O Martelo de Deus

O Martelo de Deus Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Martelo de Deus

Lili Machado 10/12/2010

Todos os eventos aconteceram nas datas e locais apresentados. Todos os acontecimentos futuros são possíveis. E um é certo: cedo ou tarde, encontraremos Kali. – Arthur C. Clarke
Esse comentário sobre o sistema de alimentação do futuro, combina, exatamente, com meu momento filosófico/espiritual e com o que tenho lido em “Fisiologia da Alma”, de Ramatis e “Todos os animais são nossos irmão”: “... a própria idéia de comer carne tirada de animais mortos era, obviamente, repugnante.”"
"Play-back neural – parece o holodeck da Entreprise da The Next Generation – o Capitão Pickard é que adorava voltar aos anos 50, e beber num night club da Nova Yorque das Big Bands – nesse mesmo capítulo faz-se referência à famosa nave, de Star Trek.
Uma referência ao supercomputador Hall de “2001, uma odisséia no espaço” do mesmo autor.
No Golfo do México, há 65 milhões, de anos, um enorme meteoro entrou em nossa atmosfera, gerando temperaturas tão altas que o próprio ar entrou em combustão. Por todo o globo a temperatura caiu com violência, exterminando a maior parte das plantas e dos animais – o reinado dos grandes répteis, terminara. O relógio da evolução fora zerado; começava a contagem regressiva para o homem.
“Os eventos mais insignificantes podem, em não mais que um momento, alterar, totalmente, o curso de uma vida”. Arthur C. Clarke – concordam?
Os exploradores polares arriscam-se a perder os dedos dos pés, o tempo todo – sem contar o desconforto de perder tempo em uma clínica de regeneração – leva uma semana inteira para fazer um pé crescer, novamente. - cuma??? Eu quero viver nessa época!!!
Técnica da respiração líquida – desenvolvida por médicos da NASA para mergulhadores de grandes profundidades, quando os pulmões ficam cheios de um fluído saturado de oxigênio. Eu já tinha lido sobre isso no último livro do Dan Brown: “O símbolo perdido” - foi assim que o Robert Langdom se salvou da morte certa.
Selenologistas – cientistas que estudam a Lua. Se as pessoas tivessem filhos no nosso satélite, estes nunca teriam a força necessária para visitar a Terra, por conta da gravidade zero.
Fullerhomes – lares auto-suficientes, onde toda a energia necessária era produzida com água enriquecida. Seu sistema de reciclagem de alimentos era ilimitado – com um sortimento de cardápios no cérebro da casa, e um pequeno jardim opcional (a visão de flores ajudava a acalmar estômagos rebeldes). - Eu quero uma prá mim...
O tigre de Bengala tornou-se extinto no século XXI, mas seu DNA já havia sido sequenciado e era bastante simples, recriá-lo, através da engenharia genética, para servir de animal de estimação para crianças, já que seu temperamento era projetado para ser afetuoso e brincalhão, além de não ultrapassar 30 quilos de peso. - eu quero uma tigrette!!!
“Quando Kali foi descoberto, ele já se dirigia para o Sol e para a Terra – a uma velocidade sem precedentes.” Arthur C. Clarke
Questão polêmica – Já não é hora de admitir uma coisa que os escritores dos Evangelhos desconheciam, mas que, agora, sabemos como certa? O parto virginal, uma partenogênese, produziria, sempre, uma mulher, jamais um homem. - que acham?
Nesse ano do século XXI, a religião oficial mundial era o Crislã – mistura do puritanismo do islã, com a patologia sexual do Cristianismo – criando uma atitude bastante despreocupada, em relação ao sexo.
O Brainman – uma unidade de memória que armazena informações em fibra ótica, conectada à cabeça, com terminais para entretenimento, aprendizado, erotismo, hedonismo – com o único ônus da necessária calvície. – o que mais gostei foi do “diário total”, que permite armazenar e reviver momentos preciosos da vida de seu usuário; podendo, até mesmo, editá-los, de acordo com a preferência e ordenação dos acontecimentos.
“Seu nome é Kali – a deusa da morte e da destruição.” – será que a ação vai começar?
Disney Marte? – dioramas e projeções holográficas num parque de diversões infantil, que mostra como um dia se sonhou ou acreditou que Marte e seus Marcianos pudessem ser. Dos horrores vitorianos de H. G. Wells, para a realidade prosaica do século XX, numa projeção de futuro, que, para nós leitores, é passado. Confuso? Ontem, no Fantástico, estava-se falando, justamente, disso: viagens de ida, sem volta, para Marte, para fugir dos problemas do planeta Terra.
Sem medo de ser “spoiler”, a ameaça foi evitada – a raça humana teve sorte, dessa vez. Da próxima, não se sabe, ainda... Há tantos bilhões de ameaças orbitando o Sol...
Ao final do texto, Arthur C. Clarke nos brinda, maravilhosamente, com uma abordagem cronológica, dos fatos e da ficção, que envolve o surgimento desses intrusos e da ameaça que representam contra nosso planeta Terra. Dessa abordagem, nasceu a série RAMA, que amo de paixão, que se inicia, em 1976, com “Encontro com Rama”, quando surge o Projeto Spaceguard. – “Os ramaianos fazem tudo em grupos de três.”

Polly 10/08/2021

A Guarda Espacial, responsável pelo mapeamento de corpos celestes em torno da terra falhara em detectar com antecedência um asteróide com alto potencial de destruir a vida na terra.
"Kali"( em Hindu, A Deusa a destruição), como é chamado o asteróide descoberto por um astrônomo amador, está em direção à Terra e seu iminente impacto mobiliza um grupo de cientistas, incluindo o renomado Robert Singh a lutarem contra o tempo para desviar ou destruir esta terrível ameaça que pode levar à extinção da vida na Terra.
É interessante refletir em quanto a ciência tem se inspirado na ficção científica. Pois, após escrever esta obra Arthur C. Clarke fez com que vários cientistas se atentassem ainda mais a um possível impacto de asteróides com alto potencial destrutivo com a Terra.
Leitura incrível, recomendo!!

Rafael 19/05/2014

O Martelo de Deus
Esse livro serviu de base para os filmes Impacto Profundo e Armageddon.
Trata-se da descoberta de um asteróide (Kali) que está em rota de colisão com a Terra, e da tentativa da Humanidade de se livrar do fim imediato.
Ele tráz uma descrição do que teria sido o impacto do asteróide que extenguiu os dinossauros que é de arrepiar.
Interessante lembrar que a ideia de Arthur Clarke para monitoramento de asteróides descrita neste livro (e em um de seus contos) foi copiada pela NASA.

Adriana 28/11/2016

Desafio literário de Novembro/2016
Este ano li alguns clássicos de ficção científica, que me impressionaram bastante, junto com Asimov, Clarke é um dos grandes autores deste tema, ainda este ano pretendo ler a Ursula Le Guin, a autora de "A mão esquerda da escuridão". Como diz a sinopse do skoob, o livro foi base para os filmes "Impacto Profundo" e "Armageddon". O autor escreve uma história fantástica, no qual poderia ser um futuro não muito distante e bastante verossímil.

Rosangela 18/03/2018

Bem bosta
O escritor gospe abominações religiosas, politicas e sociais sem fim durante o livro inteiro dando ânsia de vomito de tao desrespeitoso e facilita demais as "dificuldades" das pessoas em vista da possibilidade do asteroide atingir a terra.
Rodrigo 02/09/2021minha estante
"Cospe"