Wabi-Sabi para artistas, designers, poetas e filósofos

Wabi-Sabi para artistas, designers, poetas e filósofos Leonard Koren

Resenhas - Wabi-Sabi para artistas, designers, poetas e filósofos

Glemerson 10/04/2024

Interessante...
É um livro interessante, a filosofia Wabi Sabi, é a filosofia do mínimo. Da beleza nas coisas simples.

O livro é interessante, de certa forma dá pra compreender a intenção do autor. No mais, não sei se a prolixidade do autor contribui para um bom entendimento das palavras. Podia ter seguido por uma forma mais simples. Mas gostei!

celiny 28/07/2023

Wabi-sabi
Gostei de entender um pouco sobre o significado, abriu meus olhos pra outros tipos de artes, leitura interessante.

Loli.carol 05/07/2023

Misterioso e profundo
Sou suspeita para falar de wabi-sabi visto que tenho uma tattoo com o símbolo japonês em mim ?
Finalmente consegui ler esse livro, e me sinto muito grata! É uma abordagem diferente do livro Wabi-Sabi da Beth Kempton que já havia lido, esse realmente traz aspectos mais filosóficos e um tanto abstratos do assunto.
O wabi-sabi é uma manifestação espiritual/filosófica/estética do imperfeito, transitório e incompleto em qualquer aspecto da vida. É essencialmente ligado à natureza e suas respectivas efemeridades.
O wabi-sabi está presente numa folha decomposta no chão, assim como na textura de uma vasilha de barro feita por um artesão anônimo. O wabi-sabi é encontrar paz, beleza e significado nas ranhuras da superfície, na passagem do tempo e na compressão de que tudo acontece a partir do nada e caminha para o nada.
Sempre quis entender porquê é tão difícil encontrar informações sobre o tema, e com esse livro compreendi. A beleza do wabi-sabi era um segredo dos mestres de chá japoneses do século XVI, cujo significado nunca foi passado através de escritas ou fala. Ele foi transmitido através do sentido. Por isso é uma visão de vida intrínseca à grande parte da população japonesa.
Bom, isso só deixa meu interesse mais aguçado. Wabi-sabi é um sentido que desejo cada vez mais incorporar na minha vida ?

Karen 19/04/2022

Imperfeição, transitoriedade e incompleto
Essa é a beleza do Wabi-sabi.
Para os apreciadores da essência e não da tendência, é o livro certo!
"Reduza tudo a essência, mas não elimine a poesia".

Maria4556 01/07/2021

Uma apresentação bem introdutória da filosofia Wabi-Sabi, mas que esconde muita profundidade nessa simplicidade.
josoeles 02/07/2021minha estante

Dio 27/06/2021

A estética do efêmero é a beleza do feio
A simplicidade como fim em si é o que me atraiu no wabi-sabi, muitas das coisas são fins em si, são belas e simples por serem o que são, a partir do momento que se tornam rebuscadas ou mesmo caras o seu valor estético e espiritual se esvaem.

Recomendo MUITO a leitura do livro junto com "Mil Tsurus" do Kawabata, ele irá trazer o conceito teórico do wabi-sabi de uma forma muito prática.

Rosa319 28/03/2021

O livro trata de uma forma bem superficial acerca da filosofia por trás do termo japonês wabi-sabi, colocando principalmente os conceitos que dizem respeito ao design e estética das coisas.

Pra uma leitura introdutória sobre o assunto é um volume perfeito, mas se a intenção for um estudo mais profundo achei que deixou a desejar.