Samurai

Samurai Shusaku Endo

Resenhas - O Samurai

Abraham 18/01/2022

Uma obra prima da literatura japonesa
Já consolidado por sua obra O Silêncio, de 1966; Shusako Endo lança aqui o que seria seu Magnu Opus: Samurai.

Trazendo novamente a ambientação da vida japonesa no século XVII, onde o cristianismo ganhava força e ao mesmo tempo perdia força, dentro do território japonês.

Com fortes perseguições e um governo cada vez mais dúbio em relação as atitudes que deveriam tomar para com os missionários e os países ocidentais, surge  um grande drama envolvendo fé, ceticismo, nobreza, orgulho e mais uma análise das relações da fé cristã com a mentalidade e o modo de ser do japonês.

Trazendo duas figuras centrais: o Padre Velasco e o Samurai Hasekura; somos levados a conhecê-los nessa jornada,, desde seus anseios, dúvidas, amarguras e desejos;  e a partir disso se torna fácil ver que vários dos seus sentimentos, pensamentos e atitudes se percebem em nossas vidas.

Com uma narrativa bem contada, um embasamento histórico e um grande detalhamento de locais e pessoas a obra nos leva a viver aquilo que os personagens estão vivendo em cada uma das suas paradas, seja no Japão, ou no ocidente.

Uma obra fabulosa em sua totalidade. Super indico!
Jose 18/01/2022minha estante
Gostei da sua resenha, finalmente o bichinho da curiosidade pela literatura oriental está me mordendo. Obrigada.

Abraham 18/01/2022minha estante
Leia, Jose. Você vai gostar. As obras da literatura japonesa tem uma versatilidade e profundidade enorme.

Maiara.Alves 26/02/2020

Leitura interessante para ávidos por história, cristianismo e cultura nipônica.
O livro narra a estória de um samurai (que apesar de ter nome, é sempre referido pela sua função) que juntamente com uma comissão de emissários japoneses, embarca em uma viagem até o ocidente.
Este fato realmente aconteceu na História, em decorrência do naufrágio de um navio espanhol em águas nipônicas, onde os lordes (como Date Masamune) construíram um navio nas especificações dos marinheiros para servir de acesso ao mundo ocidental.
O segundo personagem é um ambicioso missionário franciscano que busca meios de crescer em sua missão e conquistar o Japão para o cristianismo.
A narrativa flui devagar, dando espaço para reflexões à respeito do choque cultural, ideológico e religioso entre os personagens, deixando o leitor imerso em um período muito complicado para o Japão e seu relacionamento com o Ocidente/Cristianismo.

Uma pena que a tradução não seja direta do japonês.

Luiz Nobre 14/08/2020

Percalços da igreja católica no Japão
O livro apresenta características marcantes da cultura japonesa e das missões evangelizadoras. Além disso, narra fatos reais.

No decorrer da história tive um sentimento de indignação, mas ao terminá-la percebi que devemos ir além e por isso apresentarei os meus pensamentos em tópicos para ficar visualmente melhor:

-Nosso tempo não é o mesmo de Deus, por isso não devemos ficar frustrados se nosso pedido demorar para ser atendido, devemos ser fiéis a Deus e esperar, pois se Deus quiser acontecerá.

- "Pois, que adianta o homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?" (Mc8, 36). Esse é um ensinamento valioso e está constantemente presente na história.

