Superinteressante N° 243 (Setembro de 2007)

Superinteressante N° 243 (Setembro de 2007) Abril

Resenhas - Super Interessante - Edição 243 (Setembro de 2007)

z..... 17/05/2023

Setembro de 2007
"Auschwitz"
Mostra o genocídio nos campos de concentração nazistas como indústria de extermínio planejada para máxima eficiência na cooperação de mentes ardilosas para o crime.
O texto destaca detalhes sórdidos (a morte por fuzilamento causava repulsa pela sangria aos nazistas, daí a opção por câmaras de gás); mentes dessa hedionda indústria (como Mengele); destino de alguns desses mentores (Eichmann foi capiturado por agentes secretos israelenses na Argentina, julgado e condenado em Israel); e a conjunção de fatores que sustentava os campos de concentração (governo com sentimento de superioridade, ideologia fundamentalista, adesão popular e logística profissionalizada para o crime).
Auschwitz matou mais de 1 milhão de pessoas, porém, o mais 'eficiente', segundo o texto, foi Treblinka, com 99% das pessoas mortas em cerca de duas horas depois da chegada.
As pessoas morriam por execução, doenças, inanição, fadiga e experiências malígnas.
Que abominável! E tem quem paga pau pra essa desgraça e loucura hoje...

"Meninos-soldados"
Olha aí exemplo atual sobre a indústria voltada para mortes... A revista é de 2007, mas a realidade é presente em conflitos, com crianças usadas: para plantar e 'limpar' áreas minadas (aflição pensar nas possibilidades da segunda referência); como mensageiras sob fogo cerrado; na exploração de atividades domésticas; e 'favores sexuais'.
O livro "O caçador de pipas" apresenta algo dessa revoltante realidade...

"Errar é humano"
Em 2007 a Super fez 20 anos e essa reportagem destacou algumas previsões e erros nessa trajetória.
Gosto muito da revista e a acompanho a anos, sabendo que a ciência é imperfeita e tem das suas patacoadas, mas vou registrar duas edições que deram capa para pontos que não foram apenas erros, mas abordagens vergonhosas, a ponto de não aparecerem no site oficial:
- SI 159, de Dezembro de 2000 (inocentava o HIV como causador da AIDS);
- SI 161, de Fevereiro de 2001 (deu espaço para cientista anti campanhas de vacinação).
No desenrolar da história da Super é o que podemos dizer vivendo e aprendendo, o que serve para todos nós.

Essas e outras na edição.