As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

Giovanna.Charrone 14/02/2021

Uma ótima sequência
Assim como os dois primeiros livros, esse continua tendo reviravoltas inesperadas e um desfecho que te deixa empolgado pra ler a continuação. Amo a forma que a Morgana é um personagem profunda e bem trabalhada, é incrível ver como ela amadurece com o decorrer da história. Apesar da escrita densa, essa história vale muito a pena.

Carolina.Natividad 25/01/2021

Não consigo desgrudar dessa história
Esse foi sem dúvida o meu livro favorito da série e aqui chego ao ponto de admitir que, realmente, a personagem Morgana é a minha favorita.

Gosto muito como os personagens desse livro não são perfeitos, todos cometem algum erro em determinado momento da história e a forma como são muito bem construídos me deixa ainda mais fascinada pela série.

A autora escreve muito bem, ela é impecável, na minha opinião, na descrição e ambientação dos lugares ao ar livre. Aqui destaco o momento em que a Morgana está resgatando a sua identidade e seus dons como sacerdotisa, eu fiquei encantada com essas cenas.

A crítica ao que a sociedade da época enxergava como pecado (que mais se caracteriza a meu ver com um fanatismo do que com qualquer outra coisa), a e em contrapartida, mostrar as outras formas de existir no mundo, é muito pertinente mesmo se compararmos com o nosso momento atual.

O personagem Gwydion me assombra ligeiramente, e eu imagino que ele ainda dará muito trabalho. Acho que toda a revolta que ele sente pelos pais, uma hora ou outra, ainda vai explodir e ?espirrar para todo lado?. Fico pensando no que Viviane e Merlin, afinal, estavam pensando ao arquitetarem tudo o que fizeram.

O que me faz pensar na temática do destino inexorável, porque por mais que alguns personagens pensem que ao saber o futuro poderão manipular o que que acontecerá na vida deles e dos outros, o que acontece na verdade é que a cartada final é sempre do destino. Tudo sempre acontece como tem que acontecer, independente do querer das pessoas.

Kelvin 04/01/2021

Morgana
Não lembro de onde escutei esse nome pela primeira vez. Mas lembro-me que sempre me foi associado a maldade. E agora me surpreendo com esta história, que tem a Morgana a feiticeira como um dos personagens principais, (re)contando a história do rei Arthur, com o protagonismo totalmente feminino.

O que mais me fez gostar dessa história foi o fato de no decorrer me fazer questionar sobre temas atuais. Apesar de parecer que a história passa em um passado distante, é extremamente atual quando pensamos sobre o feminismo, o debate sobre política e religiosidade. E como tudo isso se configurar na nossa sociedade na atualidade.

Super recomendo a leitura a todos!!

Ednei 31/12/2020

Conflituoso
De longe o mais conflituosos dos livors, cheio de altos e baixos, muitas emoções, mortes inesperadas.
Mas também tem algumas partes bem chatas, praticamente todas envolvendo a corte de Arthur. A corte não é lugar pra Morgana, não dou 5 estrelas por causa dessas partes chatas das mulheres da corte.

Buzzio 27/12/2020

Montanha russa de emoções
O terceiro volume trás sem dúvidas um caminhão de emoções, o livro te leva de zero a cem em cada capítulo.
Por vezes até podemos prever o que virá a acontecer, mas as coisas acontecem de maneiras ou em momentos que nunca esperamos.
Essa parte da história trás os resultados de muitas das coisas feitas nos volumes anteriores, e o que achei mais interessante foi a sensibilidade com que mostra os dilemas enfrentados, principalmente por Morgana, para retornar as suas raízes. Ansiosa pelo desfecho no 4º e último livro.

Gaal 17/12/2020

Importante, porém não tanto
Terminei o terceiro livro e só consigo pensar como empurrei esse com a barriga. Parei durantes dois meses a leitura, porque ao mesmo tempo que essa história me prende, e leio metade em um dia, fico entediada em alguns momentos.
Pra mim o que falta nesse terceiro é consistência, o livro é agitado e corrido em alguns momentos e extremamente tedioso em outros.
O desenvolvimento da história é essencial, você vê a Morgana consolidar seu papel como sacerdotisa e não uma menininha que fugiu de Avalon e fica presa entre suas crenças e o catolicismo.
Em contrapartida tem a insuportável da Gwenhwyfar cada vez mais levantando a bandeira do catolicismo ferrenhamente. Mas eu acho que mais do que concentrar todo o desgosto na rainha é preciso perceber o papel nulo e até apagado de Arthur na história.
O livro ocorre sem uma participação ativa do rei, ele é praticamente um homem simpático que todos gostam, é isso. Ele não se responsabiliza por nada, não sabe de nada, quando sabe não faz nada.... Ele é completamente desnecessário. Entendo a escolha da autora nesse papel, levando em consideração o objetivo de ser uma história contada pela mulheres, mas alguns homens são imensamente mais ativos na história, vide Lancelot.
Enfim, pra mim dava pra ter aglutinado o segundo e o terceiro livro em apenas um e desenvolvido de forma mais excitante a narrativa.

