A Grande Gripe

A Grande Gripe John M. Barry

Resenhas - A Grande Gripe

Cris 13/02/2024

Um bom livro, mas pela sua extensão se torna um pouco tedioso, entretanto, discorre sobre o início, os testes de laboratório, a descoberta e como se "findou" a gripe espanhola à época.

Pdrmcd 27/12/2023

Uma grande aula de história
Se mudássemos as palavras ?gripe espanhola? no decorrer do livro por ?COVID-19?, o sentido da história seria a mesma.

A Grande Gripe é uma verdadeira aula de história que nos mostra a importância do desenvolvimento científico e como a humanidade está sempre suscetível aos mesmos erros quando o assunto é pandemia e vírus e bactérias, acredito que nossos maiores inimigos.

O relato extremamente detalhado chega a ser um diário de bordo de como foi cada dia a vida dos cientistas que tentavam descobrir, mesmo com todo negacionismo e falta de verba, uma forma de preservar a vida humana. Eu adorei que o foco aqui são os médicos e cientistas, porque nos mostra um pouco de como é difícil fazer ciência, além de retratar o fardo que se leva ao escolher uma profissão assim.

Esse livro precisa ser preservado por toda história, porque mesmo quase 105 anos depois, muito do que está descrito nessas páginas continua mais atual do que nunca.

Fabiana 15/10/2023

Lendo esse livro pensei muito na pandemia da nossa geração, e em quantas coisas foram feitas erradas tantos anos depois do que aconteceu lá 1919.

Cris 12/09/2023

12.09.2023
Com as descrições a cada histórico de leitura dá para se ter uma noção do livro. Iniciou-se contando sobre o surgimento das maiores e importantes universidades de pesquisas, depois sobre os grandes nomes da ciência e discorreu sobre o influenza desde os anos 1800 até a gripe espanhola de 1918. Denunciou a falta de incentivo financeiro por parte do governo para as pesquisas para a influenza e relatou sobre as pesquisas efetuadas contra a pneumonia e a vida do grande pesquisador Paul Lewis, que não se sabe se efetivamente pegou febre amarela no Brasil durante uma pesquisa ou se foi suicídio pela ineficiência de descobrir uma vacina para o influenza e pneumonia, na sua época de cientista. Lendo o livro, parece q estava falando da recente pandemia que vivemos, tudo um caos, ninguém sabia o que fazer, os médicos perdidos, o governo sem orientar a populacao, ou seja, parecia q era tudo novidade, no entanto, foi igual a 1918. Muito triste.

Bruno 26/02/2023

Maçante
O livro, ao que propõe pelo título, tinha tudo pra ser bom, acredito que a crise mundial pela gripe 'espanhola' tem muito conteúdo a ser explorada, porém o que esse livro faz durante boa parte da leitura é contar a vida de alguns cientistas, até pq alguns deles são solitários (=?_?=), o livro só começou a contar efetivamente a história do vírus e suas causas lá para a página 200, e após algumas dezenas ele volta para os cientistas, e a todo momento fazendo questão de citar os cientistas, as instituições, as faculdades e o nome completo de cada acampamento militar, diversas vezes. Enfim...

Talvez eu tenha ido ler o livro com uma expectativa diferente da que ela realmente se propôs, peguei o livro na promoção ainda durante o auge da pandemia.
Pra quem tem interesse em saber como os estados unidos e seus cientistas foram impotentes no combate e buscas de vacinas e soluções em gerais, esse é o livro.

PITUCALELE 15/12/2022

A grande gripe
A grande gripe, chamada tb de A gripe espanhola, o livro retrata toda a trajetória dessa pandemia, o esforço dos cientistas e a história da evolução da medicina nos EUA.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/07/2022

Best-seller apresenta o estudo definitivo sobre a gripe espanhola e suas consequências

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555600162

Gabriel.Krieser 03/06/2022

Interessante, mas cansativo!
Pontos positivos: a obra conta exatamente como tudo que estamos vivendo aconteceu há quase 100 anos. É muito interessante ver como a medicina evoluiu e como alguns erros do passado ainda se repetem hoje. O livro retrata todos os acertos e erros da época, foi um crescimento intelectual muito grande esta leitura.

Pontos negativos: a riqueza de detalhes torna o livro massante de ser lido. A linguagem técnica utilizada torna o livro mais voltado para profissionais de saúde, estudantes e pesquisadores da área da saúde. Ainda, o autor traz uma visão bastante americanizada da pandemia, achei que a obra contaria melhor sobre a gripe ao redor do mundo, mas tem capítulos que o livro simplesmente só fala da realidade norte-americana. Além disso, a forma como é escrito não torna a leitura fluida, é muito penoso terminar as mais de 500 páginas dele. Vale lembrar que os pontos negativos não desmerecem a qualidade do livro.

Nadine.Leal 17/04/2022

A grande gripe
Gostei do livro e da forma como foi conduzido. O autor demonstra claramente as grandes semelhanças da gripe de 1918 com o Covid 2019. Muito bem escrito e explicado a história da medicina nos Estados Unidos.
Achei muito válida essa leitura.

theresakellyla 05/03/2022

Vemos que o mundo não está tão diferente como estava antigamente, e que tudo se completa.
É triste ver essa história.

Tamara Mendes 13/02/2022

"Mas ainda era gripe, apenas gripe"
Em 1918 o mundo enfrentava dois inimigos: um foi a Primeira Guerra Mundial e o outro muito menor e mais letal, um inimigo invisível que assolou o mundo na época, ceifou entre 50 milhões e 100 milhões de vidas. A Grande Gripe de John Barry narra a história da maior de todas as pandemias, nos mostra os relatos da devastação da gripe espanhola, é uma viagem no tempo de vários relatos dos horrores que aconteceu na guerra e sobre a vida e história de cientistas e pesquisadores que moldaram a ciência no mundo, nomes como Oswald Avery, Paul Lewis e tantos outros importantes para a medicina.

# Nota Pessoal - Para quem gosta da área da saúde (assim como eu) este livro é fenomenal, relata dados interessantes de outras epidemias que ocorreram, assim como a vida e as descobertas importantes de vários cientistas. Ler este livro na pandemia do COVID-19 me fez perceber vários paralelos com a gripe de um século atrás, o terror das pessoas de não saberem o que está acontecendo, a omissão e o descaso dos líderes políticos, o medo de se ter contato com o outro e se contaminar, a escassez e sobrecarga dos profissionais de saúde e da rede de saúde pública, entre vários outros fatores similares. É muito interessante porque mesmo tanto tempo depois e com a tecnologia muito mais avançada e a nosso favor um microrganismo ainda nos lembra que a natureza é surpreendente (no bom sentido).

Ana Bruno 21/12/2021

Histórico
Interessantíssimo compreender aspectos reais de umas pandemia. Curioso também observar comportamentos padrões dos governantes.

Vanessa453 14/11/2021

Longe de ser apenas um relato de horrores (mas também não deixa de ser), faz um grande percurso sobre a evolução da medicina quando integrada à ciência e ao campo das pesquisas laboratoriais, que trouxeram grande inovações, dentre elas as primeiras vacinas, que foram fundamentais para conter surtos epidêmicos como a febre tifóide, a difteria, etc., e serviram de base contra a luta se um dos vírus mais mortais da história. Um mundo assolado pela guerra e praticamente dizimado pelo aparecimento do vírus influenza. Os relatos de contradição política, o negacionismo, a desinformação provocada pelos noticiários que instauraram caos e medo. Tão similar com o que experienciamos, tão mais cruel. Deixa claro que o ser humano tem grande dificuldade de aprendizado e frequentemente vidas são sufocadas em razão da ineficiência de gestão de líderes políticos em momentos de crise.

Polly Lucena 09/10/2021

A grande gripe
Livro da editora @intrinseca, escrito por John M. Barry, numa edição de 2020.

