Mulheres de Luta

Mulheres de Luta Cristina Scheibe Wolff...

Resenhas - Mulheres de Luta: feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985)

Paulinha 13/01/2023

Histórico, necessário e importantíssimo
Livro sobre a história do feminismo no Brasil associado às lutas de esquerda contra a ditadura e pela liberdade.

É incrível ver como o nome 'feminismo ' sempre esteve envolvido em preconceito e falta de informação, inclusive até hoje.

Livro extremamente rico de informação, mostra como inúmeros grupos de mulheres lutaram pelos seus direitos em um momento tão crítico no Brasil, suas histórias merecem ser contadas, elas precisam ser conhecidas.

Recomendo como literatura obrigatória nas escolas, todo mundo precisa ler esse livro. Conhecer o passado, se orgulhar dele e não repetir os mesmos erros.

Primeiro favoritado do ano.

Jhess 03/10/2022

Mulheres fazendo história
~ Livro poderoso que conta a história de mulheres que lutaram por tantas pessoas em nome de uma amanhã melhor, passando por todos os tipos de violências, machismo e sexismo em um mundo que infelizmente ainda é patriarcal. Assim, continuaram resistindo e mudando histórias que existem e precisam urgentemente serem lidas por todas, todos e todos!!!!

clarocarol 05/06/2022

Para quem, assim como eu, trabalha diretamente com legislação trabalhista e parte de de RH, recomendo muito a leitura, a parte da luta das mulheres com o sindicato e os bancos é muito bem explicada, e a gente percebe que não foi tão antigamente assim que as mulheres lutavam para ter o básico como estabilidade pós maternidade.
Bizarro, é a única palavra que eu encontro para a situação que as mulheres pretas e indígenas já viveram. Não que hoje esteja melhor, mas é bizarro. quem foi que definiu que alguém não merece respeito por cor? Gênero? Etnia? Raça? Juro que é algo que eu JAMAIS vou ser capaz de entender. A minha solidariedade a todas as mulheres, principalmente as que ainda estão a margem da sociedade"
Eu queria esfregar a realidade do feminismo VS comunismo, ao contrário do que a direita e os conservadores imaginam e propagam, nem tudo foram flores para as mulheres, quando a única preocupação da esquerda era a luta das classes, as mulheres podiam sim esperar. Quem luta por nós se não nós mesmas?"
Se já era difícil para a mulher heterossexual ser feminista, imagina as homo. Além do machismo do homem hetero ainda tinha que suportar o machismo e invalidação dos homens homossexuais (não que isso não ocorra nos dias de hoje também né, risocas).
Simplesmente perfeito o capítulo sobre a música brasileira em meio a ditadura e feminismo, e quem foram as mulheres que fizeram a diferença no meio musical. Quem foram as mulheres que fizeram humor em meio a tanta luta? Trazendo o feminismo como forma de ironia nas charges? Livro muito bom mesmo!"
E pensar que até na arte as mulheres precisaram lutar para conseguir espaço, quem foram as cineastas que lutaram para que mulheres tivessem voz no audiovisual?

Edkarl 13/12/2021

Informativo e imprescindível
Gostei de ter conhecido essa leitura assim, sem expectativas, me deixou confortável em conhecer a história da nossa luta.

idkvixo 12/09/2021

"as lutas feministas ainda não acabaram"
Nunca li um livro que abordasse o feminismo de uma forma tao incrível como esse livro.
O livro é dividido em capítulos e cada um contém o estudo sobre uma luta diferente, então da pra entender bastante várias outros assuntos além do feminismo apenas.
Gostei muito, eu estava muito ansiosa para ler esse livro pq ele era um dos que eu mais me interessei pra ler esse ano e minhas expectativas foram atendidas. A linguagem do livro é um pouco difícil por isso demorei um pouco mais pra ler, mas vale muito a pena e é uma leitura muito necessária e importante, ainda mais no momento político que estamos vivendo agora.
Vou deixar algumas passagens que achei muito importantes:

"o feminismo é não apenas movimento social organizado civilmente, mas também uma crítica social e cultural que problematiza algumas naturalizações acerca das hierarquias de gênero."

