Bruto

Bruto Thedy Corrêa




Resenhas - Bruto


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Haruzinha 09/07/2021

infância
Livro com poemas e trechos de musicas do grupo Nenhum de nós? Trouxe rapidamente lembranças da minha mãe cantando as musicas do grupo ?????
comentários(0)comente



Marcos Pinto 06/03/2017

Mediano
Poesia é um gênero complexo de se debater, pois além da parte técnica, há muito do sentimento que esta arte imprime. Um texto te toca ou não toca, sem meio termo, sem ficar em cima do muro. Texto mais ou menos tocante é como beijo morno; não fede e nem cheira, não excita. Infelizmente, Bruto, para mim, foi morno, um livro com um ou outro trecho legal, mas nada além disso. Os motivos? Conto abaixo.

Bruto, como o próprio nome diz, tem a ideia de trazer a arte poética em estado bruto, sem acertos, puro sentimento e calor do momento. Uma medida corajosa e admirável; os deuses sabem o quanto falta coragem na poesia moderna. Porém, quando um texto vai só pelo sentimento, se ele não toca o leitor, não resta nada. Em muitos momentos, esse é o sentimento diante do livro: um vazio; zero sentimento, zero técnica.

As ideias de Thedy são boas, mas talvez seja necessário o autor aprender um pouco mais, amadurecer um pouco mais – amadurecimento é necessário para todos nós, sem exceção. Talvez falte a ele escrever como quem cata feijão, como eternizou em versos João Cabral de Melo Neto. Faltou mergulhar mais fundo, para que o leitor possa mergulhar junto. Convencer o leitor a ficar submergido requer técnica e trabalho, além de muito sentimento.

Apesar disso, há bom trechos, boas passagens e algumas ficam marcadas. O amor é uma constante na obra, mas também há espaço para outros sentimentos. Por serem sinceros, podem fazem com o leitor se identifique. E aí está o trunfo da poesia: se o leitor se sentir preso, talvez todo o resto seja irrelevante e essa obra se torne o livro da vida. Sendo assim, vale mais que cada um descubra por si só se Bruto, mesmo que não lapidado, é um diamante ou cassiterita.

Quanto à parte física, porém, restam apenas elogios. A editora Belas Letras preparou um projeto gráfico bonito e com um ar bruto, combinando perfeitamente com a obra. A capa é, na verdade, uma caixinha onde o livro fica guardado, dando um lindo aspecto ao trabalho. O miolo, por sua vez, tem uma boa diagramação e um ótimo aspecto visual, com as bordas com costuras à mostra. O livro também não possui erros gramaticais aparentes, o que ajuda no desenvolvimento da leitura.

Em suma, Bruto foi um livro que não me ganhou e nem me tocou, mas que tem potencial para fazer isso com outros leitores, principalmente se estes forem novos desbravadores no ramo da poesia. Pelo sim, pelo não, indico que todos deem seus mergulhos na obra; você pode acabar gostando.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2017/03/resenha-bruto.html
comentários(0)comente



Ana 31/01/2017

Na minha humilde opinião, o gênero mais difícil de se ler e compreender o que está lendo é a poesia. Acho que essa característica pode ser adquirida com o tempo, mas a verdade é que eu ainda não sou madura o suficiente para amar poesias e, até isso mudar, sempre vou achar livros de poesia apenas bons. Não nego que os escritos do Thedy são lindos, sejam os poemas ou as divagações noturnas.

Bruto, do Thedy Corrêa, vocalista da banda gaúcha Nenhum de Nós, é um compilado de textos , músicas e poemas, publicados na forma como surgiram, sem nenhuma alteração. Quem acompanha as resenhas aqui do blog sabem muito bem que não sou dada a ler poemas, mas consegui realizar a leitura sem grandes desafios. Volta e meia também apareciam letras de várias músicas que eu conheço e isso me deixou bem animada.

Também me apaixonei pela diagramação. Vários páginas do livro eram os próprios rascunhos do Thedy. Bruto trata de diversos temas, desde poemas de amor, questões sociais, amizade, padrões de beleza femininos e até mesmo explicações de algumas cansões. É super legal ler poemas de temas que me atraem porque acabo ficando mais "acostumada" com eles, já que não são minha preferência de leitura.

É claro que o livro fala por si só. Realmente veio em seu estado bruto, sem capa propriamente dita, com as costuras à mostra. Então realmente senti que estava lendo um caderno feito à mão pelo próprio autor, como se fosse um diário de cotidianices que acontecem com todas as pessoas.

