Black Sun

Black Sun Rebecca Roanhorse

Resenhas - Black Sun

Clio0 02/12/2022

Black Sun, o primeiro livro da trilogia Entre Céu e Terra, bebe dos temas da vez: Trauma de Gerações e Representatividade.

Conquanto o primeiro não seja verdadeiramente discutido em terras tupiniquins, é inegável sua influências nos debates atuais de divída histórica e transformação cultural. Xiala e Serapio, os responsáveis pela introdução desse mundo de deuses e magia, fazem não apenas o contraponto da discussão, mas a formulação narrativa desses conceitos.

Quanto a representatividade, ela vai além da mudança dicotômica de Bem X Mal ou mesmo da saturação estudunidense-europeia do gênero. Os personagens são caricatos para exatamente representarem a minoria de designação sexual que hoje luta por seu lugar.

Talvez essa seja a melhor definição de Black Sun: é um livro protagonizado por minorias para minorias.

Recomendo.
Lelouch_ph 02/12/2022minha estante
Interessante, quando ficar fluente em inglês vai ser uma obra que vou atrás de ler nessa língua.

Dani 31/01/2021

Isso não é uma resenha, quero apenas compartilhar minha experiência de leitura
Estou bem decepcionada de não ter gostado desse livro. Estava com altas expectativas já que ele esteve na lista de favoritos de várias pessoas em 2020, mas não deu certo para mim. Não há nada particularmente errado que eu possa apontar. Simplesmente não consegui me importar com a história e estava forçando a leitura apenas por ter sido um livro que quase todo mundo deu 5 estrelas favoritado. Para quem tem interesse acho que vale à pena dar uma chance , já que estou na minoria.
Abandonei em 47% (página 214)

Carol.Scagliusi 19/07/2022

Black Sun
"Black Sun" é o primeiro livro da trilogia "Between earth and sky", da autora @rebeccaroanhorse .

É uma fantasia inspirada nas Américas pré-colombianas, onde acontecem muitas magias, rituais e mitos.

A história é contada de diversos pontos de vista, com uma contagem regressiva para do dia da "convergência", onde acontece uma comemoração junto com o Deus Sol e por coincidência, ocorrerá também uma eclipse.

O destaqur vai para os protagonistas: Serapio, que passa por um ritual na infância e é destinado a grandes feitos; Narampa, uma mulher que nasceu na parte mais pobre e violenta da cidade de Tova e chega a uma posição de destaque; e Xiala, uma mulher com poderes surpreendentes de um povo misterioso.

Achei o inglês difícil, mas depois de um certo ponto, a história engrena e é difícil de largá-la!

Amei os detalhes, os personagens e como a autora narra a história amarrando os acontecimentos. Surpreendente!

Está disponível no Kindle Unlimited!

O segundo livro se chama "Fevered Star" e já está a venda no exterior.

Pedro 16/07/2021

A subversão das fantasias eurocentristas.
Mais do que um livro, uma experiência. A forma como a autora consegue contar uma história na perspectiva de quatro personagens diferentes que acabam se cruzando durante as suas próprias jornadas e como eles vão se influenciar mesmo alguns não se conhecendo pessoalmente.

"Black Sun" é uma história sobre trauma que transcende gerações e que não pode ser curado por contra própria, mesmo se você der tempo suficiente. O livro mostra como ações de violência e brutalidade—mesmos distantes em termos de localidade e tempo—não recuam para o passado como uma maré. Em vez disso, eles deixam para trás uma mudança irreversível com conseqüências que reverberam por muito tempo. Nossas histórias, nossas memórias persistem, elas crescem dentro de nós como sementes. A história pode ser mais fácil de olhar quando a evidência de sua violência se afastou, mas nunca diminui a dor de perda e pesar—e raiva.

Essa é uma história sobre injustiças que se transformam em rancores, cheios de dor e ira, e de pessoas que crescem com a falta de confiança e suspeitas em seus corações. A autora contou essa história de forma a mostrar o amargo da vingança, quando tudo é remontando diante de você, mas que de alguma forma você herda tudo, todas as dores e o que resta é o ressentimento.

E para mim, o que esse livro retrata é um ciclo de guerras—e também violência— e como isso acaba sendo herdado, e se torna uma parte intrica de quem somos, uma dor crua sentada em nosso estômago como uma profunda ferida feita, sendo a fonte de nossa raiva contra um mundo que nos manifestou por tanto tempo e continua a fazê-lo.

Por fim, não podia deixar de comentar sobre a representatividade que contém dentro desse livro e como ela é explicitamente mostrada. Primeiro, começando pela própria autora sendo uma mulher indígena (leiam autores indígenas) e pelos personagens que são introduzidos dentro da história como trans, não binários, bissexuais e além de muitos personagens que utilizam pronomes linguagem não-binária.

julia 09/09/2021

Resenha: Black Sun
Black Sun foi uma leitura estranha para mim. Algo sobre a história me tocou de uma maneira estranha desde o início e eu tive muita dificuldade em me conectar com ela e com os personagens POV. A escrita foi muito fácil de ler e eu gostei da construção do mundo, mas algo neste livro não funcionou bem para mim como funcionou para outros leitores.

Serapio era provavelmente meu personagem favorito de todos. Adorei como o conhecemos, sua história e seu propósito. Sua determinação e certeza sobre o que se esperava dele foi muito intrigante de se ler e eu gostaria de ter lido mais capítulos de sua perspectiva. O histórico e a magia de Xiala também eram muito legais, mas eu era indiferente à perspectiva dela. Não me importei nem um pouco com os outros dois pontos de vista - pareceu que eles estavam ali apenas como uma forma de, no final das contas, ter uma conexão com a história de Serapio.