"Além de sofremos a discriminação comum a todas as mulheres, sofremos a discriminação causada pelo racismo. Vivemos num sistema capitalista, consolidado na exploração homem/mulher, branco/preto, etc. Nesse sistema, a mulher negra é mais explorada por ser pobre, negra além da exploração sexual."

"Contudo, apesar dessas ressalvas, foi por meio das esquerdas, do movimento feminista e homossexual que as mulheres lésbicas encontraram espaços de identificação e possibilidades de resistência e luta."

Melissa 14/08/2021

Incrível.
Não sei o que escrever, então, deixarei um pequeno trecho do livro.

"Essas foram mulheres que se levantaram, rebelaram-se, transgrediram os estereótipos do ser mulher, saíram dos papéis impostos a elas, de dóceis e submissas. Pegaram em armas em resistência à opressão de um regime autoritário e ditatorial, por decisão delas próprias. Arriscaram, e tantas perderam, suas vidas em ações que eram consideradas por séculos da história brasileiras como funções de ?homens?.
Essas são histórias de militância, de luta, de sofrimento e de superação. São histórias de mulheres que conquistaram independência e autonomia, ousaram, e por isso tiveram de escalar muitas barricadas.
(...)
São histórias de mulheres que ousaram voar. Suas lutas são trazidas para nós, não pelo vento, mas por suas palavras e vivências. Que delas nos fique a esperança, a força e memória, sempre vivas."

casteloale 31/05/2021

Excelente!!
Uma das melhores leituras de 2021! O livro aborda temas importantes dentro do Feminismo e constrói uma abordagem muito necessária sobre a mulher fazendo a história, traz esses relatos de importantes figuras feministas que normalmente não encontramos com facilidade.

É um livro que definitivamente merece maior visibilidade e que deveria ser uma leitura obrigatória, uma leitura maravilhosa e que abriu minha mente em vários sentidos.

Leiam!

Pedrohenriqp 15/05/2021

Bom, mas poderia ser melhor.
Foi um livro de muitos aprendizados, mas confesso que a extensão dos capítulos me incomodou bastante. Apesar de muito interessante, demorei muito tempo para finalizar e, em algumas partes, ficava cansado e perdia a concentração.

Su 12/08/2020

Revolução será feminina
Esse livro é coletânea de artigos sobre ditadura militar e movimento femininos e feministas contra o levante cerceador da liberdade encabeçado por militares manipulados por norteamericanos.
Nesses artigos vc consegue encontrar recortes específicos como movimento de mulheres negras, mulheres da classe média, dentro dos movimentos de esquerda, mulheres do campo, mulheres operárias, mulheres que foram se abrigar em outros países pela perseguição, mulheres lésbicas, mulheres bissexuais, mulheres jornalistas e cartonistas, enfim, bem completo e abrangedor.
É legal notar que os partidos de esquerda não queriam discutir as pautas das mulheres e isso faz emergir muitos embates dentro e fora deles. Logo, até mesmo dentro da própria esquerda a mulher não tinha lugar de tomadas de decisões efetivas e também eram pouco ouvidas.
Ao ler esses artigos vc nota, não de maneira destacada, mas sim nas entrelinhas, que todos os nossos recortes emergem para abranger necessidades diferentes, mas o mais importante é que eles constantemente se entrelaçam. Ou seja, o nosso SER MULHER se encontra nas diferenças e de maneira interseccional.
Aqui encontramos descrições de torturas ocorridas nos mínimos detalhes, logo, esteja preparada para ter o coração apertado pela dor de uma irmã.
No mais, super recomendo para quem quiser entender os significados das ondas feministas, como surgiu e como permeia esse lindo movimento político, social e anti capitalista e o mais importante, como as mulheres foram peças chaves para superação da ditadura militar.