Goma de Mascar

Goma de Mascar Helena Luz

Resenhas - Goma de Mascar

vaneperola 23/04/2020

Representatividade importa!
Há tantas coisas que quero falar sobre esse livro. Não sou um expert em fazer resenhas, apenas exponho minha humilde opinião, que geralmente acontece a flor da pele. Sobre Goma de Mascar: é um livro importantíssimo para pessoas que, como eu, cresceram sem representação nos romances, nos filmes em tudo. Há muitas pessoas representadas nessa obra e há diversos assuntos importantes que são destacados, nos levando a refletir. Mas, para além dessas questões sérias, há referências (diversas delas) que nos fazem relembrar bons momentos do começo do século. O que é uma delícia. Músicas, artistas, citações, tudo que nos faz sorrir com a recordação.
Amei a escrita da Helena e a forma como conduziu a narrativa, arrancando boas risadas e boas ideias, com certeza. Me envolvi com a história a ponto de odiar, amar e odiar a Melanie, mas, sobretudo, aprendi a entendê-la como boa adolescente confusa que é. As emoções a flor da pele, as decisões erradas, o medo, as confusões... quem nunca nessa idade? No fim, só queria mais um romance contando a história que se iniciou no final. Espero que ela venha!!!
No mais, é isso, Helena Luz me ganhou pela narrativa e pela história 😍

Nicole | @estanteliiteraria 20/08/2020

Goma de Mascar | resenha
"Assim como a kriptonita era a fraqueza do Superman e madeira era uma incógnita para a sonic screwdriver, Vinícius era a última gota d´água que fazia todas as emoções submersas de Melanie transbordarem."

Sim, é praticamente dessa maneira que iniciamos esse livro nacional que é um YA de amor e ódio que simplesmente me cativou por completo e ganhou um lugar mais do que especial no meu coração

readingstatus 17/04/2020

da série: livros que deixam o coração quentinho!
A felicidade que dá em ler comédia romântica, com personagens que você se identifica e se vê neles é de aquecer o coração, obrigada à Helena Luz por isso!

Eu tô tão feliz por ter decidido ler "Goma de Mascar", acompanhar a história da Melanie e do Vinícius foi algo divertido. Eu amei as referências no enredo, gostei de ver tanta representatividade na história e o ciclo familiar/amigos da protagonista.

Amei a Melanie, mesmo que em alguns momentos tudo o que eu queria era pegar ela pelo braço e falar: "amiga, para de ser tão cabeça dura!" haha Acompanhar as brigas dela com o Vinícius, me deixava no limite, porquê você sente na leitura que toda a treta é um acúmulo de coisas mal resolvidas e interpretações erradas. Mas ver eles tentando encontrar e resgatar amizade que existia entre eles, foi fofo e lindo.

Indico "Goma de Mascar" pra quem procura uma leitura leve, divertida e que ama uma boa comédia romântica.

Marcia Luisa 28/01/2021

Representatividade, risadas e coração quentinho.
Desde que vi a capa do livro e li a sinopse, fiquei encantada e fui atrás para ler por se tratar de um romance fofo bem do estilo que eu gosto. Mas é muito mais!
Amei como tem tudo ali: discussões importantes sobre racismo, abuso, relações tóxicas (não apenas românticas!), e amizade, mas nada é forçado e nem tá ali de graça: é apenas um reflexo bem escrito da vida de qualquer adolescente.
Mesmo que a Melanie tenha me dado MUITA vontade de entrar no livro e dar umas boas sacudidas nela, dá para sentir o desenvolvimento da personagem e seu amadurecimento. Foi emocionante ler sobre uma menina extrovertida que, na realidade, não consegue se abrir, e como foi retratada essa falta de autoestima muito presente nas adolescentes (em uma menina negra mais ainda). É tudo bem sútil e leve (exceto as discussões entre Mel e Vinícius, meu Deus, eu queria bater nesses dois até eles se darem conta de seus sentimentos).
Gostei MUITO do final, quando é cogitada a ideia de terapia, achei importante e resolveria o problema de todos os personagens literários que a gente conhece.
Um livro que explora bastante coisa sem fugir do que nos foi prometido: romance adolescente.
Maior surpresa: de longe, pra mim, a cena mais madura e natural do livro foi quando uma das amigas da Mel explica sobre fetichização do corpo negro masculino. Como falei, a cena não tá de graça no livro: veio com naturalidade e sem forçar uma didática (muitas vezes necessária).
Espero ler mais de Helena Luz no futuro!

bya 01/08/2020

incrível!
e, do jeito que gosto, minha primeira leitura de agosto: passando ódio e amor, amor e ódio.
no fim vi que alguns erros precisam ser lembrados, mesmo que a felicidade nos queira fazer partir do começo de novo.
amei!!!!!

