Gregor e a Segunda Profecia

Gregor e a Segunda Profecia Suzanne Collins

Resenhas - Gregor e a Segunda Profecia

Deborah Pimentel 30/01/2023

Jeitinho Suzanne Collins de ser: fazer o segundo livro ainda melhor que o primeiro.

Acompanhar Gregor nessa nova aventura foi ainda mais divertido, dessa vez com um plot a mais na profecia, que fez toda diferença. Meu medo era que essa narrativa de profecias fosse muito repetitiva, mas não foi.

Continuarei a ler a saga, vamos ver o que me aguarda nos próximos livros, mas já confiante e segura do trabalho da Suzanne, que eu já era fã, mas agora admiro ainda mais sua escrita.

heloisa.nas 04/02/2022

Um livro rápido
Começamos o livro com Gregor em sua casa, na superfície, próximo ao natal e com a família muito pobre sem ter o que comer. Até que ele sai para brincar com Boots na neve, e a garota some, novamente levada ao submundo. Gregor, vai então atrás da irmã que foi levada à Regália por conta de uma segunda profecia de Sandwich. Um bebê morreria, e se isso acontecesse, o guerreiro Gregor perderia sua condição.

A partir de então Gregor parte em uma aventura para desvendar mais uma profecia e poder salvar tanto subterrâneo quanto a superfície.

É um livro com muitas perdas, assim como o primeiro, mortes que eu ficava chocada, mas vamos lembrar que a mesma autora escreveu Jogos Vorazes, então ela com certeza não pesa a mão para matar personagens, mesmo que as histórias tenham uma conotação mais infantil e uma escrita mais simples.
Me incomodou um pouco como as mortes foram retratadas aqui e meio que a falta do luto de alguns personagens, já que no primeiro eles abordam isso em meio a muita confusão rolando.

O que aconteceu a Luxa não me teve impacto algum. Achei mal abordado a relação da família com a volta do pai. E muito mal crível a família acreditar nas histórias dele. Achei que a Boots também teria algum crescimento mas ela tem a mesma cabeça do primeiro livro, sem mudar nada no vocabulário. Ripred continua meu personagem favorito junto à Nerissa, Luxa infelizmente, personagem que eu gostava, deixou muito a desejar nesse aqui.

Mas gostei muito da aventura em alto mar, com serpentes tão gigantes quanto um dinossauro e a busca por vilão que ao final se descobre ser um plot twist (que gostei, mas tbm achei meio mal formulado). Espero eu que o terceiro livro seja melhor que este, mas eu também não cobro muito da série, pois acho eu que a proposta dela é ter um público alvo mais novo, com livros mais curtinhos, aventuras rápidas e escrita mais simples, mesmo que em tenha alguns momentos contraditórios a faixa etária por conter violência.

vitoria ð 14/01/2022

Emocionante
MANO DO CÉU! Talvez eu esteja emocionada com este livro mas eu preciso panfletar ele. Nesta continuação de Gregor, O guerreiro da superfície acompanhamos mais uma aventura de Gregor no subterrâneo.
Cofesso que o início me fez querer desistir, é chato, é enrolado por isso acabei dando 4 estrelas.
Mas este final meus amigos, me fez não querer largar este livro de jeito nenhum. Com a chegada da esperada batalha de Gregor com o rato Bane, ele acaba descobrindo que nem tudo é como ele esperava, com um coração despedaçado de tantas perdas, Gregor está cansado de resolver todos os problemas de Régalia. Vendo que o futuro de todo o subterrâneo depende dele, o protagonista acaba tomando uma decisão que mas pra frente, o põe em uma situação de vida ou morte. Gregor precisa voltar para sua familia antes que o Natal chegue, mas ele conseguirá encarar a familia diante de sua grande perda?
Porém Gregor sabe que seu destino está entrelaçado com o subterrâneo, ele que ainda terá de voltar pois ele partiu mas deixou assuntos pendentes.

Jonas 05/05/2021

Gregor enfrenta novos desafios quando desce novamente ao Subterrâneo. Uma nova profecia é desvendada. Será que o guerreiro da superfície vai mudar sua natureza? Ou vai se manter incólume ante a Segunda Profecia?

