Coração na aldeia, pés no mundo

Coração na aldeia, pés no mundo Auritha Tabajara

Resenhas - Coração na aldeia, pés no mundo

Gabriela 10/05/2021

Primeiro contato
O livro foi meu primeiro contato efetivo com cordel, além de temas diversos.

Gostei desgostando, alguns temas são complicados para mim.

GiuBeretta 11/02/2024

Cordel com Xilogravuras
" Quando a literatura é produzida por nós indígenas, estamos afirmando um compromisso com conscientização da sociedade brasileira sobre os valores que os povos originários carregam consigo, apesar dos cinco séculos de colonização "
Acredito que este tenha sido meu primeiro contato com o cordel, e eu gostei bastante e recomendo muitíssimo que leitores tenham contato com outros tipos de literatura, principalmente com a literatura indígena em um país como o Brasil . Auritha escreve muito bem, é capaz de sentirmos sua dor visceral de estar longe das filhas através do papel.
" E sentindo comoção,
Os costumes do meu povo
Estão no meu coração.
E com a literatura
Falo da minha cultura ,
Riqueza de uma nação. "

jhagmolina 03/03/2022

Um alegria ler este livro
Simplicidade e sabedoria pura, isso define este livro. Uma escrita envolvente, tudo se encaixa, quando acessamos ps conhecimentos de toda humanidade. Viva a Ecologia dos Saberes!!!!

Erica 24/11/2021

Autoria indígena
Tenho buscado a literatura de autoria indígena para conhecer melhor os costumes e as histórias dos povos originários do nosso Brasil. Auritha escreve sobre sua trajetória do nascimento em sua aldeia Tabajara no Ceará e o momento em que coloca os pés no mundo rumo a cidade numa busca por si mesma. Fala dos desafios e do retorno ao lugar onde havia deixado seu coração. Tudo isso em forma de Cordel com ilustrações em xilogravura.

Lorena 05/09/2021

Autobiografia em cordel
Da primeira cordelista indígena. A cearense que chorou ainda na barriga de sua mãe, segue os passos da avó e conta sua história em versos.
Além de emocionante, a obra é linda - toda ilustrada em xilogravuras!

Juliana Couto 25/08/2023

Foi o primeiro cordel que li e eu gostei muito!! uma história interessante e admirável a vulnerabilidade da autora. As xilogravuras são lindas ??

skaste 09/02/2024

Ganhei no posto de gasolina hoje e li enquanto fritava batata. uma delicia. tem
um plot tb kkkkk amei

Aline.Armond 26/03/2024

Gosto muito do ritmo do cordel, dá uma musicalidade à história, além de ser uma leitura fluida e tranquila. A história é cheia de sentimentos, mostra o sexismo e o racismo com os povos indígenas. As xilogravuras também são lindas.

eajsixart 26/04/2024

As ilustrações são lindíssimas, a história é bem forte e escrita numa linguagem simples
eu continuo não sendo fã de cordel, infelizmente