa sobrancelha quando observamos sua fúria diária nos jornais ? bombas explodindo cidades, armamentos, ferimento dos direitos humanos das mulheres e crianças.

?Decapitem aqueles que insultam o islã". Felizmente, nossos líderes políticos estavam a postos para nos lembrar que o islã é uma religião de paz e compaixão.?

Richard ironiza toda a questão, trazendo à luz que: se essas religiões não existissem, teríamos um mundo globalmente livre de tantos preconceitos e guerras religiosas. Poderíamos continuar tendo guerras, é claro ? ganância é motivo suficiente para um país explodir outro. Mas guerras de cunho religioso? Cruzadas? Santa Inquisição? Definitivamente não teríamos.

Richard nos deixa claro que o principal objetivo ao ter elaborado esse livro, foi transformar pessoas religiosas em pessoas ateias. Presunçoso, talvez. Mas não é muito mais presunçoso o doutrinamento e lavagem cerebral feitos diariamente a crianças para seguirem a religião dos pais, mesmo sem ter idade suficiente para entender o que sequer é uma religião?

A igreja não consegue ser mais presunçosa ao arrancar dinheiro dos fiéis aos montes, sob o pretexto de ser mandamento bíblico?

Ao considerar Richard agressivo em sua defesa do ateísmo, considerem que duas torres gêmeas foram destruídas em 11 de setembro com pessoas dentro ? por motivos puramente religiosos. O Talibã faz mulheres serem proibidas de frequentar a escola/universidade ou sair de casa sem um homem ao lado; muçulmanos decepam pessoas por não acreditarem na religião deles; e animais são cruelmente sacrificados em rituais religiosos que não fazem o menor sentido, baseados em um livro antigo que estimula a fazê-lo em nome de Deus.

Felizmente, o Richard não precisou matar, decepar ou torturar alguém para defender o ateísmo ou construir esse livro; já a religião, sim.

E só para finalizar essa resenha, deixo as últimas palavras do Richard que também encerram o próprio livro:

?Genuinamente não sei a resposta, mas fico muito feliz de estar vivo numa época em que a humanidade tenta superar os limites do entendimento. Melhor ainda, talvez acabemos descobrindo que os limites não existem.?
Emerson Meira 05/11/2023minha estante
Resenha maravilhosa Larah! ???????
Tão bom sentir um respiro de alguém que pensa semelhante a gente ? Esse está na minha lista faz tempo, pretendo ler um dia e com certeza, vou lembrar de sua resenha ?

Vania.Cristina 05/11/2023minha estante
Já sigo a Carla e também fiquei conhecendo esse livro por orientação dela. Ainda não o li, mas achei interessante, quem sabe um dia chego nele. Tenho uma formação católica e talvez por isso eu tenha um certo carinho pela religião, afinal ela me liga a meus pais e avós. No entanto, não sigo nem o catolicismo nem nenhuma outra religião. Respeito todas, mas não confio em nenhuma. Por outro lado, acredito no espírito e em Deus, na sua energia, na forma como ele nos conecta uns aos outros e ao mundo. Mas isso é muito pessoal e não vejo também nenhum problema em quem não crê. Percebo que muito mal é feito em nome de Deus, diariamente.

Vania.Cristina 05/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha.

Thayná Krueger 05/11/2023minha estante
Eu já tinha esse livro, mas depois que li os trechos que você destacava eu corri para iniciar essa leitura. Eu acho bacana que a gente vai influenciando, nem que seja apenas uma pessoa a pensar que a religião do jeito que é praticada está trazendo muitos malefícios para as pessoas. Para mim foi horrível crescer em um lar evangélico.

Obrigada Emerson!

Vale ressaltar que eu me senti um pouco hesitante em publicar essa resenha porque temia algum tipo de retaliação do modo mais cuspido possível KKKKKKKKKKKK.

Felizmente, foi tudo tranquilo; e pode ler tranquilamente, Eme, você vai amar! ?

A Leitora Compulsiva 06/11/2023minha estante
Thayná, eu que o diga, mulher.

Tambem cresci em lar evangélico ? protestante.

E lá era espetacularmente tradicional, o que quer dizer:

? Não usar calça;
? Não pintar unha:
? Não usar maquiagem;
? Não fazer amizade com pessoas fora da igreja;
? Não ler livros, nem ouvir músicas ou outros materiais que não fossem a bíblia ou falassem de Deus;
? Abolição completa da TV;

É incrível o quanto a religião é capaz de manipular uma pessoa mentalmente; eu acreditava em tudo isso.