Liane 18/03/2021

Gregor_e a segunda profecia
Uau! Esse livro foi muito bom mesmo... Bem e eu não posso tirar o fato que eu me arrepiei toda lendo ele . Eu sabia desde o começo que Gregor era o guerreiro da superfície a coragem e determinação dele eram inacreditáveis . Gregor teve que enfrentar vários desafios e obstáculos para completar a segunda profecia... E ele não espera pra ver as que ainda o aguarda.

Yoshida 08/12/2020

Cada vez mais apaixonada por Gregor
Confesso que tinha amado o primeiro livro e estava ansiosa para esse. A leitura foi prazerosa do começo ao fim. Você se apega ainda mais aos personagens antigos e também aos novos. Sofre com falta de respostas, mas continua com a esperança de que o próximo as coisas serão melhores. Uma sensação inexplicável me assola por estar cada vez mais presa a esse mundo peculiar, mas belo.
Voe alto, Gregor da Superfície!

1usuario 19/04/2020

Devo admitir que com esse fiquei mais apreensiva com o final. A primeira profecia parecia ser bem simples (pelo menos no fato de quem ia morrer) essa aqui pareceu bem mais porém me surpreendeu com o desfecho, acho que foi isso que me fez gostar desse livro. É uma leitura tao facil e gostosa de se fazer, gosto muito de Gregor e da forma que ele trata sua irmã e sua família.Já estou pronta para o próximo.

Will 21/02/2020

Não é o País das Maravilhas que se espera no subterrâneo
Gregor mais uma vez surpreende o subterrâneo.
Lutando contra todas as possibilidades, ele traz o sentido da profecia, ainda que não fosse o que os regalianos estivessem esperando.
Seria pedir demais um tempo para o rapaz se recompor? Aparentemente sim.

Barbara 15/02/2020

GREGOR E A SEGUNDA PROFECIA

No segundo livro da não tão conhecida coleção de Suzanne Collins, Gregor volta ao reino subterrâneo após sua irmã mais nova ser raptada. Mais uma profecia foi lançada e o garoto é novamente o centro dela.

Gregor é um garoto de onze anos, que passa por dificuldades em casa. Mas mais ainda, ele é um guerreiro da superfície, que já enfrentou uma grande profecia do submundo.

Mas ao chegar novamente ao local, a profecia revela que sua irmã corre risco, e para isso ele deve embarcar em uma aventura perigosa pelo Caminho D'água. Acompanhados por outros seres do submundo, Gregor e seu voador, Ares, o morcego, enfrentam diversos empecilhos. Perdendo alguns membros importantes da expedição.

Mas sem descansar para chegar ao seu objetivo final. Ele deveria matar um rato branco.

Gregor tem uma narrativa interessante e toda uma mitologia muito fascinante, e leva os leitores a não quererem sair do reino do submundo. Em algumas partes a gente sente o peso de toda a responsabilidade que cai sobre o garoto.

Suzanne Collins sabe escrever aventuras com mortes como ninguém. Mantendo um quê de suspense até os últimos segundos do livro.

Diêgo Bravo 16/01/2018

Corra como o rio guerreiro da superfície
O segundo livro da saga "Gregor" manteve o nível do primeiro, maravilhoso!!! Gregor se desenvolveu muito como guerreiro e pessoa, o livro superou o primeiro em aventura e desenvolvimento. E como sempre um final surpreendente.

Bela Lima 30/11/2017

Eu realmente não sei porque As Crônicas do Subterrâneo não é famosa
Depois de ter reencontrado o pai no Subterrâneo, a vida de Gregor não está mais fácil, como ele imaginava que estaria - seu pai tem pesadelos recorrentes sobre as torturas que os ratos fizeram nele, a mãe tem que trabalhar mais para pagar os remédios caros do pai e ele, Gregor, tenta ajudar de alguma jeito.

Num dia, quando decide levar Boots para descer de trenó no gelo, sua irmãzinha acaba desaparecendo, sequestrada por baratas gigantes que a idolatram, e Gregor se ver mais uma vez no Subterrâneo. Sua presença é exigida mais uma vez, uma nova profecia o faz.

"Se o de baixo caiu, se o de cima saltou,
Se a vida foi morte, se a morte a vida ceifou,
Algo se ergue das trevas impuras
Para cobrir o subterrâneo de sepulturas.

Ouça-o arranhar após a descida,
Rato da neve há muito esquecida,
Maldade coberta de branco que reluz,
Irá o Guerreiro drenar sua luz?

