As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

William LGZ 24/08/2022

O melhor da saga até agora
Esse é o terceiro livro da série que leio e faço resenha em sequência e fico até com dificuldade de escrever mais um texto pois, apesar de ser para mim superior em comparação aos outros, os problemas e acertos mencionados nos anteriores também se encaixariam tranquilamente aqui e tenho que buscar pontos diferentes para comentar.

Desde já posso comentar que um certo acontecimento ocorrido já no início pôs fogo e trouxe toda o caos e a emoção que eu estava esperando desde que comecei a coleção, e os acontecimentos posteriores não ficaram nem um pouco atrás apesar de não terem sido tantos assim, revendo a história em minha mente até fiquei surpreso por isso.

Se não fossem por algumas decisões incoerentes tomadas por certos personagens e pela própria autora que me deixaram bem frustado, certamente minha nota seria ainda melhor pois gostei demais de todo o resto. Mas elas não estragam a obra de fato e acho que minha irritação foi até saudável porque indicou que estou me importando agora com a trama e as figuras que fazem parte dela.

Para quem já leu as anteriores e gostou do que leu, ou se como no meu caso ficou até um pouco decepcionado com a narrativa até ali, eu aconselho que prossiga pois vai valer a pena. Inclusive me deixou com com boas expectativas para a derradeira parte final!

Evy 04/11/2010

Ótimo!
Terceiro livro da Saga, O Gamo Rei foi simplesmente impossível de largar pois trouxe uma leitura muito mais atraente e dinâmica.

Neste livro, muito embora o título dê a entender que a enfâse da história é Arthur, atual Grande Rei da Bretanha, quem me prendeu a narrativa realmente (e acredito que isso desde o primeiro livro) foi Morgana e sua devoção pela Deusa e por Avalon e sua luta incessante para manter os ensinamentos e rituais vivos.

Arthur, influenciado por sua rainha, se afasta cada vez mais dos antigos ritos e se decide pelo Cristianismo o que faz com que muitos acontecimentos terríveis sejam desencadeados. Dentre eles, a morte de Viviane, a recusa de Merlin em ajudar Avalon e Gwydion, filho de Morgana, agora crescido e bem treinado por sua tia Morgausse, disposto a tomar o trono de seu pai.

Leitura cheia de emoções, conflitos e ótimos momentos de Morgana em sua busca para reencontrar a sacerdotisa em si. Recomendo!
Frank 08/07/2013minha estante
Só eu que achei que nesse livro, em diversos momentos quis mostrar que o Artur e o Lancelote sentiam uma atração sexual pelo outro?

lótus negra 15/11/2013minha estante
Também reparei isso, Frank.

Violet Dusk 27/06/2014minha estante
Frank, certamente isso é verdade. Sem dúvidas. Por aquele relato da Gwenhwyfar dá pra perceber, mas depois algumas passagens nos mostram que não era apenas por estar bêbado e blá...

Mari 09/06/2020minha estante
Lancelote mesmo fala que achava que amava a Gwen porque assim ficava mais perto do Arthur e que durante o ménage deles, houve um momento que ele tocou em Arthur

Fernanda3059 19/05/2022minha estante
No momento estou lendo estou adorando recomendo vale a pena ler

Diego Piu 07/10/2021

Ótima Novela!
A cada livro que passa eu sinto mais raiva da interferência cristã da Gwenhwyfar no desenrolar da história, mas vejo isso com bons olhos, personagens bem desenvolvidos despertam sensações, não é mesmo?

Eu até a enxergo como vítima da crença que lhe foi imposta... enfim...

O tom novelesco e misterioso é delicioso. Agora eu tô ansioso pra começar o quarto livro e fechar essa saga.

JoAo 09/11/2023

O GAMO-REI
Sendo bem sincero esse foi o melhor dos três sabe, por alguns motivos um por exemplo é o desenvolvimento da Morgana que ela se "encontrou" mesmo que ela tenha se tornado o que ela mais odiava na Viviane e também eu senti que as decisões dos personagens começaram a ter mais peso e que toda a história tá se encontrando e levando até o último livro com o desfecho final da história.
Francys.Emellin 10/11/2023minha estante
O desenvolvimento da Morgana nesse livro foi muito bom.

JoAo 11/11/2023minha estante
Muito bom mesmo, eu finalmente senti que ela realmente sabia o que queria, porque em alguns momentos do livro ela tá perdida sem saber o que quer ou pra onde ir e acaba que nesse livro ela começa a tomar as rédeas da situação e a se impor mais.

Francys.Emellin 12/11/2023minha estante
E com isso acabamos se apegando a uma personagem que sempre é julgada como má em todas as outras histórias sobre o Rei Artur, nessa nós conseguimos entender seus motivos e perceber seus pontos fracos, ela é mais humana que o próprio irmão.

JoAo 13/11/2023minha estante
Falou tudo, a Morgana sempre fica com isso na cabeça sempre se achando um monstro porém ela é a mais humana e empática dos que estão ali pois muitos personagens ali só são levados por uma crença religiosa e querendo negar as outras de todo jeito.

