Sem Coração

Sem Coração Marissa Meyer

Resenhas -

Regis 27/08/2023

Nada de fúria cega e desgovernada para Cath
Nesse reconto as excentricidades e peculiaridades do reino de copas, do aclamado universo de Lewis Carroll, são em parte esquecidas para dar abertura para os sonhos e sentimentos de Catherine, a futura rainha de copas, bem como sua trajetória rumo à vilania que já conhecemos.

Não sei bem o que dizer desse livro... acho que fui ler imaginando que seria um reconto tão poderoso e corajoso quanto No Coração da Bruxa, mas no fim recebi migalhas de um romance (que adorei e que gostaria que tivesse sido o verdadeiro ou talvez o único foco da história), um Coringa subdesenvolvido e uma Cath com um sonho; que desde o princípio sabemos que é irreal e bobo para a filha de uma marquesa e um marquês tão ambiciosos.

Tem um momento no livro que acho que a autora terá coragem de transformar o Coringa no vilão que eu imaginei que ele deveria ter sido, mas ela o transforma em um verdadeiro "Bobo" e joga a culpa de tudo de ruim que acontece nas costas do Chapeleiro, enquanto transforma Cath na personagem mais indecisa que já existiu.
Se sua força é o motivo de quererem tanto o coração dela, eu imagino que a autora esqueceu de desenvolver esse aspecto da personagem para entregar uma Catherine completamente perdida e à mercê das decisões dos outros.
No único momento em que deveria ser corajosa e dar as costas para o mundo do qual tanto queria fugir com seu "amor" ela atravessa uma porta tomando a decisão estúpida que selará seu destino da maneira mais idiota possível.

Me envolvi com Cath e Jest e amei os diálogos dos dois, adoraria que a autora tivesse me surpreendido com o motivo pelo qual o amor dos dois seria impossível, mas não esperava que seria por burrice da personagem principal e passividade daquele que deveria ser um verdadeiro Coringa na narrativa.

A história tinha tudo para ser primorosa, mas desandou e depois dos sessenta por cento, foi só ladeira abaixo.

"Eu imaginava a Rainha de Copas como uma espécie de personificação da paixão incontrolável ? uma Fúria cega e desgovernada."  ? Lewis Carroll

E isso era tudo que eu também esperava do reconto de uma personagem tão icônica, mas infelizmente não recebi.
Embora admita que talvez a culpa tenha sido minha: por esperar uma trama inovadora e corajosa ao invés desse romance raso e indeciso que Marissa Meyer entregou.
Sinto que no fundo, a autora nunca esteve disposta a arriscar tudo. Ela criou um personagem (Jest) para que as leitoras se apaixonassem e teve medo de macular a perfeição dele... e isso foi uma pena.

Me despeço dessa leitura com a sensação de incompletude.

Recomendo apenas para quem não tenha quase nenhum apego ao clássico de Lewis Carroll.
Adri/Diana 28/08/2023minha estante
Pior que a Marissa Meyer faz muito esse tipo de coisa nos recontos dela... Recentemente li um depois de anos de expectativas e não foram supridas. Apesar da nota que deu eu esperava um reconto incrível e isso não aconteceu.

Regis 28/08/2023minha estante
Pois é, Adriana, logo no início a autora escreve uma frase de Lewis Carroll: "Eu imaginava a Rainha de Copas como uma espécie de personificação da paixão incontrolável ? uma Fúria cega e desgovernada.", para entregar uma Catherine apenas sonhadora e indecisa, que além de tudo foi a única causadora de sua própria desgraça. É impossível não se sentir decepcionada. Se algo valeu a pena esse algo foi o Jest e o Chapeleiro em alguns momentos.
Queria mesmo ter amado esse livro, pois sou muito fã de Alice, mas infelizmente não deu para mim.

Fabio 28/08/2023minha estante
Uau... que resenha!!!!!!!! ???????????

Léo 28/08/2023minha estante
Resenha muito boa, Régis. ?
Pena que decepcionou, parecia que seria muito bom.

Mike27 28/08/2023minha estante
????