O que poderia deixar o Guerreiro fraco?
O que procura cada ardente rato?
Apenas um filhote que mal fala, na vida
Que mantém a terra de baixo erguida

Morre o bebê, morre seu coração,
Morre sua mais essência parte e condição.
Morre a paz que comanda o viver.
Roedores possuem sua chave para o poder."

A Profecia da Perdição fala de um rato branco que trará guerra entre os roedores e os subterrâneos se continuar vivo, e que, se o bebê for morto, o guerreiro perderá a parte mais essencial dele.

Partindo numa missão para matar o rato branco e proteger Boots, Gregor tem um longo caminho e muitas perdas pela frente. Será que ele matará Bane (os humanos do subterrâneo nomearam-o assim porque em inglês Bane significa perdição), o rato malvado? O que acontecerá a Boots? Só lendo para descobrir!

"Sua maior preocupação era como eles iriam conseguir dinheiro para comprar presentes de Natal. Nada como uma das profecias de Sandwich para colocar seu mundo inteiro em perspectiva."

Eu gosto do fato deles tentarem entender as profecias, procurarem adivinhar o significado delas (em Percy Jackson isso sempre traz azar). Algumas partes são óbvias, outras nem tanto; tem algumas com duplo significado - é consenso: se não tiver não pode ser considerado uma profecia.

Essa profecia eu achei... hum, eu saquei a "pegadinha" dela. (Não estou querendo me gabar, mas...) Eu adorei como eles introduziram a "parte mais essencial do guerreiro". Foi tão... Urg! Eu adoro contar spoiler, mas sou contra spoiler que negam um aproveitamento total da história. Sem spoiler para vocês!

"Ela era tão perfeita, de alguma forma, da maneira como as crianças pequenas eram perfeitas. Tão inocente. Como alguém poderia achar que iria resolver qualquer coisa ao matá-la?"

Oh, eu adoro essa série! Minha única crítica é a capa. Não gosto da capa. É, minha única crítica. Não gosto de nenhuma capa dessa série - ou quase nenhuma, exceto da primeira (Gregor, o Guerreiro da Superfície) e a última (Gregor e o Código da Garra). Não sei. Tem relação com a história e tudo, mas não é atrativa, não tem imagens surpreendentes e cores bonitas (fora a última) e é meio... morto? É, morto.

Dentre os personagens, quem eu mais gosto é Ripred (queda por vilões/antiheróis aqui!) e eu não sei onde encaixá-lo. Ripred nem aparece muito, mas ainda sim é incrível quando faz. Para o bem para o mal, ratos são incríveis. Twitchtip, uma ratazana que é vidente olfativa, renegada pelos seus por causa disso e "dada" a Gregor por Ripred, como um presente, é outra.
"-Voe alto, Twitchtip.
-Não se diz isso para ratos.
-O que se diz então numa situação como esta? - Gregor indagou.
-Como esta? Corra como o rio - Twitchtip respondeu.
-Corra como o rio, Twitchtip - Gregor falou.
-Você também."

Eu realmente não sei porque As Crônicas do Subterrâneo não é famosa (as capas não são motivos convincentes... não julguem um livro pela capa!). Collins é famosa por Jogos Vorazes e eu só do tipo que quando gosta de um autor, ler todos os livros dele - acredito que as pessoas subestimam as Crônicas do Subterrâneo, porque é um livro infanto-juvenil e pensam que é para criança, que não tem nem um tema surpreendente, chocante.
Enganam-se.

"Gregor concordou com a cabça e examinou os túneis.
-Qual deles parece melhor para você?
-O da esquerda - Ares escolheu. Eles o seguiram por algum tempo (...) e acabaram no mesmo ponto onde os três túneis se separavam. - Pensando melhor, prefiro o da direita - Ares afirmou. (...) depois de cinco minutos chegaram a um beco sem saída, e tiveram que voltar até a entrada. - Acho que você deveria escolher - Ares disse."

Leiam.

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2017/11/resenha-gregor-e-segunda-profecia-as.html

Cinti 20/01/2015

Nesse segundo volume a irmãzinha de Gregor, Boots é sequestrada pelas baratas, o que obriga o menino a voltar ao subterrâneo, mesmo tendo jurado nunca mais voltar. Lá ele fica a par da nova profecia que, a Profecia da Perdição, que profetiza o surgimento de um grande rei rato branco, chamado Bane, que vai dominar o subterrâneo e depois a superfície.