Ainda tenho bastante dificuldades em resenhar um livro que não seja de histórias, mas posso dizer que gostei bastante de ter lido Bruto, de estar saindo da minha zona de conforto aos poucos. Além do mais é sempre uma experiência muito satisfatória ter contato com nossos autores nacionais.

site: http://www.roendolivros.com.br/
comentários(0)comente



Carla 24/07/2011

Doce
Eu posso escrever outro livro apenas repetindo as palavras dele. Dia 14 de maio deste ano eu e a Claudia tivemos o privilégio de assistir a um show desta banda a qual ele é o vocalista. Mas estou aqui para contar como foi ler pela 1ª vez um impresso de poesias. Rever alguns versos e encontrar outros que não conhecia.
Thedy estava ali na minha frente e tudo que consegui foi chama-lo de mestre e agradecer por trazer a público seu talento e repetir a frase que ele jura adorar ouvir:
"-sempre penso que você escreveu suas músicas pra mim."
Ele conta que ama ouvir isso e pede que eu diga qual ... 'Eu não entendo' foi a que me veio na hora, mas o Nenhum de Nós tem muitas músicas que eu amo, pois as letras contam a minha história e foram parte da trilha sonora da minha vida, são elas: Extraño, Você vai lembrar de mim, Paz e amor, Camila Camila, Astronauta de Marmore, Eu não entendo, Da janela, Julho de 83, Um girassol da cor de seu cabelo, Amanhã ou Depois ... citaria outras mas essas são as que nunca saem do meu MP3. E o novo CD deles Contos de agua e fogo é simplesmente maravilhoso.
Dos versos que nunca tinha lido gostei de muitos, e mais uma vez me encontrei nas palavras do senhor Corrêa.

Paraíso
"...
eu não tenho o paraíso
pra te oferecer
no fim da viagem
no fim desse rio
um oceano nos espera
no fim desse rio
..."

Eu sei que não deveria colocar toda uma poesia dele aqui, mas minha vontade é que vocês leiam estas páginas também e se encontrem neste mar que eu amei ...

Mentira e tiros
"não adianta me bater
nem dizer que vai me matar
eu não sei se foi tão boa assim
a traição que eu vim lhe confessar
sem essa de cair de joelhos
e pedir para você me perdoar
eu não estou arrependida
é você que vai se desculpar

desculpas!
se quebrou suas promessas
desculpas!
se não soube me amar
desculpas que um dia nos uniram
mentiras que hoje não importam mais

eu não ligo para o que
os outros vão dizer
eu não ligo para os nomes
que vão nos chamar
só pense, meu querido
que um tiro tem o poder
de fazer tudo isso mudar"

O livro ainda trás histórias do que inspirou algumas canções e poesias, essas eu não vou contar. Vou terminar com alguns dos meus versos favoritos, desejando a quem ler minha resenha que encontre o Thedy da sua vida, porque não há nada mais precioso que as belas palavras cantadas ou ditas especialmente para você.

"... flores na cabeça
nossos pés descalços
nossa vida toda de
paz e amor ..." - Paz e amor

"... adolescência vazia
eu tinha quase dezesseis
ninguém me compreendia
e eu não compreendia ninguém ..." - Julho de 83

"... as vezes peço a ele que vá embora ...
mas o ódio cega e você não percebe ...
e eu que tenho medo até do seu olhar
mas o ódio cega ...
havia algo de insano naqueles olhos ...
os olhos que passavam os dias
a me vigiar ...
e eu que tinha apenas dezessete anos
baixava minha cabeça pra tudo
era assim que as coisas aconteciam
era assim que eu via tudo acontecer ..." - Camila Camila

"... tudo bem se não deu certo
eu achei que nós
chegamos tão perto
mas agora - com certeza - eu enxergo
que no fim eu amei por nós dois ..." - Você vai lembrar de mim

" ...eu amei e acho que
algumas vezes
ela também me amou
só que o prazer
é tão curto
eu amei e acho que
algumas vezes
ela também me amou
só que o esquecimento
é tão longo ..."- Extraño

"...deixamos para depois
a troca de carinho
deixamos que a rotina
fosse nosso caminho ..." - Amanhã ou depois

"... eu olhava para todos para enxergar
tanto espaço dentro de mim" - Diga a ela

"...eu não entendo a sua volta
eu não entendo a sua indecisão
num dia sou seu grande amor
no outro dia não ..." - Eu não entendo

Minhas resenhas tb podem ser lidas no site/bolg www.livrariaoutubro.com.br - no icone: Não fui eu
comentários(0)comente



kmilabk 22/10/2010

"Palavras sinceras e boas doses de Rock'n'Roll"



Acho que define bem o livro. As poesias do Thedy são lindas.

Gosto em especial das: "infância", "deixa eu ficar" e "sempre pensei".

Achei interessante também ele colocar o "significado" de algumas músicas do Ndn, é legal pra quem não é fã da banda conhecer, ou pra quem é fã - como eu - talvez descobrir coisas que ainda não sabia.



O Thedy é demais, aguardo o proximo livro dele...
comentários(0)comente



Agnes 15/02/2009

BRUTAL!!!!
O livro é carregado de intensidade e leveza. Thedy Corrêa fez uma bela compilação de textos poéticos, onde muitos tornaram-se música. Auto biografia, confissões e coisas subtendidas foram maravilhosamente explicitadas em cada poema.O título é incrivelmente bem sacado: puro, maçisso, visceral! Eu recomendo para todos que gostam de boa poesia!
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR