Contos da Mamãe Gansa

Gustave Doré

Resenhas - Contos de Mamãe Gansa

Ana 22/10/2023

Excelente
É mais um livro de contos de Perrault, mas eu sempre leio contos de fadas como se fosse pela primeira vez, de tanto que adoro. De todas essas histórias, eu acho que só não conhecia a de Riquet do topete, que achei bem espirituosa e divertida. A história das duas irmãs, uma doce e outra grosseira, tem um final bem chocante! Ah, esse volume também traz a versão mais antiga e chocante de A bela adormecida, com sua terrível sogra ogra! E as ilustrações são absurdamente lindas mesmo fugindo do tradicional. Perfeito demais.

Jaki.Land 05/01/2023

Contos de Fadas
Adoro contos de fadas.
Pele de asno é um dos meu favoritos. Apesar de os contos terem um original bem violento, é algo que gosto bastante de ler. Agora já tem várias versões um pouco mais leves.

Rose 18/12/2022

Esse livro já li pela segunda vez, para me relembrar dos contos, e sempre tem alguns deles que eu me esqueço de certos detalhes!

Andrea 02/05/2022

Bem mediano
Sinceramente, esses Contos da mamãe gansa são bem chatinhos e repetitivos. Impossível não compará-los com as narrativas bem mais interessantes dos Irmãos Grimm.

Ingrid 01/03/2022

É Interessante
É interessante para quem quer estudar literatura infantojuvenil, mas eu não gostei dos contos e da moral, mas ele é interessante pois a partir dele outros escritores a partir desses contos os adaptaram, e vemos muitos desses sendo marcantes até os dias de hoje como Cinderela e a bela adormecida; já outros são completamente esquecidos como a pele de asno(horrível)e ainda bem que os escritores souberam o que salvar e o que abandonar.
Mas é isso acho que vale a leitura para quem quer estudar mas caso seja por entretenimento recomendo as versões mais atualizadas dos contos.

Tifane.Larabarros 16/05/2021

9 contos clássicos que trazem a nostalgia da infância. É bom relembrar as histórias originais. Leve e bom para passar o tempo.

pedelaranjalima 04/04/2021

Perfeito
Que descoberta maravilhosa! Sempre fui acostumada a assistir os contos pelas lentes da Disney, amei esse livro!

Ana Lícia 08/11/2020

"Instruções Ocultas..."
De acordo com Perrault, estes contos poderiam vir a ser uma forma de "salvar crianças", um alerta. Deve ser tipo quando eu era criança, e me faziam medo de ficar na rua com história de fofão, ou homem do saco... Etc. Haha.

Nesta edição incrível da COSAC . (Meu Deus, que primor.) Temos 9 contos :

A bela adormecida ( Gostei)
Chapeuzinho vermelho ( Gostei, que lobo mal. Haha)
O Barba Azul ( Favorito)
O Gato de botas (Gostei, que gato safado)
As fadas ( muito bom)
Cinderela ( final feliz)
Riquet, o topetudo ( gostei)
O pequeno polegar (gostei, polegar parece o gato de botas, esperto todo)
Pele de Asno.(Gostei)

Apesar de alguns contos serem bem sangrentos, gostei de todos. Fiquei extremamente envolvida. Pena que acabou, queria mais. :(

Sílvia 04/11/2018

A vida como ela era
São nove contos de fadas. A grande maioria sem o verniz estupidificador da Disney. Não tem caçador herói, nem todos têm seus felizes para sempre, tem sogra ogra, tentativa de incesto, abandono parental, buling e muito mais.
Depois de ler Os contos originais do Andersen e agora estes do Perrault, só digo uma coisa: precissa-se de estômago para lê-Los. É incrível que seu público original fossem crianças. Elas amadureciam mais cedo. Infelizmente hoje tem gente de 30 anos que ainda é criança.

Italo.Teixeira 26/03/2017

Um primor
Para aqueles que procuram saber como eram os contos antes da Disney, esse é um ótimo livro, com todo o peso histórico de ter lançado a base para esse tipo de literatura. Um parabéns especial para a edição primorosa da Cosac Naify, com uma ótima tradução e belíssimas ilustrações.

Catarina 30/11/2016

Gostei
Não recomendo para crianças. Por, em alguns casos, ter violência e finais não felizes.

Não consegui parar de ler. São contos em suas versões originais. Alguns me decepcionaram, pois conhecia a versão adaptada para crianças e com final feliz. Outros que me surpreenderam nunca tinha ouvido falar ou apenas conhecia o título e não o conto. Essa edição da Cosac Naify é de muito bom gosto. Capa dura, apêndice com a biografia do autor e do ilustrador e duas resenhas sendo uma do tradutor.

@lidcomisso 06/09/2016

Impressões
Uma reunião de nove contos clássicos, traduzidos do original, sem alteração para o "final feliz". A edição está incrível, para cada conto um tipo de papel, ilustração, diagramação e impressão, mas minha rinite não curtiu, não! "[...] nada indica tanto a vasta extensão de uma inteligência quanto a capacidade de se elevar às coisas maiores e ao mesmo tempo se rebaixar às menores."

site: https://www.instagram.com/lidicirilo/

isa.dantas 01/07/2016

Contos clássicos da literatura francesa estão magníficos na edição impecável da Cosac Naify, com um trabalho gráfico diferente para cada história. As histórias, apesar de sombrias muitas vezes para crianças, contam uma moral explicada ao final de cada uma delas.

Rittes 13/05/2016

Histórias para crianças?
Incrível edição da Cosac Naify para as histórias originais de Perrault, com dois apêndices muito curiosos. Mas, o principal é conferir a verdadeira versão de contos como A Bela Adormecida e Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, bem diferentes das que sobreviveram ao longo de tantos séculos. Livro para crianças, mas com doses cavalares de violência e, quem diria, incesto! Para crianças avançadinhas ou adultos com espírito infantil, este é um volume imperdível.
Claudia 28/11/2016minha estante
Na verdade, o autor que inaugurou a literatura infantil foi Hans Christian Andersen (A Pequena Sereia, entre outros). Perrault e Grimm são anteriores, então não havia muita censura - histórias eram histórias e crianças eram adultos em miniatura; não que não sejam tratadas assim hoje em dia, mas naquela época era bem pior.