Gregor e a Segunda Profecia

Gregor e a Segunda Profecia Suzanne Collins

Resenhas - Gregor e a Segunda Profecia

Barbara 15/02/2020

GREGOR E A SEGUNDA PROFECIA

No segundo livro da não tão conhecida coleção de Suzanne Collins, Gregor volta ao reino subterrâneo após sua irmã mais nova ser raptada. Mais uma profecia foi lançada e o garoto é novamente o centro dela.

Gregor é um garoto de onze anos, que passa por dificuldades em casa. Mas mais ainda, ele é um guerreiro da superfície, que já enfrentou uma grande profecia do submundo.

Mas ao chegar novamente ao local, a profecia revela que sua irmã corre risco, e para isso ele deve embarcar em uma aventura perigosa pelo Caminho D'água. Acompanhados por outros seres do submundo, Gregor e seu voador, Ares, o morcego, enfrentam diversos empecilhos. Perdendo alguns membros importantes da expedição.

Mas sem descansar para chegar ao seu objetivo final. Ele deveria matar um rato branco.

Gregor tem uma narrativa interessante e toda uma mitologia muito fascinante, e leva os leitores a não quererem sair do reino do submundo. Em algumas partes a gente sente o peso de toda a responsabilidade que cai sobre o garoto.

Suzanne Collins sabe escrever aventuras com mortes como ninguém. Mantendo um quê de suspense até os últimos segundos do livro.

Liane 18/03/2021

Gregor_e a segunda profecia
Uau! Esse livro foi muito bom mesmo... Bem e eu não posso tirar o fato que eu me arrepiei toda lendo ele . Eu sabia desde o começo que Gregor era o guerreiro da superfície a coragem e determinação dele eram inacreditáveis . Gregor teve que enfrentar vários desafios e obstáculos para completar a segunda profecia... E ele não espera pra ver as que ainda o aguarda.

naniedias 18/05/2012

Gregor e a Segunda Profecia, de Suzanne Collins
Gregor e a Segunda Profecia, de Suzanne Collins
Galera, 287 páginas
Gregor vai provar mais uma vez que é um guerreiro da superfície, capaz de enfrentar grandes aventuras para salvar o mundo subterrâneo.
Título: Gregor e a Segunda Profecia
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Crônicas do Mundo Subterrâneo - Vol. 2
Outros livros da série:
- Gregor, O Guerreiro da Superfície

ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Gregor descobriu que não é apenas um garoto qualquer! Ao descobrir a existência de um mundo subterrâneo, povoado não apenas por humanos, mas por baratas, ratos, morcegos e aranhas gigantes, junto também descobriu que era um guerreiro e estava envolvido em uma profecia. Aliás, como ele ficou sabendo mais tarde: não apenas uma, mas duas!
Muito mais rápido do que ele poderia imaginar, o menino se vê novamente no subterrâneo e para proteger Boots, sua amada irmãzinha, ele terá que cumprir a segunda profecia e matar um horripilante rato branco de três metros.

O que eu achei do livro:
Quando terminei a leitura do primeiro livro, eu já tinha adorado Gregor, Luxa, Boots, Temp, Ares e outros personagens! Reencontrá-los nesse segundo livro em mais uma deliciosa aventura foi maravilhoso!
Suzanne Collins continua com uma escrita bem simples, contando a história em um ritmo bem dinâmico - ideal para crianças mesmo. O livro não é muito descritivo, o que por um lado é muito bom - já que torna a leitura mais leva e fluidia, perfeita para agradar aqueles que ainda não tem uma grande bagagem literária. Por outro lado, esse é para mim quase o único ponto negativo do livro, porque eu sinto muita falta de que a autora descreva um pouco mais sobre o mundo subterrâneo. Pelo que foi esse segundo livro, acho que não vou mesmo conhecer o cotidiano do subterrêneo nos próximos volumes, o que é uma pena. Eu realmente fiquei bastante curiosa para saber como as coisas são no subterrâneo - como eles sobrevivem, o que fazem, como é a vida das crianças e outros detalhes que, infelizmente, a autora não conta.
O livro todo gira em torno dessa segunda profecia e de seu cumprimento por Gregor e seus amigos. Alguns novos personagens são introduzidos e eles são tão bem caracterizados quanto os demais (sempre com aquela pontinha de exagero bastante pertinente aos livros infantis). A Boots continua uma graça, adoro como a autora consegue dar voz a essa personagem de forma que ela fique realmente parecida com uma criança de dois anos de idade - é surpreendente. Os conflitos de Ares e Gregor também são muito bem explorados. E Twitchtip e Howard foram excelentes acréscimos - adorei os dois!
Dessa vez a edição da Galera ficou bem melhor do que no primeiro volume! A capa é mais bonita (embora ainda não seja maravilhosa, convenhamos) e a revisão está muito bem feita. Como tenho a segunda edição do livro (que é desse ano), tem a tal bolota vermelha (clique aqui para ver essa capa da segunda edição) que eu tanto desgosto na capa.
O final do livro é eletrizante! Não vi as últimas cinquenta páginas se passarem e tomei um susto quando cheguei ao final. O livro tem uma finalização (coisa que eu acho essencial), mas deixa um gancho para o próximo que não vai me deixar ler nenhum outro livro enquanto eu não terminar o terceiro! Suzanne Collins, eu me rendo aos seus encantos - Gregor é verdadeiramente o máximo!