Geovanna 28/08/2023minha estante
Puts eu tava doida querendo ler esse mas acho vou adiar kkkk mt boa sua resenha

Valeu, Fábio! ?

Regis 28/08/2023minha estante
Obrigada, Léo. Parecia mesmo. ?

Regis 28/08/2023minha estante
Obrigada, Geovanna. Mas leia, talvez você goste. ??

HenryClerval 04/09/2023minha estante
É uma pena o livro ter te decepcionado, mas a resenha está maravilhosa, Régis. ???

Biia 30/09/2023minha estante
Concordo com tudo o que você disse

Lola 03/11/2023minha estante
mds sim!!! vc colocou em palavras td oq eu pensei agr q acabei

Regis 08/11/2023minha estante
É, Lola, a Marissa Meyer decepcionou com essa releitura.

juju :) 20/01/2024minha estante
terminei agora e me sinto exatamente assim, esperava mais

Regis 20/01/2024minha estante
A autora criou, mas não conseguiu suprir nossas expectativas, juju :). ?

JAlia 17/01/2023

comecei o livro com bastante ansiedade para saber como Catherine se tornava naquela rainha egocêntrica e impaciente. e caramba foi do nada!

ficava muito feliz toda vez que era dito alguma coisa relacionada ao clássico; chapeleiro o melhor! (mas fiquei com raiva dele pq ele foi mt grosso com cath)

no fim, eu gostei do livro mas não foi o melhor de todos kkkkkkkk ??

Pudima 17/06/2020

Qual a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha?
Um livro sobre a história da rainha de Copas; adorei. Não me flagrei de que queria saber da sua história, até tê-la lido.
Como os demais livros da autora que eu já li, demorei a gostar da leitura. Achei bastante arrastada e pensei em abandonar a leitura. Mas, conforme persisti, chegou a um ponto em que não consegui parar de ler. Adorei o desenvolver e o desfecho da história.
As pessoas não são sempre boas, e o mesmo é verdade na sua maldade. Gostei do fato de ter simpatizado tanto com uma "vilã" que sempre julguei como apenas cruel e má.
Paz, amor e bem.
Rebeca Silva de Souza 17/06/2020minha estante
comecei a ler e não terminei...preciso retomaar

Pudima 17/06/2020minha estante
Oi Rebeca! Eu tive bastante dificuldade em persistir na leitura, mas depois de certo ponto consegui me envolver e acabei gostando da história, afinal. Boa sorte! Espero que você consiga persistir!

Rebeca Silva de Souza 17/06/2020minha estante
Pois é, vi vários comentários dos leitores dizendo que precisaram dar uma insistida... obrigada! :-)

Beatriz 27/09/2021minha estante
to em 30% e ainda tá difícil de gostar... espero q logo logo fique mais legal pq to arrastando bastante

Pudima 18/10/2021minha estante
Oi Bia!
Achei beeem arrastada a leitura no início também. Acho que comecei a gostar mais no finalzinho mesmo. Boa sorte caso decida persistir!

Beatriz 18/10/2021minha estante
eu acabei abandonando :( quem sabe qualquer dia eu continue, mas n tenho planos de voltar

1650550213 27/04/2022minha estante
Parei logo no começo, mais vou tentar ler de novo.

1650550213 27/04/2022minha estante
Parei logo no começo, mais vou tentar ler de novo.

Monica 22/10/2022minha estante
Ainda nn superei esse livro, li no começo do ano e choro cada vez que lembro KSKSKDKSKSK SCR

carol 07/07/2023

Perfeito
Como amo alice no país das maravilhas já suspeitava que amaria esse livro, mas não tanto assim. nunca tinha parado pra pensar na história da rainha, o que tinha acontecido com ela para acabar daquele jeito, e esse livro foi perfeito pra isso. ver os personagens que já conhecia de alice foi incrível. a história é muito envolvente e bem fluída. pros amantes de alice no país das maravilhas: apenas leiam!!; pros que não conhecem a história, vão se apaixonar depois de ler esse livro!

marina.siqueira 12/09/2022

"Mas ter esperança é como o impossível virar realidade, no fim das coisas."

