Comprometida

Comprometida Elizabeth Gilbert
i

Resenhas - Comprometida

ariano 25/09/2010

Uma história de amor anticonvencional
Li Comer, Rezar, Amar há dois anos e gostei bastante. Lembro que fiquei empolgadíssimo na época com os pontos de vista da autora Elizabeth Gilbert, uma jornalista bem sucedida na carreira e com um casamento estável que resolve chutar o balde do seu relacionamento convencional porque ela e o marido tinham opiniões diferentes sobre coisas fundamentais na vida de um casal como, por exemplo, ter filhos. Elizabeth ou Liz estava na virada dos 30 pros 31 e já tinha conquistado coisas que a maioria das mulheres talvez nem sonhem nessa idade. Estava tudo certo na sua vida e justamente por isso o marido lhe perguntou: por que não um filho? Acontece que nem todas as mulheres tem essa pulsão pela maternidade e Liz encarou isso de uma forma muito franca e direta. Não tenho vontade de ser mãe e não enxergo nada de errado nisso. Além desse questionamento que acabou se tornando um embate litigioso com o marido, Liz também questiona os valores da família média americana. Talvez o ponto-chave para que resolva mudar radicalmente sua vida e aí sim começar a história do livro seja uma observação de um amigo próximo que faz uma comparação entre Liz e os cachorros que ficam cada vez mais parecidos com os donos. No caso, Liz é quem ficava com a cara dos namorados. Nesse momento, ela para pra pensar que talvez nunca tenha dado um tempo pra si mesma, estava sempre às voltas com uma companhia masculina e então decide viajar por um ano. 4 meses na Itália. 4 meses na Índia. 4 meses na Indonésia. Não vou falar sobre sua jornada aqui porque espero que você leia o livro.

Comecei falando sobre Comer, Rezar, Amar porque achei o livro um relato de autoconhecimento feminino muito autêntico. E me espantei quando dei de cara com o título do livro seguinte de Liz - Comprometida. Como assim? Uma mulher que escreve um livro sobre anseios e questões femininas tão preponderantes, resolve agora escrever um livro sobre estar comprometida com um homem? Uma história de amor banal tão avessa ao que eu havia lido em Comer, Rezar, Amar? Pra começo de conversa, leitor/a, não se deixe enganar pela capa da edição brasileira, tampouco pelo subtítulo 'Uma história de amor' a não ser que esse amor venha acompanhado do adjetivo anticonvencional. Liz é obrigada a se comprometer/casar com Felipe, o brasileiro que conhece no final de Comer, Rezar, Amar. Não é uma decisão espontânea. Ela não tem escolha. Ou ela casa ou Felipe nunca mais poderá entrar nos EUA por determinação do Departamento de Imigração. E como não tem escolha, resolve entrar nessa aventura de forma muito consciente. Como? Analisando de maneira profunda a instituição do casamento sob os mais diversos aspectos: político, histórico, religioso, sexual, racial. Muito bem embasada em pesquisas e estudos psicológicos o que vemos nas páginas desse livro é um verdadeiro Raio X da união matrimonial institucionalizada. Liz, continua firme, em sua verve feminista, e se você leitora, está a fim de encontrar uma história de amor açucarada, acho melhor procurar por Nora Roberts ou Nicholas Sparks. Uma das coisas que Liz nos mostra é como desde os primórdios até os dias atuais, o casamento é muito mais vantajoso para os homens do que para as mulheres. Nos traz dados estarrecedores, como por exemplo o primeiro casamento inter-racial nos EUA ter sido aprovado somente em 1967!!!! Nos faz viajar pelas tradições tão pouco afeitas à paixão no casamento de uma pequena tribo vietnamita à supervalorização do matrimônio na sociedade ocidental, onde mulheres supermodernas e descoladas querem entrar de véu e grinalda numa cerimônia bafônica simplesmente porque quer que todo mundo veja que ela foi escolhida. Traz estudos psicológicos interessantes que mostram o grau de furada que é se casar quando se está apaixonado, pois a paixão, segundo sua pesquisa é um vício como outro qualquer e deixa qualquer ser humano desestabilizado. Mas Liz também mostra o outro lado da moeda: a sabedoria de conviver com alguém que é diferente de você, a verdadeira necessidade de se fazer uma cerimônia e, mais do que tudo, nos mostra que mesmo em situações de extremo embaraço e insegurança é preciso estar em equilíbrio. É preciso olhar para si para poder enxergar com reflexão o que há em volta. Tudo isso numa narrativa inteligente e envolvente. Quando terminei de ler o livro, fiquei pensando no título. Comprometida não é uma palavra fácil. Para se comprometer com alguma coisa, é preciso estar de olhos bem abertos e ciente das responsabilidades que estão por vir para poder aproveitar a plenitude quando ela vier. O que Liz Gilbert parece querer nos dizer é o que Caetano já disse numa de suas famosas canções: cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.
melissa 20/10/2010minha estante
Concordo. Livro fabuloso mesmo!

