As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

Patchu 18/09/2021

Agora a p***** fica séria! :D
Este é o livro pelo qual você esperava! Enquanto o primeiro te apresenta o contexto e os personagens e o segundo te dá a chance de mergulhar na cabeça dos personagens (e você acaba desgostando de alguns) é aqui que a ação começa de verdade na saga! Você não vai conseguir parar de ler!

Maira Giosa 16/08/2021

O terceiro romance da saga arthuriana, O Gamo-Rei, faz referência a esses animais, usados durante os rituais divinos de Beltane, no Solstício de Verão, para celebrar a fertilidade. É, também, o nome dado ao homem que assume a forma do Galhudo (o Deus) e se deita com a Deusa, simbolizando a união dos corpos com a natureza. E esse homem, no nosso romance, é Arthur.

Mas isso não significa que a história só gire em torno dele. Não. Temos, ainda, as vozes femininas que regem esse universo: Morgana, sua tia Morgause, Niniane (a nova Senhora do Lago) e, claro, a intolerante Gwenhyfar, que a cada página se torna mais nossa própria inimiga. O que é natural, uma vez que ela é a grande antagonista do ciclo, ora aparecendo como uma mulher maligna que enfeitiça e provoca os homens ao seu redor, ora como uma das vítimas do destino, como também é o caso aqui. E mesmo sabendo de seus medos e inseguranças, ainda assim é difícil tragar o personagem, que nos passa a ser nada menos do que odioso - o que, por sua vez, mostra o brilhantismo da escrita de Bradley.

Este volume nos apresenta a Gwydion (chamado pelos saxões de Mordred), a relação que tem com sua mãe de criação, com Avalon e seus fatídicos planos para o futuro. Quem conhece bem a lenda pode imaginar que planos são esses. Ainda não malignos, mas que se mostrarão fatais para a corte de Camelot. Este volume é, sem dúvida, o que li com mais antecipação dos fatos porvir e que me deixou mais angustiada. Prepara o terreno para o grande final! 💕 .

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/

Barbara 13/08/2021

O gamo rei
A história vai se desenrolando e o destino de todos vai se mostrando mais e mais. Nao dá pra parar de ler. Escrita rápida e muito fácil. O livro de todos até agora é o mais lento. Mas não é ruim.

Julia 11/08/2021

Só amores por essa história.
A medida que os personagens envelhecem a história vai ficando cada vez mais interessante, mal posso esperar para terminar o último livro da sequência!

Diego Farias 04/07/2021

A grande confusão
O Game Rei é onde tudo começa a dar errado.
Ao longo da história, percebemos que Viviane havia arquitetado tudo. Previsto as variáveis e, portanto, tomado todas as medidas que controlariam Arthur e todas as suas decisões daqui pra frente.

SENÃO FOSSE O SEXO! SEMPRE O SEXO!
O amor destruiu tudo. O amor de Guinevere por Arthur que não sabia se amava a beata, o melhor amigo ou a meia-irmã.

E bastou que todos esses afetos se encontrassem para que tudo que foi planejado ao longo de dois livros, desmoronasse numa reação em cadeia absurda. E mesmo revoltada com título de Senhora do Lago, Morgana continua na sua devoção a deusa, mesmo que por vezes, ela queira seguir o seu próprio caminho, mesmo que "seu próprio caminho" seja a a lança encantada dos duendes.

Aqui, você vê nitidamente que Avalon vai perder e sente muito, pois sabe que Viviane está rodopiando em seu túmulo de tanta revolta.

Júlia 27/06/2021

Dos três que li até agora, achei esse mais arrastado. Muita coisa acontece que eu achava que não precisava de toda essa descrição. Mas a coleção continua incrível

Danielle530 21/06/2021

Infinitamente melhor que o segundo livro. A história fluiu e teve um bom desfecho. Não vejo a hora de ler o quarto e último livro.

Dai Benevides 14/06/2021

Bom livro
Gwydion, filho de Morgana, é criado no reino de Lot e, posteriormente, é educado em Avalon. ... A situação de Avalon não é das melhores, pois se perde cada vez mais entre as brumas, afastando-se da terra dos homens e temendo tornar-se tão distante dos ciclos solares e lunares quanto o reino das fadas.

Vera Duarte 07/06/2021

As Brumas de Avalon
Este terceiro volume foi o que mais gostei até agora, apesar dos acontecimentos. Pensei que a rainha do rei Arthur fosse mudar, mas se tornou ainda pior (nunca pensei que odiaria tanto um personagem). As pessoas não gostam de vilões, mas já sabemos o que esperar deles, mas personagens dissimulados e hipócritas, mais num grau absurdo, isso eu não consigo digerir, é o caso de Gwenhwyfar.

De resto gostei bastante da sequência do enredo de As Brumas de Avalon, mas confesso que não é a mesma história que já ouvi ou vi nos filmes, sei que adaptações tem diferenças, mas parece que não é o mesmo rei Arthur que eu conheço, é estranho.
Partindo para o quarto e último.