A Segunda Morte de Suellen Rocha

A Segunda Morte de Suellen Rocha Cláudia Lemes

Resenhas - A Segunda Morte de Suellen Rocha

Gabi 19/04/2020

O suspense é bom, mesmo que previsível em determinado momento. Nada me surpreendeu muito.

Só acho que pecou pelo excesso de descrições e caramba, o livro é dividido em DOZE partes, achei demais!!! Confesso que pulei várias páginas...
Beatriz2810 10/05/2020minha estante
Estava comentando bem isso agora pouco: o excesso de descrições e de gore. Tem hora que incomoda ser TÃO realista. Lembra os livros do Raphael Montes, que escreve para chocar. Já li livros dela bem melhores.

Lucia.Ferreira 20/05/2020minha estante
Gostei bastante desse livro, a escrita é fluida, a história prende bastante. A autora fala de violência de uma maneira tão fria, direta. Temas tirados de debaixo do tapete.

Cláudia 02/07/2020minha estante
Muito obrigada pelo feedback!

Larissalbqrq 26/12/2021

Fiquei intrigada com o título, pois como é que se pode morrer duas vezes? E, por isso, decidi ler e o motivo do título me deixou em frangalhos ?

Achei o livro sensacional, sempre que achava que a história ia dar uma acalmada, acontecia algum evento marcante. A história é contada em diferentes pontos de vistas e em cronologias diferentes, então ficava muito intrigada para descobrir o que tinha acontecido.

Vi algumas resenhas comentando que acharam o final óbvio, mas eu só consegui descobrir quando li mesmo. E mesmo se tivesse conseguido descobrir, não anularia a experiência da leitura.

Joel.Martins 27/10/2021

Alguns segredos deviam permanecer enterrados.
Como é bom ler um thriller nacional escrito por uma mulher. As vozes das personagens têm um peso emocional real. E foi isso que senti nessa leitura.
Livrão cheio de Mistérios e Eitas????
"Quando a liberdade é criminalizada, apenas os criminosos serão livres."

Tayla Cristina 12/04/2021

Resenha IG @momentos.literarioss
A obra se passa no Brasil e conta em sua essência a história de quatro mulheres, conhecidas como flores, sendo elas Cacau (Lótus), Suellen (tulipa), Mari (Magnólia) e Dafne (Amarílis).⁣

Cada mulher possui uma história. As flores são mulheres muito fortes e reais. Pude acompanhar seus medos, traumas, suas conquistas, descobertas, virtudes, crescimentos e suas essências. Me senti muito próxima dessas mulheres que quando adolescentes, fazem um pacto para guardar seus horríveis segredos.⁣

Muitos anos depois, uma delas é brutalmente assassina e as flores sabem que precisam encarar os seus piores medos para encontrar o responsável, antes que seja tarde demais.⁣

A partir daí, acompanhamos uma narrativa alternada entre as personagens, além de passado e presente e somos convidados a desvendar tantos mistérios. Com muita cautela, pude resolvendo alguns fatos da história, mas adianto que o final é extasiante.⁣

Pois bem. Esse livro é satisfatório por ser um conjunto perfeito do que eu gosto de ler:⁣

Temos personagens muito bem construídos: humanos e imperfeitos, de forma que podemos sentir admiração, repulsa e empatia por eles. Cenários reais. Diálogos escritos com maestria.⁣

O enredo é extremante inteligente, descritivo, frenético, forte e amarrado. Com temas atuais e cheio de gatilhos (tais como estupro, assassinato, aborto, vingança e violência doméstica), o leitor precisa ser forte. É de fato um livro de gente perturbada.⁣

Simplesmente um livro que te surpreende do início ao fim! Um thriller clássico, fluído e chocante. Cláudia Lemes escreve tão bem que a gente se sente grata por ter lido o livro. Apenas leiam!⁣

E vocês, já conheciam a autora? Gostam de thrillers nacionais? Estão preparados para essa leitura? ⁣

site: https://www.instagram.com/p/CNkerE_Djwi/?utm_source=ig_web_copy_link

Bcoralli 02/11/2023

Suspense um pouco previsível, mas vale muito a pena dar uma chance. Literatura brasileira, a história te prende e é um ótimo passatempo.

Débora Pizzio 16/06/2021

A história é interessante e da vontade de ficar lendo para saber o que vai acontecer.

Tem partes bem pesadas e toca vários temas difíceis.

Entretanto, eu achei o início melhor que o final.

