Heróis Involuntários

Heróis Involuntários Camila Pelegrini

Resenhas - Heróis Involuntários

Maíra Marques | @literamai 28/04/2020

"(...) não existe inocência que sobreviva à guerra." ㅤ

Com uma escrita incrivelmente poética e envolvente, Camila Pelegrini nos presenteia com um romance histórico de arrancar lágrimas! A história se passa durante a segunda guerra e a nossa heroína, Madison, é uma enfermeira que corre contra o tempo para salvar vidas... Mas não apenas de soldados feridos ou pessoas doentes. Ela decidiu que salvaria os animais.

Aqui encontramos uma verdadeira história de amor, aquele mais puro, onde os envolvidos não possuem maldade ou qualquer sentimento ruim. Durante a segunda guerra muitos animais foram sacrificados, abandonados a própria sorte em meio ao caos e morreram sem terem noção ou opção. Assistimos a esse cenário aos olhos de uma mulher que não se conformava que bichinhos tão indefesos e inocentes pagassem pelo mal do homem. Contudo, seria uma simples enfermeira capaz de parar uma guerra para defender animais domésticos?

"Não sobrava nada que pudesse ser resgatado quando toda pureza do mundo já era deliberadamente maculada."

A obra contém bibliografia, o que nos certifica da realidade dos fatos narrados pertinente ao cenário da ficção. Já elogiei a escrita da Camila, contudo é bom salientar que ela flui muito bem! Devorei a obra em poucas horas e muitas vezes chorei com tamanha sensibilidade em cada linha. É possível sentir o que Madison sente! E sua trajetória tão linda e injusta (pois seu destino não fora tão justo quanto gostaria) merece ser lida! Permita que Madison te ensine um pouco sobre o que é o amor.

"A guerra massacrava humanos. O que faria então com aqueles que não eram sequer importantes o bastante para serem contabilizados como vítimas?"

site: https://www.instagram.com/literamai

Atila Jr. 27/04/2021

Tocante e envolvente
Mais uma ótima leitura de um livro desta ótima Autora!
A ambientação e pesquisa histórica nos proporciona uma experiência imersiva que se completa com uma escrita fluída e bela em uma história tocante e envolvente.
O que mais me chamou a atenção foi a forma com que a protagonista encara o “dilema” de tratar/se importar com vidas humanas e animais, sem cair em clichês e se questionando a todo momento se estava agindo bem ou não.

@sabri.eoslivros 14/05/2020

Com uma escrita poética, sensível e arrebatadora, Camila Pelegrini nos conta a história da enfermeira Madison. Em pleno pesadelo que foi a Segunda Guerra Mundial, nossa protagonista decide salvar vidas. Mas não somente dos soldados feridos em campos de batalha. Ela abre seu coração, seus braços e seu espírito para resgatar e tratar daqueles que não escolheram estar no meio dos conflitos. Ela resolve salvar animais.

Este tema é muito sensível a mim, sou aquela pessoa que chora com as notícias de maus tratos e que se debulhou em lágrimas assistindo a "Marley e Eu". E não foi diferente com esse livro da Camila. A fluidez da escrita me auxiliou a mergulhar de cabeça na história, foi um daqueles livros que, para mim, pouco importava o barulho externo, já que as cenas ali retratadas retumbaram fundo na minha alma.

A mistura de ficção com fatos históricos emociona e impacta. Não foi à toa que marquei diversas passagens durante essa leitura. Com poucos personagens e cerca de 150 páginas, essa obra dá voz àqueles que muitas vezes não têm seus suplícios escutados e, muito menos, atendidos. Rememorar o que muitos animais passaram durante as guerras nos remete à realidade atual, em que, apesar de conter um cenário diferente, infelizmente, as cenas de abandono e tortura ainda são presentes.

E, novamente, elogio o material coletado de forma cuidadosa e delicada pela Editora Delirium. O conteúdo é forte, é belo, é triste. Mas importante ser conhecido. A qualidade da edição dispensa comentários, uma diagramação extremamente confortável à leitura, folhas de espessura ótima, capa com título em alto relevo e com um projeto gráfico sensível e lindíssimo.

