As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

O Crowler 18/10/2020

Então...
A trama da Gwen foi bem irreal e porca em alguns sentidos. Por outro lado, o envelhecimento dos personagens é algo que vai se tornando mais claro aqui, e é feito de uma forma bem real...E também triste.

Amanda 20/08/2020

Queria dedicar as palavras iniciais dessa resenha para a Gwenhwyfar:
"Que Deus te elimine"

Agora podemos prosseguir.

Neste terceiro livro da série, a minha opinião inicial sobre a Gwen se confirmou, ela é uma hipócrita do caralh*! Ela usa a religião como uma muleta para absolver seus pecados para em seguida continuar pecando, ela é o cidadão de bem, conservador nos costumes e liberal na cama com o primo do marido. Gwenhwyfar é um personagem incoerente e inconsistente, que me estressa em toda a aparição.

"Deus não me recompensou pela minha virtude. O que me faz pensar que ele poderia castigar?"

Se tiver alguma frase nojenta, polêmica ou de mau gosto, pode ter certeza que em seguida vem "— exclamou Gwenhwyfar...", "— comentou Gwenhwyfar...", "— respondeu Gwenhwyfar...". Ela acha que o reino da Bretanha gira ao redor dela, que o que acontece de bom é em reflexo ao que ela faz, mas se acontece algo de ruim é culpa dos outros, que são pecadores.

Gwen é muito baixa, e a gente percebe isso quando a história é contada no ponto de vista dela. Os pensamentos que ela tem revelam a pessoa que realmente é, desprezível. Ela não perde uma oportunidade de falar mal e julgar a Morgana. Desejou que a cunhada estivesse no inferno, a chama de feiticeira pagã e prostituta, menospreza o Kevin de forma constrangedora, sente orgulho por ser a única a ter visto Lancelote chorar, porque "Quem, senão ela, tinha visto Lancelote chorar?". Que pessoa é baixa a ponto de sentir lisonjeada porque alguém teve que se humilhar na frente dela? Ou quando ela pede que Artur se humilhe perante a igreja para confessar o seu pecado?

Artur continua atendendo todos os desejos da esposa, continua colocando ela acima do reino, continua fechando os olhos para a hipocrisia da mesma e ele não se impõe em nenhum momento.

"Será digno de reinar o homem que, por sua mulher, esquece seu juramento?"

Esse livro só não foi um desastre como o anterior, porque a autora resolveu desenrolar a história dos outros personagens. Um livro com muito mais movimentações dentro do enredo, descoberta de segredos, mortes, manipulação, personagens saindo da zona de conforto. E finalmente a introdução de Mordred.

"O que acontecerá com o Gamo Rei quando o Gamo Novo crescer?"

Sinto pela mudança da Morgana ter demorado tanto para acontecer, ela poderia ter reencontrado seu lado sacerdotisa bem antes para nos poupar de tantas tramas inúteis na corte.

Espero que a conclusão da história no próximo livro valha a pena, para que toda essa raiva que passei não seja gratuita.

OBS: Descobri, quando já estava no meio do livro 2, que a autora dessa saga está envolvida em sérias acusações de estupro e pedofilia (feitas pela própria filha). Ainda estou pensando sobre o tópico de separar ou não a obra do autor, mas enquanto não chego à conclusão alguma, fica o alerta para futuros leitores. Acho que se eu soubesse disso antes, teria repensado a escolha desse livro para ler e não sei quanto isso influenciou minha percepção sobre a obra.

Aline 19/08/2020

A história é bastante política e mágica mas é um tanto quanto lenta. Nesse livro da saga em especial não gostei do caminho da história o que acontece aos personagens então realmente me desanimou de continuar na saga.

Sâmya Mesquita 07/08/2020

A volta pra casa
Depois de um livro II sem muitos acontecimentos realmente relevantes para a história, o livro III trás muitas reviravoltas, do início ao fim. Da tensão angustiante dos primeiros capítulos às esperanças renovadas nos últimos. o livro é muito bom como unidade narrativa, com todos os elementos necessários para a trama, e como parte da saga, trazendo elementos importantes para o desfecho. É definitivamente o melhor livro da saga - até agora. E não me arrependo de ter chegar até aqui.

