A Prometida

A Prometida Kiera Cass

Resenhas - A Prometida

Queria Estar Lendo 18/05/2020

Resenha: A Prometida
O mais recente lançamento da autora Kiera Cass - a mesma por trás da trilogia A Seleção - chegou aqui no Brasil através da Editora Seguinte, que cedeu este exemplar em cortesia. A Prometida é uma história sobre reinos e coroas e uma garota dividida entre dois amores. Ou deveria ser, pelo menos.

Na trama, acompanhamos Hollis. Ela vive na corte real de Coroa desde pequena, neglicenciada por pais severos, mas cercada pelas frivolidades aristocráticas que aprendeu a amar. O rei é alvo de seu interesse - e parece que tal interesse começa a se mostrar recíproco com a chegada de uma festa em comemoração à coroa.

Com essa festa, também, chegam refugiados de um reino rival, e entre esses refugiados um possível interesse amoroso bastante inesperado para Hollis. Dividida entre a ideia de romance criada com o rei e um possível nascido da simplicidade, Hollis precisa entender onde está realmente seu coração.

Eu resolvi ler A Prometida pura e simplesmente por curiosidade. Quem acompanha o blog bem sabe do suplício que foi para mim terminar A Escolha - ainda que, até A Elite, eu curtisse bastante a trilogia. Apesar dos escorregões, admito que a história distópica da Kiera tem seu charme, personagens carismáticos e uma trama interessante de acompanhar. A Prometida prometeu várias coisas... Mas não cumpriu nada.

Eu não gosto de apontar o dedo para um protagonista feminina e chamá-la de cabeça de vento, mas boy oh boy aqui eu vou ser obrigada a fazer isso porque a Hollis se encaixa nessa definição.

Desde, sei lá, 50 tons de cinza que eu não me deparo com uma personagem principal tão insossa, descabeçada e propositalmente tapada. Não é parte de sua personalidade, é conveniente para a narrativa - porque quando precisa pensar e raciocinar para o bem da narrativa, ela faz isso que é uma beleza.

Kiera perdeu uma oportunidade absurda de construir uma personagem humilde e ingênua, mas ADMIRÁVEL em sua ingenuidade - uma garota pura e inocente que cai de paraquedas nas questões mais grandiosas da corte e que tem medo do que está por vir (e na narrativa dá pra sentir que ela tentou fazer isso, mas eu só queria bater a cabeça na parede toda vez que a Hollis falava sobre alguma coisa porque ô personagem insuportável). Ou poderia ter ido pelo lado ambicioso e criado um protótipo de Cersei Lannister, alguém que anseia pelo poder e pela coroa e está disposta a jogar o jogo político para fazer parte do tabuleiro.

Hollis é a típica garota rica que não desvia o olhar para desigualdades e problemas distantes dos seus - que inclue não saber com quem se casar. É só isso. Não tem nenhum conflito, nenhuma subtrama, nenhuma tramoia política, nada. Não tem pressão familiar, pressão da corte, pressão dela mesma buscando uma conquista maior. Ela só quer se casar com o rei porque desde que os sorrisos entre eles começaram, Hollis sente que é com ele que precisa estar. E então surge outro personagem masculino com OLHOS AZUIS ESTONTEANTES e ops, que rei?

Claro, em se tratando de romance isso jamais seria um problema; minha relação complicada com essa história ficou na falta de personalidade da própria trama.

Quer me vender um romance? Então que seja fofo ou arrebatador. Que seja uma história que divida meu coração igual deveria dividir o da mocinha. Que tenha conflitos e tensão, ações crescentes e decrescentes que me levem a algum lugar. Você está usando um TRIÂNGULO AMOROSO em pleno 2020 e resolve que todos os clichês de 2010 ainda são válidos. Ninguém mais aguenta isso!

E pra ajudar esse é o tipo de triângulo que nem disfarça sobre quem é o favorito, sabe? A Hollis, como narradora, é extremamente óbvia em suas escolhas. A narrativa tenta passar a dúvida, mas falha terrivelmente em dar verossimilhança pra isso no instante em que o segundo interesse amoroso surge. E daí são 200 páginas de nada e mais nada.

A ideia de plot é que você vai dar um objetivo pra sua protagonista e daí vai desenvolver a trama em volta disso. Eu achei, a princípio, que o objetivo dela fosse se tornar rainha - mas ai isso desapareceu com a chegada do ferreiro, e pensei "então o objetivo vai ser entender quem ela ama" mas isso também foi resolvido bem rapidamente. E aí eu olhei pro livro e pensei em como estava gastando neurônios e tempo de vida que jamais seriam recuperados.

Ambos os relacionamentos foram um tédio absoluto. Eu esperava algum tipo de profundidade em um rei, mas Jameson é um Maxon remodelado e sem carisma. Seus elogios eram poéticos, seu riso doce e sua presença encantadora - pelo menos até Silas, o ferreiro, aparecer.

A partir daí, pra deixar a trama ainda mais insuportável, a autora puxa a famosa e mencionada tática de estragar um interesse amoroso para deixar o outro mais atraente porque o livro já decidiu quem é o favorito. Eu chamo de covardia narrativa.

Não consegue trabalhar um triângulo amoroso, vai lá e deixa uma das pontas desse triângulo babaca, egocêntrica, comentando coisas que até então não eram de seu feitio, tudo isso para que a mocinha abra os olhos para o seu "verdadeiro amor".

E nem me deixe começar a falar do instalove ridículo que tem nesse livro. Verdadeiro amor é o escambau. O Silas é caricato ao extremo mas, de novo, falta aquele toque carismático e encantador que deveria te fazer se apaixonar por ele. Não tem UM MOMENTO entre ele e a Hollis que tenha me feito sorrir e pensar "ah, ok, isso foi fofo". É tudo tão FORÇADO e eu só queria arrancar meus cabelos porque não é possível vir da mesma pessoa que criou a America e o Maxon lá no primeiro livro (depois a gente finge que não aconteceu).

Além disso... É desesperador o quanto não tem mais o que falar sobre essa história. São 340 páginas dessa trama aí; sim, é um romance, sim, eu entendo o apelo juvenil, mas nada impediria a Kiera de ter puxado algumas tramoias políticas e sociais para dentro da trama.

