Uma coisa absolutamente fantástica

Uma coisa absolutamente fantástica Hank Green

Resenhas -

Luísa 01/02/2022

O que rolou aqui??
Tentei ler esse livro acho que umas duas vezes antes e não engatei. A história me parecia muito absurda, muito sem pé nem cabeça, e eu não estava conseguindo entender o senso de humor do autor (ou da protagonista?). Mas, depois de três de minhas amigas mais próximas, que têm um gosto literário parecido com o meu, lerem e amarem esse livro, me senti na obrigação de tentar mais uma vez. E dessa vez eu insisti.

Passei dos 25% com um sentimento muito parecido com o que tive das outras vezes que tentei ler esse livro, uma coisa meio "tá, mas é isso que o povo ama?". PORÉM, em algum momento duas coisas aconteceram: 1. eu entendi (acho) o propósito do livro; 2. a história ficou mais empolgante.

Uma coisa absolutamente fantástica conta a história da April May, que é essa menina 100% comum, de pouco mais de 20 anos, que um dia se depara com uma estátua muito doida na rua e chama um amigo pra fazer um vídeo com a estátua junto com ela. Ocorre que o vídeo viraliza porque o que acontece é que do nada essa mesma estátua surgiu num monte de lugar do mundo ao mesmo tempo e o vídeo deles foi o primeiro a mostrar isso.

Daí em diante, a coisa vai escalando para um surto completo e inicialmente parece bem absurdo mesmo, mas o ponto é justamente esse!! Foi feito pra ser absurdo porque a nossa sociedade é muito absurda, se você pensa bem, nada faz muito sentido rs. Pessoas se tornam celebridades do dia pra noite, se tornam referências em um assunto mais ou menos do nada e o livro, a meu ver, é uma grande sátira disso.

A April, na brincadeira, chama a estátua de Carl, e o nome pega, o mundo inteiro passa a se referir às estátuas como Carl, que é um nome ridículo e nada científico. São diversas situações como essa que vão acontecendo na história, pessoas brigando por interpretações diferentes da estátua e simplesmente um grande surto. Acontece tanta coisa que não quero dar spoiler, apenas digo para, caso você também tenha tentado ler e não tenha conseguido: insista, vale a pena.

A partir do momento em que a sátira de fato fez sentido pra mim, foi quando passei a gostar do livro. Só não dei 5 estrelas por dois motivos: há certa demonização, sutil, da China e de outros países que desviam do modelo capitalista enquanto os EUA são meio idealizados (têm uma presidenta ótima e não sei o que mais, me poupe, Hank); e o final é meio brochante, não completamente brochante, até porque eu sei que tem uma continuação, mas mesmo assim, poderia ter terminado de outra forma. De todo modo, muito bom!

Li 10/12/2021

Muito mais sobre a humanidade do que sobre alienígenas
Que surpresa foi essa leitura, não esperava gostar tanto desse livro. Acho que se alguém vai ler esse livro esperando uma história sobre alienígenas invadindo a terra, acaba se decepcionando, porque o livro sim tem essa premissa, mas UCAF é sobre tantas outras coisas, sobre fama instantânea, como uma pessoa real se torna uma celebridade e o que isso faz com ela, sobre a humanidade, sobre como transformamos medo em ódio, sobre pessoas com discursos extremistas, sobre o mundo num geral.

Eu gostei muito de toda a coisa dos Sonhos, dos jogos pra descobrir códigos. Eu gostei de como a April é terrivelmente humana, por mais que eventualmente ela se torne muito mais uma ferramenta, um símbolo, no livro a gente ainda consegue ver um pouco de humanidade nela, como ela ferra com todos os relacionamentos, como ela quer ser amada por todos, como o poder sobe a cabeça dela, é uma personagem muito complexa e difícil de gostar muitas vezes, a April não tem as atitudes de uma heroína, ela tem as atitudes de uma pessoa real, que se deixou seduzir pelo poder. Mas tudo bem, eu gostei de como a April é humana, falha, mas quando o livro assumiu uma posição de ?olha, ela é especial sim, os Carls escolheram ela!!!?, me incomodou demais porque a April mesmo assume como ela não tem nada de especial, como ela é detestável às vezes, então acreditar que os Carls escolheram ela é bem enervante.

Estou bem ansiosa para ler os próximos livros dessa história.

Lenilson 18/09/2021

Uma estréia com pé direito de Green
Como um dos admiradores e apaixonados pelas histórias de John Green, A culpa é das Estrelas está entre meus favoritos, fiquei bastante curioso e empolgado para ler um livro do irmão de John. Hank Green estréia no mundo literário com Uma Coisa Absolutamente Fantástica e devo dizer que amei esse livro.

Inspirado em nossas vidas onlines, os benefícios e malefícios de vivermos conectados e nos expormos no mundo virtual. O livro serve como ponto de partida para discutirmos nossas interações virtuais, principalmente para quem pensa diferente de nós.

April May uma jovem vivendo em Nova York esbarra em uma escultura "artística" no meio da rua quando voltava do trabalho. Logo tem a idéia de fazer um vídeo e postar na Internet sobre suas impressões daquele momento no meio da rua. O que ela não esperava é que aquela idéia simples e banal em nossos dias viralizasse de tal forma que fizessem ela ser alçada a uma das maiores personalidades das redes sociais e ganhasse uma legião de admiradores no mundo todo.

Tudo isso já seria louco demais se não fosse uma situação intrigante. O monumento de Nova York não está sozinho, outras dezenas ao redor do mundo também são encontrados e permanecem imóveis e sem nenhuma indicação de o quê são, quem colocou e porquê foram postos onde estão.

Sendo a primeira a ver e entrar em contato com Carl (nome dado a escultura), April vira a personalidade número da internet e acredita fielmente que ele está lá para o melhor para a humanidade. Enquanto isso teorias da conspiração se espalham e alimentam um grupo radical que acredita que os humanos precisam se defender de uma iminente ameaça alienígena.

Com pontos de vistas tão opostos, a guerra virtual está declarada e acontecimentos inexplicáveis do ponto de vista racional e científico causam verdadeiros furacões na vida da protagonista.

Uma leitura cativante, "realistica", engraçada e envolvente. Uma Coisa Absolutamente Fantástica é uma ótima leitura.