Fe Sartori 23/10/2010minha estante
Ariano,
Não li nenhum dos dois livros, assisti apenas o filme do primeiro,mas a sua resenha está muito bem escrita.

brunataaffe 29/03/2011minha estante
Resenha maravilhosa! Não li Comer Rezar Amar, não vi o filme e tenho tido medo de ver... hahah Sem motivo até. No mais, minha sogra me emprestou o Comprometida e vou começar por ele, que tal? Abraços.

ariano 29/03/2011minha estante
Bruna, li o Comer, Rezar, Amar antes, mas acho tranquilo começar o Comprometida antes porque não é uma continuação. No Comprometida ela fala sobre a instituição do casamento porque é literalmente obrigada a se casar com o brasileiro que conheceu na Indonésia. Mas as temáticas são muito diferentes.

Rachel 23/01/2012minha estante
Maravilhosa resenha!!!

Adriana1037 08/04/2012minha estante
Parabéns pela ótima resenha! ... e realmente o título "Comprometida" é legal para o livro, porque de uma forma mais ampla comprometer-se é entregar-se sabendo dos ricos e não ser "cega" para o que está envolvido. Já o subtítulo: "uma história de amor" é bem estranho...
Mas eu também gostei do livro e acho que vale a pena ser lido.

Ju 17/08/2012minha estante
Parabens pela resenha. Muito bem escrita.
Eu li Comer, rezar, amar e adorei. Estou lendo no momento Comprometida. COnfesso que não estou na mesma empolgação,não sei se ainda vai mudar, vou até o final mesmo assim. Porque gosto muito da Autora.
Enfim, Parabens!

04/10/2012minha estante
Tb tive a mesma sensaçção quando li COmprometida. Estav com ótimas expectativas depois da maravilha que foi 'Comer, rezar e Amar', mas não fui correspondida.

Matheus 08/03/2013minha estante
Ótima resenha!

Mari 20/03/2014minha estante
Excelente a sua resenha. Parabéns!!

Midiã Fontes 29/08/2014minha estante
Resenha maravilhosa, tirando a parte que vc insulta os romances de Nicholas Sparks, que não tem nada de açucarados, mas amei mesmo essa resenha, amo a narrativa autobiográfica da Gilbert, ela é demais

Juliana.MarcantAnio 17/08/2020minha estante
Liz nos mostra a realidade de um relacionamento. Que temos que ter pés no chão, enxergar a si e ao outro como se é. Gostei muito também e concordo que a narrativa seja diferente do primeiro.

Paty.Moreira 12/02/2023

Perfeito
Eu sempre fui apaixonada pelo filme Comer Rezar Amar. Quando descobri o livro comprei as duas edições a primeiro e a de comemoração de dez anos. Eu simplesmente adorei. E apaixonada pela escrita,pela forma como ela explica cada as coisas,cheio de expressões e sentimentos. Eu viajo nesses livros. E esse não foi exceção , aprendi sobre o casamento em outras culturas. Aprendi sobre imigra que não É um sonho como todo mundo pinta. Eu adoro a escrita dessa mulher. A forma como conversa com a gente. E quero ler mais dela com certeza.

Fe Sartori 09/04/2011

Depois de ler Comprometida, acho que entendi porque muita gente não gosta ou não dá uma boa avaliação a ele. Na verdade na capa do livro está escrito assim: Uma historia de Amor. Não deixa de ser claro uma historia de amor, mas acredito que essa frase faça muita gente se enganar, porque o livro não é exatamente um romance, é uma pesquisa que a autora faz em várias culturas, e pesquisando vários dados, sobre o que é casamento. O que é siginifica para alguns povos? Qual é a finalidade dele?

Diante disso não acho mesmo que seja um livro para qualquer um, nem para ser lido em qualquer momento. É preciso ter interesse sobre o assunto, sobre o tema.