Então Gregor é convocado a ajudar os habitantes de Regália, juntando-se com sua irmã Boots, seu morcego Ares, a princesa Luxa, a rata Twitchtip, Ripred o rato, os vaga-lumes, Temp a barata, Mareth e Howard com seus morcegos.

Seguindo pelo caminho D´Água, um Rio que corta o subterrâneo eles partiram em busca do perigoso Rato branco Bane. além de passarem por diversos perigos no momento crucial Gregor tem que tomar uma decisão extremamente importante onde estará em jogo a moral e e a sobrevivência de todos do reino.

site: https://www.youtube.com/watch?v=-rVvhuQORaA

laneres 22/12/2014

Gregor e a Segunda Profecia
A resenha a seguir é do último livro que li, Gregor e a Segunda Profecia como o título já diz. Eu o li bem rápido e foi uma leitura muito boa por sinal. Divertidinho, até.
Como o titulo já diz, de novo, é a segunda profecia e, consequentemente, houve a primeira que se passa em Gregor, O Guerreiro da Superfície (lido em 2012, é, eu não lembrava de quase nada) e eu o terminei sem nenhuma intenção de continuar com a série. É uma daquelas séries que você continuaria mas que não quer comprar os livros, entende?
Mas daí, você pergunta, o que te levou a comprar a continuação se você nem tava querendo ler? Eu lhe respondo com uma única palavra: PREÇO.
NOVE E NOVENTA. NA SARAIVA.
Eu tinha que levar. Sério. Qualquer livro que esteja por nove e noventa você se sente na obrigação de levar (ok, brincadeira, não é não).
ANYWAY, como eu já tinha lido o primeiro eu pensei: por quê não?
Pois é, eu comprei (junto com O Bicho da Seda, que era o que eu tinha a intenção de comprar antes de entrar na livraria), e agora que terminei eu fiquei tipo: por que eu não quis continuar essa série?
É tão legal, tão divertida, lúdica etc, parece um Harry Potter ou Percy Jackson debaixo da terra e ao invés de monstros ou bruxos maus temos os ratos, ihups!
A trama segue os acontecimentos do último livro, que na cronologia da história acontece 6 meses depois do primeiro. Gregor prometeu nunca mais voltar pro subterrâneo, mas, obviamente, ele volta, só que contra a sua vontade. Acontece que as baratas (que nunca vou me acostumar com elas estando do lado do bem) sequestram a irmazinha dele, a Boots. O garoto fica desesperado e a única alternativa que ele tem é ir atrás dela.
Daí, depois de muita terra pra baixo, ele volta para Regália, a terra dos regalianos (sério, Lucas?). Eu particularmente gosto de Regália, queria ir um dia lá. Só não entendo como eles iluminam todo aquele lugar, tudo bem tem as tochas, mas, sei lá. Enfim. Ele acaba descobrindo que um rato branco chamado Bane ameaça a existência do subterrâneo, e que só ele pode matar este rato.
Há uma nova profecia, a Profecia da Perdição (Prophecy of Bane, em inglês faz mais sentido, é) que fala exatamente isso, que coisas ruins acontecerão e que só Gregor poderá matar Bane. Com isso em mente, Gregor, alguns de regalianos, uma barata, um rato, um bebê e morcegos embarcam (literalmente) nessa missão. A bordo de dois barcos o grupo tem que seguir pelo Caminho D´Água para encontrar Bane e matá-lo.
Apesar de não lembrar quase nada que acontece no primeiro livro, eu consegui ler normalmente o segundo. A leitura é boa, rápida e fácil. Há bastante aventura, ação e mistério, e até algumas cenas engraçadinhas. A última parte foi a melhor, sério, quando a autora começa a revelar umas coisas você fica tipo: WHAAAAAT. Eu gostei mais ainda do livro depois desse final.
Enfim, eu fiquei super ansioso pros próximos, depois desse eu tenho certeza de que vou terminar a série (são cinco livros no total, se ficou curioso/a).
E, como sempre, Suzanne Collins continua sendo a mestra dos cliffhangers nos finais de capítulos.

site: http://livroscoml.blogspot.com.br