As discussões toscas e ínfimas sobre machismo, misoginia, patriarcado que com certeza não ganham a profundidade que precisam. Aparecem em um diálogo entre as personagens femininas e puf, nunca mais se fala nisso. Não geram consequência, existem pura e simplesmente para cumprir tabela.

Me dá alguma coisa em que me agarrar além da "dúvida" da Hollis se deve casar com o rei ou com o ferreiro. Você criou todo um sistema político medieval, deu nome a trocentos de reinos e reis e rainhas e dinastias, gastou páginas falando sobre as grandes rainhas de outrora e seus feitos PRA NADA. E, de novo, não dá pra falar "mas, Denise, é um romance!" porque ela não usa só os artifícios disso. Ela quer que seja mais, quer os conflitos políticos e sociais, mas o livro é preguiçoso e eles não ganham um pingo de desenvolvimento sequer.

Tudo era chato e tedioso a ponto de eu me perguntar quanto mais da trama vazia conseguiria aguentar - só fui até o final pra ver qual era o tal do plot twist e... Sabe... Não. Não vem me dizer que aos 90% da história ela voltou a se importar com política porque eu NÃO ADMITO ISSO.

No fim das contas, o grande e principal problema de A Prometida é que nada nem ninguém tem personalidade.

E de diversidade também, porque me senti de volta a 2010 tanto por causa dos clichês quanto pela quantidade de gente branca cis e hétera por metro quadrado de história...

Foram vários tiros para todos os lados que não acertaram em nenhum alvo. O romance é fraco, os personagens são fracos, não tem plot, não tem subtrama, não tem nada além de um triângulo amoroso que nunca foi realmente um triângulo, uma busca desenfreada por absolutamente nada e um fim que tentou colocar um plot twist ali pra dar motivo pra sequência, mas foi tão bem desenvolvido e coerente quanto o final da série Game of Thrones.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/05/resenha-prometida.html
LS0 20/05/2020minha estante
Obrigada pela resenha. Me salvou de ler este livro.

Se eu ler mais um livro/saga com triângulo amoroso, não sei mais o que vou fazer. Eu também não aguento mais.

Queria Estar Lendo 20/05/2020minha estante
Oi, Lídia! Que isso, tamo aqui pra ajudar UHASUHASUH
Menina né? Eu só aceito triângulo amoroso hoje em dia se for pra formar trisal, fora isso tá canceladíssimo.

Julia.Soares 22/05/2020minha estante
Eu li, e ainda não consigo acreditar nesse final desastroso. Concordo que realmente os personagens são rasos, e a história parece acontecer com pressa.
Mas ainda assim aconselho a lerem e tirarem suas conclusões.

Rosângela 22/05/2020minha estante
Resenha perfeita. Acabei de ler e estou tão decepcionada!

Lala 25/05/2020minha estante
Eu li essa resenha antes de terminar o livro e não tinha concordado até então, mas nossa, é exatamente isso agora que acabei, palavra por palavra. To até triste que perdi meu tempo

Wesslley 28/05/2020minha estante
Sou apaixonado pela escrita de Keira desde A Seleção, mas esse. Ficou sim um pouco raso. Mas penso. Que ela temha feito isso de propósito.

Wes 30/05/2020minha estante
Mana, não te conheço, mas já te amo. Obrigado por falar tudo o que eu pensei. Esse livro é tão ruim que nem parece ser da mesma autora que escreveu A Seleção.

Je 30/05/2020minha estante
Acredita que eu ia comprar esse livro??? Ainda bem que não tinha chegado ainda na minha cidade, comprei outro muito melhor! Obrigado por me salvar de ler isso!

ana lovely 01/06/2020minha estante
estava lendo e tava tão chato que pulei pra ler o final e também não gostei

Myh 04/06/2020minha estante
Eu nunca me identifiquei tanto com uma resenha , não vi graça nenhuma no casal , e o fato da Delia Grace ficar com o rei lá no final , eu achei muito forçado.
Me decepcionei demais com esse livro!

Carolina Vieira 26/06/2020minha estante
Genteeee, tava quase pegando esse livro no Plus...foi por pouco hahaha

Jennifer 03/08/2020minha estante
Sinto que a Kiera me tapeou! Que livro desastroso, que final péssimo e jogado, nem parece que foi a mesma escritora de A Sereia e A Seleção.

Luisa 09/09/2020minha estante
Essa resenha conseguiu exprimir tudo que eu senti lendo esse livro! Parabéns está muito boa! O livro realmente está uma água de salsicha kkk

Matheus 09/09/2020minha estante
Mal te conheço mas já admiro você MUITO. Me salvou de ler esse desastre que muita gente também já fala de ser algo tão ruim que dói. De fato, nem parece a autora de A Seleção

Joy Barbosa 19/09/2020minha estante
Hahaha adoro suas resenhas. Adoro qnd abro a pag de um livro e sua resenha tá lá. Haha S2

mel 22/09/2020minha estante
Acabei de ler o livro e não consigo acreditar nesse final. Estava com muitas expectativas sobre esse livro, mas quanto mais chegava o final mais eu me entristecida com o rumo que a história tomava. Os personagens são rasos, e tudo aconteceu de forma muito corrida, foi como se a autora não soubesse o que fazer com a história e deu esse final horrível para os personagens. Não estou nem um pouco animada para uma continuação.

LuKütter 17/10/2020minha estante
Exato!!!

Raphaelly.Cardoso 27/02/2021minha estante
Eu to em choque com esse final horrivel, com essa história vazia, com personagens sem personalidade, sem profundidade. Eu estou completamente decepcionada.

Thah_Muniz 02/03/2021minha estante
Devia ter lido antes.. faz tempo que eu não lia um livro tão ruim.. esperava algo sem muita profundidade, mas não esse misto de nada com coisa alguma.. nada fez sentido ?

@Fabianne24 10/03/2021minha estante
amei a resenha fiquei curiosa pra comprar quando li já desisti kkk mim salvou de uma.

Vick senpai 20/04/2021minha estante
Eu li o livro para no final se pior do q o começo

eelis 26/04/2021minha estante
Mds eu comprei esse livro pq tinha lido a seleção é achei legal ?