Sparr 16/12/2020

E Morgana é tudo até quando não é nada.
Infinitamente melhor que o livro anterior da série.
Eu sigo odiando o perfil carola, extremista, preconceituoso e soberbo de Gwenhwfayr. Não. Ela não é um personagem a quem eu vá render perdão. Ela escolheu ser exatamente como é. Porque houveram momentos em que o diálogo e as chances de mudança estavam diante dela, mas ela preferiu seguir odiosa. Isso é minha opinião, que fique claro. Arthur segue em seu perfil de ser só aquilo mesmo e nada mais. Mas nesse livro temos um personagem, não posso delongar nele para não dar Spoiler, que veio simplesmente para colocar fogo no parquinho e eu adorei. Morgana lembrando quem é, para quem vive e por quem escolhe, foi o ápice dessa narrativa.

Sobre a autora: sei que ela era chernobyl, mas eu sempre quis ler essa saga e tô procurando não pensar nisso durante a leitura. Ademais, ela morreu. Então, vou seguir com a postura de não pensar nisso enquanto leio.
Kelli ( kell_msa) 16/12/2020minha estante
Eu sigo odiando o perfil carola, extremista, preconceituoso e soberbo de Gwenhwfayr. Caramba, eu nunca concordei tanto com uma frase!! E todos os pontos que você disse, só sigo concordando. Até sobre a autora.

Sparr 17/12/2020minha estante
Obrigada, Kelli. ?? Gwenhwfayr calada, para mim, ainda está errada. Hehehehe

Gabriele 04/12/2020

Minha saga preferida
A história se passa no período anglo-saxão (449-1066 d.c.) na Grã-Bretanha. Mais especificamente no início do período antes da completa conversão da região para o cristianismo, entre guerras dos bretões x saxões.
Neste volume três a história passa pelo casamento de Arthur com Gwenhwyfar, a gravidez de Morgana e vai até a vida adulta do filho dela, passando por diversos dramas da vida desses dois personagens principais e seus compromissos com a grande Deusa.

FabiSaLi 13/11/2020

O melhor até agora
Dos três que já li, esse é o melhor. Tem mais ação, mais intriga e muitas mudanças.
Estou doida para ver qual será o desfecho dessa saga.
E Morgana é a melhor personagem de todo o reino!

BlueandCherry8 09/11/2020

O Gamo Rei
Livro 3 da serie AS BRUMAS DE AVALON. Aqui o rumos mudam, novos personagens surgem... a trama mostra mais claramente pra onde vai, reflete sobre o passado. Alguns personagens amadurecem, outros mostram sua ?piora?, outros ?acordam?... enfim, escrita maravilhosa, livro super ?devorativo?...

Biblioteca Álvaro Guerra 06/11/2020

O Gamo-Rei segue o trajeto do casamento de Guinevere e Arthur, esse cada vez mais envolvido com o Cristianismo praticado pela esposa, ignorando a promessa feita para Avalon que lhe permite ter a posse de Excalibur. Avalon se torna um lugar cada vez mais distante, mais esquecido entre as brumas e desacreditado pelos homens. É hora de Morgana assumir os planos que Viviane traçou e assumir seu papel de Sacerdotisa.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788531210419

Ana Ponce 25/10/2020

Olá... Hoje irei falar sobre o penúltimo volume da série As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley.
Os personagens outrora jovens, agora se encontram numa idade já madura, e alguns frustrados lamentam as perdas e os sonhos que não conseguiram realizar. Nesse volume Morgana ganha destaque, assim como no próximo, tendo Guinevere como opositora. Além dos temas já mencionados, esse livro também aborda outros tantos temas polêmicos (surpresa)...
A série começa a ficar mais tensa, mais incerta nos caminhos que irá tomar... mas já dá para perceber que a tensão entre os pagãos e os cristãos aumenta e muito.

Fica muito complicado falar dos livros finais de uma série sem dar spoiler... Creio que só me resta dizer: Super Recomendo a série. Beijos e até a próxima.