Antes de tudo, é importante dizer que o autor demorou 7 anos para conseguir concluir este livro, o que nos faz perceber a densidade das informações contidas nele.

O prólogo nos traz um panorama geral de como surgiu a epidemia da gripe espanhola e a situação da medicina da época, assim como o empenho de alguns médicos-cientistas em encontrar respostas para o que estava acontecendo. De uma forma geral, nos fala do terror vivido, mas enfatiza a doença no front da Primeira Guerra Mundial.

O livro começa trazendo informações sobre as transformações históricas ocorridas na medicina até o período posterior a Primeira Grande Guerra Mundial. Falando das pequenas mudanças ocorridas na medicina, desde seu surgimento até então, e como a formação médica nos Estados Unidos era precária, formando médicos sem o mínimo de condições para atuação na medicina, muito menos pesquisa. Mas, no decorrer do livro ele vai mostrando as mudanças e evoluções ocorridas nesse âmbito.

Em seguida, retrata a história de um médico chamado William Welch, que se tornou um grande nome na época, assim como, apresenta alguns outros grandes nomes que se somaram ao de Welch na construção da medicina científica nos Estados Unidos.

O autor também descreve como funcionam os vírus, fala sobre as características de infecção e mutações dos vírus influenza, assim como, das doenças que mais afetavam o homem naquele período e de como os médicos buscavam respostas para suas respectivas curas.

No livro, vemos algumas descobertas importantes como a da penicilina, do DNA e tantas outras durante o período pouco anterior à Primeira Guerra Mundial até o pós-guerra. E o que mais me impressionou foi a descrição de todo o horror vivido durante a epidemia da gripe, a quantidade de pessoas que morreram em tão pouco tempo, a maneira como as pessoas tinham que viver aquilo... E o pior, toda a omissão do governo dos Estados Unidos em tratar e orientar a população para a gripe, negando a existência da mesma para não abalar as conquistas da guerra.

O negacionismo acerca da gravidade do problema, os governantes insistindo em dizer que aquela doença era só "uma gripe comum"... (parecia que eu estava ouvindo nosso presidente). As mortes se deram por negligência do governo, e isso me traz muita similaridade com o que vivemos hoje.

A irresponsabilidade, a negligência e o negacionismo do governo Brasileiro nos fez perder tantas vidas nessa pandemia... E sabemos que se a atitude de nosso governante fosse diferente, muitas vidas poderiam ter sido salvas. Não dá para ler esse livro e não achar que a história, de certa forma, se repetiu. E que quem mais sofreu, tanto naquela época quanto hoje, foram os mais pobres, pois, se hoje, a maior quantidade de mortos foi das classes mais baixas, naquele momento não foi diferente. E quando a natureza vem com toda força "atacar" o homem, o povo sozinho pouco tem a fazer. A organização e preparo tem que vir dos governos, e isso fica muito claro, tanto antes como agora. Lugares que conseguiram se organizar, se preparar e realizaram uma quarentena adequada e com um bom suporte para suprir as necessidades básicas do seu povo, conseguiram preservar mais vidas, tanto naquela época, quanto agora.

Demorei muito para terminar essa leitura, porque em alguns momentos se tornava enfadonha, pois falava muito de algumas personalidades médicas da época e de como os mesmos lidavam com a pesquisa. Inclusive, a última parte do livro é só sobre como esses médicos seguiram após a epidemia acabar.

No epílogo, o autor faz referência às várias epidemias dos vírus influenza que ocorreram no mundo e, de forma sucinta, apresenta algumas características de cada uma delas, trazendo um panorama de como esse vírus atua e de como ele pode se modificar.

O livro é denso, mas é muito esclarecedor e, ao mesmo tempo, revoltante por sabermos que foi "permitido" que tudo isso tenha acontecido da forma como aconteceu, tendo ciência de que os danos poderiam ter sido minimizados e, pior, ver que se repetiu na nossa história atual.

Não tenho como terminar essa resenha sem dizer: #forabolsonaro

Pollyanna Lucena