A constituição para crianças

A constituição para crianças Liliana Iacocca...

Resenhas - A constituição para crianças

Ratinha de Biblioteca 25/04/2023

Fofo!
Adorei a parte das Constituições anteriores porque são explicados, de forma leve e bem breve, alguns direitos conquistados por elas.

Eduardo 20/02/2015

Relatos de quem aceitou o convite - Entre Neste Livro: a Constituição para crianças
Quando li esse livro, ainda criança, certamente não fiquei tão atraído por seu conteúdo jurídico e social quanto fiquei intrigado com os nomes dos autores (naquela época referidos por mim como autoras), Liliana e Michele - confesso que até hoje não lembro quem é o marido e quem é a esposa.

Hoje, como concluinte do curso de graduação em Direito, vejo em obras como essa a esperança para gerações presentes e futuras. Aprender noções de cidadania e ética jurídica, além de instruir o indivíduo a respeito da história da organização de sua sociedade, não deveria ser privilégio de estudantes de Ensino Superior - principalmente porque todos, enquanto cidadãos, usufruem desse conhecimento. E ainda mais importante é que tais lições sejam introduzidas ainda no Ensino Básico, numa declaração implícita de que não consideramos nossas crianças despreparadas, ignorantes ou novas demais para aprenderem - e discutirem -, ao seu modo, sobre política e direitos.

O autor e a autora deste livro venceram o desafio árduo de apresentar ao público infantil um conteúdo denso e complexo como o direito constitucional, sem perder a essência ou o objetivo da narrativa. De início, o pequeno leitor é convidado a interagir com a ficção, numa forma rudimentar de introduzi-lo àquela experiência como participante e não como mero observador - o que adianta bastante o contato com a ideia de cidadania e participação política. As primeiras páginas no livro desafiam a ideia de bidimensionalidade de suas páginas, criando uma cena dentro da outra onde os personagens são convidados a desbravar as páginas seguintes. Nesse ínterim, a Constituição ganha vida ao ser apresentada como uma personagem do livro, que conversa com os demais participantes da narrativa e permite que a história do direito constitucional no Brasil seja narrada em primeira pessoa - nada melhor que a própria Constituição para falar de si mesma, e essa metalinguagem também é algo que se aprende no Direito.

A história é desenvolvida levando em conta o conhecimento prévio de história e geopolítica que os leitores, supostamente estudantes em idade escolar, possuem. Além de aproximar a mensagem de seu receptor, a história se apropria de contextualização para facilitar o entendimento.

As ilustrações, que desafiam a criatividade e são ricas em cores, afastam o máximo que podem a ideia de que leis só podem ser "coisa de gente grande" - livros sem ilustrações, focados ao máximo em utilizar a menor área impressa possível para colocar apenas o essencial. Pelo menos em minha experiência pessoal, o efeito foi positivo. A Constituição não parecia algo tão distante da realidade de uma criança como pode parecer para um pai ou professor que resolva discutir sobre isso em uma turma de Fundamental.

De aprendizado, guardo uma das informações que usei mais de uma década depois da leitura do livro, em uma das primeiras aulas da universidade. Respondi seguro a quantidade de Constituições que o Brasil já teve em meio a uma turma que parecia não fazer ideia da resposta. Veio à mente, junto com o número, a ilustração esverdeada da página que trazia a resposta.

Certamente o efeito causado pela leitura depende de vários fatores, mas uma coisa é certa: reações diferentes ao que foi lido podem se manifestar durante as várias fases da vida, e pude experimentar isso ao me utilizar, anos depois, de uma informação que eu nunca imaginaria lembrar. Para o meu eu de poucos anos de vida, era muito mais interessante a silhueta pintada de palavras que dava forma à personagem central do livro, mas hoje vejo que esse foi só um dos instrumentos geniais que Liliana e Michele usaram para nos apresentar a uma bagagem de conhecimento muito maior.