As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

Aline Lima 20/04/2024

Sensacional!
Neste livro, a história saiu da parte introdutória para ganhar mais ação. As narrativa tornou-se mais intensa, daquelas que te faz devorar as páginas e capítulos para saber o que vai acontecer depois. Foi meu livro preferido até agora da saga.

A leitura me fez refletir sobre várias coisas, ao acompanhar o processo de Morgana enquanto se redescobria e se reafirmava como sacerdotisa, assumindo sua missão. Apesar da autora ter um
Background bem pesado, um olhar mais atento na narrativa pode trazer alguns aprendizados. Ou talvez dependa do momento em que vc esteja.

O interessante dessa obra é que um único capítulo trazia uma série de emoções diferentes. O leitor passa de um extremo ao outro de sentimentos em relação a personagens e acontecimentos.

cleberholanda 30/03/2024

A religião traz felicidade?
Interessante observar como Gwenwhyfar, que procura ser uma boa cristã, se distancia cada vez mais da felicidade justamente por buscar uma vida religiosa plena. A pessoa vai ficando amargurada e detestável, como aconteceu com ela. É impossível ser plenamente feliz seguindo uma religião. Sempre haverá aspectos da fé que vai contra nossa opinião ou interesse. Ao contrário, percebemos que Morgana aproxima-se da Deusa sempre que procura fazer o que seu discernimento diz. O sagrado e o divino nem sempre é o que diz a Bíblia. Muitas vezes ao tentar viver uma fé e se tornar uma pessoa que não somos, ficamos à mercê da infelicidade. Eu prefiro ser pagão e feliz do que cristão e infeliz.

Maira 24/03/2024

O Gamo-rei (Bradley, M. Z.)
Para mim, foi a leitura mais arrastada dentre os quatro volumes da série. Apesar disso, os acontecimentos são cruciais para o desfecho e é bastante interessante acompanhar a evolução dos personagens. Um grande exemplo é a Gwen, que se torna cada vez mais amargurada, deixando de ser uma jovem pueril.

Brenda.Narf 20/03/2024

Tô achando que vem chumbo grosso no próximo livro
O Gamo Rei é o terceiro livro da saga As Brumas de Avalon. Neste terceiro livro podemos observar várias profecias ditas nos livros anteriores pelas sacerdotisas se concretizando.

Gostei de acompanhar a evolução de Gwydion, que logo é conhecido como Modred.
O poder de todas suas frustrações e rancor relacionadas à história da sua concepção e infância, além das profecias que ainda irão se concretizar e a responsabilidade que recae sobre ele, fizeram uma ótima construção de personagem.

Vários acontecimentos impactantes durante esta leitura me deixaram muito triste. Foi momento de dizer adeus a personagens que eu gostava muito, e de um jeito tão cruel que realmente me pegou de surpresa.

Com toda essa bagunça, Avalon está cada vez pior, pois se perde cada vez mais entre as brumas, afastando-se da terra dos homens correndo o risco de sumir de vez.
Pra piorar a situação, Gwenhwyfar continua querendo fazer com que Arthur seja totalmente cristão, rompendo seu juramento à Avalon.

Continuamos acompanhando a evolução dos personagens, a cada livro mudanças mais impactantes acontecem.
Fiquei feliz de ver Morgana voltando a sua essência, retomando as práticas de sua religião e renascendo como sacerdotisa. Ela finalmente compreende os planos que Viviane tinha, embora tenha levado muito tempo e muito sofrimento para chegar a isso.

Este livro foi bomba atrás de bomba, e terminou de um jeito muito calmo e eu não estava esperando. Isso me faz pensar que vem chumbo grosso no próximo livro e eu já vou começar a ler.

Lazybix 15/02/2024

Interessante
Até agora achei o terceiro livro o melhor, finalmente teve grandes revelações!! Ainda acho que a passagem de tempo é meio rápida demais mas faz sentido com a história num geral.

As partes da Gwen ainda são um sofrimento pra mim

Raul TP 14/02/2024

O terceiro, e melhor, livro (até agora).
Esperava que fosse difícil acompanhar o ritmo do segundo livro, mas fui surpreendido positivamente. Esse livro veio com ritmo ACELERADO de acontecimentos importantes, principalmente matando personagens mais velhos e poderosos e abrindo passagem para os mais novos.
Essa transição é feita através daquilo que todo humano mais ama: FOFOCA. Oooooo livro bom de fofoca, mexerico, traição , assassinatos surpreendentes, casamentos inesperados, foi paulada atrás de paulada, que delícia de livro!
Seguimos com boas expectativas para o próximo!