Ana 06/05/2021minha estante
Obrigada por essa resenha tava na lista pra ler, mas quando li o que você achou, me salvou, de perder meu tempo. Obrigada mais uma vez.

Becah @passeioentrepaginas 01/06/2021minha estante
Disse tudo... não gostei nada desse livro ? oq é bem triste porque amei a seleção

Debi94 12/06/2021minha estante
Eu disse que ia ler a resenha só depois de ler o livro pra não ser levada pela opinião de terceiro hahaha, mas concordo e muito....foi um sacrifício ler esse livro no início, os personagens eram chatos...todos eram chatos, o ambiente que a história se passa é chato, a forma como ela cancelou o "noivado" com o rei sem gerar consequência??? Isso é muito conto de filme da Barbie, onde tudo é colorido e lindo - ainda mais com aquele rei do Isolte. Contudo, eu fiquei surpresa com o final e não vou negar que até curti kkk.

Lulu 04/07/2021minha estante
Fiquei com um sensação de que se aquele final acontecesse no meio do livro e do meio pro final fosse o desenrolar disso, uma reviravolta até na personalidade dela, ela indo pro outro país se não me engano e indo atrás de ajudar a outra rainha lá, enfrentar o cara, "desmascarar" que a morte deles foi a mando dele e tudo mais, acho que daria um outro sentido ao livro pq senti tudo muito raso, com pouco desenvolvimento entao seria uma forma de dar uma mudada na história e não ficar uma história "morna"

Fany.idk 07/07/2021minha estante
Eu nem consigui terminar esse livro, perdi meu tempo e dinheiro com ele. Me arrependo demais

nini 08/11/2021minha estante
EXATO! concordo com tudo

Lisa 28/01/2022minha estante
Lidia kkkkk, eu comprei esse livro , e só agora tô lendo as resenhas negativas KKKKKKK

Lisa 28/01/2022minha estante
Jennifer , eu ainda nem li o livro mais pelas resenhas !
Eu tbm li A Sereia e é muito bom .

Mayhara.Ferreira 24/06/2022minha estante
Não parece que é a mesma escritora de A seleção que escreveu esse livro. O que aconteceu com Kiera Cass? Parece que foi escrito por outra pessoa, o livro fala e não diz nada e não consegui gostar, me identificar com os personagens era tudo muito raso.
Sinceramente, me decepcionei com o ritmo do livro e os personagens.

Mayhara.Ferreira 24/06/2022minha estante
Sinceramente, me decepcionei com o ritmo do livro e os personagens.

maleficent. 14/07/2022minha estante
Arregaçou menina. Você colocou em palavras tudo oque eu estava pensando e mais.
Que resenha perfeita, vontade de imprimir e colar na minha testa. Parabéns e obrigada!

Sophia 18/10/2022minha estante
Esse é facilmente o pior livro que a Kiera Cass escreveu na vida dela e o pior que eu já li, não tem nenhuma construção boa de personagem nenhum e todos os acontecimentos são estranhos e sem sentido.

VictAria109 23/08/2023minha estante
Kiera Cass virou minha escritora preferida....o livro é perfeito

Lara.Bia 03/06/2020

Sofrida
Comecei a ler por curiosidade e esse é o famoso livro denominado perda de tempo. Com personagens mais rasos que o laguinho da minha cidade e com um casal que se apaixonam instantâneamente, não possuindo química nenhuma, você tem o resultado de uma história fraca.
Kiera tentou trazer um lado mais politizado que não funcionou, principalmente por causa da cabeça de vento que é a personagem principal.
Só dei um pouquinho mais de estrela por causa da reviravolta no final, e espero q ele realmente não volte
Myh 04/06/2020minha estante
Nossa, também torço para que o personagem não volte no próximo viu. Casal totalmente sem química.

Nic @cortedelivros 03/12/2020minha estante
Vai voltar sim, e ele provavelmente ainda vai ser rei a holis rainha.. Kiera é obcecada com monarquia e beleza.

aline 09/10/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKK morta com a sua resenha. amei?

Lauraa Machado 11/06/2020

Um dos piores livros que já li
Eu nunca fui de falar para alguém não comprar um livro do qual não gostei, mas é isso que tenho vontade de falar agora. O mundo está praticamente acabando, nós estamos no meio de uma crise imprevisível, não é hora de sair comprando livro ruim e inútil e perdendo seu tempo com ele quando você poderia ler outro melhor ? ou até um pior, mas que pelo menos tenha essência, sentido ou propósito e algo interessante para te dar vontade de ler além da primeira frase.

Sei que a Kiera Cass vende por causa de A Seleção e que ela não deve ter tido que convencer seus editores a publicarem outro livro dela, mas queria muito saber como ela conseguiu publicar este, porque absolutamente nada salva aqui. Nada. Às vezes sua intenção era só escrever o pior livro que seria capaz de escrever e ver se as pessoas ainda seriam burras de comprar e ler. E eu fui. Parabéns, Kiera. Ficou péssimo, mas você claramente provou que nós compramos livros pela capa e por lembranças e esperanças de coisas melhores.

A maior ironia de tudo é a sinopse ser basicamente a Hollis se incomodando de ser só um adereço bonito para o rei quando este livro é só isso mesmo. Ele vai deixar sua estante mais bonita. E esse é o máximo que ele consegue acrescentar na sua vida.

Não estou com tanta raiva quanto pareço, mal tem coisa suficiente para odiar. É um livro tão sem sentido, sem emoção e no qual acontece tão pouca coisa, que ainda sinto que não li! Parece uma pegadinha, que alguém vai aparecer do nada e dizer que, na verdade, este não é o livro! E que o livro ainda precisa ser publicado! Não tem nada aqui! Mas já passou da hora de eu ser mais específica, né?

Pode parecer que estou sendo grossa desnecessariamente, mas eu falo do fundo do meu coração que a Kiera precisa pegar esses livros dela e entregar para um terapeuta. Ela precisa de terapia. Já é o oitavo livro dela que eu leio e sua necessidade de constante aprovação externa fica clara pelas suas protagonistas. Tá todo mundo o tempo inteiro preocupado com a Hollis, ou a amando ou a odiando, mas sempre pensando e falando dela. Isso porque ela não é nada, não tem poder nenhum e nem personalidade. Ela é a garota que não tem talento nenhum, não sabe fazer nada direito (tocar piano, falar outra língua, ler, dançar), mas que todo mundo acha que brilha e é apaixonante.