Eu tive muita esperança com esse livro. Desde a sinopse, já fica claro que não é uma história com final feliz, afinal, é sobre como a icônica Rainha de Copas teria surgido. Mas, mesmo sabendo do fatídico fim que eu encontraria, tive a esperança de que Cath pudesse ter ao menos parte do que ela sonhava.
Demorei um pouco mais para ler por pura teimosia em aceitar a desgraça iminente, mas não se engane. É um livro muito bem construído e pensado, com paixão, humor e criatividade, além de uma boa pitada de loucura.
Recomendo a todos que gostam de ler sobre vilões, contanto que tomem cuidado para que não fiquem sem coração lendo essa história.
Pedro 13/09/2022minha estante
Excelente resenha!
E parabéns pelo seu aniversário. ???

marina.siqueira 13/09/2022minha estante
Obrigada! Hahah

Alice 01/01/2024

AAAAAAAAAAA
Imaginei que o livro não teria final feliz, mas MDS kkkkkkkkkk
Muito bem escrito, personagens maravilhosos e um final arrebatador! No começo eu achei bem parado, mas depois que o livro engatou não passou mais de me surpreender. "Meu coração é seu"

Isabella658 09/10/2023

Tão decepcionante que me fez perder a cabeça rs
Comecei a ler porque é um livro bem conhecido e muito comentado, além de já ter lido um livro da Marissa Meyer e gostado muito da forma como ela reconta histórias. Dessa vez ela decidiu praticamente criar uma pra uma personagem pouco desenvolvida, que é a Rainha de Copas.

Porém, no começo não sabia do que se tratava e pensei que era uma espécie de fanfic com o chapeleiro e a Alice (kkkk), porque Jest, o coringa, tem uma personalidade (no começo) que me lembrava muito o personagem de Lewis. E é estranho que ele tinha mais do chapeleiro, que o próprio chapeleiro da Marissa Meyer, mesmo depois dele ficar louco. Este é um dos pontos negativos pra mim, como não lembram os personagens da qual são inspirados.
Enfim, é uma fantasia interessante e um universo que amei, o que não é novidade já que sou fã de Alice no país das maravilhas. Os personagens, porém, junto com o rumo da história, foram uma grande decepção pra mim. Catherine é uma garota completamente mimada e frouxa, é risível ver ela sendo descrita como corajosa e apaixonada o livro todo, mas ser apenas uma garota chorona. Quando ela se torna rainha então, fica insuportável.
Isso não é novidade, já sabemos que a Rainha de Copas era assim, mas esperava sentir uma empatia por ela como geralmente acontece nessas histórias de origem de vilão. E até certo ponto, tinha TUDO pra isso acontecer. Mesmo se a autora não quisesse sujar a imagem de Jest como mocinho perfeito e o tornar vilão, ainda estava torcendo pra ela ser uma tirana, principalmente depois que perdesse o coração (nada disso é spoiler, porque está literalmente escrito na capa e no título). No entanto, são tantas decisões burras tomadas, tantos chiliques de criança mimada, nenhuma coragem, nenhuma paixão pra lutar pelo o que quer, que já a odiava antes mesmo de se tornar rainha. Até antes de perder o coração, ela já é detestável e achei que foi de uma forma tão forçada, que nem conseguiu me emocionar ou simpatizar com ninguém ali.
E isso é extremamente decepcionante, porque dá pra ver que não é o objetivo da história, que o objetivo é dar sentido a isso, mas não dá! Parece tudo tão infantil e bobo, que fico apenas triste e decepcionada, porque comecei gostando absurdamente. Tinha até a certeza que seria meu novo favorito e eu me animaria pra voltar a ler as crônicas lunares. Não por expectativa externa, mas por expectativa que o próprio livro coloca em você.

Resumindo, grande potencial desperdiçado, universo e fantasia legal, mas isso não é nem mérito total da própria autora, romance legalzinho, protagonista péssima, da metade pro final é decepcionante. É isso.

Giih 19/10/2021minha estante
Esse livro é a perfeição!!