Just_lia 11/02/2024

Quantas emoções
Uau, quanta coisa aconteceu nesse livro, mas minhas partes favoritas sempre serão os conflitos internos e reflexões dos personagens. O conflito entre as religiões cutucam seu cérebro a pensar bastante sobre, concordar, discordar, investigar (por ser atéia pensei que não gostaria, mas foi um ponto positivo demais na saga). Achei que teve muita coisa colocada de uma vez só no desespero, como se para acabar o livro logo, talvez, mas não me incomodou tanto.

Chelsea.Archer 07/02/2024

Maravilhoso!
Oieee
Mais um livro de As Brumas de Avalon concluído com sucesso (e surtos)!

O Gamo Rei é o terceiro livro de quatro no compilado da primeira obra.

O que me encanta na escrita da autora, é a simplicidade da história e ao mesmo tempo a complexidade dos personagens. Personagens intrigantes, com defeitos e qualidades e com as vidas tão entrelaçadas.

Acho maravilhoso como ela nos faz odiar a Gwen e ao mesmo tempo deixa a gente querendo saber mais do que vai acontecer com ela.

Já vou continuar logo com a leitura de O Prisioneiro da Árvore para ver como se desenrola essa história de vez.

Almir Junior 02/02/2024

O melhor até aqui
A rainha pode ser insuportável mas ela chamando a Morgana de "prostitu@ v@gabunda" foi o trecho que mais me divertiu do livro. Vai ter spoiler a seguir, não reclame, você foi avisado. O capítulo que a rainha e o próprio Arthur descobrem que a Morgana teve um filho do irmão é muito divertido, é de longe o melhor que a autora já escreveu nessa saga. Uma pena que o capítulo termina com o Arthur se acovardando e apesar dele saber que não tem culpa pelo incesto e pelo bastardinho, ainda assim ele se curva perante a esposa e ao cristianismo e topa uma penitência super longa definida pelo padre lá. Triste.

Ainda é cedo pra falar porque não terminei a saga, mas a forma que a autora trata o rei Arthur é frustrante, como guerreiro é dito que ele é qualquer coisa, que Lancelot é mil vezes melhor, como rei ele pacificou a Grã-Bretanha mas ninguém liga muito pra isso, essa paz só serve pra tornar a vida da galera bucólica. O cara traiu Avalon pela mulher e ainda assim tudo que recebe de volta é o título de maior 🤬 #$%!& da região. Difícil você se afeiçoar por Arthur e sentir algo por ele além de pena. Não parece que esse cara virou uma lenda. Mesmo sendo uma história contada pelo ponto de vista feminino eu não esperava que fosse diminuir tanto o personagem.

Mas ao menos nesse livro acontece algumas coisas, diferente do anterior, aqui Viviane é morta brutalmente por intolerância religiosa e o assassino é punido de uma forma bem besta pelo rei (Novamente Arthur meio bobão). Mas logo depois é assassinado também, acontece. É legal porque é um dos raríssimos momentos que a Morgana, sempre tão austera, demonstra completo desespero diante dos demais.

Também rola da rainha e todos ao seu redor serem extremamente burros e permitirem que a mulher vá pra ilha do irmão bastardo e insatisfeito, obviamente doido pra causar uma merd@. Aí ela é presa, seus poucos guardas são mortos ou presos e a mulher é estupr@da pelo meio irmão. Eu achei desnecessário, livro infanto juvenil desse com essa cena pesada do nada. Mas isso só acontece pra Gwynevere ficar se sentindo um lixo porque acabou cedendo depois que apanhou e pro Lancelot vir salvá-la. E isso influencia em que no resto da história? ABSOLUTAMENTE NADA.

Ela sai do cativeiro com seu salvador prometendo nunca mais esconder seu amor por Lancelot. Lindo. Então ela volta pra Camelot, mas a partir do momento que Arthur volta tudo volta ao normal também, ela não conta pro rei que foi abusada, tampouco que quer ficar com o Lancelot. E o casal se desfaz de vez um tempo depois, já que o bonitão é enganado e acaba tendo que casar com outra. E em pouco tempo já mete 3 bonecos nela. Uma máquina de pensão. É maneiro porque a Morgana toma partido nisso, ela com suas tramoias causa o casamento do malandro com uma amiga genérica dela lá. Em troca de uma criança. As partes com a criança e a Morgana seguindo pra Avalon também é bem legal, a autora na hora de escrever criança sempre manda muito bem, desde o primeiro livro. Devia ter escrito um It, a Coisa medieval. Ou um Conta Comigo, com o Arthur e Lancelot crianças indo fazer uma merd@. Enfim, voltando, a rainha que já odiava a Morgana, depois dessa ficou mais puta que o Didi quando você chama ele de Didi. Perdão, Dr. Renato, fiz de novo.