Clara 20/04/2020

Um amorzinho de livro. Eu amei a construção dos personagens, em especial o Vinícius, que se tornou o meu favorito. Gostei de ler o livro por abordar discussões como racismo e outros temas importantes e por ser leve e divertido também.

Thais B 13/06/2020

Esse livro me surpreendeu de um jeito inesperado. Comecei a ler sem esperar muito e acabei me deparando com uma história que vai muito além do que eu normalmente vejo em livros do gênero.
É uma obra adolescente, com os seus comuns clichês de personagem, brigas e dilemas, mas é incrível como a autora pega todos esses clichês e os ressignifica. Ela trabalha e desconstrói um punhado de noções comumente problemáticas no gênero e o faz de uma forma leve, mas precisa.

Com alguma frequência, procuro ler livros que abordam, na ficção, as temáticas aqui presentes, como o racismo e o abuso em suas variadas formas, mas é comum que nessas obras as autoras e autores anseiem abraçar todas as questões, deixando tudo muito didático e escrachado através da narração. Não é algo ruim, porém nesse ponto a obra de Helena Luz tem um diferencial. A narradora/narrador não faz questão de nos explanar ponto por ponto. Os fatos estão lá, o racismo está lá, o abuso no relacionamento, o assédio, está tudo lá, e as personagens problematizam quando necessário, mas dentro de diálogos adolescentes, sem que a narração seja explicativa. Quem vê o problema, quem o vive e quem o denúncia são os adolescentes. Eles têm voz.

Só não dou mais estrelas porque o livro ainda tem alguns erros de escrita, coisa que uma revisão melhor poderia resolver.

Day 26/09/2020

A comédia romântica que aqueceu meu coração
Vamos de enimies to lovers com protagonistas negros? A Helena Luz entrega esse plot no seu livro ?Goma de Mascar?.

Nessa obra conhecemos Melanie (o nosso favinho de mel) e Vinícius, o irmão mais novo do marido da sua irmã. Com o casamento entre as famílias eles logo ficaram próximos, no entanto, algo aconteceu e os encontros passaram a ser uma grande tormenta. Um dos almoços familiares se tornou palco de uma grande briga com direito à comida jogada um no outro, o que fez a irmã de Melanie, Rebeca, decidir que eles precisariam trabalhar juntos.

Me identifiquei muito com a Mel, talvez por sermos geminianas, pelo jeito dela de se posicionar, a sua impaciência em alguns momentos e a forma de se posicionar no grupo das suas amigas. Imagino que se tivesse um Vinicius, o cara que a irrita, parte por querer atenção, parte por não querer deixar a relação deles morrerem, daria as mesmas respostas ríspidas e irritadas.

A história é banhada de referências da música latina, algo que me conquistou, já que é um ritmo que escuto bastante. Também há diálogos, principalmente os que envolvem música, que me divertiram bastante.

A adolescência é um período conturbado, cheio de inseguranças, incertezas e medos, isso é muito bem representado pela escrita da Helena. As amigas de Mel são minhas amigas dessa época - para o bem e para o mal. O namorado que não a assume na escola, é o namorado que eu tive. Os pais são os meus pais. É muito fácil se encontrar (ou reencontrar) nessa narrativa.

Recomendo MUITO essa comédia romântica!

Bob 28/09/2020

Passei raiva lendo esse porque personagem adolescente (quase) sempre é muito chato. Mas a história é boa até, romancezinho sessão da tarde

Feh 28/12/2020

Representatividade que importa
Além de focar sobre duas famílias negras, a estória também vai além. É um romance leve, mas muito impactante, já que ele explica para quem é leigo no assunto e para quem sabe na pele o que é o racismo, mas sem deixar a leveza de um bom romance para trás.

O que eu posso dizer além disso? Eu amei muito, achei a história encaixadinha e os diálogos muito bem feitos e que me tirou altas gargalhadas.

Gostei da profundidade dada aos personagens, principalmente a mocinha que é quem narra a história, apesar de não entender algumas atitudes tomadas por ela — o mocinho também é um fofo e se tornou meu crush de 2020.

Completamente apaixonada e a autora já me tornou uma queridinha para mim.

Vi | @viajantesdopapel 14/02/2022

Adolescentes, ensino médio, amor, amigos, família.
Ok. Vamo lá!

Sinto que falei muito de goma de mascar nos meus históricos que não sei por onde começar e o que falar na resenha do livro.