PS: Acho que estou doente... afinal de contas, um dos personagens cuja participação eu queria que tivesse sido maior foi Temp (a barata). Eu adoro o Temp!

PS2: Ao terminar o livro, um pensamento me veio a cabeça! Claro que não poderia deixar de falar isso, mas vai no botão de spoiler!

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 4

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

vitoria ð 14/01/2022

Emocionante
MANO DO CÉU! Talvez eu esteja emocionada com este livro mas eu preciso panfletar ele. Nesta continuação de Gregor, O guerreiro da superfície acompanhamos mais uma aventura de Gregor no subterrâneo.
Cofesso que o início me fez querer desistir, é chato, é enrolado por isso acabei dando 4 estrelas.
Mas este final meus amigos, me fez não querer largar este livro de jeito nenhum. Com a chegada da esperada batalha de Gregor com o rato Bane, ele acaba descobrindo que nem tudo é como ele esperava, com um coração despedaçado de tantas perdas, Gregor está cansado de resolver todos os problemas de Régalia. Vendo que o futuro de todo o subterrâneo depende dele, o protagonista acaba tomando uma decisão que mas pra frente, o põe em uma situação de vida ou morte. Gregor precisa voltar para sua familia antes que o Natal chegue, mas ele conseguirá encarar a familia diante de sua grande perda?
Porém Gregor sabe que seu destino está entrelaçado com o subterrâneo, ele que ainda terá de voltar pois ele partiu mas deixou assuntos pendentes.

Yoshida 08/12/2020

Cada vez mais apaixonada por Gregor
Confesso que tinha amado o primeiro livro e estava ansiosa para esse. A leitura foi prazerosa do começo ao fim. Você se apega ainda mais aos personagens antigos e também aos novos. Sofre com falta de respostas, mas continua com a esperança de que o próximo as coisas serão melhores. Uma sensação inexplicável me assola por estar cada vez mais presa a esse mundo peculiar, mas belo.
Voe alto, Gregor da Superfície!

Jonas 05/05/2021

Gregor enfrenta novos desafios quando desce novamente ao Subterrâneo. Uma nova profecia é desvendada. Será que o guerreiro da superfície vai mudar sua natureza? Ou vai se manter incólume ante a Segunda Profecia?

1usuario 19/04/2020

Devo admitir que com esse fiquei mais apreensiva com o final. A primeira profecia parecia ser bem simples (pelo menos no fato de quem ia morrer) essa aqui pareceu bem mais porém me surpreendeu com o desfecho, acho que foi isso que me fez gostar desse livro. É uma leitura tao facil e gostosa de se fazer, gosto muito de Gregor e da forma que ele trata sua irmã e sua família.Já estou pronta para o próximo.

Will 21/02/2020

Não é o País das Maravilhas que se espera no subterrâneo
Gregor mais uma vez surpreende o subterrâneo.
Lutando contra todas as possibilidades, ele traz o sentido da profecia, ainda que não fosse o que os regalianos estivessem esperando.
Seria pedir demais um tempo para o rapaz se recompor? Aparentemente sim.

Summy 16/11/2013

Dinâmico...
Mais uma aventura super divertida de Gregor e Boots. Para quem não leu a primeira parte da série, essa resenha conterá spoilers, Gregor e Boots caíram pelo buraco de ventilação da lavanderia e foram parar no Mundo Subterrâneo onde existem criaturas fantásticas, como baratas e ratos gigante e falantes, com grupos distintos entre o bem e o mal. Lá ele descobre ser parte de uma profecia e precisa cumpri-la para tentar salvar sua família e todos do mundo Subterrâneo.

