Defendendo o indefensável

Defendendo o indefensável Walter Block

Resenhas - Defendendo o indefensável

Felipe.Murta 18/08/2022

Chocante e instigante
O título do livro é autoexplicativo: o autor se presta a, com base em argumentos racionais, defender todo o tipo de ideia tida como "controversa" pela sociedade moderna.

Leitura mais do que recomendada, independentemente de o leitor ser um libertário ou adepto da escola austríaca de economia.

Lucas 17/07/2012

Tratamento de Choque
Nunca um livro me deixou tão inquieto como esse,como um tratamento de choque, cada página lida vem com uma surpresa e conceitos que eu tinha como certos, simplesmente se desmancham. Walter Block de forma lógica, ácida e corajosa expõe situações extremas ao conceito da "MÃO INVISÍVEL" de Adam Smith e nos mostra como algumas pessoas que são repudiadas pela sociedade são verdadeiros HERÓIS.

Existe um sinônimo para a arrecadação de impostos: ROUBO. O Estado nunca prestará um serviço melhor do que a iniciativa privada, o motivo é que ele não é remunerado pela qualidade do seu produto/serviço. Claro que o mais interessante pra quem tira vantagem dele é que você acredite que é uma criança e não sabe o que deve fazer. Só quando somos impedidos pelo Estado é que percebemos o empecilho que ele é em nossas vidas(ainda que a maioria das vezes, por costume, nem nos damos conta). O MERCADO SE REGULA SOZINHO.

O livre mercado é a melhor forma de nos regular, ele mostra que pelo egoísmo humano somos levados a contribuir para sociedade. Nada é mais importante do que a liberdade individual, e toda vez que o Estado vem a intervir no que seria uma diligência pessoal consegue piorar a situação.

A premissa básica do libertarianismo: é ilegítimo praticar agressão contra um não agressor. Agressão quer dizer violência(assasinato,estupro)e não competitividade. O libertarianismo não é uma filosofia de vida, não é moral ou imoral, é simplesmente o mercado.

Quando você pensar que o texto está passando dos limites este será o momento que irá entender que tudo faz sentido.

Depois de ler esse livro, você não será mais o mesmo. Porém, falar sobre alguns temas abordados neste, pode fazer as pessoas gostarem menos de você.
Wilson 09/02/2013minha estante
Minha única ressalva, é que considerei o apêndice "O que não contribui para a caridade" ridículo. Tão ridículo ao ponto de quase anular totalmente a genialidade presente no restante do livro.

Matheus.Araujo 31/10/2020

A economia por debaixo dos panos
Nessa obra de 1976, o economista libertário Walter Block demonstra que, apesar de várias profissões serem condenadas moralmente por atitudes, ainda que ilegais, acabam não envolvendo violência, sendo, na realidade, apenas relações voluntárias entre adultos. De maneira provocadora, Block leva o leitor a refletir sobre tabus e que longe dessas pessoas serem o cerne de todos os problemas da sociedade, elas apenas ofertam produtos ou serviços como quaisquer outros que são diariamente comercializadas no mercado. A obra é fundamental para a defesa libertária dos "crimes sem vitima" e práticas econômicas controversas. Ainda, é uma obra econômica inovadora, que demonstra como as forças da economia estão presentes no cotidiano, mesmo nos serviços não tão morais.

Glaucio.Oliveira 24/01/2022

Para os não-iniciados deve ser difícil de digerir ?
Como tenho forte tendência austro-libertária, o livro não me assustou. No entanto, tenho certeza que se fosse lido pela maioria dos brasileiros médios que pouco sabem de economia de livre mercado, ficariam escandalizados.

Só não dou nota máxima porque considero discutível a abordagem de alguns tópicos (julguei mais superficial que em outros, ou parte de pressupostos não tão sólidos).

Se você não entende muito de libertarianismo e suas implicações no mundo real, e busca um livro difícil de digerir, vá em frente.

Romeu Felix 25/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Defendendo o indefensável" é uma obra do economista libertário Walter Block, que apresenta uma série de ensaios em que ele defende posições consideradas moralmente reprováveis pela maioria das pessoas, tais como a legalização da prostituição, do uso de drogas e da discriminação racial.

Os ensaios são escritos em um estilo provocativo e polêmico, apresentando argumentos econômicos e filosóficos para justificar as posições defendidas. Block argumenta, por exemplo, que a legalização da prostituição poderia aumentar a segurança e os direitos das prostitutas, enquanto a proibição leva a práticas perigosas e exploração. Da mesma forma, ele argumenta que a discriminação racial é uma questão de liberdade individual e que a proibição é uma violação dos direitos de propriedade privada.

Opinião:
"Defendendo o indefensável" é uma obra provocativa e desafiadora, que apresenta argumentos contra intuitivos e desafiadores sobre questões sociais e econômicas. Block argumenta de forma clara e bem fundamentada, e mesmo que suas posições possam ser controversas, é interessante ler suas justificativas e refletir sobre o tema. A edição do Instituto Ludwig von Mises Brasil é bem organizada e de fácil leitura, tornando o livro acessível mesmo para leitores que não são especialistas em economia ou filosofia.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

soso 06/06/2022

"Defendendo o Indefensável" é um livro que apresenta vários casos de ""soluções"" envolvendo o libertarianismo. Muito bom, discordo de alguns pensamentos entretanto, de uma forma geral é um livro bom por não ser entediante e apresentar um assunto em si que me interessa.