Morgana tem uma reviravolta aqui, finalmente lembraram que ela é a protagonista, acaba casando com um coroa, mas tava afim é do filho dele e foi tapeada. Nisso se torna a rainha de uma região lá, enquanto tr@nsa horrores com o afilhado. Essa aí gosta de deixar as coisas em família. E de repente a gente descobre que esse cara, o Aqualon, é iniciado nas artes de Avalon, então através dessa relação dos dois, a Morgana vai recuperando a arte de Avalon e voltando a ser uma sacerdotisa. Como? O dênis do cara é mágico? Não sei, só sei que foi assim.

No final do livro Morgana encontra seu bastardinho, ele tá puto das calças, mas a respeita enquanto sacerdotisa de Avalon. E o livro se encerra com esse rapaz chorando seu desgosto da vida no colo da mãe de criação, a promíscua, porém boa mãe, Morgouse. A nossa Andressa Urach da mitologia Arthuriana.

Não acho que seja um grande livro, tem vários momentos enfadonhos como o papinho nas festas e outros momentos que não levam a nada. Como a rainha sendo violentada ou um auto proclamado imperador de Roma que manda arautos pra invadirem a festa de Arthur e praticamente declararem guerra a Camelot. Depois de uma confusão lá, o Rei Arthur se levanta e então brada a todos reunidos "Se preparem porque estamos novamente em guerra". Todo um capítulo pra isso e no final das contas essa guerra é travada entre um capítulo e outro. Você não vê nem ouve falar de nada. Só depois o filho da Morgana fala que lutou na guerra e que Arthur venceu. Po, que dahora hein. Adorei Bradley.

Mas dito isso, ainda é o melhor livro da saga até aqui.

Jack 26/01/2024

O que será do Gamo-rei quando o Gamo-Novo crescer?
Ilude-se quem levado pelo subtítulo do livro pensa que a história será agora focada em Arthur. Embora seja o eixo, é engraçado como Arthur não é o personagem principal de suas próprias lendas.
Em tempos de paz, Arthur se afasta ainda mais de sua promessa feita aos filhos das antigas crenças e vira as costas ao povo de Avalon. A história do terceiro livro da saga se inicia já com acontecimentos que balançam o enredo: a queda de personagens bem consolidados, o fim de uma era da Senhora do Lago, o amadurecimento de Morgana e a ascensão da influência avassaladora de Gwen representando a força da Igreja.
A relação dissimulada de Morgana e Gwen alcançam níveis máximos de toxicidade. Gwen é insuportável com sua infantilidade, hipocrisia e fanatismo; e Morgana não fica atrás com sua própria vontade impetuosa.
A apresentação de Gwidion é algo que nos deixa com uma interrogação: que papel terá o fruto do Grande Casamento da Deusa com a Terra? Educado em Avalon e grande guerreiro, irá reinvindicar seu lugar como sucessor de Arthur? Será consagrado um de seus cavaleiros? Assumirá o conselho como Merlin da Bretanha? Virá ele desafiar o Gamo-Rei em nome da Mãe e em defesa de Avalon ou se curvará com vergonha de sua própria existência incestuosa?
Fica claro para mim que os planos de Viviane e Taliesin para o filho de Morgana foram arruinados pela própria Morgana e porque a antiga Senhora do Lago e o Merlin não contavam que o temperamento de Arthur seria mesmo de um galhudo manso, que considera até mesmo os menores caprichos de sua esposa indiscreta.
Gwidion aparece como uma promessa de sangue, só não sabemos ainda derramado por qual causa.
Veremos o desfecho no próximo livro.

Naiara 14/01/2024

Tenho muita dificuldade de falar sobre cada livro dessa saga, porque li tao em seguencia e terminei tudo para depois vim comentar e a dificuldade pode ser essa..

Contando sobre a obra toda, nao mudaria nada nela, sinto que cada sangue derramado ou loucura cometida foi essencial para tornar a historia tao incrivel e magica como foi para mim..
Fiquei de boca aberta em varios momentos, senti sim monotomia em outros porque geografias e guerras nao sao nem de longe meu forte, mas a estoria em si me deixou tao preenchida pela criatividade e por esse mundo tao diferente que para mim tudo foi preciso para esse quebra cabeça maravilhoso que foi ela completa..
Se tornou meus livros preferidos, e no meu coraçao vejo todos eles como um so, nao consigo mesmo separar..

Longe de ser um conto de fadas fofinho, mostra sentimentos profundos das mulheres tao fortes desta obra, mostra a briga de religioes entre os homens e no final mostra o que ela realmente é.
Incrivel do começo ao fim para mim.

agora quero ver o filme que nao encontro em canto nenhum :'/