Outro problema dela que é um reflexo muito transparente da autora é sua infantilidade. As atitudes que a autora trata como encantadoras são muito imaturas! Ela não fala em momento nenhum a idade de Hollis, mas não me surpreenderia se dissesse que ela tem doze anos. Sério mesmo, sem maldade, eu tinha que ficar me lembrando que ela não tinha doze anos, porque era exatamente assim que ela se comportava!

Outra coisa que já percebi pelos livros da autora é que ela não é muito sagaz ou engraçada. Todas as piadas aqui foram forçadas. Mesmo estando na narrativa, eu nunca consegui imaginar o rei rindo do que a Hollis falava, porque não tinha a menor graça! Não eram nem comentários engraçadinhos, só daqueles esquisitos que fazem todos te olhar de lado como se você estivesse forçando a amizade. Ela não tem senso de humor e quando tenta demais, faz brincadeiras imaturas e inapropriadas, depois reclama que os lords do país não a levam a sério. Pior é vê-la sendo admirada pelo espírito livre que pertence a alguém com pelo menos cinco anos a menos que ela devia ter.

Eu esperava um livro simples, mal escrito e com personagens inúteis e foi bem o que encontrei. Não tenho nada contra o rei propriamente, apesar de ele ter atitudes agressivas que em nenhum momento a autora abordou, pelo contrário, só tratou como normal. Também não tenho nada contra ou a favor do Silas, que tinha tudo para criar uma tensão de amor proibido e acabou não marcando nem um pouco.

A Delia Grace foi uma surpresa agradável por uns cinco minutos e depois voltou a não importar. A autora fez questão de repetir o nome composto dela um milhão de vezes, às vezes várias seguidas, e eu fui pegando ranço só por isso, mas ela foi a única personagem com algum tipo de personalidade. A Valentina foi uma decepção depois de algumas pessoas me dizerem que ela seria interessante. Todos os outros personagens são basicamente clichês superficiais e modelos genéricos de personagens. Nada a acrescentar.

Outra ironia do livro é a Hollis querer ter opinião e não ser só julgada pelo seu exterior, mas ela e todos os personagens são bidimensionais demais. Aliás, toda a história é. Nada aqui tem substância. Tem, sim, alguns momentos em que a autora achou necessário ficar dando lição sobre o universo e ele, apesar de genérico, seria o suficiente para uma história bacana. Só que não tem história aqui, sabe, e até essas lições do universo da história foram tão deslocadas e sobrecarregadas, que só pioraram tudo.

O enredo é risível, para falar a verdade. Se você começar a ler na metade do livro, não vai perder nada. A grande reviravolta do final não tem nem pé nem cabeça e, o pior, a autora fez a mesma coisa que em A Seleção. Colocou a protagonista em seu lugarzinho seguro durante o maior problema e só a liberou depois de estar tudo acabado. Ela simplesmente não consegue escrever cenas difíceis. Eu fiquei até a última cena do livro pensando, "Acho que agora alguma coisa vai acontecer, alguma coisa bacana tem que ter," mas nunca teve. Não tem enredo e eu consigo te explicar a história com spoiler em três frases.

Eu não espero livros complexos da Kiera Cass, já sabia que não acontecia muita coisa e que o romance seria instantâneo e sem desenvolvimento. Mas tem algumas coisas que eu espero dela sim. Espero cenas fofas, frases bonitas e com significado, cenas divertidas e uma leitura prazerosa. Não tem nada disso aqui. Não tem nada de divertido, a narrativa não vai para a frente ao mesmo tempo que parece pular frases e desenvolvimentos. Tem muita frase bonita sem significado nenhum que perdeu completamente sentido e acabou vazia. E não tem nenhuma emoção, absolutamente nenhuma cena fofa.

Emoções são construídas, histórias são construídas com seus tijolinhos que sustentam o que vem depois, suas cenas, atitudes dos personagens, pensamentos da narradora, o que ela nota, o que ela diz, tudo isso importa e é o que dá emoção e significado para o que vem depois. Kiera não construiu nada aqui. É um livro vazio, com detalhes revoltantes, uma capa muito bonita, muita fama atrás e palco demais para um autora que não tem absolutamente nada a dizer e nada a acrescentar na vida de ninguém.

Eu poderia criticar mais mil coisas, porque tem mil detalhes péssimos no livro, mas não quero mais falar dele ou da autora por um bom tempo (quem sabe para sempre?).

Tem uma única emoção que este livro me fez sentir: raiva. Depois do movimento #PublishingPaidMe no Twitter que mostrou como autores negros ganham menos adiantamento do que autores brancos, independente de sua carreira e talento, só fico pensando no quanto a Kiera deve ganhar por livros que não podem nem ser chamados de medíocres. Não costumo falar isso, porque cada um decide fazer o que quer da sua vida, mas não compre este livro. Não perca seu tempo. Existem livros melhores, livros no mesmo tipo de universo, por autores de diversas raças que têm algo a dizer, que têm talento e histórias para contar. Não precisamos dar palco e dinheiro a quem só quer fazer uma capa bonita e desperdiçar todo o time, apoio e fama que tem. Se você está curioso demais para o que vai acontecer na história, me avisa que eu faço um resumo e posto no meu blog. Enquanto isso, vai ler algo melhor, pelo seu bem.

E é isso.
Mel 11/06/2020minha estante
Aaah não ??

Micaela Cavalcanti 11/06/2020minha estante
Uau ?

Carous 11/06/2020minha estante
Esse primeiro parágrafo da sua resenha define muitos livros que peguei pra ler.

Tô rindo da resenha, mas com respeito.

Ingrid249 11/06/2020minha estante
De alguma forma você disse tudo que eu queria dizer e não sabia como kkkkkk também peguei raiva do nome composto da Delia Grace. E é exatamente isso, fiquei o livro inteiro esperando a história começar...