Eu particularmente adorei, tirei várias idéias e frases do livro, mas porque estava bem interessada no assunto, achei sentido em muitas coisas que estava escrito ali. Pra mim naquele momento fez uma super diferença a leitura.

Então recomendo a quem esteja interessado no tema Casamento.
Caso contrário leia por enquanto um outro livro......
Léia Viana 10/04/2011minha estante
Gostei da sinceridade de sua resenha. Este livro deve ser comparado ao gosto por documentários, afinal, documentários são filmes, mas com base de pesquisas, dicussões, nem todo mundo aprecia, eu pelo menos adoro.

Bruna 01/01/2012minha estante
É, eu esperava mais uma super experiência de vida da autora. Mas acho que ela não viveu uma grande história pra poder contar no livro, como aconteceu em Comer, rezar, amar, e por isso o livro não cumpre as expectativas :/

Rachel 23/01/2012minha estante
Exatamente isso!!!

Biafort.Meireles 05/03/2024

Casar pode ser um ato subversivo
A autora de Comer, Rezar, Amar vem contar como ficou a vida dela com Felipe. A princípio decidiram que casar não era uma opção, visto suas experiências anteriores com o divórcio. Mas a vida não quis assim, e eles tiveram que « noivar » no setor de imigração de um aeroporto dos EUA. A autora resolveu então estudar o tema casamento e o livro apresenta os resultados. Achei interessante que o casamento no início do cristianismo era considerado pior do que ser solteiro. Depois, o casamento foi ganhando importância, mas a mulher que casava, virava propriedade do homem, não podia ter bens e nem podia se divorciar. A autora juntou dados estatísticos e criou um perfil de como seria a mulher bem sucedida no casamento: terminou a faculdade, retardou o casamento, ganhou a vida, limitou o número de filhos e encontrou um homem que ajuda em casa. Ela também explicou que grupos religiosos e ideológicos já tentaram acabar com o casamento, mas os casais resistiram. Interessante que antes as feministas priorizavam a irmandade, o coletivo. Hoje em dia, a luta é pelo direito de se casarem. Fiquei na expectativa da resolução dos problemas matrimoniais, gostei do final e depois pesquisei notícias sobre ela e descobri mais coisas interessantes e surpreendentes.

Caroline1402 31/08/2023

6/10
No início do livro a autora relata a pressão que sofreu para escrever esse segundo livro e isso fica nítido ao longo da leitura.

No primeiro livro ela tem uma maneira mais solta de escrever, e isso reflete na leitura, e se transforma em algo prazeroso em se fazer.

Nesse segunda, ela traz mais teorias e explicações do por que do ritual do matrimônio ao redor de todo mundo. Entenda, é muito interessante de se saber, mas assim como tudo que é teórico, fica cansativo. Ela mal narra a história dela com o Felipe e isso só vai acontecer para mais final do livro.

Não é ruim, apenas cansativo em algumas (grandes) partes mas muito interessante.

Sel 10/02/2023

Um tratado sobre o casamento
A continuação do livro " Comer, rezar, amar". Uma narração de uma história de amor , com interferência do Estados EUA e uma análise surpreendente sobre o casamento. Estou muito feliz de ter lido este livro. Ele me deu outra perspectiva sobre o bicho-papão que era o casamento para mim.

gean. 09/08/2023

Este livro é a continuação de "Comer, Rezar e Amar", ou deveria ser.

Neste livro, Gilbert fala exclusivamente sobre sua relação pos conhecer Felipe e seu casamento. E sobre casamento.

Toda construção social, pressão e história desse laço enraizado matrimonial.
Algumas vezes até estranha (se não todas).

Sou fã de continuações, mas precisamos entender se há realmente brecha ou sentido continuar. Adorei o primeiro livro e é meu book confort (o filme a mesma coisa). Mas sendo sincero, o resumo desse livro caberia facilmente sendo mais um capítulo.

Não é de todo ruim mas em dado momento se tornou cansativa, pois os personagens sobre e se torna uma aula sobre "parceria monogâmica a longo prazo", como ela mesmo diz.

Se vai se casar e deseja uma leitura, não recomendo, diga apenas sim a seu companheiro (a). A você solteiro, também não. A você recomendo somente o primeiro.

Bia 22/05/2020

Muito bom!
Com muita facilidade para conversar com o leitor, a autora aborda questões sobre o 'matrimônio' de forma leve, interessante e fora do senso comum, permeando cultura e história. Excelente, recomendo.