Roberto 30/01/2022

Uma guerra diferente
Por ser um livro de samurais, achei que seria repleto de ação e batalhas, pelo pouco conhecimento que tenho da cultura japonesa que vem praticamente de alguns filmes como O último samurai, fui com uma expectativa muito alto e sendo o completo oposto do que eu esperava, me surpreendeu muito mais
A escrita é fluída e sem enrolações e mesmo nas partes mais descritivas, Endo sabe equilibrar tudo de forma a se tornar emocionante
Os personagens, mesmo que poucos, são muito bem construídos e fáceis de se identificar por sua simplicidade, por estarem embarcando em uma missão onde desconhecem os caminhos, visitando lugares novos que nem sabiam que existiam, sempre espantados com um mundo enorme que não compreendem; sentimos na pele suas aflições e dilemas, principalmente do meio para o fim, quando o livro começa a se tornar mais sombrio e seco, tragédia atrás de tragédia, passando muito longe das batalhas gloriosas do cinema
Um livro excelente, cheio de ensinamentos e passagens memoráveis sobre religião e dever
Daqueles para se levar para a vida toda, enfim, top 5 da vida

Laura de Castro 12/02/2022

Uma reflexão sobre redenção
Eu, como uma pessoa ateísta, esperava me interessar pela história apenas num sentido cultural asiático, mas em momento algum contava com estar diante de personagens que me interessaram justamente por suas visões de religiosidade e espiritualidade.

Hasekura Roku e Padre Velasco são a antítese moral um do outro, a faceta passiva e a faceta apaixonada da conduta humana. E talvez em alguma medida isso tenha me causado receio de estar lendo outro livro com personagens unifacetados.

Mas não poderia ter sido mais distinta a minha experiência. À cada capítulo que a comitiva japonesa de Velasco se aproxima da Nova Espanha a fim de cumprir a missão comercial da qual foram designados, os personagens vão se tornando mais e mais complexos e o leitor fica um momento sem saber como nomear seus sentimentos por cada um deles, complexos que são.

Demorei horrores pra ler esse livro (conforme os meus padrões) porque eu quis realmente exercitar o meu imaginário e me colocar naquela triste embarcação. Quis pensar o que era pensado por cada um. E valeu a pena.

5 indiscutíveis estrelas.

Kyo Garden Mayfair 05/09/2023

Samurai
Livro muito bom, vemos nesse livro como foi os primeiros anos de evangelização no Japão, e o fato das consequências que isso fez o país adotar o extermínio dos cristãos e da religião total em si. Gostei muito desse livro, espero lê outro do autor.

The Bill 28/02/2021

Uma obra de arte!
Shusaku Endo simplesmente escreveu uma obra de arte.
Em seu livro Samurai, ele pincela a fé cristã, a cultura japonesa, interesses políticos do século XVII, e o verdadeiro sentido de Cristo Rei.
O título inicial da obra, Um homem que se encontrou com um rei, demonstra que cruzando os mares, o Samurai encontra um Rei mendigo.
A obra fala da grande viagem, do cristianismo por etiqueta, do modo de vida dos japoneses, do orgulho em corações consagrados a Deus e do profundo sentido do martírio.
Simplesmente incrível, sendo uma leitura cativante. Não somente um romance ou um livro histórico, mas a própria experiência de Shusaku Endo nas entrelinhas da história. Um encontro pessoal com Cristo.

Débora Teixeira 29/08/2021

Já esperava por isso...
Mesmo sabendo que esse final era previsto, me deixou triste, não queria que fosse assim!! É um livro incrível, mesmo triste foi 5 estrelas e um favoritado.

Fabi 21/09/2021

Literatura oriental de boa qualidade.
Minha experiência com literatura oriental é bem pífia: mangás e A Arte da Guerra.
Comprei Samurai em uma promoção da Amazon e foi uma grata leitura.

Trata-se da história de um samurai e Seus companheiros, que são enviados com o emissários à Nova Espanha (México) e Europa, a fim de estabelecerem relações comerciais entre os territórios em troca dos ensinamentos cristãos da Igreja.

Parece um enredo simples, mas trata-se do século XVII; portanto, tenham em mente todos os movimentos politico-religiosos da época, aliados às diferentes culturas. Um choque entre o Oriente e o Ocidente, tratado com delicadeza na descrição dos fatos e emoções.