Ingrid249 11/06/2020minha estante
E nossa, que ódio da cena final, bem que eu achei parecida com o final de escolha. A autora não quis resolver direito aí só explodiu tudo, sinceramente, não sabe fazer então não faz. É o famoso "melhor um arroz com feijão bem feito do que um prato chique ruim"

Fabi Lagassa 11/06/2020minha estante
Depois que eu li A sereia, prometi a mim mesma que não leria mais nada dessa autora!

Fernanda309 12/06/2020minha estante
Eu comecei rindo da sua raiva (palpável), depois ri de nervoso, e acabei me solidarizando com sua raiva e senti-a também. Você não é a primeira nem a décima a dar avaliação ruim. É oficial. Desisto. Sobre o final que a @leiturasdaingrid comentou, mais explodido que aquele final PODRE de A coroa, sem pé nem cabeça, meu Deus, quero é ficar longe.

Samia 22/06/2020minha estante
É com pesar que digo que concordo kkkkkkk. Ri no começo da sua resenha, mas, sem dúvidas, você tem razão. Li o livro esperando terminar com o coração quentinho e terminei, mas foi quente de raiva por toda a expectativa que foi quebrada. A Kiera quis supreender e acabou decepcionando, 40 dinheirinhos jogados fora :')

Beatriz Santos 16/06/2022minha estante
Nunca li esse livro, mas como já li os outros livros da Kiara, concordo plenamente com toda a sua opinião. A seleção já é uma série mediana, mas a partir de a Herdeira que a escrita dela perdeu bastante o foco das narrativas que ela cria

Carous 16/06/2022minha estante
Não tinha interesse antes no livro e depois da sua resenha tenho menos ainda

Nic @cortedelivros 02/12/2020

Pior que o coronavirus!
O começo desse livro é igual A Seleção, várias mulheres disputando o coração de um macho? Já vimos isso. No entanto, o pior problema de A Prometida é que falta profundidade, as coisas acontecem tão rápido que não da pra levar a sério ou se importar com o futuro dos personagens. Toda essa aura de corte/monarquia é brega e cansativo e deixa a obra fútil. Cerca de 50% do livro as ações de todos os personagens são voltadas a uma babação forçada em torno do Rei.

Os diálogos e tudo nessa história já foi escrito em milhares de romances anteriores.. O que deixa as frases extremamente clichês, a Kiera tenta fazer ser épico mas só conseguiu entregar algo cafona que faz qualquer um revirar os olhos.. É muita vergonha alheia em um livro só.

Em nenhum momento eu achei que houve triângulo amoroso (a Holis só era mais uma baba ovo do rei igual todo mundo) o que tornou o "real romance" PATÉTICO, o casal só teve uns 3 encontros e a doida da protagonista já estava perdidamente apaixonada por ele, oooiiii???? Mano, NÃO CONVENCE!! afff.. Eles tiverem apenas umas breves conversas, é preciso muito mais que isso para as pessoas se apaixonarem e pro leitor acreditar, se envolver etc.. Ou que ao menos esses poucos momentos do casal juntos sejam marcantes, mas isso não ocorre aqui. Aí gente, sério, é Muito ruim. Eu simplesmente caguei pra eles.

E pelo final desse livro eu consigo prever tudo que vai acontecer no segundo.. Tenho certeza que certas pessoas ainda estão vivas e que a Kiera não vai deixar a Holis sem uma coroa.. Pq ficou bem perceptível no final que a Kiera não gosta que seus personagens principais sejam plebeus..

Enfim.. A Prometida é o maior exemplo do ditado: 'Nunca compre um livro pela capa' pq ela é linda, mas conteúdo é uma merda. Graça a deus eu baixei o livro no telegram pq se eu tivesse gastado dinheiro com essa bomba eu estaria chorando de arrependimento.
Alana 02/12/2020minha estante
Adorei sua resenha ?? agora é que eu não leio mesmo

Nic @cortedelivros 02/12/2020minha estante
E se um dia for ler.. Não compre o livro kk

elle carmo 15/12/2020minha estante
kkk adorei o título

Fernanda 21/03/2021

A prometida
Resenha no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/03/resenha-prometida-kiera-cass-editora.html

Sofi 15/06/2020

O mais novo velho romance de Kiera Cass
O desenvolvimento de personagens neste livro em muito me lembra o dia 30 de fevereiro, não existe. Todos ganham uma personalidade nova a cada 80 páginas em uma tentativa recorrente de nos fazer gostar da protagonista. Também há mudanças nas motivações e ações de cada personagem dependendo do ponto que Kiera Cass quisesse sustentar em determinado momento. A única constante era Hollis, que se mantinha em pé, fazendo um papel de juiz desagradável em meio aquela dança das cadeiras de personalidades.

- Hollis tem um complexo de autopiedade
- Jameson (aliás, por que todos os reis tem que ter ?on? no nome?) é o rei que é diferente dos outros
- Silas é igual ao espelho de a rainha má só que sem personalidade. Existe na história só para elogiar a protagonista e só é bom porque entre Jameson e ele, eu escolheria o relacionamento não tóxico:
- Valentina é a verdadeira protagonista do livro
- Etan tem mais química com Hollis em 3 interações do que Silas o livro inteiro
- Os pais de Hollis estão lá só para justificar o comportamento ridículo da filha.
- Nora... ainda existe?

É muito difícil saber o que Hollis pensa, uma vez que nem a própria autora tem certeza disso.

Lendo o livro me senti em uma daquelas séries de televisão onde, independentemente do episódio que você escolha, vai continuar a entender toda a história.

Sei que Kiera pode ter feito o que fez com o seu lançamento deste ano por conta da pressão de publicar algo tão bom quanto "A Seleção". Pena, porém, que ela entendeu "tão bom quanto" como "igual".
Vinícius Alves 15/06/2020minha estante
0.5 estrela. Vish

Icaro.Oliveira 15/06/2020minha estante
Ahahhahahah só li verdades!

Icaro Silva 15/06/2020minha estante
Cancelem A PROMETIDA!

