Daemonum Revelare: as preces de Tenebra

Daemonum Revelare: as preces de Tenebra Letícia P.S....

Resenhas - Daemonum Revelare: as preces de Tenebra

Fabio Pedreira 04/06/2020

Um macabro repetitivo
Antigamente no Rio de Janeiro, existia uma cidadezinha chamada Tenebra. Reza a lenda de que ela era amaldiçoada e que todo tipo de coisa ruim acontecia por lá.⁣

Um dos locais mais famosos e centro de toda essa maldade e depravação era o convento das Irmãs Carmelitas do Bom Amparo. Um local comandado pela Madre Piedade, que depois de voltar com uma arca misteriosa de uma viagem, o mal tomou conta de vez do convento.⁣

E é através do Padre Abelardo que iremos conhecer algumas das histórias que aconteceram por lá.⁣

Dividido em 5 partes com 5 contos cada uma, Daemonum Revelare trás pontos altos e baixos. O início e o final, consiste nas melhores partes do livro. Os textos escritos pelo Raul mostram toda a mitologia criada para a história, com um começo muito interessante.⁣

Porém, apesar de conter 5 partes, o livro parecia que só tinha duas. Isso devido a uma repetição insistente em seus contos. Não que eles fossem ruim. Tem sim alguns assim, mas a maioria são bons. O que peca é a repetição constante que fez a leitura ficar arrastada na maioria das vezes.⁣

A última parte do livro felizmente da uma renovada boa na leitura, com novos cenários e histórias muito boas. Outra coisa que merece elogio é a edição. Com imagens no fim de cada conto representando a entidade que aparece nela e acabamentos por todo o livro, Daemonum Revelare é um exemplo de trabalho bem feito em relação a estética.⁣

No fim, o saldo na minha opinião é um livro que apesar de ter pecado na repetição consegue inovar em sua execução e que vale sim arriscar a leitura. ⁣

Ps: dois dos contos que mais gostei foram de autores que coincidentemente tinha lido obras recentes. O @_alandesa (O lago Aruá, já postado) e o @danilomoralesautor (Suprema, resenha dessa sexta a 8).

Dri - @leiturainsone 18/03/2021

Livraço

Esse livro contém cenas de violência explícita

Nessa antologia de contos conhecemos Tenebra, uma cidadezinha no interior do RJ, que é tomada inteiramente por forças malignas que assolam as “indefesas” freiras do Convento das Irmãs Carmelitas do Bom Amparo. O livro é dividido em 5 partes, tal qual o terço católico, contendo 5 contos, cada um escrito por um autor diferente. Os textos são precedidos por passagens ilustradas da Bíblia sobre a vida de Cristo e, alguns, trazem ao final a ilustração da entidade que aparece na história. Todos os contos giram em torno da chegada da irmã Piedade, que se torna a Madre superiora do Convento. Madre Piedade, um dia, volta de viagem carregando uma estranha arca contendo um mal milenar que, quando libertado, culminará na devastação da cidade de Tenebra no fatídico Carnaval de 1982, a “festa da carne”.
Cada conto vai narrando como foi a trajetória dessa devastação, desde a corrupção de Piedade, sua chegada no Convento, até a queda de cada uma das freiras. Em certos momentos você acredita que as personagens foram vítimas especificamente de sua ingenuidade. Mas logo fica claro que não é bem assim. No fim o mal sempre vence por causa do egoísmo, vingança e sede de poder. Cada uma das freiras se acha mais digna, mais santa, mais devota que suas irmãs. Aos poucos percebemos que ali são todas igualmente pecadoras, escondendo sua inveja, ira, e até a luxúria.
Tal qual o rei Salomão, muitas das vítimas aqui acreditam que irão ter servos sob sua tutela, quando, na verdade, serão elas que padeceram pela eternidade sob o poder de entidades das mais variadas categorias hierárquicas do Inferno.

Eu fiquei completamente fascinada pelas narrativas com referências e símbolos que eram inteiramente novos para mim. Não conhecia a história dos 72 demônios de Goétia que foram conjurados pelo Rei Salomão!

Cris 31/08/2020

É um livro onde cada capítulo conta como foi a possessão de uma freira por um demônio. Depois de um certo tempo fica bem repetitivo.

Carolina 13/10/2020

Repetitivo
Todos os contos são iguais, só teve 2 contos diferentes, e de 25 contos, 3 se salvaram pra mim. Fora os contos que acabam do nada, sem mais nem menos e tu não entende nada porque parece que foi feito correndo.
Decepção.