A lavagem cerebral que esses homens fazem na cabeça de uma criança e adolescentes, é imperdoável. Só posso agradecer que à medida que fui crescendo, eu tinha perdido a fé devido a acontecimentos que vi diariamente ali dentro. Fui desacreditando. Duvidando. Passei a escutar SIM, músicas seculares, livros que não falavam de Deus e descobri como eu fui privada minha vida inteira de conhecer pessoas ótimas fora da igreja.

Só quando saí daquele lugar foi que finalmente me senti livre. Um peso foi retirado de mim ? um que, talvez eu não percebesse se tivesse continuado lá.

Hoje, Deus não existe pra mim. Mas existe o Universo, e nele sim acredito. Existe bondade, e nela acredito. Existe amor, e nele acredito.

E nada disso me machuca mais.

A Leitora Compulsiva 06/11/2023minha estante
Vânia, muito obrigada, de coração ?.

Assim como você, eu tenho uma filosofia baseada no budismo que ele citou de forma breve, e não deixei de ter após finalizar o livro ? na verdade, o Richard só me abriu os olhos ao pontuar como uma mente adoecida pela religião pode trazer dano real ao mundo e como nós devemos ser cuidadosos com isso.

Acreditar em Deus é uma escolha pessoal e está tudo bem acreditar nele, da mesma forma como algumas pessoas acreditam em signo, por exemplo. O ponto é: não fazendo mal a outras pessoas, tá ótimo ? e isso serve para religiosos e não religiosos.

Emerson Meira 06/11/2023minha estante
Lerei. E fiquei com o coração feliz e quentinho em ouvir sua história nos comentários ? Passei algo semelhante, nunca é fácil. Desejo muito Amor pra sua vida longe de tudo isso. Amor, a gente pode confiar e espalhar, que nunca é demais ?

A Leitora Compulsiva 06/11/2023minha estante
Exatamente Eme... As pessoas normalmente acreditam que quando nós falamos algo negativo sobre a religião, é como se estivéssemos atacando ela. O que não é verdade.

O que atacamos é os atos de lavagem cerebral que esse povo faz.

E realmente: muito amooooor, que amor sim a gente pode compartilhar adoidado KKKKKKKKKKKK

Gabi1568 25/10/2023

É um livro ótimo, principalmente no início. Ele fala sobre teísmo, ateísmo e agnosticismo, e todas as vertentes dentro de cada um.

Ele é recheado de exemplos e muito sarcasmo, o que não deixa a leitura ficar cansativa.

Mais pro final do livro, ele começa a ser bem teórico, com uma linguagem mais técnica e talvez seja de difícil compreensão se você já não tem um conhecimento prévio sobre o assunto em específico.

Mesmo assim, a leitura se manteve interessante até o fim, e metade disso se vale ao assunto, e a outra metade à escrita do autor.

Recomendo se você tem dúvidas quanto à existência de deidades, se você já é ateu e quer reafirmar suas ideias, se você é agnóstico e deseja mais conhecimento sobre o assunto, ou até se você é teísta mas não segue nenhuma religião específica e tem a mente aberta para novas ideias.

veiraque 18/10/2023

Informativo e Esclarecedor
O livro é exatamente o que se propõe. Mas, ainda tenho minhas ressalvas quanto à acessibilidade e didática do livro. Para um livro que se propõe a te converter ao ateísmo ao finalizar a leitura do livro, acho que falta um didatismo acessível, não digo nem pelo vocabulário. Achei o conteúdo maçante. Bem explicado algumas vezes, mas, ainda assim, inacessível a todos os públicos. Pode ser só uma percepção chata minha mesmo. Mas, por ser extremamente conteudista, é uma leitura densa. Não sei se me falta experiência com livros do gênero, mas, sei que terei de revisitar está obra para absorver mais coisas. O que não acho ruim de forma alguma.
Foi um ótimo primeiro contato com o autor.
No final: Recomendo, mas leia com calma e paciência para degustar das informações e fatos que são inúmeras.

Cristina.Amaral 14/09/2023

Esperava mais
O livro até tem bons argumentos, mas acaba sendo meio chato e presunçoso. Tem um certo fanatismo também. No geral, acredito que há livros melhores que tratam do tema.

Michele Duchamp 10/09/2023

Esse livro me lembrou muito o jeito bolsonarista de agir. Queria algo menos passional e mais racionalista. O ateísmo tem algumas suposições interessantes.