Beca 19/10/2021minha estante
O mártir aaaaaaaaaaa
MDS o Jest merecia o mundo ?

leticialmeidap 12/01/2022minha estante
mano, o pior é que eu não suspeitei que ele iria morrer. Nessa parte eu chorei sério

Larissa 31/03/2024

Cortem lhe a cabeça
Gostei bastante, achei a narrativa bem agradável e o bem desenvolvido com personagens bem marcantes.
Mas confesso que senti falta de referências ao país das maravilhas e do jeito descontrolado da rainha de copas, acredito que a Cath devia ter um personalidade mais forte desde o início para não ser uma mudança tão repentina, teve muitos momentos que esperava que ela fosse perder a cabeça e surtar, mas ela sempre ficava muito controlada e isso e algo que realmente não gostei.
Porém no geral é um livro muito bom, super recomendo

Geovana 26/07/2021minha estante
Menina, tenho esse livro e ainda ñ li, vou colocar ele na lista agr.

mafe 26/07/2021minha estante
leia?? virou meu fav

vets 27/07/2021minha estante
mafe vc me faz ter vontade de ler tudo que odio

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 18/09/2022

Você já pensou q todo vilão tem seus motivos p/ ter se transformado em um vilão?
Antes de sair gritando "Cortem a sua cabeça" em Alice no país das maravilhas, a Rainha de Copas já foi Cath,uma jovem cheia de sonhos e neles não estava incluso um rei, e sim abrir uma confeitaria com sua amiga.
Claro q para a sua influente família, isso estava fora de cogitação, já q o rei já deixou claro as suas intenções e o pedido está prestes a acontecer no baile real, se não fosse o aparecimento de um monstro q arruína tudo, mas faz Cath conhecer Jest, o novo e misterioso bobo da corte, q faz ela querer lutar mais ainda pela sua liberdade de escolha.

Mesmo q vc já saiba o final do livro, afinal, ela vai ser a Rainha de Copas de Alice no país das maravilhas, eu gostei de conhecer essa versão criada pela autora para tentar justificar a loucas atitudes da Rainha.
Mas vou te falar, Cath tem algumas escolhas q só a afundam mais ainda, affff, tem hora q da vontade de dar uma chacoalhada nela, rsrs. Não senti simpatia nenhuma por ela, então por mim continua vilã mesmo.
O q achei mais legal foi trazer personagens q já conhecemos e dar uma história a eles, como o chapeleiro, o coelho branco, o Cheshire, entre outros.

Srta Holly G. 14/04/2023

Ela tem meu coração
Nunca pensei que uma releitura de Alice no país das maravilhas contando o lado da rainha de copas fosse me fascinar tanto.
Um livro que tem tudo pra te fazer amar a "vilã". Tem um começo sonhador e cheio de esperanças, o nascimento de um amor com traição de confiança e redenção, um plot twist satisfatório e a compreensão de que a vilã da história que conhecemos na verdade só está quebrada e "Sem coração"

biathomas 16/07/2022

?Matador. Mártir. Monarca. Maluco.?
? O livro conta a história de Catherine, uma filha de um Marquês que mora em Copas. O livro conta o caminho que Catherine percorre para sair de uma garota amável que tem o sonho de construir uma loja de doces com a melhor amiga e ama cozinhar doces para a cruel e sem piedade Rainha de Copas que conhecemos das histórias de Carroll.
? Catherine é a preferida do Rei para virar rainha, mas ela não quer uma vida na realeza e se apaixona pelo bobo da corte, o que dificulta ainda mais as coisas.
? O livro é incrível, a história te prende desde o início e é muito bem construída. Todos os detalhes peculiares da nossa querida Rainha Vermelha são explicados, além do desenvolvimento da personagem ser muito bem construído. O Mundo das Maravilhas é muito bem explorado e muitas referências da história original de Carroll são presentes no livro. Além disso, a história de outros personagens da história de Alice é apresentada nesse livro, tornando-o ainda mais interessante.
? Recomendo muito, principalmente pra quem gosta de ver a história dos vilões e o porquê de suas ações.