O Faraó Mernephtah

J.W.Rochester (espírito)
J. W. Rochester

Resenhas - O Faraó Mernephtah

Veloso 08/03/2012

Os dois últimos parágrafos resumem tudo:

Os monumentos egípcios silenciam essa época de subversão e desgraça nacional, e o que a Bíblia relata sobre Moisés foi escrito por seus irmãos hebreus, parciais e animados unicamente do desejo de exaltar a grandeza do seu povo. Não obstante, nesse relato, o leitor atento encontrará elementos para retratar o verdadeiro Moisés, grande legislador e homem de gênio, porém mau, arrebatado, ambicioso, inescrupuloso, que usurpou a direção de um povo sobre o qual nenhum direito tinha: dum povo que ele não estimava, antes, detestava e de que se serviu para ferir o Egito e erguer um trono para sí próprio.
É verdade que pregou a existência de um Deus único e pelos Dez mandamentos estableceu uma base para o futuro edifício da cristandade, mas também lhe pertencerá a responsabilidade de ter feito do Criador do Universo, do Ser infinitamente grande, sábio e misericordioso, o Deus parcial, vingador e sanguinário do Velho Testamento.
gimozardo 06/10/2021minha estante
Segundo as literaturas de Jan Val Ellam, Javé o Criador escolheu Moisés e seu povo pois seriam obedientes, e sim, este é a verdadeira face do Criador que explode em fúria com quem não o obedece. Javé também tentou nos adestrar com Jesus quando ele era para ter sido o novo Moisés, porém Jesus desobedeceu e pregou a paz e o amor, então foi crucificado de castigo e aceitou de bom grado pois sabia que era o único caminho. Javé após isso tentou com Maomé e sua religião. Atualmente ele desistiu de nos dominar pois não há mais comunicação com o universo paralelo desde 2012. Javé ao criar o universo, foi tragado por ele, portanto seu psicossoma ficou lá fora, e seu mentalsoma está aqui dentro, talvez por isso ele seja meio desalmado no passado. Mas temos Vishnu e Shiva com ele, que respectivamente foram Jesus e Sai Baba. Ouvi dizer que em 2025 Sophia (espírito de Jesus e de Vishnu), virá para o primeiro aparecimento público, em suas naves é claro. Se nada for verdade, é uma linda estória pelo menos.

Rabenau 21/06/2022minha estante
Completamente equivocada a interpretação da face furiosa do criador feita abaixo, um simples fato que refuta toda essa tese é a introdução por Jesus do termo Abba na Bíblia: paizinho, onde nos nos apresenta Deus como um pai amoroso, bondoso, amantíssimo (próprias palavras de Jan Val Ellam), apagando por completo o conceito de Deus Senhor da guerra, furioso como interpretado abaixo

Luiz Alberto 12/09/2015

Excelente
É um ótimo livro do grande Rochester. Os relatos são impressionantes e muito reveladores sobre Moisés e Mernephtah, o real faraó que governou o Egito durante o período do Êxodo, e sobre os fenômenos e acontecimentos que nortearam as famosas pragas. Deve-se observar, contudo, a possível imparcialidade que Rochester possa ter imprimido sobre os relatos dos espíritos em relação à Moisés, uma vez que ele foi o próprio Mernephtah, e pelo fato de ainda não ser um espírito elevado à época em que o livro fora escrito.

Gabi 14/11/2014

Excelente livro, principalmente porque me fez enxergar alguns pontos de vista aos quais não tinha conhecimento, incrível ter a oportunidade de aprender sobre a História da Humanidade de uma forma nunca lida antes, pois ao meu ver, a Idade Antiga exerceu e exerce até hoje a base de diversos princípios, além de influenciar a forma de vida de milhões de pessoas, já que foi nessa época que tivemos a vinda de Jesus Cristo e o começo do Cristianismo.
De certa forma, chega a ser irônico pensar que milhares de pessoas creem que Moisés foi um grande salvador e que em nome de Deus devastou "justamente" o Egito, como se Deus pudesse punir seus filhos com pragas, mortes de inocentes e devastações de toda natureza, um livro como este deveria ser exposto a todos, pois chocaria muitas crenças e abriria um debate sobre a influência da Bíblia e a forma que a mesma esta sendo interpretada por alguns segmentos religiosos atualmente.
Recomendo.

Andreza 29/11/2022

Impetuoso e sábio
A história da passagem de Moisés é contada por três diferentes pontos de vistas. Tem uma leitura fácil de fácil entendimento dos acontecimentos da época.

Ruan.Mendonca 10/01/2019

Incrível
Realmente é um livro q todos deveriam ler... n recomendo pra crente chato

JuBarbosa 08/02/2019

Maravilhoso!
Eu amei o livro, da primeira a última página!
Para mim foi uma surpresa, queria muito ler um livro do Conde Rochester e minha amiga me indicou esse, por coincidência estava disponível na Casa Espírita que frequento e peguei emprestado. Não sabia nada da história e me surpreendi quando percebi serem relatos de espíritos que conviveram de alguma forma com Moisés e no livro relatam sobre os episódios que levaram a saída dos Hebreus do Egito.
Eu amei conhecer essa história, vê-la por 3 perspectivas diferentes e conhecer a verdade por trás dos feitos.
Recomendo demais!!!

Bia 16/09/2019

Além de um mito
Sempre tive um preconceito com o velho testamento e suas ideias. As pragas do Egito nunca tiveram lógica.
Esse livro clareia as ideias e mostra a realidade de um homem, que, mesmo com uma missão divina, errou em sua imperfeição e orgulho.
Além disso, conhecemos a vida de outros 3 personagens, pelos quais me apaixonei e me angustiei com seus erros e acertos.
Estamos todos em evolução.

San 02/01/2022

Um excelente livro
Um excelente livro porque ele retrata o antigo Egito e eu gosto muito deste período da história por conseguir ver a cultura e os hábitos.

Carol 14/01/2023

Leitura daquelas que explodem alguns pré ensinamentos
Alerta! Este livro tem tudo pra dar um verdadeiro bug em nossa mente, principalmente se você assim como, eu foi criando em uma doutrina protestante.
Leia com a mente aberta e livre das verdades universais ensinadas na tenra infância.