Não senti grandes surpresas, porque já imaginava a maioria das coisas que seriam "o plot twist".

E a reta final teve muitas partes exageradas que não me convenceram muito.

Thaiza.Vianna 21/09/2023

Mistério atrás de mistério.
A narrativa segue as vidas de Mariana, Suellen, Dafne e Cacau. Melhores amigas de infância que, devido a um acontecimento trágico na adolescência, tiveram suas vidas separadas. Vinte anos mais tarde, o brutal assassinato de Suellen faz com que as amigas precisem se reencontrar na cidade de Japeri. Será que o assassinato teve relação com seus dramas do passado?
O que mais impressiona neste livro, é a profundidade dos personagens criados, são tão críveis, que agora, um mês depois que li, ainda estão vivos na memória, como se tivesse visto um filme ou série.
Cláudia Lemes é incrível, já virei fã depois de ler a obra "Quando os mortos falam" que foi um dos meus favoritos do ano. E este também é muito bom.

@jana450 20/07/2020

Gostei muito
A história me prendeu, não foi previsível o final para mim.
Até para o cachorrinho vizinho existiu justiça eu amei isso.

danda 01/02/2022

A história muito ligeira,bem dinâmica.Fui surpreendida algumas vezes.Narrativa entre passado e presente.

Henrique.Nahal 29/01/2021

Gostei
Temos aqui uma narrativa que vai alternando entre os acontecimentos do presente, a morte da Suellen do título, com alguma coisa terrível que aconteceu no passado. Me lembrou um pouco o Lugares Escuros da Gillian Flynn pela estrutura e a temática pesada. A partir daí, então, vamos conhecendo as personagens principais e como os acontecimentos do passado influenciaram na vida atual delas. Eu gostei bastante desse contraponto, as brincadeiras e os diálogos entre elas foi bem natural e realista o que fez eu me importar com elas e, por um pedaço do livro, me fez até esquecer que tinha um assassinato e coisas piores mais pra frente.
O desenvolvimento e resolução dos mistérios foram bons, apesar de previsíveis. Mas os personagens bem feitos e trama que fala de abuso doméstico, estupro, corrupção, fanatismo religioso etc, de maneira bem crua e direta mostra como o poder nas mãos de algumas pessoas más afeta negativamente a vida de tantas pessoas inocentes.
Um thriller nacional muito bem feito que não deve em nada aos que vem lá de fora.

Marcianeysa 18/11/2022

Otimo
Adorei o livro, aborda diversos temas, como amizade, violência sexual, corrupção....a trama é muito boa.

Duda 20/05/2021

Tão palpável que chega a doer.
A escrita da Cláudia é impecável, fiquei imersa na história e na escrita desde o começo. A fluidez é inegável, ela não deixou nenhuma ponta solta e os plots são ótimos.

O livro trata sobre várias questões reais e a autora conseguiu juntar todas as coisas ruins que um ser humano pode fazer (mentira, tem mais, mas a maioria tá aí) em um só livro. E isso foi o mais doloroso pra mim. Saber que o decorrer da história das personagens é a realidade de MUITAS pessoas é triste.

Não consegui aguentar certas cenas e o final não me agradou muito. Mas é por um gosto pessoal, não por ser mal feito.

Recomendo o livro, mas vá sabendo que vai ler sobre diversos assuntos sensíveis.

Malu 23/06/2021

O livro narra a história de quatro amigas que cometeram um crime há vinte anos e guardaram em segredo. Após uma delas ser brutalmente assassinada, as outras são forçadas a relembrar histórias dolorosas do passado, além de serem envolvidas em esquemas de corrupção política e religiosa muito maior do que podiam imaginar. O livro contém violência, estupro, machismo, corrupção e abuso psicológico. Sensacional a forma como a autora consegue descrever de forma crua e real os acontecimentos e traçar um final que transmite uma realidade assustadora! Mais uma vez tiro o chapéu!

Crislayne.Marinho 13/08/2021

Opinião
Poderia até dar uma nota maior, mas não é exatamente bom. É muito longo e enrolado. Não gostei do plot. E é super previsível. Foi tão previsível que eu imaginei mil coisas pra voltar pro óbvio.
Não é ruim mas também não é bom. Talvez me arrependa de ter lido. Ele é bem pesado mesmo, não é uma leitura fácil pra qualquer um. Não sei se recomendo, talvez só por ser nacional, mas fiquei um pouco decepcionada.