May 10/06/2020

Tocante e sensível
Madison é uma enfermeira que vive sozinha na Londres da segunda guerra mundial. É mais uma pessoa entre muitas que passa os dias rezando pra guerra acabar e fazendo seu trabalho diário ajudando as pessoas feridas. Um dia, ela se depara com uma vida que ela não estava preparada para cuidar, mas é assim que descobre sua missão de vida, além de vidas humanas agora ela se dedica a salvar animais.

Essa história é sensível e tocando, não é só sobre uma mulher que salva animais, mas sobre uma mulher que precisa enfrentar o dia a dia em meio à guerra e ainda enfrentar os julgamentos de todos ao seu redor. Madison é uma mulher forte, que tem sentimentos e pensamentos muito reais, além de tudo que enfrenta precisa passar por cima de seus sentimentos conflitantes, precisa cuidar de si mesma, das vidas humanas no hospital, e das vidas de animais em sua casa. A autora desenvolveu uma personagem e um contexto tão real que a impressão que dá é que ela poderia facilmente ter sido uma pessoa real, e que essa história foi sua biografia, por isso ficamos tão imersos na história, sentimos uma empatia gigante pelos animais e pela Madison, o coração fica apertado com seus relatos e é impossível não se emocionar. Em nenhum momento as vidas humanas perdidas na guerra são desmerecidas, ao contrário, a personagem sente dor e empatia pelos humanos mortos na guerra, suas histórias de vida, mas ela mostra que cuidar e salvar um animal não anula uma vida humana, da para sentir pelos dois. Sem contar que a autora colocou dados reais sobre animais que foram sacrificados sem excitação na época da guerra, e nos trouxe uma pesquisa sobre as formas que os animais são utilizados até hoje como arma de guerra. Vidas que não escolhem lutar nas guerras criadas pelos homens, mas que são obrigados e leais aqueles que deveriam cuidar deles. Esse é o um dos livros mais lindos que já li, então indico fortemente, mas se você tiver uma queda por animais prepare os lenços.

pablolzorzi 03/03/2022

Grata surpresa!
Depois de muito postergar, eis que a verdade é que eu deveria ter lido antes. Livro com ótima ambientação e pesquisa histórica, além do enredo bem elaborado e emocionante. Camila escreve muito bem. Está de parabéns 👏🏻

Carolina1935 12/08/2020

Heróis Involuntários
"Naquela época pouco se importava com os animais. Sua existência estava precipuamente submetida à sua utilidade, de modo que não existem belas frases, a respeito de seu apego ou lealdade a nós, humanos"

Ambientado na Segunda Guerra Mundial, ?Heróis Involuntários? vai nos apresentar uma perspectiva diferente desse momento tão conturbado de nossa história. Mesmo se tratando de um conflito humano, a guerra não poupou em nenhum momento a vida dos animais, usando-os como armas de forma descartável e bárbara.

Nesse livro de ficção com pinceladas de realidade, vamos acompanhar a enfermeira Madison, que depois de salvar um pequeno gato ferido, vai ter seus olhos abertos para a atrocidade vivida pelos animais, rompendo assim a bolha criada pela mesma. Uma vez em contato com a realidade dessas criaturas indefesa, Madison assumirá para si a missão de ajuda-los, tendo ainda de enfrentar os julgamentos daqueles a sua volta.

"Minha mente se encarregava de injetar toda a anestesia necessária à minha sobrevivência. Visto que o sofrimento decorrente da guerra poderia mata antes mesmo que uma bala."