Madu.Kobylinski 16/06/2020minha estante
Qual o fim do livro? Ouvi dizer que tem plot. Por favor, me chama no privado e me manda spoilers

Italo Bernardo | @wesleyliterario 08/05/2020

Chato, sem qualquer acréscimo válido e uma junção falida de diversos clichês
#WesResenha
"Eu não era guerreira. Nem cartógrafa. Não devorava livros nem tinha extrema bondade ou qualquer outra coisa que me tornasse notável aos olhos dos outros.
Era bonita. E não havia nada de errado com isso. Mas a beleza, sozinha, valia muito pouco. Até eu sabia disso."

Todos em Coroa amam e veneram o rei Jameson. Todas querem ser notadas e cortejadas por ele. Assim como as demais garotas do país, Hollis queria que o rei pudesse vê-la e se agradasse dela, pois isso mudaria sua vida e de sua família para sempre, mas por uma louca estratégia do destino quando isso ocorre e Hollis cai nas graças de sua majestade tudo aquilo parece estar distante de seu real desejo. Com um casamento prestes a acontecer, Silas, um plebeu de Isolte, surge em sua vida e é o único que enxerga o sentimento mais verdadeiro e sincero de Hollis. Agora sem saber o que fazer ou qual caminho seguir, uma grande decisão está em suas mãos, e somente ela poderá determinar o seu destino.

Após anos sem nada novo da Kiera Cass, fiquei mega feliz em ver que uma história nova estava vindo e logo diminui minhas expectativas, pois depois dos livros 'A Herdeira' e 'A Coroa', que considero como um surto da autora e que basicamente arruinaram tudo construído nos livros anteriores, sabia que apostar alto nesse lançamento poderia ser um tiro no pé, eu estava mais certo do que nunca.

A narrativa é chata em proporções que fazem a gente quase desacreditar que estamos lendo aquilo. Até quase 70% da leitura não acontece nada de relevante e por mais que a Hollis tente mostrar uma personalidade "rebelde" ou de resistência, ela é passiva em tudo que acontece, sem ânimo nem para discutir com os pais quando esses a forçam a fazer algo que ela não quer. Claramente a autora deixou para desenvolvê-la melhor no próximo livro, mas poderia ao menos ter acrescentado traços do mínimo de atitude à personalidade da protagonista.

A monotonia no enredo é constante, e quando achamos que vai dar aquele up, somos surpreendidos por mais atitudes sem sentido e reações cada vez mais patéticas. Em cenas que deveriam nos emocionar e instigar, não sentimos absolutamente nada, pois essas sensações nem os próprios personagem sentem, então passa-las para o leitor é completamente impossível. Delia Grace era uma personagem que amei e tinha tudo para ser minha favorita, pois sua relação com a protagonista era muito bacana, mas ela acabou seguindo por caminho que me fez detesta-la no final da leitura. Graças a escrita leve da autora a obra não se torna cansativa ou enfadonha, isso tenho que reconhecer e agradecer ao deuses da escrita.

Discussões como maternidade decidida por homens, encaixe nos padrões, machismo, amizade, ganância, são todas tentativas frustradas de dar algum sentido relevante para a obra, pois tudo é feito de maneira superficial e não permite uma reflexão minimante interessante sobre o assunto. Infelizmente, Kiera Cass perdeu a oportunidade de trabalhar diversas questões importantes e torço profundamente para que no próximo volume ela obtenha êxito no que se propuser a escrever.

Nem falei nada da capa, pois sua distinção da original foi apenas mais um erro e a tentativa de Cass de quebrar o padrão de sua primeira série foi frustrada pela Editora brasileira. Essa é uma das poucas autoras que agradecem aos seus leitores e reconhecem nossa importância, acho sempre fofo os recados que ela escreve no início e no final de seus trabalhos, isso é realmente bacana, pois sem nós (leitores) o trabalho dos escritores seria vazio e incompleto.

"A Prometida" é uma história morna, com personagens rasos e enredo pessimamente executado. Se você ainda não leu nada da autora recomendo que conheça outros escritos dela, para que saiba de todo seu potencial como escritora, potencial esse que não fora usado na construção dessa narrativa. Os leitores dessa obra não encontrarão nada de relevante, original, inovador ou atrativo, terão apenas uma trama previsível e tentativas forçadas de cativar o leitor. Kiera Cass me proporcionou a primeira decepção em literária em anos, o 2,5 foi por consideração ao apreço que tenho pela autora e por acreditar em todo seu potencial, pois esse livro merece nota -5.
Isa Books 09/05/2020minha estante
Nunca li nada da autora e decidi justamente começar por esse livro. Não deu outra: abandonei.
A trama têm tudo para ser interessante mas peca em razão desses personagens ridículos, principalmente a protagonista.

Italo Bernardo | @wesleyliterario 09/05/2020minha estante
Pois é, decepcionante e complementar amador. Até agora não consigo entender como tiveram coragem de publicar.

Samara C. 10/05/2020minha estante
Tô até agora sem entender o surto que foi esse enredo. Kiera, se teu hobby é chocar, não vou te criticar, tá de parabéns KKKKKK Não achei o enredo de todo ruim, mas passa longe de ser equiparado a obra prima que foi A Seleção. Vou ter que ler o livro que virá em seguida pra poder entender aonde essa autora está nos levando.

P.s: Só eu gosto da Eadlyn? KKKKK

Italo Bernardo | @wesleyliterario 10/05/2020minha estante
Tô assim: olhando para ver onde vai parar. Não achei a ideia do enredo ruim, para só não foi bem executado. O romance de Hollis com Jameson é muito forçado e não convence, daí aparece Silas com uma relação simplória que também não convence, e isso é só o início de uma série de superficialidades. Eu não consigo reconhecer a escrita desse livro como a da mesma autora de A Seleção, juro por Deus. Tu já sabe o que ela quer com aquele final né? Kkkkkkkk Eu sou uma das pessoas mais sensíveis que conheço e não consegui sentir nada com aqueles acontecimentos finais, só pena mesmo. E acho que você é uma das poucas que gosta de Eadlyn kkkkkkkkk Sem contar que a America de A Herdeira/A Coroa parece outra hahahah Vamos esperar o que próximo livro tem para nos ofecer, espero que o surto tenha ficado até esse.