L.M. 17/02/2022

A escrita de Elizabeth Gilbert é apaixonante, capaz de transformar até um assunto meio "chato" numa leitura muito apreciada. "Comprometida" não é exatamente uma história de amor, como sugere o subtítulo; é uma história que reúne diversas informações e fatos interessantes, curiosos e até divertidos sobre o casamento ocidental. Recomendo a leitura pra quem gosta do estilo memorialista.

Luana1648 30/12/2023

Ao Fechar a Porta Faremos Nossas Regras!
Eu quero a sorte de um amor tranquilo -CAZUZA

Frequentemente penso sobre os tipos de relações que tenho de como minha maneira de amar é diferente, e a instituição casamento não parecia tão atrativa já que as referências que tinha não despertava nenhum interesse.
Casais que tinham suas vidas voltadas ao casamento deixando outras partes de lado até mesmo abandonando seus gostos isso despertava cada vez mais a vontade de ser titia ??
Sabendo que a paixão é uma projeção tão bonita, é impossível não lembrar da canção da Marília Mendonça "Me apaixonei pelo que eu inventei de você"(De Quem É A Culpa?).Com todos esses pensamentos iniciei a leitura fiquei surpresa por ter pensamentos semelhantes ao de Elizabeth, foi uma leitura bem agregadora irei levar seus conselhos e reflexões para a vida toda.

Jenny 06/03/2022

Achei muito interessante a leitura. A autora não somente traz sua percepção sobre relacionamento e casamento, mas traz informações muito interessante de diversos autores. Valida a leitura. Recomendo :)

Priscilla Bacellar 07/12/2021

Um livro quase teórico sobre casamentos
Fui atraída pelo nome da autora, que escreveu um dos meus livros favoritos da vida (se não O FAVORITO).
Esperava uma historia sobre o relacionamento dela com o namorado brasileiro que conheceu em Bali? e em parte é sobre isso.
Mas, não completamente desavisada - já que a autora afirma que o livro não se trata de uma ficção romântica -, me deparei com uma grande pesquisa sobre a instituição do casamento.
Em muitas partes é super interessante pra quem gosta de historia, como eu. Em outras, é massante e teórico demais!
Tive vontade de pular algumas páginas pra saber logo o final da historia, mas me contive porque acabei aprendendo coisas que não sabia sobre casamentos, culturas, religiões?

O que me agradou mais foram as cenas narradas durante as viagens dela pra pesquisar sobre casamento. Coisa que tambem foi o que mais me fez amar seu primeiro livro!

Se você quer saber sobre como surgiu o casamento, como ele evoluiu ao longo dos seculos, como ele se apresenta em comunidades diferentes das ocidentais, LEIA!

Se espera uma continuação de Comer, rezar e amar, melhor esperar um próximo livro!

Gisa Petry 25/09/2020

Casamento...
Uma parte da história do amor de Liz e Felipe é narrada neste livro. E uma linda e atraente história, por sinal!
Aprendi fatos históricos sobre o casamento que nunca ousaria pensar que existissem, e devo isso as pesquisas de Liz ?
Recomendo a leitura pra quem quer informações bem esclarecedoras a cerca dessa tradição/instituição chamada casamento!

Priscilla 26/12/2020

Muito bom!
Depois que li "Comer, Rezar e Amar" e adorei o livro, a história e a escrita divertida de Elizabeth Gilbert, me interessei em procurar outros livros da mesma autora e descobri este "Comprometida".

Terminei de ler e confirmei que adoro a forma como ela escreve, as tiradas engraçadas e inteligentes, e a forma de inserir as informações no enredo dessa história. Esse livro é bem diferente do primeiro, pois tem um foco muito maior na história do casamento do que na própria história pessoal da autora, embora haja intersecção entre elas.

As informações históricas são sempre envolvidas em aspectos pessoais, experiências pessoais (acredito que baseadas na história real do casal) e humor. Gosto muito da forma da autora interpretar as relações interpessoais e tentar entender os diferentes aspectos de se relacionar com o outro e se comprometer de maneira estável e oficializada, mesmo depois de um divórcio tão doloroso. Recomendo a leitura!

Lu Labella 20/02/2022

Autora de Comer, Rezar e Amar, Liz traz a história de seu casamento com o rapaz do filme/livro. Que inclusive é brasileiro e conta um pouco sobre as culturas matrimoniais pelo mundo afora.