Com uma escrita rica e uma narrativa bastante introspectiva, Cami Pelegrini consegue transmitir muito bem os fortes sentimentos as vezes tão controversos da personagem. Medo e Coragem. Força e Fragilidade. São situações pelas quais a protagonista passa que mesmo que não tenhamos vivido nada assim, é possível entender todos os seus questionamentos e emoções. É um momento histórico bem específico que conseguimos visualizar muito bem através dos olhos de alguém que estava bastante próxima de todo o caos. E tudo parece tão real que por um momento é possível esquecer que Madison não existiu e tudo aquilo é apenas uma história.

"Heróis Involuntários" é uma narrativa muito bonita sobre a importância da vida humana e animal, e como a compaixão e bondade podem despertar nas pessoas mesmo em momento tão sombrios.

sandim_steh 25/08/2020

Heróis Involuntários - Camila Pelegrini
"É doloroso, não se engane. Nunca será agradável estar na contramão do mundo. Mas, para mim, essa é a única direção possível, quando sentimos que o mundo caminha para um rumo de dor, injustiça e falta de amor."

Neste livro vamos conhecer a enfermeira Madison, que luta todos os dias para salvar a vida de soldados e feridos da guerra.

Confira a resenha completa no IG: https://www.instagram.com/p/CESDZgZjbUW/?igshid=lkyxlgdr6jeb

@admiravel_leitura 26/10/2021

Não tenho nem palavras...
Não consigo descrever o quanto essa história mexeu comigo... Já faz mais de uma semana que concluí a leitura e ainda me emociono com o tanto de emoção que Camila colocou nessa história... Madison é uma mulher formidável, uma mulher que não se perdeu em meio aos horrores da guerra e fez o possível para conseguir ajudar aqueles que não tinham qualquer perspectiva...

Esse livro tem que ser lido. Essa história merece ser conhecida.

MoonBe 13/01/2024

Um livro de deixar marcas no coração
Eu estou sem palavras para descrever como esse livro é perfeito! Como alguém que ama gatos, como estudante de enfermagem e principalmente como mulher... Esse livro me marcou de tal forma.

Madson se revelou uma personagem tão linda, tão necessária. Ela foi retratada não como uma mega heroína dos animais, embora ela realmente tenha sido, mas a forma como a Camila a escreveu, como uma pessoa de coração e vontade de fazer diferente.

A ambientação, os sentimentos da Madson, ela era só uma mulher, só uma enfermeira, mas de um olhar tão cuidadoso com aqueles que não tiveram direito de escolha, que não podiam responder por si.

Eu marquei várias páginas de Heróis Involuntários, assim como eles marcaram meu coração.

Talita 16/05/2021

Motivos para ler essa preciosidade:
? REFERÊNCIAS A FATOS HISTÓRICOS
O livro na realidade é uma novela, é basicamente um relato de uma enfermeira durante a segunda guerra mundial, que faz várias menções a fatos reais, como os bombardeios em Londres.
? EMPATIA, O PODER DO AMOR AO PRÓXIMO, COMPAIXÃO
Em diversas situações Madison, a protagonista, se coloca no lugar das vítimas das guerras, principalmente dos animais que eram usados como armas, treinados para morrer.
? FORÇA E CORAGEM
A cada página lida é nítido a força da protagonista, a sua coragem de ir contra tudo e todos, enfrentando longos turnos, dando o seu melhor.
? MID
Mid é o gatinho que tirou nossa protagonista de sua bolha, foi o pontapé que faltava na missão que mudou toda a vida de Madison.
? EDIÇÃO
Vocês já estão cansados de me ver panfletar os livros da editora, né? Não falo isso só porque sou parceira mas eu sou completamente APAIXONADA por cada edição que eles fazem, todo o cuidado, toda diagramação e essa edição não poderia ser mais linda. Repleta de imagens e referências a guerra, além de um desenho que é puro amor.
?????????????????????????
Enfim, é um livro lindo, com uma história super importante e extremamente sensível, doloroso e real.
?????????????????????????
"Porque eu não podia expulsar o mal do mundo. Mas podia evitar que ele fizesse morada em mim."
?????????????????????????
Super recomendo a leitura, com uma caixinha de lenços ao lado, é claro.