Tenho quase certeza (pra não falar certeza absoluta e me lembrar um segundo depois de um livro que me fez sentir assim) de que nenhum outro livro me fez sentir tanta da raiva da protagonista por conta de seus pensamentos e suas atitudes pelo qual eu passei com a Melanie, mas é engraçado ver que no mesmo quesito que ela é madura, ela não é sabe? Só é uma jovem lidando com um sentimento forte demais e não sabe se expressar não sabe o que fazer. A gente vai amadurecendo e aprendendo com nossos erros. Não sei se foi porque eu cresci e já passei pelo o que ela passou que vi tudo como errado sendo que eu vivi quase as mesmas coisas e não enxerguei como eu vivia sabe? E agora os livros que leio são diferentes, pessoas maduras, da minha faixa etária com outro estilo de vida entende?
Mas a Melanie é humana e real, faz burrices principalmente na idade dela.

Fora a personalidade fortíssima da nossa prota, amei tanto a representatividade do livro, as falas tão importantes e atuais. Os personagens nem se fala né? Vinícius ganhou totalmente meu coração e eu super leria mais da história de todos eles, ver a Sofia crescer e ver mais a Rebeca e os amigos da Mel também.

Foi um livro que me surpreendeu de um jeito muito bacana e que vale a pena a leitura!

marianeaudry 05/05/2020

Melhores partes
"Às vezes nos encurralamos em situações aprisionantes por puro medo de nos arriscarmos e perdermos nossa segurança. Acontece que segurança em excesso também nos sufoca."

"Algumas vezes para amarmos de verdade é preciso nos arriscarmos um pouco, deixar de lado a necessidade de nos protegermos e de controlar as atitudes do outro. Só assim encontrarmos a liberdade de podermos ser nós mesmos."

"? Conversando com quem? Um possível sequestrador? Um bolsominion? Um traficante de órgãos?"

Tornou-se meu xodó

Isabella 24/05/2020

5 estrelas favoritado demais
📖 Esse livro fala sobre Melanie e Vinicius que mantinham uma amizade durante 4 anos, com o casamento da irmã de melanie com o irmão do vinicius, mas um desentendimento fez eles pararem de se falar e desde então não conseguem ficar no mesmo lugar sem brigar. Com isso, sua família arranja um projeto pra que os dois possam trabalhar juntos e quem sabe reviver a amizade ou outros sentimentos

📝 Pegar esse livro no kindle unlimited foi uma das melhores decisões que eu tomei nesses últimos dias. O livro é uma comédia romântica que te embala tanto, eu fiquei super envolvida com os personagens ao ponto que aos 18% eu sabia que ia ser 5 estrelas e o resto do livro não me decepcionou. Eu me identifiquei tanto com a Melanie, e senti que todas as preocupações e inseguranças que passam pela cabeça dela, já passaram pela minha cabeça, seja pelo medo do futuro ou pelas questões raciais que o livro aborda muito bem. Os relacionamentos também são tão bem abordados, seja os familiares quanto os de amizade, eu consegui me importar com todos os personagens, acho que só uma pessoa com uma escrita muito boa consegue montar isso tão bem em 257 páginas. Esse livro mostra como a representatividade é importante, e como eu queria ter um lido um livro assim na minha época de adolescência também; Além de tratar sobre racismo estrutural e assédio. É muito interessante ver como o relacionamento da Melanie e do Vinicius vai evoluindo, e eles são MUITO engraçados, todas as referências que tem nesse livro são perfeitas, sem ficar forçado e você sente que são pensamentos de adolescentes mesmo. Enfim, esse livro foi um grande achado e eu amei demais.

Isa 29/06/2020

Sobre aceitar menos que o mínimo
Esse é um livro que eu com certeza teria amado ler na minha adolescência, primeiro porque tem uma adolescente quase adulta, com problemas típicos da idade, amigas perfeitamente encaixadas no contexto real e negra. Um dos pontos chaves desse livro tá ligado a questão da nossa solidão enquanto jovens e o que aceitamos em razão dela, por mais esclarecida que sejamos e cientes do direito de merecermos mais, somos capazes de aceitar menos do que mínimo pra viver o que achamos ser um amor certo, e é por isso que livros com essa temática são muito importantes, tanto na questão afirmativa e identificatória, quanto pra mostrar que ser preta não te faz ser menos digna de andar de mãos dadas na rua com o menino mais legal da escola e viver um amor de cinema. Apesar de possuir alguns erros de ortografia é um livro que recomendo pelo que pode representar.

Ladis 17/05/2021

Fui surpreendida
No início julguei o livro achando que era uma história bobinha de adolescentes, no entanto, ao longo da história percebi que não era nada disso, a Melaine é uma personagem muito complexa, que traz consigo diversos conflitos, confesso que em alguns momentos ficava com raiva das atitudes dela, porém, compreendia. Foi uma grande aventura acompanhar essa jornada e seus desfechos.