Julia Manjko 11/08/2023

Bem melhor q o último
Até agora gostei de todos os livros , sendo o primeiro o melhor e o segundo o mais fraco.

A narrativa continua detalhista , o q eu acho bem interessante, e continua me envolvendo, principalmente por esse ser o meu primeiro verdadeiro contato com as lendas do Rei Arthur e, a propósito, uma coisa q me deixou chateada foi ter pouco sobre ele em si nos livros. Mesmo o foco sendo as mulheres estou sentindo falta de sua presença e de uma personalidade mais marcante de sua parte

Estou ansiosa e com grande expectativa para o desfecho.

-Koraline 03/01/2024

Primeiro livro lido do ano, e estou curiosa para o desfecho dessa história. Confesso que gostei mais do segundo livro, mas o desenvolvimento da esposa do Artur de menina ingênua para uma mulher amarga é uma das melhores construções de personagem que já li.

Francys.Emellin 20/10/2023

O Gamo-Rei
O terceiro livro assim como os outros tem o seu charme e o final contando um pouco sobre Gwydion deixou ainda melhor, entretanto, entre suas belezas, traições, manipulações, inocências, e personagens completamente tapados, a história em si não me agrada. Acredito que essa minha visão das Lendas Arthurianas seja tão exigente por causa do meu próprio mundo e, conhecer um pouco mais sobre o mundo de outros autores que contam a mesma história nos faz sermos mais críticos quanto ao que estamos escrevendo e lendo.

Quando criamos um enredo, devemos conhecer mais sobre o que escrevemos e é isso o que estou fazendo ao ler As Brumas de Avalon, a história não precisa me agradar, desde que, eu consiga entender melhor como a autora abordou o tema tão conhecido e contado de diferentes formas pelo mundo e, não cometa o erro de copiar uma ideia que já foi usada.

Algo que gostei nessa parte da história é o maior abordamento da vida da Morgana, uma personagem que sempre é tratada como a vilã nas lendas e que quase não tem um desempenho que não seja esse em outros enredos. Aqui pelo menos o leitor consegue entender seus motivos, suas ações e até criar uma certa carisma por ela, a tão odiada Fada Morgana, a irmã traidora de um rei lendário.

Debora956 16/05/2021

Abre teu olho Arthur
Terceiro e penúltimo livro da saga As Brumas de Avalon, continuando ao longo de 13 capítulos sem introdução ou epílogo. Os eventos aconteceram mais rápido fazendo a leitura foi mais fluente e prazerosa, me fazendo não soltar o livro até termina-lo. Quando havia paz, uma nova guerra dá o seu início. O fim da historia deixa ansioso para o próximo e último livro da saga. Não suporto a religiosidade cristã nesta história, uma verdadeira lavagem cerebral e ignorância. Morgana continua sendo minha personagem favorita, linda, maravilhosa e poderosa. Guinevere é a personagem que mais tenho raiva, mulher chata, mesquinha, insuportavel, falsa, não é a toa que é estéril, alguém jogue-a num convento por favor! Arthur, é outro personagem que da raiva, da vontade de dar um sacode nele. E quando começo a gostar de Viviane, algo terrível acontece com ela. Não achei a história sombria e complexa como li a opinião de outras pessoas, era pra ser assim, assim foi. Nada de mais, deu pra entender o que se passava na ilha da Britânia. Não digo que é o melhor livro da saga mas também não é ruim. Da vontade de entrar em Avalon e seguir as vontades da deusa.

Bruna.Duailibe 01/10/2022minha estante
Essa série de livros é maravilhosa !!

cnovais 15/01/2022

3 ?
Meus sentimentos são conflitantes sobre esse livro, mas dentro todos é o melhor até aqui, cheio de descobertas.

Jess 21/06/2020

As consequências pelas escolhas tomadas por cada um dos personagens parece estar surtindo seu efeito mais amargo, fazendo com que todos de alguma forma se arrependam do que fizeram no passado. O destino de Artur, Morgana, Gwenhwyfar ou até mesmo Lancelote parecem traçados independente da sua mudança repentina. Nem mesmo a volta de Morgana a Avalon, ou a chegada da filha de Elaine ao mesmo país parecem apaziguar a tensão entre a Bretanha e o país dos feiticeiros, que escapa cada dia mais da percepção de espaço e tempo.

Guilherme 10/08/2023

Nesse projeto vou tentar resenhar aos poucos todos os livros que não resenhei na época em que li.

Esse livro é a terceira parte da história do rei Arthur, ou que inspirou o rei Arthur, mas lembro que o foco da saga é no feminino... Nas mulheres que rodeiam o universo do rei Arthur. Mas lembro de achar os livros arrastados.

Uma dica de amigo leitor, se você não resenha seus livros ao terminar a leitura, repense isso pois pode se arrepender no futuro assim como eu.

FabiSaLi 13/11/2020

O melhor até agora
Dos três que já li, esse é o melhor. Tem mais ação, mais intriga e muitas mudanças.
Estou doida para ver qual será o desfecho dessa saga.
E Morgana é a melhor personagem de todo o reino!