A viagem principal é um trampolim para o desenvolvimento dos personagens, cujas fraquezas e fortitudes são exploradas ao extremo. Sentimentos e pensamentos conflitantes combinam em perfeição com as tempestades e calmaria encontradas, e as reviravoltas tomam os personagens (e leitores) de surpresa verdadeira.

Ao fim, acredito que o destino de todos os personagens tenha sido - de fato - o que eles buscavam.

Vicent 16/01/2022

Um homem que se encontrou com um rei
Samurai (título da resenha era o nome provisório do livro) é um romance histórico que retrata a jornada de Hasekura e Velasco indo do Japão até os cantos mais proeminentes da sociedade europeia católica do Séc XVII.

De cara, o tema completamente curioso desperta o interesse por seu elementos: Japão, Navegações, Missões no oriente, catolicismo. Todavia, e agradeço por isso, a obra de Endo vai muito além de um romance realista. Na verdade, trata-se de um retrato em forma história de conflitos do próprio autor. A obra, assim, aborda diversos conflitos e aparentes contradições de ser japonês, cristão, pecador, descrente e por ai vai. Pude ver conflitos essencialmente de pessoas que creem, assim como de quem tem dificuldade com a fé.
Fico muito feliz com isso, pois o livro consegue abordar um aspecto da vida não muito comum, já que certo laicismo mercadológico só permite que, por exemplo, o Demolidor da Marvel não faça muito mais que ir, uma vez na semana, para a Missa...

Termino, então, assinando embaixo do posfácio do livro quando diz que aqueles que procuram este livro buscando apenas um romance histórico, estão "perdidos no mar".

Regina 30/09/2023

Primeiro livro que leio deste autor. Um livro que pensa-se relacionar a batalhas. Não. É um livro que narra como pessoas de boa fé são envolvidos maldosamente por enganadores.
Boa leitura

Tharlley 12/12/2023

Bom demais
Bom livro, começa bom, a metade é boa e o final é muito bom, principalmente as partes do samurai.

Lusia.Nicolino 09/01/2020

O dinheiro nunca fecha feridas
Um livro que se chamaria “Um homem que se encontrou com um rei” e, que se assim se chamasse, talvez espantasse a primeira ideia de que se trata de uma história de lutas e espadas.
É muito mais que isso e, antes que eu mais escreva, você precisa ler!
Evento histórico real, Hasekura, nosso personagem principal, tanto na realidade quanto na ficção de Endo teve mesmo a oportunidade de encontrar-se com reis.
Encontros vazios e frustrantes. O que é um rei diante de guerreiros de um tempo e de uma cultura que quase não se pode alcançar? Ainda que um anspeçada – posto militar imediatamente superior a soldado e inferior a cabo – como se desenrola da trama em que o envolveram?

Em um cenário que mistura a perseguição aos recém convertidos cristãos, disputados entre franciscanos e outras ordens e a tentativa de desbravar os mares para estabelecer rotas de comércio com a Nova Espanha, o México que hoje conhecemos, Hasekura não compreende “aquele home com a cabeça tombada, aquele homem magro como um alfinete, aquele homem cujos braços se estendiam sem vida, pregados a uma cruz.”

E não importa muito a cultura quando a ambição dos homens abre caminho e disputa crenças, poder, descobertas, novos mares, povos e comércio.
O dinheiro nunca fecha feridas, sejam elas feitas por espadas ou por palavras mal ditas.

Quote: “– O mundo é muito grande. Mas não posso mais acreditar nas pessoas.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

Lara 27/03/2020

excelente
vou demorar pra me recuperar desse final

Wagner 19/12/2022

Uma tragédia japonesa
O livro é excelente. À primeira vista, imaginamos que será um livro de batalhas, mas não é nada assim. É como pessoas simples e de boa fé são enredados e enganadas pelas tramas dos poderosos. A leitura flui facilmente e não se consegue ficar longe do livro até acabar. Acredito que qualquer história pode ser contada em 300 páginas e é o caso deste. Sem enrolação, cada página é importante.