Conheci Suzanne Collins por Jogos Vorazes, onde a leitura é pesada, séria, tensa, mas em Gregor não consigo para a leitura das aventuras deste garoto que têm momentos de tensão, mas em sua maior parte tem cenas divertidas.

Nessa segunda parte, Gregor já de volta a superfície, acaba voltando ao Mundo Subterrâneo de outra maneira e uma nova profecia e aventura o espera.

Ele e Boots mais uma vez correm risco de vida, já que os Ratos mais uma vez pensam que ele destruirá toda a possibilidade deles reinarem no Subterrâneo. Logo, pensam que eliminá-los é a melhor opção novamente.

Alguns personagens aparecerão novamente, como Luxa e todo seu temperamento como rainha, Ares, o morcego que salvou Gregor da primeira vez mas ficou no Subterrâneo rejeitado por quase todos. Temps, a barata que cuida de Boots incondicionalmente.

Esse é o único universo onde torço pelas baratas, que são bondosas, porém um pouco burras em se expressar, já que não conseguem formar frases com coerência.

Vemos novamente Riped, o rato quase ninja e sarcástico que mais uma vez ajudará Gregor e seus amigos.

Sem muitos spoilers do segundo volume, novos personagens surgirão para que Gregor cumpra mais uma das profecias e Gregor descobre que tem algumas habilidades especiais. Como de praxe, alguns personagens são perdidos, já que Suzanne não tem problemas em matar personagens em nenhuma das suas séries.

Ótima aventura, para ler em dois ou três dias se não tiver tempo para ler em um dia. Há momentos de lágrimas, risos, tristezas, alegrias, mas a aventura é extremamente convincente apesar do mundo criado ser absurdo numa realidade como a nossa.

O melhor de uma história assim é que você é transportado para um universo surreal e se envolve de tal forma que durante a leitura, aquele mundo passa a existir.

Altamente recomendado para o público infanto-juvenil que gosta de aventuras, mas consegue compreender as questões de vida e morte.

Nota 10.

laneres 22/12/2014

Gregor e a Segunda Profecia
A resenha a seguir é do último livro que li, Gregor e a Segunda Profecia como o título já diz. Eu o li bem rápido e foi uma leitura muito boa por sinal. Divertidinho, até.
Como o titulo já diz, de novo, é a segunda profecia e, consequentemente, houve a primeira que se passa em Gregor, O Guerreiro da Superfície (lido em 2012, é, eu não lembrava de quase nada) e eu o terminei sem nenhuma intenção de continuar com a série. É uma daquelas séries que você continuaria mas que não quer comprar os livros, entende?
Mas daí, você pergunta, o que te levou a comprar a continuação se você nem tava querendo ler? Eu lhe respondo com uma única palavra: PREÇO.
NOVE E NOVENTA. NA SARAIVA.
Eu tinha que levar. Sério. Qualquer livro que esteja por nove e noventa você se sente na obrigação de levar (ok, brincadeira, não é não).
ANYWAY, como eu já tinha lido o primeiro eu pensei: por quê não?
Pois é, eu comprei (junto com O Bicho da Seda, que era o que eu tinha a intenção de comprar antes de entrar na livraria), e agora que terminei eu fiquei tipo: por que eu não quis continuar essa série?
É tão legal, tão divertida, lúdica etc, parece um Harry Potter ou Percy Jackson debaixo da terra e ao invés de monstros ou bruxos maus temos os ratos, ihups!
A trama segue os acontecimentos do último livro, que na cronologia da história acontece 6 meses depois do primeiro. Gregor prometeu nunca mais voltar pro subterrâneo, mas, obviamente, ele volta, só que contra a sua vontade. Acontece que as baratas (que nunca vou me acostumar com elas estando do lado do bem) sequestram a irmazinha dele, a Boots. O garoto fica desesperado e a única alternativa que ele tem é ir atrás dela.
Daí, depois de muita terra pra baixo, ele volta para Regália, a terra dos regalianos (sério, Lucas?). Eu particularmente gosto de Regália, queria ir um dia lá. Só não entendo como eles iluminam todo aquele lugar, tudo bem tem as tochas, mas, sei lá. Enfim. Ele acaba descobrindo que um rato branco chamado Bane ameaça a existência do subterrâneo, e que só ele pode matar este rato.
Há uma nova profecia, a Profecia da Perdição (Prophecy of Bane, em inglês faz mais sentido, é) que fala exatamente isso, que coisas ruins acontecerão e que só Gregor poderá matar Bane. Com isso em mente, Gregor, alguns de regalianos, uma barata, um rato, um bebê e morcegos embarcam (literalmente) nessa missão. A bordo de dois barcos o grupo tem que seguir pelo Caminho D´Água para encontrar Bane e matá-lo.
Apesar de não lembrar quase nada que acontece no primeiro livro, eu consegui ler normalmente o segundo. A leitura é boa, rápida e fácil. Há bastante aventura, ação e mistério, e até algumas cenas engraçadinhas. A última parte foi a melhor, sério, quando a autora começa a revelar umas coisas você fica tipo: WHAAAAAT. Eu gostei mais ainda do livro depois desse final.
Enfim, eu fiquei super ansioso pros próximos, depois desse eu tenho certeza de que vou terminar a série (são cinco livros no total, se ficou curioso/a).
E, como sempre, Suzanne Collins continua sendo a mestra dos cliffhangers nos finais de capítulos.