O enredo era... eh. Houve muita preparação para um grande evento que fracassou porque não aconteceu como o esperado - ou, devo dizer, não aconteceu de forma alguma. Foi como o estouro de um balão. Toda a primeira metade do livro foi dedicada a mover as peças de modo que durante a segunda metade os personagens estivessem onde deveriam estar para que esse grande twist fosse executado e então... nada. Me fez sentir como se muito tempo de página fosse desperdiçado em coisas desnecessárias. Eu também não gostei de como o romance foi escrito e gostaria que não tivesse presente no livro.

Direi que, como o grande twist não aconteceu nesse primeiro volume, estou curiosa para ver como as coisas vão progredir no próximo livro desta série. Eu realmente quero ver Serapio alcançar seu potencial predestinado e o que isso pode significar para todos, já que sua magia/poderes são a melhor coisa em todo o livro.

letíciamazzucchetti 04/05/2021

Bem Diferente
Adorei esse livro, muitos livros tem a parte de gêneros muito forçada para encaixar nas críticas atuais, que a maioria dos livros não dão espaço para as opções sexuais variadas presente. Esse livro se encaixou perfeitamente. Muito bem escrito, não encontrei contradições que na maiorias dos livros atuais tem. Uma história diferente, de uma cultura não muito explorada na fantasia. Super recomendo, ansiosa para lançar as sequências dele.

@livrostasticos 07/05/2022

Black Sun é a primeira parte da trilogia Between Earth and Sky, uma fantasia épica inspirada nas Américas pré-colombianas. Neste livro, seguimos várias perspectivas através desse mundo vibrante, todas aparentemente separadas no início, mas logo se entrelaçam com a história uma da outra. Embora eu tenha demorado um pouco para me envolver na história, uma vez que imergi nesse mundo, fiquei apaixonado.

O livro tem 4 POVs principais e meus personagens favoritos foram Serapio e Xiala. Os pontos de vista de Naranpa e Okoa não foram mal escritos e eu gostei deles, mas menos do que os dois personagens. Há muito o que amar neste livro, tem aventura e traição em alto mar, intrigas palacianas a portas fechadas e muita magia inexplorada esperando para ser usada. Sério, há bastante coisa acontecendo ao mesmo tempo em Black Sun que é impressionante que Roanhorse seja capaz de juntar todas as pontas no fim.

Dito isso, acho que o final foi um pouco apressado, onde muitas coisas ficaram por serem resolvidas, o que faz sentido, pois é só o primeiro livro. Mesmo assim, não sei se esse foi o melhor ponto final da narrativa até que eu leia o próximo livro, mas sinto que parando onde parou as coisas ficaram meio no ar e incertas. Não foi um final ruim, mas parece mais um capítulo terminando do que um livro, e eu esperava mais, especialmente com a excelente abertura. Eu achei que haveria um final explosivo.

Enfim, se você está procurando uma história de fantasia única e vibrante, não posso recomendar esta o suficiente. E se você se sentir sobrecarregado e confuso com o início como eu também me senti, eu ainda o encorajo a seguir em frente porque este livro vale a pena.

Kiri 08/06/2022

Tik Tok ajudou dessa vez
Tem bastante coisa boa aqui: se passa na América pré colombiana, personagens dos mais variados tipos, pontos de vista diferentes que TODOS são legais de acompanhar, escrita em terceira pessoa, linguagem fácil (o que ajuda muito por ser em inglês) e situações que convencem bem.
No final é um livro de aventura gostoso de se ler, rápido e que mesmo não tendo nenhum "tchan" que tenha me feito chegar a amar, também não me incomodou em nada
Peguei esse livro na frente de um monte porque tinha no Kindle Unlimited e só isso já é outro incentivo a dar uma chance pra história! Triste é só que não tem final, já lançou o segundo volume, mas não pretendo pegar tão cedo.

Isabella 10/11/2020

Me decepcionei!
Eu queria muito ter amado esse livro.
No começo, eu estava bem empolgada. Senti que a história era muito promissora.
Mas a medida que eu ia evoluindo no audiobook, muitas coisas começaram a me incomodar.
Por exemplo, os pontos de vista múltiplos. Me fez sentir que a história não estava rendendo e que os personagens não estavam evoluindo. Quatro pontos de vista diferentes é muita coisa!
Também, senti que isso não fez eu me apegar aos personagens porque a gente não via muito de cada jornada de cada um deles. A certo ponto eu pouco me importava com o rumo de cada um.
Também não gostei dos romances. Não sei explicar o porquê.
Enfim, não pretendo continuar a saga e me dói dizer isso porque eu realmente achei que iria amar esse livro.

Red 17/02/2021

One more gay, one more slap.
Original and unexpected.

A god will return
When the earth and sky converge
Under the black sun

In the holy city of Tova, the winter solstice is usually a time for celebration and renewal, but this year it coincides with a solar eclipse, a rare celestial event proscribed by the Sun Priest as an unbalancing of the world.

Meanwhile, a ship launches from a distant city bound for Tova and set to arrive on the solstice. The captain of the ship, Xiala, is a disgraced Teek whose song can calm the waters around her as easily as it can warp a man?s mind. Her ship carries one passenger. Described as harmless, the passenger, Serapio, is a young man, blind, scarred, and cloaked in destiny. As Xiala well knows, when a man is described as harmless, he usually ends up being a villain.

Crafted with unforgettable characters, Rebecca Roanhorse has created an epic adventure exploring the decadence of power amidst the weight of history and the struggle of individuals swimming against the confines of society and their broken pasts in the most original series debut of the decade.