Leda R. Jankoski 04/08/2020

Provavelmente o melhor deles até agora!
Eu li muito rápido, a história finalmente me engoliu e por sua vez eu engoli o livro. Aconteceram muitas coisas nesse volume e o que eu mais estava esperando finalmente se concretizou, assim como várias dicas sobre o futuro também foram reveladas. Estou muito curiosa com o último livro!!
Não foi 5 estrelas porque em alguns momentos eu esperava um pouco mais da história e dos próprios personagens, mas eram expectativas minhas.

Brenda @caminhanteliterario 10/07/2020

Em uma Bretanha cada vez mais cristã, Viviane ainda nao desistiu de cobrar a lealdadr dr Arthur a Avalon, nem que ela precise usar o filho de Morgana pra isso.

Até agora esse foi o meu preferido da série. Cheio de reviravoltas, saltos no tempo e mortes inesperadas, me lembrou Game of Thrones.

O reencontro de Morgana com Avalon bonito de ver, assim como ela finalmente tomando posse das suas próprias decisões e se tornando cada vez mais parecida com Viviane ao interferir no destino dos outros ao seu interesse.
Gwenhwyfar continua chata e hipócrita, assim como Arthur continua um bundão.

Os capítulos de Pentecostes são sempre os melhores, com alguma reviravolta acontecendo.
Gwydion está perfeitamente bem escrito, um rapaz que mesmo o leitor nao consegue definir se confia ou não, se gosta ou não. Voce se sente manipupado ppr ele, assim como os outros personagens.

O ritmo desse volume é muito bom, nao fica morno nunca, são diversos acontecimentos que nao te deixa parar de ler e quando termina quer ir correndo pro próximo.

Luana | @pauta.literaria 26/06/2020

A série Brumas de Avalon não fica parada em acontecimentos diários. Você lê questões principais de tempos em tempos que ajudam a construir personagens e evoluir a história com o passar dos anos.
Morgana é minha personagem preferida e até agora uma peça importante da história.
Quem será o herdeiro de Artur?

Jess 21/06/2020

As consequências pelas escolhas tomadas por cada um dos personagens parece estar surtindo seu efeito mais amargo, fazendo com que todos de alguma forma se arrependam do que fizeram no passado. O destino de Artur, Morgana, Gwenhwyfar ou até mesmo Lancelote parecem traçados independente da sua mudança repentina. Nem mesmo a volta de Morgana a Avalon, ou a chegada da filha de Elaine ao mesmo país parecem apaziguar a tensão entre a Bretanha e o país dos feiticeiros, que escapa cada dia mais da percepção de espaço e tempo.

Mari 07/06/2020

O melhor até agora
O melhor de todos até agora, Gamo Rei me surpreendeu com milhões de reviravoltas que me fez chorar, gritar de raiva ou até mesmo sentir enjôo. A narrativa é tão incrível que é como se eu sentisse as mesmas emoções que os personagens! O início defeito é que Morgana é muito apática e sonsa, nem parece a grande sacerdotisa de Avalon!

Simplesmente perfeito, do início ao fim!

Bianca 31/05/2020

Empolgante!
Me prendeu ainda mais que os dois primeiros e Morgana me cativou ainda mais, que mulher! Ansiosa pelo destino de Gwydion...

Kate.Batista 22/05/2020

Mais emoção que nos dois últimos
Acho que os dois últimos livros apresentam os personagens e aqui a coisa começa a se desenrolar mesmo. Pra quem assistiu o filme/ série, no livro 3, a leitura se separa quase que completamente, a história começa a contar coisas nada esperadas, nunca mencionadas e contadas de forma errada ali.
Nesse livro fiquei chocada várias vezes com coisas que jamais imaginaria que aconteceriam, quase chorei uma vez e fiquei muito feliz com algumas falas.
Espero que o 4 seja tão imprevisível e tão bom quanto o 3.