Beca 12/05/2020minha estante
A personagem mais interessante na minha opinião foi a Valentina. Fora isso, tudo muito sem pé nem cabeça, a história poderia ter sido BEM melhor desenvolvida, sem tanta superficialidade e clichês.

Iasmin.Rocha 14/05/2020minha estante
Vim procurar uma opinião parecida, porque também me decepcionei bastante. Não que a seleção fosse um primor, é literatura infanto-juvenil, mas é um romance interessante com personagens cativantes.. a protagonista de A Prometida é mimada, egoísta e irresponsavel. Não demonstra nem a coragem necessário para ser uma rebelde e nem a personalidade carismática para ser heroína romântica

dudinhacostayt 14/07/2020

Bom, mas...
Gostei da escrita da Kiera, achei o modo de desenvolvimento da narrativa bem diferente de A seleção (apesar de ter notado algumas semelhanças). Gostei muuuuito da protagonista, e a história me envolveu (apesar de ter achado que faltou explicações melhores em alguns pontos). O que tenho para reclamar é que o final foi muito corrido (apesar de eu ter gostado, por ter sido bem inesperado), poderia ter acrescentado mais algumas capítulos para que os leitores absorvessem melhor o que aconteceu (estou em choque até agora). Não sei como as coisas vão se desenvolver no segundo livro, mas estou ansiosa para descobrir!

Nicoly Mafra 26/06/2020

Sobre o que não gostei em "A Prometida"
Hollis Brite é uma jovem lady que está no radar do rei Jameson; todos sabem que o rei está em busca de uma noiva, e que a radiante e meiga Hollis é a sua favorita. Contudo, quando o rei declara o seu amor e a posição de Hollis começa a ficar clara, o que acontecerá com o seu futuro, a garota começa a temer que essa não era a vida com que sonhava. A garota não quer ser apenas um enfeite, quer ter voz e que seus posicionamentos sejam respeitados.

E para intensificar ainda mais o sentimento de incerteza, Hollis conhece Silas, um estrangeiro charmoso que a coloca no centro do universo. Qual caminho escolher? Quem escolher? Quem se tornar?

Sinceramente, em minha opinião, "A Prometida" foi uma obra mal executada. Logo entramos nesse universo que não conhecemos, acompanhando personagens rasos, sem conhecer suas histórias, conhecer suas motivações e sem saber o que está acontecendo neste reino, quais são as intrigas políticas - algo está acontecendo, mas nunca é de fato explicado. É tudo tão "jogado" e sem explicações que fica difícil se importar com o que está acontecendo.

O triângulo amoroso continua presente, a rivalidade feminina também, e ao longo da narrativa existem algumas cenas chocantes que aparecem para manter o leitor entretido, porém, acabam tornando as atitudes dos personagens ainda mais conflitantes. Confesso que fiquei bem decepcionada com essa leitura, esperava um amadurecimento da autora e de sua narrativa, porém, não foi o que encontrei aqui.

Acredito que os leitores mais novinhos irão aproveitar bastante essa leitura e ficarão empolgados para o futuro desta jornada; contudo, eu fico por aqui.

site: www.instagram.com/nickmafra

Jéssica 15/07/2021

A Prometida
Achei muito decepcionante! A Personagem principal não tem personalidade nenhuma e as coisas na história acontecem do nada, não tem nenhum desenvolvimento principalmente o romance da Hollis com o Silas que acontece exatamente do nada. A história em si poderia ser boa mas a falta de desenvolvimento dos acontecimentos, do casal e dos personagens deixou ele bem ruim.

ps: ainda tô em dúvida sobre ler a continuação ou não, se for ler é só por curiosidade mesmo.
jamilyblackthorn 15/07/2021minha estante
o livro mais mal escrito que ja li, tudo acontece do nada, nem o romance desse livro salva.

Jéssica 15/07/2021minha estante
ps2: sou fã de A Seleção e amei A Sereia, esse foi um balde de água fria.

jamilyblackthorn 15/07/2021minha estante
tb gosto de a seleção e a sereia, eu tava c mta expectativa p a prometida

jaque :) 15/07/2021minha estante
também me decepcionei demais! passei muita raiva principalmente no final, que foi bem absurdo, porque depois de tudo que a Hollis passou a história acabar do jeito que acabou foi bem ridículo! também achei muuuuito parada a história, não me prendeu nada. a seleção é minha série literária favorita e também adorei a sereia, mas esse?pura decepção

Jéssica 15/07/2021minha estante
Sim!! Tava super ansiosa desde antes de lançar aqui no Brasil, maior decepção

Livros e Citações 06/05/2020

É como minha mãe sempre diz: você não é todo mundo. E eu adiciono: gosto é igual cu, cada um tem o seu.
Nunca é tarde para voltar atrás e morder a língua e foi exatamente isso que aconteceu durante a leitura de A Prometida. O novo livro de Kiera Cass mal saiu em terras americanas e há muitas resenhas negativas sobre o livro, provavelmente a maioria dela de pessoas que gostaram de A Seleção, grande sucesso da autora, mas eu não sou tão fã assim de A Seleção, e se for para falar bem ou falar mal, prefiro fazer isso com propriedade e eu mesmo ler o livro e tirar minhas próprias conclusões. Foi isso que fiz com A Prometida. Minha conclusão? Gostei mais do que A Seleção.

"Venha, doce Hollis, vamos enfrentar a loucura."

O livro faz parte de uma duologia e a trama gira em torno de Hollis Brite, uma filha da nobreza que conquistou o coração do rei. Mas Hollis logo percebe que se apaixonar por um rei e ser coroada rainha pode não ser o feliz para sempre que ela sonhou. E quando ela encontra um plebeu com o poder de ver diretamente o que há em seu coração, ela descobre que o futuro que ela quer é aquele que ela nunca pensou em imaginar.

"Gosta de rir, mas descobriu a tristeza."

De cara eu já consigo apontar o que pode incomodar a muitos nesse livro: sua superficialidade, que dura até a metade do livro (e um pouco mais). Não há desenvolvimento algum da paixão de Hollis pelo rei e o mesmo se repete quando aparece um terceiro elemento para compor um possível triângulo amoroso: Hollis pisca e já se encontra apaixonada. E assim fica difícil né, Kiera?! Mas, graças a Deusa, esse livro vai além do romance.