site: http://livroscoml.blogspot.com.br

Lis 29/06/2012

Esta série já me ganhou no primeiro livro, e agora com o segundo a minha simpatia por Gregor e os demais personagens não diminuiu em nada, apenas aumentou.
No final do primeiro livro Gregor ficou descrente com a irmã se despedindo do Subterrâneo com um "Até logo", já que havia resgatado o pai daquele lugar não tinha planos de voltar lá, só que infelizmente o destino não levou a sério seus planejamentos.

Com Gregor de volta a superfície as coisas não ficaram tão fáceis, seu pai tem algumas crises por conta do tempo que passou nas mãos dos ratos, e por isso ainda não conseguiu voltar a trabalhar, a renda da família acaba provindo apenas de Gregor (que está ajudando a vizinha nos finais de semana) e de sua mãe que está trabalhando cada vez mais. Bom, a vida na superfície está meio complicada, porém ele está em família e isso que importa, e no caso de Gregor, nenhuma dificuldade o faz querer voltar para o Subterrâneo, ele só não esperava que sua irmã fosse sequestrada por algum habitante de lá.

E aí já viu né pessoal, eis o nosso Guerreiro de volta para o Subterrâneo, e claro, temos uma profecia sobre isso, e depois da experiência no primeiro livro sabemos que quando de trata de Profecia do Subterrâneo se trata de verdade. O grande problema dessa profecia é que ela deixa claro a necessidade de exterminar um rato branco chamado Bane, e matar alguém, mesmo sendo um rato, não está nos planos de Gregor, porém se ele não fizer isso irá colocar não só o Subterrâneo em grande perigo mas também a sua irmã.

Pelo enredo percebemos que a vida de Gregor não tem dado escolhas muito fáceis para o garoto, a narrativa do livro continua ótima e envolvente, toda vez que leio uma série o primeiro sempre me agrada mais, e este me agradou tanto quanto o primeiro, mostrando que a autora não deixou a desejar em nada.
Temos alguns personagens novos, como a rata Twitchtip, uma das minhas preferidas. Devido a sua capacidade de identificar qualquer coisa pelo olfato acabou sendo excluída pelos outros ratos, além que deve ser torturante ter um olfato tão apurado, viável em algumas vezes claro, mas imagine-se comer alguma coisa e sentir até o cheiro de quem preparou o alimento, acho que a partir do momento em que se entende o drama da rata fica impossível não ter algum carisma por ela.

Somente uma coisa deixou a desejar, ainda espero poder compreender mais de como os Subterrâneos sobrevivem, imagino que seja meio complexo viver por lá, coisas como oxigênio suficiente e alimentos são coisas que fiquei pensando durante a leitura, bom veremos se os próximos livros trarão alguma coisa...

Minha recomendação: Se você já leu o primeiro, corre ler o segundo, está esperando o que? rs.
Se ainda não começou a ler esta série por pensar "poxa, mais uma série", dê a chance, não vai se arrepender.

Publicada originalmente no blog Batalha Literária - www.batalhaliteraria.com.br

Nina 26/06/2012

Deborah Pimentel 30/01/2023

Jeitinho Suzanne Collins de ser: fazer o segundo livro ainda melhor que o primeiro.

Acompanhar Gregor nessa nova aventura foi ainda mais divertido, dessa vez com um plot a mais na profecia, que fez toda diferença. Meu medo era que essa narrativa de profecias fosse muito repetitiva, mas não foi.

Continuarei a ler a saga, vamos ver o que me aguarda nos próximos livros, mas já confiante e segura do trabalho da Suzanne, que eu já era fã, mas agora admiro ainda mais sua escrita.