"Queria encontrar alegria em tudo, e é difícil fazer isso permanecendo sentada e calada o tempo todo."

Enquanto você lê cem páginas do livro e parece que nada acontece e é desenvolvido para rolar aquele laço com a personagem, de pano de fundo temos a melhor amiga de Hollis e seus pais, que não são os personagens mais queridos da trama, mas jogam uma faísca que atiça a curiosidade -- ainda que não role um elo e você não sofra e se emocione com a protagonista até mais do que a metade do livro, é uma escrita que instiga, te faz curiosa pra ver o que vai rolar. E sim, meus queridos, "a jiripoca vai piar".

"Ele age como se o mundo o tivesse ofendido profundamente, e passa cada minuto da vida tentando se vingar."

É claro que eu não vou revelar o que acontece para que minha visão desse livro e de Hollis mudasse completamente, mas já adianto que o reinado vizinho está cheio de pólvora e Hollis pode ser o detonador para uma grande guerra -- ou isso espero! Hollis é uma prometida, mas a interpretação desse título vai muito além da coroa, a personagem tem muito potencial, seu jeito de se unir a mulheres foi ímpar, e o laço demorou para se formar, mas agora eu vivo e respiro essa garota. Sofri com ela, vibrei, e agora espero a vingança.

"Não tenho medo."

No próximo livro vamos descobrir se nossa protagonista será um enfeite do trono ou uma guerreira, e eu torço muito pelo último. Por fim, só posso finalizar essa resenha com a seguinte frase: que comece o matriarcado!

"Terei voz nas escolhas da minha própria vida."

(sim, eu enchi essa resenha  de frases do livro, to viciada!)
PS: minha nota para o livro é 3.5, mas por piedade arredondei para 4

site: https://www.livrosecitacoes.com/?p=165968

Naty 11/03/2021

achei decepcionante
Eu esperava mais desse livro, eu imaginava algo como A seleção já q foi a Kiera q escreveu os dois. Os personagens são mto rasos e meio sem personalidade. A personagem principal, Hollis é totalmente indecisa e n sabe oq quer da vida. O rei no começo foi um anjo, perfeito e um sonho, mas dps ele começou a ficar ignorante. O Silas é legalzinho até, mas n gosto mto dele.

Pra mim as únicas personagens q prestaram foi a Scarlet, a Valentina e Lady Eastoffe q são totalmente fortes, devido a tudo q elas passaram.
Nanda 11/03/2021minha estante
Também não gostei?

Quel 09/04/2020

Eu quero muito ler este livro, porque eu realmente apreciei a história de America, porém, eu sinto que esse enredo é tão previsível e enfadonho uma vez que existe milhares de histórias comuns que realmente me desanima. Só eu que estou cansada disso?

Triângulo amoroso?

Alguém que for ler, e tiver lido poderia, por favor, me informar se Hollis e Jameson conseguem se entender na história e terminam se casado, porque eu vejo que isso pode acontecer, mas eu posso estar errada, e eu realmente não gostaria de ler isso e ver que apesar de Hollis estar confusa e pular de galho em galho, ela realmente termina casando com o Jameson? Eu sei que a Kiera Cass adora dar voltas no enredo e terminar onde começou, é meio que uma características previsível. Seria doido eu ser #teamJameson desde agora?
Mia Fernandes 05/05/2020minha estante
Eu também achei bem parecido com a série Seleção. Até a ideia mesmo. Para mim, a série Seleção acabou em A escolha. Porque depois dele, foi ladeira abaixo.

Cris 05/05/2020minha estante
Alerta de spoiler #

Nao terminam juntos...o final e um absurdo alias..... se quiser ler me manda email no guilherme.cris1@icloud.com

Mas sinceramente acho que nao valeu a pena... so vai valer se tiver o livro 2...mas o final tem nada de romantico!

Cris 05/05/2020minha estante
Alerta de spoiler #

Este livro nao tem muito a ver com a seleção..eu diria que nada a ver!

06/05/2020minha estante
Terá livro 2,é uma duologia

Myris 06/05/2020minha estante
Particularmente achei o livro bem supérfluo, com personagens vazios e uma história não muito convincente. Já chegando no final o livro apresentou alguns pontos melhores, mas nada extraordinário ou, se quer, a altura de A Seleção, sendo este infinitamente melhor do que o lançamento em questão. Talvez no segundo livro as coisas melhorem, mas o primeiro é bem decepcionante.

Miriam.Cristina 07/05/2020minha estante
Vai ter um outro livro. Esse primeiro só é o contexto pra estória principal q vai vir no segundo. Mas já posso dizer, não é tão previsível quanto parece e não terá triângulos amorosos

Paula.Pereira 07/05/2020minha estante
Acredito a A seleção, a Elite e a escolha formam os melhores livros da Kiera, os 4 restante não tem o mesmo nível. Faltam menos de 100 páginas para terminar esse livro e já estou decepcionada, uma enredo supérfluo com personagens sem conteúdo, nem supérfluos. Me arrependi de ter comprado o livro!

cami 07/05/2020minha estante
Sinceramente? Terminei de ler hoje e estou desapontada.

Quel 08/05/2020minha estante
Caramba, eu já tinha recebido um feedback de uma leitor por e-mail, e ela tinha me informado o quão decepcionante era esse romance, mas agora tantas opiniões posso dizer que Kiera Cass precisa batalhar mais para escrever um romance que seja ao menos bom, já que ela não consegue escrever mais a altura do seu romance, A Seleção. Obrigada meninas pelos comentários.

Mia Fernandes 08/05/2020minha estante
Nossa irei passar longe dele. A sinopse n tinha me chamado atenção. Torço para que a autora criei outras histórias tão ou mais marcantes que a Seleção.
Que ela n se torne uma autora de uma obra só.

juu 15/07/2020

Mix de emoções
No primeiro momento o livro é incrível, a leitura flui e a história é gostosa. Não gosto quando comparam obras e A Seleção e A Prometida são coisas diferentes apesar do enredo ser parecido. Recomendo muito o livro se você gosta da escrita da autora, de um triângulo amoroso e de surpresas. O final é algo inesperado e chorei rios e se posso de dizer, com muito ódio.